Melhor Caixa Ativa para Salão

moraes Esp Sol

New Member
Salve Amigos do Som ao Vivo.

Inicialmente gostaria de relatar que sigo o Fórum há algum tempo e gostaria de saudá-los pela qualidade e atenção que são dadas as matérias ou duvidas aqui reportadas.

A Equipe de Administradores, Moderadores e demais Membros, meus Parabéns.

Minha demanda é a seguinte:

Preciso sonorizar um pequeno salão de eventos e festas de 125 m² (8,05X15,55X3,5m - LxPxA).

E outro espaço ao lado com as mesmas dimensões, em uma das laterais de 15,50m, tem o prédio do salão e na outra um Muro de 2,50m de altura e nas de 8,05 Paredes de mais de 6m de altura, céu aberto.

Trata-se de uma área residencial e o volume devera ser moderado.

Duvidas:

Duas caixas ativas resolveriam?

Poderias ser usadas em ambos os espaços?

Quais as recomendadas?

Já li centenas de suas postagens e confesso que fiquei confuso (rs), as opções e combinações são muitas (+rs).

Que outros equipamentos seriam necessários?

Bem, para começar acho que tá bom.

Desde já agradeço.
 
Última edição:
Antes de opinar sobre a caixa, seria importante enxergar sua intenção no quesito qualidade do sistema pois...
Depois do valor que estipular para a compra, esta é a primeira decisão.
Com uma caixa de sub ativa + uma caixa top de 12" ativa seria o certo e mais fácil a chegar em uma ótima qualidade.
Com duas caixas de 15" fica bom, mais barato, mas não igual a combinação acima.
De acordo com a intenção moderada, duas boas caixas vão te atender muito bem. Veja bem todas as opções que passei é considerando que sejam BOAS caixas.
Além das duas caixas vai precisar de um bom gerenciador de energia e uma mesa de som.
 
Salve Garam!

Embora seja Técnico em Eletrônica experiente e trabalhe ha muitos anos com Assistência Técnica, no seguimento SOM me considero iniciante, sou da "Velha Escola" do "fazer certo da primeira vez" e para mim qualidade é fundamental.
Destaco que sua opinião, e de outros colegas que por ventura venham a opinar neste tópico, terão peso fundamental em minha decisão.
Claro que gostaria de um equipamento top em qualidade, desempenho, durabilidade e "zero" de Assistência técnica, mas se existe tal equipamento, certamente estará fora de meu orçamento (rs).
Como disse inicialmente pensei que duas ativas resolveriam, andei lendo alguns tópicos e me deparei com o do Rafael Diniz - A melhor Caixa ativa? Alto TX-12, Mackie TH12A, Wls W12, JBL Js 121A, Staner SR 212A - comentado por você e o tonreb.
Onde tive uma idéia inicial de valores, tinha duvidas quanto ao sub, sabia da necessidade de uma mesa, mas não do gerenciador de energia, dos quais não tenho a menor noção de qualidade e custo.
Portanto fica difícil estipular um valor.
Por favor, me de uma noção inicial aproximada do que você pensou para sua primeira opção: "Com uma caixa de sub ativa + uma caixa top de 12" ativa seria o certo e mais fácil a chegar em uma ótima qualidade..."

1-As caixas acima são adequadas (Top)?

2-Basta a mesa para eu ligar um projetor e um Lep Top ou precisaria de algum outro equipo?

3-Essa opção eu poderia usar também para som ao vivo?

Grato.
 
Última edição:
Dentre essas citas eu ficaria com a RCF 310a, é uma caixa com um dos melhores custo-beneficio que conheço, timbre fantástico (melhor que todas citadas) e SPL razoável, talvez extrapole os 3k, mas vai valer cada centavo a mais investido.
 
Boa noite, não sou administrador nem moderador mas mesmo assim vai uma opinião para ajudar na decisão. Adoro qualidade e eu sei que essas importadas como RCF, FBT e outras são melhores, falam mais, timbre e tals....

