Line Array: parece que nao é tao simples

bustillos

Active Member
Pessoal

Tava pesquisando sobre lines e cai numa discussão da Audiolist. O pessoal tava descendo a lenha num pobre coitado que pediu um projeto do line da Attack pra montar em casa, tipo as KF clone.

O Edu Silva passou um link pra Meyer Sound, onde tem um artigo do proprio John Meyer explicando a teoria dos line array e dizendo com todas as letras. Um line array NAO gera ondas cilindricas. Isso nao é ciencia, é marketing.

Nao consegui entender muita coisa por causa do meu pessimo ingles e o tradutor do google fez uma salada por causa dos termos tecnicos. Alguem poderia traduzir pra gente discutir aqui?

http://meyersound.com/support/papers/line_array_theory.htm

Comecei a pesquisar sobre lines porque vi muitas empresas pequenas fazendo caixas no formato de line e dizendo que foi feito um estudo, quando na verdade sao caixas bass-reflex deitadas sem projeto algum. Pelo que entendi ate agora, desenvolver um line demanda muito estudo e muita matematica.

Estou vendo varios PAzeiros do interior do Brasil e de Sao Paulo, trocando suas geladeiras KF por Line Errei so porque acham que vao pegar mais servico ou parecer mais chique. Ai dao com os burros n´agua porque as caixas nao chegam nem perto das KF, e saem dizendo que line array nao presta.

[]´s
Bustillos
 
Eae bustillos!

O Fato do line não gera ondas cilindricas, vai gerar muita discussão! Ja vi por aqui, alguns dizendo, essa frase no sentido afirmativo.

Tenho a revista Backstage Julho/2005 - Line Array ... resumindo a materia (otima por sinal) os melhores projetos de line array ja estao patentiados, ai o problema de criar, literamente, um novo sistema line. Isso em 2005 ... imagine hoje ... 2009

Meu ingles não é dos melhores, mas posso tentar.

Realmente existe varios sistemas "lines array" no mercado. Comprar esse tipo de equipamento é por conta e risco! Ainda se compra equipamento profissional por marca. Não sabendo por completo as expecificações do produto.
 
Ja to vendo no mercado nacional umas caixas com 2 falantes de 8"+driver Ti montado na horizontal sendo chamado de Line Array. E tem pior, 4 falantes de 4"+driver Ti.
Só não falo o nome...rs
 
raphael leal disse:
Ja to vendo no mercado nacional umas caixas com 2 falantes de 8"+driver Ti montado na horizontal sendo chamado de Line Array. E tem pior, 4 falantes de 4"+driver Ti.
Só não falo o nome...rs

Você chama de "mercado nacional" o Brasileiro ou o Norte-Americano?
 
Tudo Line errei. Pelo q sei para construção de um bom line muitos parametros devem ser levados em conta. se fosse assim tão simples seria mt mais baratos que é vendido hj.
 
bustillos disse:
O Edu Silva passou um link pra Meyer Sound, onde tem um artigo do proprio John Meyer explicando a teoria dos line array e dizendo com todas as letras. Um line array NAO gera ondas cilindricas. Isso nao é ciencia, é marketing.

Para se ter um line-array de verdade, teria-se que ter infinitos alto-falantes perfeitamente omnidirecionais, cujos tamanhos e distância tendem a zero, em um empilhamento de comprimento infinito (ou seja, muito maior do que o comprimento de onda das frequências a serem reproduzidas e do que a distância até o observador. (Quem conhece um pouco de Cálculo entenderá melhor essa parte).

É claro que isso não é possível. Nas regiões dos graves, até é possível chegar-se mais perto disso, já que os comprimentos de onda são grandes e portanto as distâncias entre os falantes podem ser de tamanhos praticáveis. Para frequências mais altas, no entanto, os falantes teriam que ser muito pequenos e muito próximos um do outro. Então, adotam-se os guias de onda, para fazer com que as frequências maiores sejam projetadas sem que os drivers se sobreponham (eu sei que essa parte ficou difícil de entender, não consegui achar palavras melhores). A rigor, isso não é um line-array, mas faz com que as frequências maiores tenham uma direcionalidade ao menos parecida com a das outras frequências.

Existe também o aspecto da onda cilíndrica e dos tais 3dBs a cada dobro de distância: para isso acontecer, o line array teria que ser infinito ( o que é claro que é impossível). Mas pensemos um pouco. Imagine um line-array de tamanho razoável. Quanto mais perto eu chegar dele, mais ele parecerá ser infinito (já que o seu tamanho é muito grande em relação à distância a que eu estou dele). Então ele se comportará mais ou menos como se fosse infinito. Se eu me afastar dele, cada vez mais ele se parecerá com um ponto (como um único alto-falante comum) e cada vez mais ele se comportará como tal. Portanto, se eu estou perto do line-array, ele se parecerá com uma fonte cilíndrica e seus 3dBs a cada dobro de distância, quanto mais longo, mais perto de uma fonte pontual e seus 6dBs.

