Melhor Caixa Ativa para Salão

Salve Garam!

Ouvir as Studio!? Beleza, quero sim e muito, veja como podemos fazer sem atrapalhar sua agenda.
Li comentários ótimos da Studio R, fiquei muito feliz em saber da qualidade e dedicação que o povo de La da a seus produtos.
A única que ouvi foi uma JBL de 1KW (não lembro o modelo), acho que numa loja da Rua da Constituição, no inicio do ano, R$4.200, quase cai duro.
Durante minhas pesquisas, me deparei com um comentário seu sobre ter encontrado uma Yamaha (descascada) parecendo ser aglomerado, (meu PC caiu e perdi a pagina).
Diante disso te pergunto (sobre os Top's):
1- Todos os sub's são de madeira de boa qualidade (Compensado Naval);
2- As caixas são todas de algum material plástico (com exceção das EV's, vi que a recomendada por vc é de madeira);
3- Isso tem grande influencia no desempenho e durabilidade.
Quanto aos sub's tem muita diferença entre 15" e 18"?
Essa seu privilégio de ter como ouvir tantos equipamentos diferentes deve causar certa inveja por aqui (rs).
Não achei a EKX 12p.
Achei o preço da EV "bom" em relação às demais: Caixa EV Electro-Voice ELX-112P Ativa Bidirecional 12" R$2.737 a vista.
Diga aí o que é esse BIdirecional?

Abração

@moraes Esp Sol , Não só você mas como qualquer um do SAV que queira ouvir as Sky 600 é só me ligar, posso mostrar de segunda a quinta em qualquer horário, até as 20:00 né? não vamos atrapalhar a vizinhança com alto volume tarde da noite. Meu Cell: 21987966607 oi - 21975451478 claro.

Possivelmente a loja que você ouviu foi a Thunder L. Tinha mostruário da prx712 a este preço mesmo.

Sim realmente me deparei com esta falha na composição da Yamaha, no sub dxs15, mas por comentário dos lojistas ela não está mais vindo assim.

A diferença do material de confecção dos gabinetes é um assunto muito polêmico, uns gostam uns não, uns percebem diferenças uns não. na minha opinião o que se deveria levar mais em conta seria a forma de aplicação do produto ex:
Se o cara vai transportar de lá pra cá toda hora, claro que vai haver o desgaste mesmo com um case, que vai preservar por muito mais tempo, mais uma hora o companheiro vai precisar pintar as caixas, mesmo em um caso bem comum ainda vai haver 2 pontos em conflito, veja bem, neste caso se o gabinete for de madeira ele pode ser pintado mais facilmente. O de PP vai precisar de um profissional, por outro lado o de PP é mais leve e facilita no transporte e manuseio sacou?
Agora quanto a sonoridade acredito que vá depender do fabricante, se for um fabricante de renome ele não vai denegrir seu produto para baratear a produção e sim vai lançar uma linha inferior com menos custo o que já pesa negativamente para que é generalista.

A diferença do sub de 15" para o de 18" fica mais nas baixas frequências algo em torno de 50,40hz para vantagem o de 18", mais não é uma regra tem muitos sub's de 15" por ai dando banho em alguns de 18" .se vai dar uma economizada neste passo, comprar apenas 1 é melhor um de 18".

Ekx é alinha mais recente, no começo de 2016 vai ser mais comum de se encontrar, mas se for a uma loja que revenda Ev tem muitas chances deles cotarem pra você.

O Bidirecional, vai depender de onde vem a informação, mas no caso da elx 112p, acredito que devam ter a intenção de dizer que devido a caixa ter uma curvatura atrás ela tem a opção de ser usada como retorno, porém não vem com pezinho para proteção o que seria uma pequena falha ou economia.
ou então quiseram passa que a dispersão tem duas direções vertical e horizontal.
 
Olá Moraes! A eu aqui traveis!