Pense nas Staner que tem sede aqui em Presidente Prudente - São Paulo - Brasil. Podem até ser inferiores em alguns quesitos mas essa informação que te passei é importante. Você não imagina o alívio que sinto quando procuro algo para reposição e encontro!!! Só de imaginar que todas podem apresentar defeitos e que tenho a opção de ter uma onde tenho a fábrica, ou pelo menos a marca, instalada para me atender, isso me passa tranquilidade.

Mas esse é o "meu caso específico", pois há outros onde a parte financeira não é de tamanha importância e simplesmente conserta-se eventual problema ou compra-se equipos novos mantendo a qualidade.

Analise oque é mais adequado a sua necessidade.

Abraços

Mais uma diquinha, se por acaso pensar que caixas de 15" vão te atender em subgraves, pode comprar as de 12" e o sub ou subs!!!
 
Salve, Salve, mbenedito e mateusict!

mb - Pelo que andei lendo por aqui e embora nunca tenha visto ou ouvido uma RCF, já estou apaixonado, no inicio do ano, seguindo conselho do SAV, cotei lá na Cborges, só para ter ideia, pois, ainda não sabia o que usar, olha aí o preço c/ frete p/ o Rio.
CAIXA RCF ART310A MKIII R$ 2.350,00, ART710A MKII R$ 2.660,00 e ART712A MKII R$ 3.500,00 unidade.
Com o sub + mesa + regulador... e dólar lá em cima, sei não...
Você sabe se consigo ver essa caixa por aqui, na ocasião da cotação não encontrei.

Mateus - com certeza não me encaixo na categoria desses "outros" (rs). E sem duvida uma das minhas maiores preocupações é a assistência técnica, pois, trabalho com, e sei muito bem os transtornos que pode causar quando não é "de primeira". Vou ver se encontro aqui no Rio, tens alguma dica? Qual seria o modelo de 12"?

E sobre o sub deve ser da mesma marca, quais modelos vocês indicam?

Vou estudar um pouco de SPL, Timbre e pesquisar mesas e reguladores para não voltar tão cru, vocês vão me aturar muito por aqui (rs).

Até. Grato pela atenção.
 
Última edição:
Salve Garam!

Embora seja Técnico em Eletrônica experiente e trabalhe ha muitos anos com Assistência Técnica, no seguimento SOM me considero iniciante, sou da "Velha Escola" do "fazer certo da primeira vez" e para mim qualidade é fundamental.
Destaco que sua opinião, e de outros colegas que por ventura venham a opinar neste tópico, terão peso fundamental em minha decisão.
Claro que gostaria de um equipamento top em qualidade, desempenho, durabilidade e "zero" de Assistência técnica, mas se existe tal equipamento, certamente estará fora de meu orçamento (rs).
Como disse inicialmente pensei que duas ativas resolveriam, andei lendo alguns tópicos e me deparei com o do Rafael Diniz - A melhor Caixa ativa? Alto TX-12, Mackie TH12A, Wls W12, JBL Js 121A, Staner SR 212A - comentado por você e o tonreb.
Onde tive uma idéia inicial de valores, tinha duvidas quanto ao sub, sabia da necessidade de uma mesa, mas não do gerenciador de energia, dos quais não tenho a menor noção de qualidade e custo.
Portanto fica difícil estipular um valor.
Por favor, me de uma noção inicial aproximada do que você pensou para sua primeira opção: "Com uma caixa de sub ativa + uma caixa top de 12" ativa seria o certo e mais fácil a chegar em uma ótima qualidade..."

1-As caixas acima são adequadas (Top)?

2-Basta a mesa para eu ligar um projetor e um Lep Top ou precisaria de algum outro equipo?

3-Essa opção eu poderia usar também para som ao vivo?