É mais ou menos isso a distancia de Fresnel: a distância até a qual as ondas parecerão cilíndricas. Existe uma equação que define essa distância, (eu já vi na Internet em algum lugar, não me lembro onde) e ela leva em conta diretamente a altura do empilhamento. Por isso que não se pode querer colocar uma caixa e esperar que se comporte como line-array. É fisicamente impossível.

Claro que muitas vezes o marketing faz parecer que as ondas perderão sempre 3dBs, mas isso só é verdade até uma certa distância, e é a isso que o texto se refere.

bustillos disse:
Nao consegui entender muita coisa por causa do meu pessimo ingles e o tradutor do google fez uma salada por causa dos termos tecnicos. Alguem poderia traduzir pra gente discutir aqui?
A maior parte do que eu escrevi acmia eu tirei do site, mas confesso que traduzi-lo todo seria meio difícil...

bustillos disse:
Estou vendo varios PAzeiros do interior do Brasil e de Sao Paulo, trocando suas geladeiras KF por Line Errei so porque acham que vao pegar mais servico ou parecer mais chique. Ai dao com os burros n´agua porque as caixas nao chegam nem perto das KF, e saem dizendo que line array nao presta.

O grande problema é a tal da MODA. Simplesmente todos querem line-array, mesmo não podendo pagar ou não precisando. E isso também se aplica aos contratantes. Algums PAzeiros têm ótimos PAs tradicionais, mas têm dificuldade para encontrar serviço porque todo mundo quer line-array... mas num mundo onde muita gente acha que fazer projeto e cálculo em caixas comuns é frescura desnecessária, não se pode esperar que entendam que line-array não é uma coisa tão simples de se fazer...

Espero que tenham conseguido entender pelo menos um pouco do que eu disse, não sei se consegui explicar bem minhas idéias.
 
Bem interessante Rafael...
Pelo menos eu entendi bem o que quis dizer.

Seria bem interessante encontrar essa expressão para fazer o cálculo de a partir de onde o line se comportaria como uma caixa pontual. Vou ver se acho, mas vou mesmo é esperar o pessoal que é ninja aqui no fórum...

Abraços

isinho
 
Achei!

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br/revista_artigo.asp?revistaID=1&edicaoID=114&navID=1218">http://www.musitec.com.br/revista_artig ... navID=1218</a><!-- m -->

A equação abaixo permite calcular a distância até onde se estende a zona de Fresnel, para uma fonte sonora coerente como o V-DOSC:
24_6_2005_11_42_45_F1.jpg

onde H é a altura do conjunto (metros), f é a freqüência (kHz), e dfronteira é a distância (metros) onde passamos da zona de propagação cilíndrica para a zona de propagação esférica, ou zona de Fraunhofer. Ver fig. 6.
24_6_2005_11_17_57_Fresfrau.jpg

Figura 6 - Passagem da zona de Fresnel (ondas cilíndricas) para a zona de Fraunhofer (ondas esféricas)

O ângulo vertical de abertura da zona de Fraunhofer pode ser calculado por:
24_6_2005_11_18_44_F2.jpg

Mais alguns textos (em inglês), bem interessantes:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.msi-japan.com/ko/vdosc04.htm">http://www.msi-japan.com/ko/vdosc04.htm</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.prosoundweb.com/article/everything_you_wanted_to_know_about_line_arrays_and_thanks_for_asking/">http://www.prosoundweb.com/article/ever ... or_asking/</a><!-- m -->
 
Observem:

a) a distância de Fresnel é calculada com base na altura do empilhamento de caixas (H). Se tivermos poucas caixas para cobrir grande distância, não temos um line-array, mas apenas um empilhamento (vulgo "line-errei"). Mesmíssima coisa que ter um monte de caixa em fly, por exemplo.

b) A escolha dos falantes e frequências de corte também levam em conta diversos cálculos para que haja um perfeito acoplamento. Para vocês terem ideia, muitos lines tem drivers começando a falar em 800Hz, até 750Hz já vi. Isto só é conseguido com o uso de divisores de 4a. ordem (24dB/oitava), sob pena de mandar o driver para o espaço (a maioria é feita para responder ACIMA de 1,2KHz, falar 800Hz é muito esforço).

Traduzindo em miúdos: não é coisa para amadores, o custo altíssimo de cada caixa é dado pelo enorme gasto em projeto que envolve todo o processo.

E o artigo do Sólon citado acima é leitura obrigatória para todos.

Um pequeno comentário sobre o texto traduzido pelo Rafaellerm:

Para se ter um line-array de verdade, teria-se que ter infinitos alto-falantes perfeitamente omnidirecionais, cujos tamanhos e distância tendem a zero, em um empilhamento de comprimento infinito (ou seja, muito maior do que o comprimento de onda das frequências a serem reproduzidas e do que a distância até o observador.