ELX 115a eu tenho em minha igreja. Gabinete de madeira é grande e pesado, se comparado por exemplo com a Art 315a, que tb tem lá na igreja, que tem gabinete de material plástico. Ambas tem bastante grave, coloco o som do baixo na EV tranquilo e testei na RCF tb fica bom, mas... talvez seja uma heresia mas achei o timbre da EV mais bonito, para o meu gosto, que o da RCF. Compararia o som da RCF a um som transistorizado e a EV a um som valvulado. Uso a EV na igreja sem sub e ninguém sentiu falta ainda ( a batera não é microfonada ). Quanto a ELX 112a o Tonreb já falou que não agradou a ele e, se ele falou acredito que deva mesmo ser inferior ao timbre da 115a.
Com relação a eu ter te recomendado um par é justamente pelo que o DJ Garam falou mas agora que vc contou a respeito do ambiente que deseja sonorizar um único sistema não tem como atender satisfatoriamente ao ambiente interno e ao externo ao mesmo tempo. Se for um sistema só vc vai ter que usar em um ambiente e depois desmontar e montar novamente no outro.
O n° de pessoas que vc quer atender não é grande logo o espaço tb não deve ser, portanto acredito que um par de RCF Art 310a deve te atender muitíssimo bem. Teste como ficaria com uma caixa só no ambiente externo se atender vai atender tb ao ambiente interno. Se depois de testar as caixas com o público esperado sentir falta de graves aí então pense em adquirir um sub. Tenho um par de RCF Art310a e já fiz ministério de louvor em local aberto ( quadra poliesportiva ) só com elas e foi só elogio.
 
Última edição:
@moraes Esp Sol , Não só você mas como qualquer um do SAV que queira ouvir as Sky 600 é só me ligar, posso mostrar de segunda a quinta em qualquer horário, até as 20:00 né? não vamos atrapalhar a vizinhança com alto volume tarde da noite. Meu Cell: 21987966607 oi - 21975451478 claro.

Possivelmente a loja que você ouviu foi a Thunder L. Tinha mostruário da prx712 a este preço mesmo.

Sim realmente me deparei com esta falha na composição da Yamaha, no sub dxs15, mas por comentário dos lojistas ela não está mais vindo assim.

A diferença do material de confecção dos gabinetes é um assunto muito polêmico, uns gostam uns não, uns percebem diferenças uns não. na minha opinião o que se deveria levar mais em conta seria a forma de aplicação do produto ex:
Se o cara vai transportar de lá pra cá toda hora, claro que vai haver o desgaste mesmo com um case, que vai preservar por muito mais tempo, mais uma hora o companheiro vai precisar pintar as caixas, mesmo em um caso bem comum ainda vai haver 2 pontos em conflito, veja bem, neste caso se o gabinete for de madeira ele pode ser pintado mais facilmente. O de PP vai precisar de um profissional, por outro lado o de PP é mais leve e facilita no transporte e manuseio sacou?
Agora quanto a sonoridade acredito que vá depender do fabricante, se for um fabricante de renome ele não vai denegrir seu produto para baratear a produção e sim vai lançar uma linha inferior com menos custo o que já pesa negativamente para que é generalista.

A diferença do sub de 15" para o de 18" fica mais nas baixas frequências algo em torno de 50,40hz para vantagem o de 18", mais não é uma regra tem muitos sub's de 15" por ai dando banho em alguns de 18" .se vai dar uma economizada neste passo, comprar apenas 1 é melhor um de 18".

Ekx é alinha mais recente, no começo de 2016 vai ser mais comum de se encontrar, mas se for a uma loja que revenda Ev tem muitas chances deles cotarem pra você.

O Bidirecional, vai depender de onde vem a informação, mas no caso da elx 112p, acredito que devam ter a intenção de dizer que devido a caixa ter uma curvatura atrás ela tem a opção de ser usada como retorno, porém não vem com pezinho para proteção o que seria uma pequena falha ou economia.
ou então quiseram passa que a dispersão tem duas direções vertical e horizontal.

Salve @DJ GARAM !

Beleza te ligo pra marcarmos a "auscutada", geralmente as casas vizinhas de DJ's estão sempre com placas de Vendo Urgente. Se o vizinho não reclamar a caixa não é boa! Essa máxima é verdadeira? Kkkk.