Grato.
As caixa acima não são indicadas para sonorização ao vivo, quando se pretende alcançar uma boa qualidade.
Sim apenas na mesa você conecta o projetor o computador e até outras coisas dependendo da quantidade de canais.
Um ótimo gerenciador de energia é o pentacústica , mas este é o último equipamento a ser comprado, pois temos que ter a soma de um consumo geral mais uma sobrinha, para ai sim saber qual o modelo mais indicado.
vou fazer uma uma sequência decrescente em preços. Por acaso esta sequência também serve para o fator qualidade.
A MEU GOSTO, COMO SE FOÇE EU.
1 - 1 EKX 12p + 1 EKX 18sp ou até mesmo o 15sp, fira mais indicado de acordo com seu gosto. Fabric. Eletro Voice.
2 - 1 DXR 12 + 1 DXS 18 ou até mesmo o 15, fira mais indicado de acordo com seu gosto. Fabric. YAMAHA
3 - 1 ART 312 + 1 SUB 708 AS II ou até mesmo o 705 AS II, fira mais indicado de acordo com seu gosto. Fabric. RCF
4 - 1 ELX 112P + 1 ELX 118P Fabric. Eletro Voice.
A primeira opção trata-se da nova linha do fabricante, a única dentre as citadas que não conheço, mas como conheço a procedência da fábrica EU ARRISCARIA.
Como diz que também vai reproduzir música ao vivo só citei as que sei que atendem.
Existem outras marcas também mas como não conheço de perto prefiro não opinar sobre.
 
Salve Garam!
Vou pesquisar com muita atenção, mas por favor esclareça, quando você fala a meu gosto, quer dizer, minha sensação auditiva/visual e/ou $$$ (rs), pois, como disse estou no Rio de Janeiro e não sei se encontro e/ou tenho como ouvi-las por aqui (vejo no SAV, que muitos recomendam que ouçam/vejam o equipo), estava indo pesquisar mais sobre Timbre, SPL... pois, ate há pouco minha relação com a música era só como audiófilo sem equipamento de ponta (se é que existe, rs), muito desses termos são novidade.
Valeu pela atenção e paciência.
 
Última edição:
Vc é de onde no Rio de Janeiro?

Tenho 2 Art 310a MKIII e recomendaria um par para vc. Eu no seu lugar compraria primeiro as caixas e depois, conforme sentisse necessidade, o ( os ) subs. Para definir qual Pentacústica comprar escolha, mesmo que não vá comprar agora, qual será seu sub e quantos usará como o consumo deles será maior que das caixas, certamente, vc terá noção do consumo total e poderá escolher o modelo apropriado. Eu tenho um PM 1.1 e atende as RCF, a mesa e alguns periféricos com sobra, Está custando + ou - uns R$ 1.168,00 na 4 Vias, As RCF devem estar em torno R$ 2.700,00 cada na CBorges.
 
Salve AltVan13!

Parabéns por morar em um dos litorais mais belos do Brasil, você é um privilegiado (rs).
Eu estou aqui em Santíssimo, bairro vizinho a Campo Grande Zona Oeste do Rio, 45 km do Centro.

Alt, vc antecipou um questionamento que ia fazer, que seria o que comprar agora sem o sub.
Pensava em uma PA (esse termo é correto?) + um Sub, vc fala em um (1) par + um (1) Sub é isso mesmo? Veja lá em cima que meu espaço é pequeno.
Qual a diferença entre um par (2 x) 310 e uma (1 x) 312?
Leve em consideração que também quero estar preparado para som ao vivo.
Valeu pelas dicas, varei a madruga pesquisando cx's e sub's, ainda não tinha chegado à mesa e ao penta.

Abraço.
 
Última edição:
Moraes, apesar de eu não entender de som sei oque você está passando e vou tentar te ajudar um pouco.

Esse seu som seria para algum tipo de festa, aniversário e também no caso de alguém quiser tocar?

Em relação as caixas RCF 310 e 312, são da mesma potencia e oque muda é o tamanho dos falantes, o de 12" deve atender frequências ligeiramente mais baixas, ou seja, dar um pouquinho mais de grave. E a diferença é que com 2 caixas são 2 pontos de emissão do som vs 1 ponto com uma caixa. Tem que ver sua necessidade.

