Melhor posionamento para as caixas

alan_lima

Member
Ola amigos,

Bom como já havia postado em outro tópico minha igreja está em construção atualmente, o templo novo será pequeno caberá aproximadamente 70 a 80 pessoas, hoje fui lá na obra e a equipe de construção já havia colocado as caixas de som, porém acho que o posicionamento está errado. Segue algumas imagens de como colocaram as caixas, são apenas duas na frente.

57d964a647d451151ecba4257fd241ed.jpg


Esta é uma imagem vista do fundo.
Abaixo segue um esquema com as dimensões

11814683911a6eeb6f4e8d6a4f78b2c9.jpg


Como temos mais duas caixas iguais e mais 1 amplificador que está na loja onde a igreja está atualmente, pensei em posicioná-las dessa forma acrescentando mais duas caixas e elevando a altura das caixas certa de 1 metro, com isso poderia diminuir o volume dentro do templo.

5cf04a047ff5c1a9c1121dcc76aa619e.jpg


Peço a opinião dos amigos se minha idéia está boa ou como ficaria melhor.

Segue mais umas imagens da frente e uma vista em corte para terem uma idéia da altura e das janelas.

13df93227aec2017a0c4a2d92ef2bc20.jpg

.
708828195e6ba4252fd646822037bf1b.jpg


As caixas são work :( :( , mas não consegui descobrir a potência delas não tem nada escrito nem manual.]

Agradeço desde já a ajuda dos amigos.
 
Amigo,

Vendo pelas imagens, as caixas não estão mal distribuídas, o problema em questão seriam os ventiladores, que falando grosseiramente, espalham o som. Mas pior seria se elas estivessem acima dos ventiladores.

A respeito das duas outras caixas, você pode utilizá-las para distribuir igualmente o som. Pois só as duas dariam conta, mas na frente o som ficaria mais alto e provavelmente teria reclamações, fora que os idosos e visitantes geralmente gostam de sentar atrás. Assim, com as quatro caixas você terá uma melhor distribuição do som!

Outro grande problema são as caixas, eu as uso também. Fazer o que, né?
Como muitos do fórum, aqui, dizem:
Planejamento!
Planejamento!
Planejamento!
:| :| :|
 
Eu sei que é horrível mas no momento não vai dar pra trocar as caixas, mas quanto ao posicionamento como ficaria "menos pior" com essas caixas mesmo.
 
Gente a igreja tem 10 metros de Comprimento...

A Posição onde as caixas estão só seria melhor se elas estivessem em Cluster central, e ponto, adicionar mais um par de caixas numa igreja tão pequena? não há necessidade nenhuma... se a igreja fosse da mesma largura e tivesse uns 15 ou 20 metros, eu seria totalmente a favor de inplantar Delay o que não é o caso...

Olha só veja a possibilidade de se colocar as duas juntas no centro da mesma Viga de Madeira, e só... as caixas podem até ser trocadas posteriormente porém o modo de instalação seria o mesmo..

Ah... pelo que eu vi o Pulpito fica bem atrás dessa viga, e se precisar de retorno para o Pastor o melhor local e mais discreto também seria na mesma viga das Caixas do PA, voltado para o pulpito...
 
Melhor do que L e R acho que sim...

Não Precisa deixar elas encostadas nas laterais (como elas provavelmente são trapezoidais) pois assim elas ficam mais anguladas para fora...

Não acredito em uma posição melhor do que essa para essa igreja... pelo menos com as informações que temos... (sem modelo da caixa, potencia)
 
Bom, L-R me parece melhor. Mas sem esquecer de "apontar as caixas pro centro", ao invés de deixá-las alinhadas com a parede mais próxima.

Ou aproximando uma da outra, sem necessariamente formar cluster nem virá-las.

De modo que todo mundo seja coberto, jogando o mínimo possível de som nas paredes.
 
Continuo com a idéia de cluster central... para saber realmente é so sabendo a dispersão da caixa e fazendo desenho com a igreja...
 
A Posição onde as caixas estão só seria melhor se elas estivessem em Cluster central...


Concordo com o Dener. Em nosso templo http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=20&t=4969, que tem mais ou menos 8,5 m de largura por 22 de comprimento Já utilizamos caixas LR + Delay (O delay eram somente mais duas caixas no meio do templo sem processamento era terrível :shock: ) e após insistência conseguimos mudar para um cluster central + Delay. Tudo foi passo a passo. Tinhamos caixas Facão mudamos elas para o cluster central. O Som já melhorou muito e ficou mais homogênio. Dai o próximo passo foi adquirir as RCF 310a e colocamos no mesmo esquema (Vou postar fotos da reformulação). São 2 RCFs logo a frente ao palco e 1 para delay a +/- 10m a frente das primeiras. Está última cobre uma área de +/- 8 m de comprimento.