Lembrei ter comprado na Disconildo de Campo Grande um pequeno cubo, pra molecada fazer aula de guitarra aqui na AM , não sabia que eles trabalhavam com as "Top's", era uma loja pequena, no contato que fiz agora, o vendedor me falou que mudaram para uma loja bem maior e agora era "Mega Disconildo" e que lá posso ouvir as Ev ZLX-12/15, Yamaha TBR-15 e JBL-EON-5015 e Sub's Attack e Oneal.

Mas só vou ouvi-las depois das suas, até prá você me dizer o que e como ouvir.

Não vi muitos comentários sobre a JBL, vale a pena ouvi-las?

Abraço Forte.
 
Última edição:
Olá Moraes! A eu aqui traveis!

ELX 115a eu tenho em minha igreja. Gabinete de madeira é grande e pesado, se comparado por exemplo com a Art 315a, que tb tem lá na igreja, que tem gabinete de material plástico. Ambas tem bastante grave, coloco o som do baixo na EV tranquilo e testei na RCF tb fica bom, mas... talvez seja uma heresia mas achei o timbre da EV mais bonito, para o meu gosto, que o da RCF. Compararia o som da RCF a um som transistorizado e a EV a um som valvulado. Uso a EV na igreja sem sub e ninguém sentiu falta ainda ( a batera não é microfonada ). Quanto a ELX 112a o Tonreb já falou que não agradou a ele e, se ele falou acredito que deva mesmo ser inferior ao timbre da 115a.
Com relação a eu ter te recomendado um par é justamente pelo que o DJ Garam falou mas agora que vc contou a respeito do ambiente que deseja sonorizar um único sistema não tem como atender satisfatoriamente ao ambiente interno e ao externo ao mesmo tempo. Se for um sistema só vc vai ter que usar em um ambiente e depois desmontar e montar novamente no outro.
O n° de pessoas que vc quer atender não é grande logo o espaço tb não deve, portanto acredito que um par de RCF Art 310a deve te atender muitíssimo bem. Teste como ficaria com uma caixa só no ambiente externo se atender vai atender tb ao ambiente interno. Se depois de testar as caixas como público esperado sentir falta de graves aí então pense em adquirir um sub. Tenho um par de RCF Art310a e já fiz ministério de louvor em local aberto ( quadra poliesportiva ) só com elas e foi só elogio.

Salve @AltVan13 !
Bom seu retorno!

Acho que estamos caminhando com RCF/EV para as finais, você tem as duas no seu Templo, devem ter uso intenso, imagino.
Qual o tempo da compra? Já quebraram? Se sim como foi a manutenção?
Pelo que andei lendo em outros tópicos, a galera é unânime em elogiar o timbre das ELX.
Pedi cotação das RCF ao @wagner oliveira, da Cborges, mas até agora nada.
Esta semana vou ouvir as StudioR do @DJ GARAM e as ELX lá da Disconildo, fica faltando as RCF, mas caso não dê vou usar seus ouvidos (rs).
a linha ZLX não me agradou não.... prefiro a linha ELX, melhor resposta e aguenta mais o "tranco".
Em algum lugar li o comentário dele que o Sub ELX118 foi piorado (grifo meu) e recomendava um JBL (não lembro o modelo), mas como vou seguir sua orientação, pensarei o sub depois.
Tens alguma indicação de mesa? Quantos canais devo precisar? Já prevendo, além do PA , projetor... o som ao vivo.
Abraço Forte
 
Última edição:
@moraes Esp Sol vai no @DJ GARAM primeiro que ele vai te mostrar "como ouvir" também.
Tem umas dicas como deixar a mesa em flat para ouvir o som da caixa mais natural possivel, sem a mesa acrescentar ou tirar um reforço ali ou aqui, observar o spl vs clipamento, etc...