PA significa "public address" que é o nome dado a esses conjuntos de caixas com alta potência e som voltado para o público.

Nada impede você de usar as caixas altas (altas porque geralmente ficam em cima dos subs ou em pedestais) de uma marca e sub de outra marca. Mas tudo de uma única marca fica esteticamente mais bonito aos olhos.

Você também pode usar tranquilamente 2 caixas altas e apenas 1 sub (2x1), ou 2 caixas altas e 2 subs (2x2).

Outra coisa importante é o quanto você está disposto a gastar, eu por exemplo comprei meu sonzinho de segunda mão e não me arrependo, isso para gastar menos.

Existem diversas maneiras de você atingir seu objetivo, você pode até montar essas caixas e torna-las ativas, não recomendo, mas dá para comprar tudo no ML.

Não uso gerenciador de energia, coloco na tomada e boa, o som é só para minha casa e eu acho que já tem muita coisa. Então não sei opinar.

Explique melhor para o pessoal aqui oque é seu "sonorizar", será quantas pessoas? Músicas ou usar as caixas só para voz? Assim eles já vão em cima do seu pedido. Por exemplo: você diz que quer um som para tocar tudo e tem R$ 20.000,00 para gastar será um tipo de equipamento, se você quiser o mesmo tipo de som com R$ 10.000,00 serão caixas diferentes, ou se quer apenas amplificar voz por exemplo.....

Vamos supor que você diga, quero um PA 1x1 RCF, nisso já vai uns R$ 10.000,00 fora mesa, cabos e algo mais que você queira.

Abraços
 
Salve Garam!
Vou pesquisar com muita atenção, mas por favor esclareça, quando você fala a meu gosto, quer dizer, minha sensação auditiva/visual e/ou $$$ (rs), pois, como disse estou no Rio de Janeiro e não sei se encontro e/ou tenho como ouvi-las por aqui (vejo no SAV, que muitos recomendam que ouçam/vejam o equipo), estava indo pesquisar mais sobre Timbre, SPL... pois, ate há pouco minha relação com a música era só como audiófilo sem equipamento de ponta (se é que existe, rs), muito desses termos são novidade.
Valeu pela atenção e paciência.


Quando digo a meu gosto, me refiro em 1 qualidade(timbre) 2 potencia (spl) 3 resistência 4 visual 5 preço.
Como tenho a consciência que quanto mais qualitativo for o P.A. maior é o investimento, prefiro juntar mais um pouco(caso seja necessário) e comprar logo um que vá me trazer satisfação.
Também sou do Rj Maria da graça, realmente algo de boa qualidade por aqui nas lojas é raro salve ( Yamaha e só agora a EV ) Uma forma que encontrei de conhecer as diversas caixas, foi aproveitar o conhecimento da locadora que presto serviço e ver uma forma de ouvir as caixas de quem as tem. mas na hora da compra mesmo só via net.
Caso queira dar uma olhada, ouvida, tenho as Sky 600 Studio R , por enquanto, pois vou trocar logo logo, me apaixonei pelas Ev kkk.
 
Ev a disposição em lojas para ouvir, só vi ate hj a linha Zlx.
Aqui perto de casa tem, mas ainda não fui lá na loja "perturbar" para ouvir.
Digo "perturbar" porque os preços praticados aqui na minha região quando se trata desse tipo de material, são bem salgados.
Aí vc entra na loja com certeza de não fechar negocio, somente ouvir o produto. Escuta isso, aquilo, faz o cara ligar umas trocentas caixas e depois compra 1 liquido de maquina de fumaça pra despistar. rsrsrs fazer o que neh rsrss.
 
Moraes, apesar de eu não entender de som sei oque você está passando e vou tentar te ajudar um pouco.

Esse seu som seria para algum tipo de festa, aniversário e também no caso de alguém quiser tocar?