Todos aprovaram o esquema e lógico que reflexões existem e existirão sempre sem um tratamento acustico adequado, e olha que nosso templo em questões acusticas não é ruim!! Para se ter uma idéia hoje estamos apenas as 2 RCFs de frente ao palco ( a de delay está no conserto) e cobrimos os 23 m de comprimento nos cultos. Na frente o som tem ficado um pouco alto :shock: , mas os irmãos aguentam até que a caixa do delay volte do conserto :lol:

No caso de nosso amigo, acho que este problema de reflexões não serão problema pois não vejo os maiores causadores dela (bumbo, baixo...etc) quanto aos agudos pela quantidade de bancos de madeira e de pessoas não gerarão problemas.

Fica ai a dica de nossa experiência.

Grande abraço
 
Acredito que com o cluster central também ficaria legal, mas dá para trabalhar L e R se quiser um sistema estéreo, não vejo necessidade nenhuma de um delay nessa igreja, duas caixas atendem tranquilamente sua igreja lembrando que quanto mais fontes sonoras fica mais dificil equilibrar o som (menos em áudio é mais).
Eu colocaria o sistema L e R como está, tendo o cuidado de colocar a caixa centralizada na fileira dos bancos, uma atendendo a fileira de bancos da esquerda e a outra os bancos da direita. Agora pela imagem não da para ter uma noção correta da distância das caixas em relação aos primeiros bancos, vc precisa ver esse detalhe, para ver se as caixas vão atender bem as fileiras na frente, por que se não ficar legal, talvez tenha que planejar outro local, verifica isso.


Abraços
Cassiano Ricardo
 
Posicionar caixas sem saber suas especificações é meio complicado (sensibilidade, cobertura, resposta), porque pode ser que no caso dele elas ficarem como está seja melhor, não em termos de cancelamentos mas por causa da proximidade ao púlpito se colocadas em cluster.
Porque não podemos esquecer que as caixas reproduzem som em 360º abaixo de 500Hz e elas em cluster muito próximas dos microfones podem causar microfonias, tendo que fazer cortes e colocar subs para compensar a falta de graves, ele deve levar em conta o posicionamento dos cantores também.
 
Considerando que as duas caixas atuais; com qual potência, qual o tamanho do falante, foto da caixa e etc.??

Acredito que precisamos dessas informações para responder melhor a questão apresentada.

Caro Alan Lima, veja se consegue fotografias do templo, das caixas instaladas dos equipamentos que vocês usam, com essas informações você verá que nossa contribuíção será mais útil para vocês.

Obrigado.
 
Bom agradeço já a ajuda de todos, vou tirar umas fotos das caixas, o nosso sistema de som é bem básico, uma mesa ciclotron e um DBL 1500, colocar as caixas no centro não dá, pois se coloca-se só duas ficariam na frente do púlpito, já se utiliza-se mais duas não ia ter onde fixá-las. Pelas idéias já expostas pelos amigos do fórum estava pensando em apenas levantar um pouco as dá frente, elas estão apontando muito pra baixo (Vou tirar fotos) creio que ela não vai cobrir nem até a metade do templo. As outras duas caixas iria colocar no meio do templo. Não ia utilizar LR mas sim Frente e fundos da igreja. Um canal do amplificador ficaria com as caixas da frente e o outro com as caixas do meio, o outro amplificador eu usaria para uma caixa de retorno para os instrumentistas. Pensei nisso pois dessa forma poderia deixar o som mais baixo dentro do templo, pensei em ligar dessa forma: Master L para cas caixas da frente, Master R para as caiuxas do meio a mesa não tem auxiliares por isso pensei em usar a saída de efeito ligada em outro amplificador para alimentar o retorno, assim com o controle que manda o sinal para o módulo de efeito eu teria um controle de volume só para os instrumentistas. Sei que os equipamentos que temos não ajuda mas estou tentando fazer o melhor possível com o que tenho. De noite depois do culto vou lá na obra e tiro novas fotos e coloca aqui, desde já agradeço.
 
Alan sua igreja é curta 10M NAO NECESSITAM DE DELAY e o que você pretende fazer só vai piorar as coisas pois usar frente/meio sem um processador de Delay só enbola tudo no fundo...


O dinheiro que iria gastar para adquirir essas caixas adicionais, guarde para comprar uma mesa decente com aux. pre-fader para retorno...
 
Alan,


Sem conhecer as especificações técnicas das caixas Work fica difícil lhe propor algo.


Mas ... na sua situação faria o seguinte:

Utilizaria apenas um cluster central na viga de madeira acima da viga onde as caixas estão instaladas atualmente.

Dessa forma, haverá redução da diferença de distância da fonte sonora entre as pessoas sentadas à frente e na parte de trás do templo, minimizando-se a diferença de volume entre estas.


As outras 2 caixas ... utilizaria para os retornos do pastor e músicos.


Abraço!
 
O que vocês podem fazer é utilizar um sistema que existe pelo menos aqui em minha cidade para comercios, que consiste em uma caixa enorme com uma especie de radiador A agua passa por dentro dele e um ventilador do tamanho da caixa com um motor somente porém silencioso, e como ele é grande não precisa de girar rapidamente o ar deslocado por ele é bastante rodando devagar e com a vantagem que o ar é refrigerado pela agua do "radiador" e melhor pelo menos em lugar secos como aqui, umidifica também....
 
Back
Topo