Melhorias no som- Grupo Dom Maior IASD Macaé-RJ

grpst

Well-Known Member
Bom dia a todos os amigos do SAV,
Como já é do conhecimento de alguns, sou operador de áudio de um grupo vocal da igreja adventista, aqui em Macaé-RJ.

Temos um programa musical bem eclético, pegando desde versões "A capella" a louvores um pouco mais batidos, como os de alguns grupos de nosso meio: Novo tom, Harmuss, Prisma, etc.

Temos um sistema de som bem bacana, a saber:

Mesa 01v96i + Preamp Digimax DS8 Presonus
PA- 2x RCF 310A
Retorno- RCF 310A + RCF 410A (Quando liguei na CBORGES, a 310A estava com lista de espera, já pagando o novo preço, enquanto a 410A ainda estava no preço antigo, mais em conta que a 310A. São praticamente idênticas)
Gerenciador de energia- Pentacustica PM 1.2
Microfones diversos, que estão sendo trocados aos poucos, dentre eles: Sennheiser e835(3) , AKG D5 (1), Shure SM58(3), Beta 58 (1), PG58 (6). [Os PG58 estão sendo trocados na medida do possível]
Interface M-AUDIO FAST TRACK PRO- Não, eu não confio na interface de áudio que vem nos computadores.

Cabeamento em perfeito estado, a maior parte composto por SC-30+ XLR Neutrick ou Amphenol

Como todo grupo, estamos sempre em busca de melhoria. Este ano, a grande nvoidade é a presença de uma banda que irá viajar conosco nas apresentações. Já estamos prevendo a compra de DI's até lá; Em questão de cabeamento e instrumentos, tudo de alto nível.

Para que possamos viajar e mandar bem com a banda, agora temos a REAL necessidade de um SUB. As RCF 310A tem nos atendido em TODOS os eventos que participamos, para até 300 pessoas. Quando os eventos são maiores, sempre há lines no local, e não precisamos utilizar caixa alguma.

Levando em conta que nossas 310A sempre nos atenderam e com folga (Muita folga), acredito que não precisemos de um SUB muito parrudo, talvez um sub de 12' ou 15'.

Temos um outro impeditivo que é o orçamento. Para comprar até o mês que vem, podemos investir até uns R$ 3.000,00. Se aguardarmos até Junho, talvez uns R$ 4.500,00.

Não queremos gastar desnecessariamente, queremos apenas um SUB que seja proporcional às RCF 310A, até por que não temos como investir em novas caixas no momento.

Outro ponto MUITO importante é a facilidade de transporte. Prezamos por algo compacto e leve, na mesma linha das RCF( Em questão de peso e tamanho).

As opções que me vieram a mente, levando em conta o CxB:

1- Studio R SKY SOUND BASS 1200 12'- 20kg, bem compacto- R$ 2.800,00~R$3.100,00 (Já tenho esse preço garantido, sendo R$ 2.800,00 esse mês, e R$ 3.100,00 pro novo estoque)

2- FBT Promaxx 15'- R$ 5.100,00

3- RCF 905AS 15' -R$ 5.750,00

4- QSC KSUB 12'  ~R$ 5.500,00

Já li comentários de que o KSUB não cai bem com nossas caixas RCF; Em relação ao 905AS, é mais pesado e bem mais caro que o SKY 1200. Não pude ouvir o sky, pois não há aqui na região loja que o tenha, mas tenho lido excelentes comentários sobre o produto, e o fato de ser bem compacto, muito nos agrada.

Um SKY 1200 nos atenderia, ou ficaria desproporcional(para menor) no nosso caso? Seria melhor segurar grana e partir pro 905AS? O 8003AS seria loucura?

Agradeço se aqueles que já testaram sistemas similares puderem participar!

Grande abraço galera
 
tonreb disse:
Gabriel, primeiramente vem o ponto mais basico: já ouviu os subs que menciona?

Eis ai meu desespero Tonreb.
Adoraria ouvir a todos estes subs, mas não temos na região e não conheço NINGUÉM que tenha estes subs. Nem no Rio achei a venda. Realmente, terei de ir pela opinião do pessoal mais experiente.

Estou muito inclinado pelo STUDIO R, pois nunca li mal a respeito do mesmo;Minha dúvida é quanto ao rendimento do mesmo, se atenderia em conjunto com as RCF's.