Nunca esqueci de uma coisa que o professor ensinou no segundo grau (atual ensino médio, mas eu sou das antigas):

O que é uma linha reta? Resposta: é a borda de uma circunferência de raio infinito! Ora, se imaginarmos uma circuunferência enorme como a Terra ou o Sol, alguém na sua superfície vai dizer que a linha é reta. Só um observador bem distante que terá a real noção que a circunferência é enorme.

Ora, um line array também se assemelha a borda de uma grande circunferência, ou melhor, a borda de um grande alto-falante. É exatamente isto: várias caixas empilhadas funcionam como um único falante.

Obviamente, como o empilhamento tem fim, a distância alcançada pela onda cilíndrica é limitada. Mas por alguma distância ela se comporta exatamente assim.

É exatamente o que está descrito no texto.

E sobre as altas frequências, realmente elas são o "calo" de qualquer sistema de line, por isto as guias de onda e a necessidade de levar as freq. de corte a um valor muito baixo.

Um abraço,

Fernando
 
olá irmãos !
vou ser bem simples para todos entenderem.
olha o line array tem suas vantagens e desvantagens , um line tem suas limitaçoes assim como qualquer caixa , mais sendo line de verdade é bem melhor que uma caixa cornetada.
vamos lá.
gosto sim das KF850 , mais não gosto do peso e dos combfiltering que elas tem ,mais gosto da paulada dela.
o line array (não errei) é menor mais leve e menor distorçao harmonica maior cobertura horizontal e sem o famoso comb filtering.
posso afirmar que quase todos lines tem erros inclusives marcas famosas e erros groceiros ,mais mesmo assim vendem como um perfeito line array.
então posso afirmar que um line array é muito dificil de acertar mais não é impossivel.


montei 2 tipos de line array e sei o problema dos 2 e estou consertando para eu não ter o mesmo problema de que tive .
veja irmaso, que o maior problema dos lines são nas altas freq. assima de 600HZ pois até ai qualquer bass reflex de 10" chega,amis o problema é dai pra frente.
se vcs imaginarem que um falante 10" chegem perfeitamente nessa freq. e o driver começa com um guia de ondas acima de 1.6KHZ fica um furo (não de freq.)de acoplamento; como eu faço então para isso não acontecer? simples faça um bendito plugphase e fesolva isso.,depois e só alinhar equalizar,etc...
bom tem amis coisas mais o basico é isso . abs!
 
giorgio henrique de assis disse:
há lembrei uma coisa, a meyer 3D é uma piada pois praterem uma ideia os falantes de 15" sem o plug phase não acopla nada acima de 300HZ. e na caixa não tem o dito.

Não entendo muito a ponto de discutir sobre isso mas no manual diz que existe um "circuito complexo de manipulação de fase nas baixas frequencias".
 
a PAZ

Fernando & Cia. me tirem uma dúvida e primeiro farei aqueles relatos que sempre faço..rs.rs.s.
Seguinte, vi uma vez uma caixa planejada pela engª da Selenium, era uma cx com dois falantes de 10" e um driver ti no meio, esta cx é deitada,
então pensei para uma igreja com 14 de largura e 20 de comprimento e pé direito de 4,15m, fora o pulpito(palco), e ficando no sistema FLY, uma em cada lado. Provável um acréscimo de um SUB.
Isto é devido a diversos problemas, por opinião própria contrataria o Luizinho referencia, mas infelizmente sonhava comprar um sem fio AKG e tive que me contentar com um TSI dos mais baratos, rs.rs.rs. ou seja espero que não seja preciso mais duas décadas para fazer o que é necessário....rs.rs.rs.rs.
 
A PAZ

reconheço que tenho dificuldade para escrever, mas o que quis relatar foi:
A igreja tem de plenária, comprimento: 20 metros, largura:14 metros e pé direito (altura): 4,15m, todas essas medições fora o púlpito.
Então, vi no site da Selenium um teste com uma caixa que continha 2 falantes de 10" e um driver de titanio, e como a caixa é na posição horizontal, ou seja a largura deve ser mais ou menos 1,00m por +/- 0,50m de altura. Como tenho problemas com a altura para fazer fly, pois pode interferir na altura com o data show, e para ser FLY pensei neste tipo de caixa por conter um melhor equilibrio entre graves e médio graves (2WF) e altas (1 TI) e dividindo a largura da plenária por 4 então cada caixa ficaria a 1/4 de distancia das paredes laterais, com isso cada caixa atenderia 2 fileiras de banco, pois a igreja é dividida em 4 fileiras, complementaria com 1 SUB ou 2 dependendo da necessidade.
Isto que tentei relatar é possivel?
 
Back
Topo