Em relação as caixas RCF 310 e 312, são da mesma potencia e oque muda é o tamanho dos falantes, o de 12" deve atender frequências ligeiramente mais baixas, ou seja, dar um pouquinho mais de grave. E a diferença é que com 2 caixas são 2 pontos de emissão do som vs 1 ponto com uma caixa. Tem que ver sua necessidade.

PA significa "public address" que é o nome dado a esses conjuntos de caixas com alta potência e som voltado para o público.

Nada impede você de usar as caixas altas (altas porque geralmente ficam em cima dos subs ou em pedestais) de uma marca e sub de outra marca. Mas tudo de uma única marca fica esteticamente mais bonito aos olhos.

Você também pode usar tranquilamente 2 caixas altas e apenas 1 sub (2x1), ou 2 caixas altas e 2 subs (2x2).

Outra coisa importante é o quanto você está disposto a gastar, eu por exemplo comprei meu sonzinho de segunda mão e não me arrependo, isso para gastar menos.

Existem diversas maneiras de você atingir seu objetivo, você pode até montar essas caixas e torna-las ativas, não recomendo, mas dá para comprar tudo no ML.

Não uso gerenciador de energia, coloco na tomada e boa, o som é só para minha casa e eu acho que já tem muita coisa. Então não sei opinar.

Explique melhor para o pessoal aqui oque é seu "sonorizar", será quantas pessoas? Músicas ou usar as caixas só para voz? Assim eles já vão em cima do seu pedido. Por exemplo: você diz que quer um som para tocar tudo e tem R$ 20.000,00 para gastar será um tipo de equipamento, se você quiser o mesmo tipo de som com R$ 10.000,00 serão caixas diferentes, ou se quer apenas amplificar voz por exemplo.....

Vamos supor que você diga, quero um PA 1x1 RCF, nisso já vai uns R$ 10.000,00 fora mesa, cabos e algo mais que você queira.

Abraços
Salve @mateusict !

Quanta modéstia (rs).

Galera desculpe-me se escrevo muito, se não vou direto ao ponto ou se não me faço compreender.

Vou complementar (tentar) as info's do início do tópico.

1- Sim. O Espaço (Salão) tem a pretensão de ser um Espaço Multifuncional, nele além de eventos festivos, religiosos, palestras, cursos, projeções, musica ao vivo... É usado também pela Associação de Moradores do Bairro da qual estou Presidente - AVISO: Aos com filhos menores de 5 anos amanha é dia de vacina AntiPólio.

Capacidades de Público: Salão= 100 ou pouco mais pessoas.

No "Espaço Externo" cerca de 150 pessoas.

NOTA: O PA deve ser usado mais ou menos metade em cada espaço, sendo que "ao vivo" cerca de 80% no externo;

2- Em montar não cogitei, além de vc já li por aqui que outros compas não recomendam;

3- Sobre o quanto estou disposto a gastar é uma grande incógnita, mas tenho certeza absoluta de que vou gastar mais do que deveria e vou ter que me contentar com arroz, feijão, pão e água durante um bom tempo até pagar a divida. Kkkkk.

Mas tudo bem concordo com @mbenedito quando diz que "Sem musica, a vida seria um erro".

4- Pensei sim em comprar um "de segunda", mas, levando em conta que queria um som que não "quebrasse", a garantia e a falta de um "entendido" do calibre de vocês para me dar suporte desisti, além do mais os preços das poucas ofertas que encontrei não tinham muita diferença de um novo.

Grato
 
Última edição:
Quando digo a meu gosto, me refiro em 1 qualidade(timbre) 2 potencia (spl) 3 resistência 4 visual 5 preço.
Como tenho a consciência que quanto mais qualitativo for o P.A. maior é o investimento, prefiro juntar mais um pouco(caso seja necessário) e comprar logo um que vá me trazer satisfação.
Também sou do Rj Maria da graça, realmente algo de boa qualidade por aqui nas lojas é raro salve ( Yamaha e só agora a EV ) Uma forma que encontrei de conhecer as diversas caixas, foi aproveitar o conhecimento da locadora que presto serviço e ver uma forma de ouvir as caixas de quem as tem. mas na hora da compra mesmo só via net.
Caso queira dar uma olhada, ouvida, tenho as Sky 600 Studio R , por enquanto, pois vou trocar logo logo, me apaixonei pelas Ev kkk.
Salve Garam!

