Line Array

Isinho,

Não estou querendo montar um Line Array ... quem sou eu ... rsrs :roll: na verdade estou procurando um bom gerador de ondas isofásicos, para quê? um projeto particular, teste mesmo, mas não é um line .....
 
Senhores, Pondo lenha na fogueira ... :twisted:

Já ouvi alguns sistemas por aí e toquei em alguns também (sou músico) e lembro do 1° som que toquei .... um "PA" da Ciclotron com 1 cabeçote e duas caixas 15" + twetter da Leson (Imagina o vale nos médio-agudos .....) :oops: mas minha experiência infelizmente é maior com caixas feitas a facão e clones (tem demaiss aqui no interior...) já tive a oportunidade de experimentar de tudo um pouco ... mas sei que não iguala a experiência que o pessoal aqui do SAV tem! :!: Por que estou dizendo isto? Por que foi justamente por estar cansado de tocar em "SOM RUIM" que eu resolvi fazer algo para mudar....

Então me veio a genial, brilhante, ousada e SEMPRE A MESMA idéia de construir o meu som! rsrs :mrgreen: Produzi um PAzinho com 2 caixas "pirulitos" e bla bla bla e por ter estudado bastante ficou bem melhor que os tupiniquin aqui da minha (pequena) cidade ....

A questão é: Tem muita gente que afirma que fazer o seu próprio PA é mais barato. Quem concorda e quem discordo? :?:
 
Já vou logo dando a minha resposta:

Baseado na "minha" experiência eu tenho CERTEZA que fica mais caro um PA próprio do que fabricado! Por quê? Por que quando fui fazer as contas e coloquei todo o gasto que tive na calculadora o valor daria sim para comprar um PA pronto ..... é claro que eu estou considerando o nível de qualidade e para mim é aqui que está o X da questão ... QUALIDADE!
 
João Paulo Azevedo disse:
Já vou logo dando a minha resposta:

Baseado na "minha" experiência eu tenho CERTEZA que fica mais caro um PA próprio do que fabricado! Por quê? Por que quando fui fazer as contas e coloquei todo o gasto que tive na calculadora o valor daria sim para comprar um PA pronto ..... é claro que eu estou considerando o nível de qualidade e para mim é aqui que está o X da questão ... QUALIDADE!
Amigo Joao!
Ja chegamos a discutir um tema similar ha algum tempo atras e ao meu ponto de vista Voce so acrescentou alguns detalhes para imagem ja definida.
Na forma geral 'e assim (deixando algo customizado e/ou artistico de lado) : produzir um numero LIMITADO de alguma coisa que pode ser FABRICADA em massa eleva o valor unitário ate um nível de preço do varejo ou supera ele (Economics, Campbell McConnell ).
Existem observações de quem (de fato) faz com as proprias maos alguns artigos e consegue chegar nos valores aparentemente menores comparando com algo que foi visto na prateleira de loja da rua vizinha ou no palco de concorrente , ou numa Igreja do lado , ou etc.. Mas!!! No meio de conversa Voce tera uma surpresa ao saber que :
- o projeto que foi roubado (quer dizer usado) nem se quer foi recalculado para um alto-falante quase-praticamente-de-longe-parecidamente-so-que-mais-barato igual .E nao sabe porque mas fala legal!
- a tomada que alimentava toda aquela parafernalia de tico-tico e makita da vida nem sequer estava ligada no contador.
- valor de serra nem lamina (ou em plural) foi calculado;
- ajudante que participou não tem carteira assinada e nem quer;
- com emissão de barulho numa área de moradia dentro de bairro "nobre" ninguém contou;
- acabamento ficou similar ao nível médio de mercado enquanto original era .. hmmm, um pouco melhor.Mas quem vai olhar sabendo que ta mais barato;
- e outras bla-bla. Sem falar de normas de segurança, horas e horas de próprio tempo (que poderia ser usado com algo que a pessoa sempre deixa de fazer por falta de tal "item")..Porque o que importa no final que SAI MAIS BARATO!
Isso nao funciona .Existem somente ALGUNS projetos que podem ate ser construídos simplificando e optimizando sem aumento de custo .E no final sai uma caixa descente com um valor justo.Vale a pena.Sem duvida. Porem.Nunca sera de qualidade do original.Nem com acabamento de original.Provavelmente nem durabilidade de original.Um grande conselheiro aqui deve ser um bom senso entre recursos e escolha.

