Line Vertical Soundcast

Ah, a acústica! Que diferença ela faz!
Como bem disse o @grpst, se as Attack te atendem bem então não haverá muito problema em encontrar uma caixa que atenda vcs.
Ajudaria bastante se vc conseguisse saber o modelo, a gente poderia tomar o SPL delas como base.
Pega então as Cromo de 8" pro retorno e as JBL que citou pro PA.
 
Amigos, obrigado! Nada como boas críticas para nos fazer crescer.
Encontrei essas RCF 2406T, inclusive na cor que gostaríamos de usar.
Seria possível fazer uma simulação? Quais dados preciso fornecer?
 
Nós passe as medidas, incluindo pé direito. Além disso, a disposição dos bancos, pois precisamos saber a área a ser sonorizada.
Quando a RCF citada, acho que ela em conjunto com as cromo vão estourar o orçamento rs

Quanto o questionamento sobre a qualidade da cromo 8, muito boa. Inferior a RCF, mas bem superior as attack, selenium e caixas desse patamar...um excelente custo benefício ao meu ver.

Grande abraço
 
@grpst Segue uma planta. Lembrando que atualmente temos alterações no teto (escamas) e no fundo, com dois biombos em gesso cartonado forrado com lã de rocha para isolar o som que vem dos fundos, resolveu 100%.

Segue uma planta com vista lateral.

Temos algumas fotos no facebook para dar um panorama para vocês. Ali verão as nossas Attack em uso.
https://www.facebook.com/pibguarus/photos

Abraço.
 

Attachments

  • Captura de Tela 2016-08-24 às 22.58.05.png
    Captura de Tela 2016-08-24 às 22.58.05.png
    226.4 KB · Visitas: 23
Davi, fazendo um desenho rápido, imaginei algumas hipóteses, levando em conta a limitação que nos impôs (vertical array):

1- RCF 2406T
1.1- Instalando um par centralizado no teto, na linha de fim do altar, formando uma linha vertical (Não é pra instalar um do lado da outra, mas sim uma embaixo da outra), você teria uma cobertura superior a 30º - Uns 45-50º. Assim seria possível atender a todo o auditório.
1.2- Instalar uma como informado acima e a segunda no centro da igreja, como se fosse uma caixa de delay (Não é necessário delay, pois a distância é pequena, mas isso resolveria a questão da cobertura).

2- Se abrisse mão de Vertical array- Um par de qualquer uma das duas caixas que citei antes em cluster dariam conta com pé nas costas.

3- Se quiser gastar seu orçamento e abrir mão do vertical array, buscando mais qualidade ainda- Cluster central de RCF HD10.

Vamos esperar o pessoal mais sabido apinar também rs.

Eu ainda acho que vocês estão pecando pelo idolatria à estética. Vão perder o principal (Qualidade ao meu ver) pra ter algo que, atualmente, entendem ser mais bonito.

Detalhe: Eu acho que um cluster central fica muito bonito, mais elegante que duas varas penduradas rs (Vertical array).
 
1.1- Instalando um par centralizado no teto, na linha de fim do altar, formando uma linha vertical (Não é pra instalar um do lado da outra, mas sim uma embaixo da outra), você teria uma cobertura superior a 30º - Uns 45-50º. Assim seria possível atender a todo o auditório.

No caso temos essas duas opções, observando que a altura é um pouco menor no meio e na frente temos o rebaixamento de gesso em 90cm, no formato escamado.
Se puséssemos nas paredes laterais atenderia? Pois qualquer afastamento da parede que supere 50cm irá atrapalhar a visibilidade da projeção nas laterais.
 
No caso temos essas duas opções, observando que a altura é um pouco menor no meio e na frente temos o rebaixamento de gesso em 90cm, no formato escamado.
Se puséssemos nas paredes laterais atenderia? Pois qualquer afastamento da parede que supere 50cm irá atrapalhar a visibilidade da projeção nas laterais.

O problema é a cobertura vertical. Se vocês quiserem colocar as caixas no chão, por exemplo, até atende, mas você terá uma diferença grande de pressão sonora entre o primeiro e o último ouvinte.

Se colocar L/R, as caixas não vão cobrir do primeiro ao último ouvinte (Pq a caixa só disperda 30º na vertical).

Em algum momento vocês terão de abrir mão de alguma pré-definição, a menos que queiram elevar o orçamento rs.
 
No caso você está considerando o declive do auditório?

Sim. Imprima essa planta que você nos enviou e faça o seguinte: Vamos assumir que a caixa esteja no ponto mais alto (Maior cobertura possível). Trace uma linha do teto (a partir do local que divide o altar com o inicio do piso onde os ouvintes ficam) até o primeiro ouvinte. Faça o mesmo, mas agora do teto para o último ouvinte. Você terá a área a ser sonorizada.

Com isso em mão, fica fácil ter uma ideia da angulação vertical que você precisa- Superior a 45º.

Sendo assim, se colocar no alto apenas 1 destes vertical array não cobrirá a todos (Mas não jogará som nem no teto nem na área do piso onde não há ouvintes, evitando problemas acústicos).

Se colocar nas laterais, bem baixa (2-3 metros do chão), atenderá a todos mas haverá sempre aquele problema: Na frente tá muito mais alto que lá atrás.

Quando você suspende as caixas, você consegue minimizar esse problema, uma vez que a diferença da distância entre a caixa e o primeiro ouvinte e da caixa ao última ouvinte é menor.

Se colocar em L/R lá no alto, você também resolve isso, mas ai você fica com o problema da dispersão- 30° Serão insuficientes.