Ouvir as Studio!? Beleza, quero sim e muito, veja como podemos fazer sem atrapalhar sua agenda.
Li comentários ótimos da Studio R, fiquei muito feliz em saber da qualidade e dedicação que o povo de La da a seus produtos.
A única que ouvi foi uma JBL de 1KW (não lembro o modelo), acho que numa loja da Rua da Constituição, no inicio do ano, R$4.200, quase cai duro.
Durante minhas pesquisas, me deparei com um comentário seu sobre ter encontrado uma Yamaha (descascada) parecendo ser aglomerado, (meu PC caiu e perdi a pagina).
Diante disso te pergunto (sobre os Top's):
1- Todos os sub's são de madeira de boa qualidade (Compensado Naval);
2- As caixas são todas de algum material plástico (com exceção das EV's, vi que a recomendada por vc é de madeira);
3- Isso tem grande influencia no desempenho e durabilidade.
Quanto aos sub's tem muita diferença entre 15" e 18"?
Essa seu privilégio de ter como ouvir tantos equipamentos diferentes deve causar certa inveja por aqui (rs).
Não achei a EKX 12p.
Achei o preço da EV "bom" em relação às demais: Caixa EV Electro-Voice ELX-112P Ativa Bidirecional 12" R$2.737 a vista.
Diga aí o que é esse BIdirecional?

Abração
 
Última edição:
a linha ZLX não me agradou não.... prefiro a linha ELX, melhor resposta e aguenta mais o "tranco".

Salve @tonreb

Por favor, fale um pouco mais sobre "agüentar mais o tranco". e a linha ELX.
Sobre Timbre: Ele varia muito de fabricante e modelo de equipamentos de uma mesma potência, como mais ou menos em instrumentos musicais?
Como "treinar" o ouvido para ficar mais sensível e conseguir distinguir o timbre peculiar de cada equipo?
Sobre SPL: uma diferença de +-5db é significativa?

Abraço
 
Última edição:
@DJ GARAM, não ouça as ZXA5, são muito caras....rsrsrs (se ouvir, depois não reclame que ficou sem dinheiro!rs)

Pode crer @tonreb , a minha maior vontade é conhece-la de perto, mas o único link nacional que descreve este produto é o SAV, tem um lojista aqui no Rj que me consegue a versão passiva por 5k, na verdade já pensei em ir tentar ouvir esta, para ter uma noção da versão ativa, mas por outro lado sou aficcionado em 12" com sub, por isso desisti da procura, mas vou te revelar... Apreciando a qualidade (timbre) da Ev em outros modelos, alimenta a vontade de ouvir esta Zxa5.
Sem dinheiro eu reclamo até se estiver com kkkk mas um tipo de caixa que com apenas 2 você consiga sonorizar com qualidade de 40zh a 18k indoor/outdoor, para até 400 pessoas musica mecânica, isso não tem preço
+1 pro seu post 5... também achei a zlx inferior. minha percepção foi em baixas frequências e um pouquinho a menos no volume geral também.

@moraes Esp Sol , dinheiro falta por aqui também kkkk mas a definição de que gosta de som é igual a quem compra seu primeiro carro, o cara passa um ano apaixonado por ele, passa mais um ano e ele já quer logo trocar, é ou não é? Eu mesmo já troquei meu sistema 3 vezes em 2 anos, Mas eu tenho sorte... consigo abrir mão de tudo, que não necessário por um bom som, as vezes até me pergunto porque fui nascer com um hobby tão caro kkkk.

@Sandro_Alves Na disconildo Cascadura tem as ELX e ZLX, procura pelo ALAN, vendedor muito gente fina, muito atencioso, diz que foi o Dj da moto que te indicou.
 
Back
Topo