Outra dúvida, até primaria, é se a diferença de qualidade-rendimento entre esse studio R e ou outros mencionados é realmente grande.
 
Gabriel, este é o problemas, vai muito do gosto pessoal de cada um....

O Cadu utiliza para acompanhar 2 subs Oneal OPSB 2200 (ativo + passivo), para um local pequeno ele faz um complemento, mas mesmo assim não acompanham as 310 no seu máximo..... sendo assim, também não lhe atenderia...

Quanto aos subs que menciona, já ouvi todos e te afirmo que o sky1200 não acompanharão, fora que, no meu parecer acho ele muito fraco (timbre)... o sky1800 já lhe atenderia com sobras mas o de 12" não vai te atender...

Se quer um sub extremamente compacto, o K-sub é uma boa opção, mesmo sendo abaixo do 905 e do promaxx 15sa (minha opnião). Sendo assim iria de 905.....

Tem também o subline12sa da FBT, vi ele funcionando no stand da HPL e gostei muito do resultado. Tente orçar para ver se entra na sua briga.....
 
tonreb disse:
Gabriel, este é o problemas, vai muito do gosto pessoal de cada um....

O Cadu utiliza para acompanhar 2 subs Oneal OPSB 2200 (ativo + passivo), para um local pequeno ele faz um complemento, mas mesmo assim não acompanham as 310 no seu máximo..... sendo assim, também não lhe atenderia...

Quanto aos subs que menciona, já ouvi todos e te afirmo que o sky1200 não acompanharão, fora que, no meu parecer acho ele muito fraco (timbre)... o sky1800 já lhe atenderia com sobras mas o de 12" não vai te atender...

Se quer um sub extremamente compacto, o K-sub é uma boa opção, mesmo sendo abaixo do 905 e do promaxx 15sa (minha opnião). Sendo assim iria de 905.....

Tem também o subline12sa da FBT, vi ele funcionando no stand da HPL e gostei muito do resultado. Tente orçar para ver se entra na sua briga.....

Sinto-me com as pernas quebradas agora hahahaha

Já que matamos o studio R, partindo para o próximo compacto, você acredita que o K-SUB daria conta?

Liguei na CBORGES, seguem os preços:

905AS- R$ 5.750,00
PROMAX 15'- R$ 5.100,00
8003AS- R$ 7.100,00

O subline ta acima da casa dos 6k salvo o engano.

Todos estão acima do orçamento, mas acho que podemos lutar pelo 905AS. Já ouviu o 905 com as RCF 310? Será que eles acompanham?

Abração amigo.
 
Segundo o murilo, que tinha Ksub e QSC, ele não achou legal o K-sub com as 310, apenas com as QSC mesmo....

E quanto ao 905, já ouvi sim com as 310 e ficam muito legais.....
 
Beleza Tonreb, excelente a opinião de vocês. Por enquanto estou decidido pela RCF 905AS (Mesmo sem verba hahahaha). Correremos atrás de doações!

Grande abraço!
 
Alguém conhece o yamaha DXS 15'?
http://www.chelsomprofissional.com.br/categoria/766/audio-som-profissional-subwoofer-ativo-15-pol/produto/4612/yamaha-dxs15-subwoofer-ativo-950w-com-dsp-interno-dxs-15-yamaha.html
 
Temos outro que ainda não lançou, mas parece que virá num bom preço:

Turbosound IP12B
http://www.sweetwater.com/store/detail/iP12B

Saindo a $ 400,00

São 600w no falante de 12', mas não encontrei nada sobre pressão sonora e peso.

Em relação ao Yamaha acima, tem a versão com falante de 12' também, num preço bem atrativo (R$4.200,00):

http://www.ninjaproaudio.com.br/produto/4611/yamaha-dxs12-subwoofer-ativo-950w-com-dsp-interno-dxs-12-yamaha-subwoofer-yamaha-dxs-12-yamaha-dxs-12-yamaha-subwoofer-yamaha-dxs-12-yamaha.html


[*]SPL 131 dB max 


Alguém já ouviu um sub yamaha na vida? Não encontro nada sobre.
 