Sei la.Sei que posso fazer uma pizza gostoza. Mas..Construir um forno a lenha so para comer umas se posso ir numa pizzaria? E escolher entre todas (sabor, tamanho, borda recheada, massa fina :wink: )?

Enfim. Existe uma justificativa para DIY : passa tempo e um pouco de distração das coisas rotineiras de dia-a-dia.Ai sim.
E isso se estamos falando das caixas acústicas (passivas) feitas de compensado.Se partiremos para os demais matérias (ABS,PU, mármore, acrílico e etc..) - nem essa consideração vai valer.Devido ao preço de matéria prima.
OBS : Se alguem falar que ele faz um WSX so com tico-tico e parafusadeira (aquelas coisinhas verdes , da Bosch, parecidos com brinquedos do meu filho ) por metade de valor e com AF de Oversound ou Kromus - vou chorar de rir...

Abrvs,
andry110
 
:D Concordo com tudo em gênero e grau Andry110! :D

Cheguei a comprar um MIC ECM8000, placa USB M Audio para realizar medições ..... e fala sério é muiiiiito legal , falo com propriedade porque sou estudante de engenharia e estou acostumado a estudar bastante... mas ... :shock: quem produz boas caixas como tantos fabricantes hoje no nosso país não começaram "antes de ontem" igual eu (e tantos ....) mas de fato evoluíram junto com o audio no Brasil ... eu nem vou citar nomes pra não ser injusto .... você é um deles :wink:

A grande questão é .... quando agente quer produzir o nosso próprio "som" geralmente buscamos fazer uma obra-prima ... e é por isso que eu falei que o ponto X dessa questão é a qualidade .... por que? Pra produzir caixa de abelha (com todo respeito) fica muito barato .... uns falantes, capacitor, potencia velha, "fio que restou da reforma", mesa mais velha ainda: Ficou ótimo! :mrgreen:

Mas fazer um PA legal é outra história! O pior é (minha opinião) o povo tá acostumado a ouvir coisa +ou- aí parece que "Tá Bão" mas num tá!
 
Não vejo problema em construir (tentar rs) minhas próprias caixas. Como passa tempo!? no meu caso pode se dizer que sim, pois gosto de ver a coisa acontecendo. Já me perguntaram onde comprei minhas caixas e até, "porque tirou a logo marca das caixas?" rs rs

*saindo do tópico* Falando de CASE... construí eu mesmo as minhas, e sinceramente, adorei o resultado e o custo final. Comparando com as que vejo em anúncios por ai, a minha saiu a metade do preço comparando com cases com as mesmas características, mas usando madeira de boa qualidade (pois as dos anuncio sempre utilizam MDF)!!
 
Bom

Na minha opinião caixas que são bem construídas com o projeto do fabricante para o falante, não fica caro e sai realmente por um preço inferior. Isso vale para caixas convencionais, pois pra de line array os fabricantes jamais darão os projetos, pois custaram muita engenharia (como já foi dito várias vezes) e com isso muito custo.

Mas como existem pessoas que são verdadeiros especialistas em copiar, se copiam caixas line array cujo o falante tem sua marca e modelo em um adesivo com os dados e até o guia de onda se consegue!

Não somo chineses, mas somos brasileiros que vivemos em um país emergente onde se aprende logo cedo a se virar.
 
Conheço um cidadão que projetou um carro movido a água, lógico que não era chegar numa torneira e abastecer, o problema é que ele projetou esse carro no tempo da ditadura, o resto não precisar falar...., outra, a ovelha Dolly foi clonada.
Brincadeiras a parte, mais uma vez concordo com meu conterrâneo, com o projeto na mão e um bom marceneiro, o custo vai ser bem menor.
 
Carro "a água" é furada, é necessário muito mais energia que o produzido para conseguir alguma coisa...
 
Isinho,

Por isso que eu disse que não era só chegar numa torneira e abastecer, outra coisa, aqui na minha região o bicho ia pegar, estamos prestes a enfrentar um racionamento d'água,kkkkkkk, abraço.
 
Back
Topo