Semanas atras estava em uma loja aqui e um vendedor estava mostrando umas Staner para um cliente (possivelmente dj).
O cara todo empolgado com a caixa, eu de longe já estava percebendo um pouquinho de distorção.
Cheguei perto e ja fui direto para tras da caixa. Trabalhando acima do limite, clip travado no vermelho (praticamente sem piscar), reforço de grave exagerado no equalizador da mesa. Pedi para "flat" na mesa e fui reduzindo o volume ate o clip para de piscar ou piscar muito pouco nos picos musicais. O spl da caixa simplesmente sumiu.
Ou seja, estavam castigando a caixa para tirar o spl que precisava (duvido que aquela caixa tocava sem danos por um periodo maior naquelas condiçoes), quando trabalhando em condições normais e seguras o volume não atenderia o dj. Com certeza ele precisaria de uma caixa mais forte.
 
Moraes;
Esqueci de comentar que, acredito, as ELX e as Art 3xx não são da mesma categoria. As EV declaram no manual 1000w de potencia e 134 db spl, as Art são 800w e 127 db para a 310a e 129 db para a 315a se não me engano. Isto refletirá num preço maior para as ELX, embora na minha opinião valem cada centavo. Acho que seriam um exagero para a sua aplicação atual. Já as RCF atenderiam com sobras e teriam um melhor X custo benefício "para a sua aplicação".
Se for fazer som ao vivo um setup de RCF não vai deixar a desejar mas vc precisará ao menos de mais um par para fazer retorno para os músicos, além de pedestais, microfones, cabos para microfone, cabos para instrumento, multicabo e por aí vai. Precisa detalhar formação da banda que irá sonorizar pra podermos opinar melhor.
A princípio te indico Art 315a MKIII para o PA e Art310a MKIII para o retorno ( um par de cada ). Outro detalhe: quais são as medidas dos ambientes que vc quer sonorizar?
Na área externa não vai influenciar muito. eu acho, mas na área interna o tamanho da sala vai influenciar no comportamento de um sub lá dentro, quero dizer, se a sala é pequena acredito que um sub de 15" ou mesmo de 12" poderia se sair melhor que um de 18". Isso SE vc precisar de um.
Mesa eu tenho uma Yamaha MG206 e gosto do som dela, não recomendo as MG novas ( pura implicância minha com os conectores combo que vem nelas ) e estou louco pra testar uma RCF ( esta tinha um ótimo custoxbenefício na última vez que vi ).
 
kkk toda vez que vejo uma foto de uma 310a me vem uma coisa na cabeça.
Atravessar o salão carregando 2 caixas simultaneamente, uma em cada braço com tranquilidade.
Colocar no pedestal sem pedir ajuda de terceiros.

Como fazer isso com uma cx 12'' de gabinete de madeira, falante de ferrite e amp com transformador toroidal kkk
Muito peso.
 
@moraes Esp Sol vai no @DJ GARAM primeiro que ele vai te mostrar "como ouvir" também.
Tem umas dicas como deixar a mesa em flat para ouvir o som da caixa mais natural possível, sem a mesa acrescentar ou tirar um reforço ali ou aqui, observar o spl vs clipamento, etc...

Semanas atrás estava em uma loja aqui e um vendedor estava mostrando umas Staner para um cliente (possivelmente dj).
O cara todo empolgado com a caixa, eu de longe já estava percebendo um pouquinho de distorção.
Cheguei perto e ja fui direto para tras da caixa. Trabalhando acima do limite, clip travado no vermelho (praticamente sem piscar), reforço de grave exagerado no equalizador da mesa. Pedi para "flat" na mesa e fui reduzindo o volume ate o clip para de piscar ou piscar muito pouco nos picos musicais. O spl da caixa simplesmente sumiu.
Ou seja, estavam castigando a caixa para tirar o spl que precisava (duvido que aquela caixa tocava sem danos por um periodo maior naquelas condiçoes), quando trabalhando em condições normais e seguras o volume não atenderia o dj. Com certeza ele precisaria de uma caixa mais forte.

Salve @Sandro_Alves !

Beleza Camarada, não vou ouvir nada sem falar com o Garam, "Clipar", "flat", "SPL" ... são termos que não faziam parte do meu vocabulário (rs), tô aprendendo muito com vocês.