Pelas fotos que vi da igreja, a projeção fica nos lados, deixando o meio livre.

Eu optaria por um cluster central com 2 caixas...isso resolveria o problema de vocês. Como você não querem, a opção é colocar um line array que dispersa 120º na horizontal e 15º na vertical, por célula. Basta instalar umas 4 células pra cobrir a igreja toda (Acho um desperdício e desnecessário). Outra opção é a que falei, usar 2 verticais array um em cima do outro (vai ficar estranho) ou uma lá na frente e um no meio.

A solução pra sonorizar essa igreja é até simples...o que complica são as limitações que estão impondo rs.
 
Olá! Muito obrigado pela contribuição de todos aqui.
Continuei pesquisando modelos e possibilidades e encontrei a JBL CBT100LA1 com um preço incrível.
Ela é bem parecida com a RCF, apesar de ter uma especificação orientando alimento-la com 325w (máximo) por no máximo 2h...
A melhor solução realmente, @grpst, seria distribuir melhor, colocando 4 unidades - duas na frente e duas no meio. Não tenho como colocar todas agora, apesar de ter encontrado cada unidade por menos de R$ 3.000 em uma loja muito bem cotada.

Tem alguma observação?
 
@Davi Godoy;

Permita-me apenas uma complementação do que vc disse aqui:

encontrei a JBL CBT100LA1 com um preço incrível.
Ela é bem parecida com a RCF, apesar de ter uma especificação orientando alimento-la com 325w (máximo) por no máximo 2h...

A semelhança entre ambas resume-se meramente a aparência. São caixas totalmente diferentes, a RCF tem 30 dB a mais que a JBL, 30dB! Além disso declara potência de 200w, com recomendação de amplificador de 400w e potência de pico de 800w. Bem coerente com o que aprendemos a respeito do headroom dos alto-falantes.
 
@carlosecg, meu administrador predileto!

Lamento informar que vc está completamente certo!!! Como agora, estava teclando aqui do serviço e fui desatento ao conferir as especificações das caixas e os primeiros dB`s que vi já pensei que fossem o spl quando na verdade eram a sensibilidade, no caso da JBL.
Peço desculpas a todos pela minha precipitação e falta de cuidado. Me perdoe @Davi Godoy!
 
12973471_809636509166233_1730446239472239121_o.jpg

Olá Galera!
Estou gatinhando com relação a sonorização... Sou o tecnico de som da minha igreja... Quero um projeto de Vertical Line para mim mesmo montar e fazer ou uma caixa que seja relativamente em conta, com qualidade, passiva, falantes JBL... com dois ou quatro falantes de 8".... A Igreja tem 30m L x 25m P x 4,5m H.... ela é mais larga do que comprida... Estou enfrentando problemas com meu vizinho pois estou trabalhando com 4 cx NCA adaptadas e tenho que aumentar muito o volume pra abrir o som... O que me aconselham???
Mais fotos no link abaixo para me ajudarem... Grato!!!

https://scontent.fcpq1-1.fna.fbcdn....=e8399356f843641455b82f9352e1bc43&oe=5855AF06
 
12973471_809636509166233_1730446239472239121_o.jpg

Olá Galera!
Estou gatinhando com relação a sonorização... Sou o tecnico de som da minha igreja... Quero um projeto de Vertical Line para mim mesmo montar e fazer ou uma caixa que seja relativamente em conta, com qualidade, passiva, falantes JBL... com dois ou quatro falantes de 8".... A Igreja tem 30m L x 25m P x 4,5m H.... ela é mais larga do que comprida... Estou enfrentando problemas com meu vizinho pois estou trabalhando com 4 cx NCA adaptadas e tenho que aumentar muito o volume pra abrir o som... O que me aconselham???
Mais fotos no link abaixo para me ajudarem... Grato!!!

https://scontent.fcpq1-1.fna.fbcdn....=e8399356f843641455b82f9352e1bc43&oe=5855AF06

Amigo, o ideal seria abrir um tópico dedicado pro seu assunto, mas vamos lá rapidamente.

Sem querer te desanimar, te digo que, provavelmente, qualquer caixa que você tente produzir em casa vai ter um resultado pior que caixas de baixa qualidade. Mesmo as piores caixas tem toda uma engenharia por trás pra melhorar o rendimento, buscar o melhor timbre com o menor custo e etc.

Pela foto, acredito que a melhor forma de sonorizar este templo seja exatamente a forma que está sendo utilizada agora: 1 cluster por lado em L/R.

Não consegui entender o "problema" que estão enfrentando com o vizinho. Qual o nível de pressão sonora durante os cultos? O adequado é trabalhar com níveis abaixo de 100db não só por questão de conforto auditivo, mas por questão de razoabilidade (É possível ter um culto decente com o som redondo com pico de pressão em 95/100 db SPL).

Se possível, nos dê mais detalhes.
 
Caramba! Trabalho no nível de 70db na minha igreja, com pico de 80, e ainda temos grandes problemas com vizinhos.
 
Caramba! Trabalho no nível de 70db na minha igreja, com pico de 80, e ainda temos grandes problemas com vizinhos.

Ronaldo, to dizendo limite pra não matar ninguém lá dentro. Na nossa, trabalhamos com 80/90 e fica excelente. Há igrejas que trabalham com mais de 100db spl.
 
É o que eu digo. Pelo pouco que vi da foto acredito que a acústica daí seja bem melhor do que em igrejas como a minha que são aquele caixotão com galerias...
 
Back
Topo