Galera,
Optamos pelo SUB yamaha DXS12 por diversos motivos:

-Sub razoavelmente compacto ( 40 x 50 x 60), se comparado aos "concorrentes" com falante de 12'
SKY SOUND BASS 1200 da STUDIO R ( 39 x 50 x 52)
RCF 902AS ( 41 x 52 x 55)

-SPL MAX superior aos concorrentes: 131 db SPL

RCF 902AS- 130 DB SPL
SKY 1200- 129 DB SPL

Frequência mínima alcançada superior ao dos concorrentes (Ponto fraco): 47hz

RCF 902AS - 45hz
SKY 1200 - 40HZ

Não encontramos o 902as a venda, apenas o 905as. O SKY 1200 encontramos fácil, vamos aos preços:

905as- =~R$ 5700,00 (CBORGES)
SKY =~ R$ 3.000,00 (ML)
DXS12 =~ R$ 3.600,00 (TOCMIX)

Como temos um sistema com 2 RCF 310 (127db SPL), a ideia era um sub com 130db SPL. Neste caso, depois de muitos comentários de que o STUDIO R não acompanharia as caixas (A altura), resolvemos optar pela DXS.

Infelizmente não conseguimos muitas opiniões sobre as caixas, mas pelo que li nos reviews internacionais, se saiu melhor que a 905as em alguns testes (Qualidade), o que ao meu ver é estranho...Lembrando que o teste é algo subjetivo.

Para finalizar, o que nos fez decidir foi o preço final conseguido no DXS 12 com frete - R$ 3.150,00 à vista.

A caixa deve chegar semana que vem. Pretendo fazer um teste em nossa igreja com esta caixa + RCF 310 aqui em Macaé! Quem for da área e quiser ouvir as caixas, só entrar em contato.

Posto aqui as impressões após o teste.
 
grpst disse:
Galera,
Optamos pelo SUB yamaha DXS12 por diversos motivos:

-Sub razoavelmente compacto ( 40 x 50 x 60), se comparado aos "concorrentes" com falante de 12'
SKY SOUND BASS 1200 da STUDIO R ( 39 x 50 x 52)
RCF 902AS ( 41 x 52 x 55)

-SPL MAX superior aos concorrentes: 131 db SPL

RCF 902AS- 130 DB SPL
SKY 1200- 129 DB SPL

Frequência mínima alcançada superior ao dos concorrentes (Ponto fraco): 47hz

RCF 902AS - 45hz
SKY 1200 - 40HZ

Não encontramos o 902as a venda, apenas o 905as. O SKY 1200 encontramos fácil, vamos aos preços:

905as- =~R$ 5700,00 (CBORGES)
SKY =~ R$ 3.000,00 (ML)
DXS12 =~ R$ 3.600,00 (TOCMIX)

Como temos um sistema com 2 RCF 310 (127db SPL), a ideia era um sub com 130db SPL. Neste caso, depois de muitos comentários de que o STUDIO R não acompanharia as caixas (A altura), resolvemos optar pela DXS.

Infelizmente não conseguimos muitas opiniões sobre as caixas, mas pelo que li nos reviews internacionais, se saiu melhor que a 905as em alguns testes (Qualidade), o que ao meu ver é estranho...Lembrando que o teste é algo subjetivo.

Para finalizar, o que nos fez decidir foi o preço final conseguido no DXS 12 com frete - R$ 3.150,00 à vista.

A caixa deve chegar semana que vem. Pretendo fazer um teste em nossa igreja com esta caixa + RCF 310 aqui em Macaé! Quem for da área e quiser ouvir as caixas, só entrar em contato.

Posto aqui as impressões após o teste.

Em primeiro lugar, parabens pelo setup do grupo! Altissimo nivel, vai ficar melhor ainda quando padronizar os mics dos vocalistas!
Sobre os subs, só escutei o RCF 902as  com as 310A e amigo posso lhe dizer com propriedade: SIMPLESMENTE FANTASTICO o som do bichinho !! O conjunto 310A e 902as é perfeito! Ouvimos com um grupo aqui com uma banda composta por teclado, contrabaixo, bateria eletronica, violões e sax e o conjunto RCF é simplesmente demais!!
Nao tenho referencia dos outros subs, e não duvido que sejam bons, mas os RCFs impressionam!!
Abraço!!
 
Back
Topo