Abração
 
Moraes;
Esqueci de comentar que, acredito, as ELX e as Art 3xx não são da mesma categoria. As EV declaram no manual 1000w de potencia e 134 db spl, as Art são 800w e 127 db para a 310a e 129 db para a 315a se não me engano. Isto refletirá num preço maior para as ELX, embora na minha opinião valem cada centavo. Acho que seriam um exagero para a sua aplicação atual. Já as RCF atenderiam com sobras e teriam um melhor X custo benefício "para a sua aplicação".
Se for fazer som ao vivo um setup de RCF não vai deixar a desejar mas vc precisará ao menos de mais um par para fazer retorno para os músicos, além de pedestais, microfones, cabos para microfone, cabos para instrumento, multicabo e por aí vai. Precisa detalhar formação da banda que irá sonorizar pra podermos opinar melhor.
A princípio te indico Art 315a MKIII para o PA e Art310a MKIII para o retorno ( um par de cada ). Outro detalhe: quais são as medidas dos ambientes que vc quer sonorizar?
Na área externa não vai influenciar muito. eu acho, mas na área interna o tamanho da sala vai influenciar no comportamento de um sub lá dentro, quero dizer, se a sala é pequena acredito que um sub de 15" ou mesmo de 12" poderia se sair melhor que um de 18". Isso SE vc precisar de um.
Mesa eu tenho uma Yamaha MG206 e gosto do som dela, não recomendo as MG novas ( pura implicância minha com os conectores combo que vem nelas ) e estou louco pra testar uma RCF ( esta tinha um ótimo custo x benefício na última vez que vi ).
Salve @AltVan13 !

Excelente, realmente não tinha idéia da diferença do tamanho, espaço aqui é problema.
As áreas (interna e externa) têm o mesmo tamanho: 125m² (8,00 x 15,45) vou tentar colocar um desenho por aqui.

Quase todos os DJ's que tocam por aqui, gostam e usam equipamentos enormes e pesados, o que causa problemas tanto no espaço como algumas vezes com a vizinhança (é um bairro residencial).

Quanto à banda, os itens específicos também vão ficar para mais tarde, penso em por agora adquirir o básico, mas que não fique defasado ou obsoleto num curto prazo, que seriam: A mesa acho que não precisa ser uma "mesinha" como a sua (rs), penso numa para atender uns seis músicos, regulador com a previsão para um Sub de 18", par de microfones razoáveis (apenas para Locução), cabos e outros itens como vocês já indicaram, que acham?

Sei que é difícil um equipo que contemple muito bem "tudo" com um orçamento reduzido, mas aposto na competência de vocês para chegarmos a uma configuração muito satisfatória. Mais uma vez grato pela atenção e paciência.

Acabei de receber a cotação da Cborges, Art310 2$650 (10xVISA).

Abraço Forte.
 
Salve @DJ GARAM !



Não vi muitos comentários sobre a JBL, vale a pena ouvi-las?

Abraço Forte.

Claro amigão, Ouvir só vai aumentar sua referência sobre as caixas, agora nos grupos nacionais elas vem recebendo muitas criticas sobre decadência de matéria prima e spl, mas nos fóruns gringos é só elogios rsrsrs, ou seja... na minha opinião, vai depender da sorte caso as escolham.
 
Moraes;

Pense bem no nº de canais que vai precisar e considere sempre uma folga. Considere tb se suas necessidades não podem aumentar no curto prazo. Para sua necessidade atual recomendo uma mesa de 12 canais ( lembre que uns 2 canais normalmente são estéreo e então contam em dobro, ou seja, 8 canais mono + 2 canais estéreo = 12 canais ).
Microfones recomendo os Carver ( não sei o modelo ) ou Superlux Pra D1.
 
Salve @AltVan13!
Bom Lugar para ser lembrado, valeu.
Ainda não consegui ver, digo, ouvir as Studio do @DJ GARAM, vou tentar esta semana antes que ele as despache (rs), as EV's que vi por aqui são quase o dobro ($$) das RCF 310 na CBorges.
Tô tendendo para elas.
Abração
 
Pode ficar traquilo , optei por continuar nas nacionais, devido a demora para um possível reparo, vou aguardar o lançamento das sky bass 4400 para usar como P.A e usar as 600 para side, não vou mas despachar rsrs.
Há estou aguardando a visita hein.
 
@DJ GARAM : Vou te responder por aqui: Não esquenta amigo velho, tenho certeza Bussoluta (de bússola, como diz Eugênio Avelino, o Xangai) que ainda vou ouvir esse seu som. Kkkkk.

Bem Camaradas, depois de ler centenas de comentários em outros tópicos do SAV e em especial dar muita atenção a todos que por aqui passaram disponibilizando seus preciosos tempos para me ajudar comunico-lhes que decidi pelas RCF ART 310a, lá da CBorges.

Depois de infinitos cálculos e "previsões" é o que se encaixa (bem apertado) na minha realidade atual. Por conta dessa "realidade" vou dividir essas aquisições em três (3) etapas, só ainda não sei o intervalo entre elas. Rs.

1. Etapa
1.1.Par de RCF Art 310A. Ok
1.2.Mesa
1.3.Penta
1.4.Projetor Multimídia (?)
1.5.Microfone 2X
1.6.Cabos
1.7.???

2. Etapa: Sub

3. Etapa: Som ao Vivo

Visto isso, continuo precisando de vocês para fecharmos a primeira etapa:

a. Primeiro pergunto se podemos continuar por aqui ou se preciso abrir tópicos específicos para cada equipo?
b. Vale à pena investir numa mesa de 12 canais ou numa mais simples, já que por agora não faria som ao vivo? Vi RCF de 12 canais por +- 1K1 vale à pena?
c. O Penta PM1.1. Suportaria o tranco já prevendo um Futuro Sub e o Som Ao Vivo?
d. Projetor: Tenho que ler mais, (dependendo do valor do modelo adequado fica pra 2ª Etapa).

e. Microfones: @AltVan13 já indicou marcas falta modelos.
f. Cabos: Grandes duvidas; de áudio: tamanho, plugues, balanceados ou não... de Força (AC): Bitola, falta de aterramento pode gerar ruídos?
@AltVan13 só agora vi seu anuncio, lamento a venda não programada, poderíamos ter fechado as RCF, mas se o Penta me for adequado podemos conversar.

Abraço Forte a Todos
 
Última edição:
Olá Moraes!

Pra definir a quantidade de canais que vc vai precisar será necessário saber a formação da banda que vc pretende sonorizar. Lembre tb que precisará de pelo menos 1 par de caixas para retorno, cabos, microfones e pedestais compatíveis com a formação.
Os mics da Carver vc vê o modelo com o Wagner da Cborges, mas pesquise no SAV, tem um review do Tonreb sobre eles. Da Superlux o modelo é o Pra D1
 
@moraes Esp Sol Vai sim amigão, vai ouvir sim. se quiser vir na terça 15/09 sem problemas, mas me avise na segunda kkkk.
Etapa 1 - Bom se eu estivesse em seu lugar, após a montagem do sistema no papel, começaria pelo gerenciador de energia, mas como já deu o primeiro passo, tudo bem, só tome cuidado onde e como for ligar as preciosidades.
Etapa 2 - OK.
Etapa 3 -
Resp - a - Um post para equipo fica legal, mais limpo, mais focado.
Resp - b - Para decidir a quantidade de canais da mesa, faça o "esqueci o nome kkk" (uma relação de todas as peças a serem captadas mais mic's para os cantores, mais alguns canais de sobra). Acho que deu pra entender kkk.
Resp - c - O pentacustica pm 1.1 Possui 7 saídas de 10A que suportam com uma margem de segurança 900w cada.
mais uma saída de 20A que suporta com uma margem de segurança 1800w. O mais certo a fazer seria definir quais as caixas serão compradas no futuro, mas também dá pra se ter uma ideia do que vai comprar, se cada caixa não ultrapassar 900 ou 1000w o pm 1.1 suporta com eficiência.
Resp - d - Isso ai não só com o projetor mas com qualquer equipo que for comprar ou gostar.
Resp - e - Os mic's , pode fazer uma pesquisa como lhe foi indicado e se persistir a dúvida é só falar.

Bom acho que não faltou nada.
 
Back
Topo