Mesa com 4 Auxiliares e PowerPlay HA8000

ffsto

New Member
Prezados,

Nossa mesa (Yamaha RM800) possui 4 auxiliares, mas hoje temos um powerplay HA8000 (antes era o HA4700), como posso fazer para usar os oito canais do powerplay sendo que só tenho 4 auxiliares? Seria possível usar uma outra mesa com mais 4 auxiliares para gerenciá-los?

P.S.: Sou músico e atualmente estou operando o áudio na minha igreja por falta de alguém que o faça, logo sou iniciante.

Atenciosamente,
Fernando Freitas
Igreja Batista Ebenézer - Palmas - TO
2011 - Família Feliz
 
Atualmente não usamos Direct Boxes. São 4 vocais (dois masculinos (que também são guitarrista e violonista) e dois femininos), um baterista, um percusionista, um contrabaixista (este sou eu, e estou tocando no meio da congregação. Toco enquanto opero o som, imagina só, não uso fone por estar na frente do PA bem no fundo da igreja).

Aux 1 - Vocais Femininos (Aqui estão usando compartilhados, por serem femininos as coloquei no mesmo auxiliar, mas a idéia é separar)
Aux 2 - Vocal Masculino (Violão)
Aux 3 - Vocal Masculino (Guitarra)
Aux 4 - Bateria
Subgrupos 1, 4 e 6 - Percusionista - Aqui eu coloquei os vocais no Sub1, as cordas no Sub4 e as percussões no Sub6. E para mandar para o PowerPlay uso a saída ST Out (Balanced).

O Problema é que também captamos o áudio do culto diretamente para uma câmera de vídeo e um notebook e da forma que fiz, se eu alterar os volumes dos Subgrupos interfiro diretamente na gravação que está indo para a câmera e notebook.

A banda está crescendo e a grana pra investir em som no momento não está das melhores, nossa banda completa tem:
1 Guitarra(Vocal), 1 Violão(Vocal), 1, Teclado, 1 Contrabaixo, 1 Bateria, 1 Percussão e 2 vocais femininos.


Tem alguma forma de eu contornar isso com duas mesas ou outra alternativa?
 
Utilizo o Powerplay HA4700. Somos 4 instrumentistas, sendo que utilizo da seguinte forma:

Auxiliar 1 da mesa - Entrada L do powerplay
Auxiliar 2 da mesa - Entrada R do powerplay.

O que ocorre é o seguinte, meu guitarrista (nao sei se é surdo ou se é questao de gosto) gosta de ouvir mais o som da guitarra, daí na mesa direciono mais som de guitarra no Aux 2 e no powerplay ativo as duas bandas (L e R), pros outros, como sao mais normais, utilizo apenas a banda L, onde esta o Aux 1 da mesa com o som mais amenizado... Nao vejo a necessidade de voce colocar um aux pra cada canal do powerplay, basta ao direcionar cada canal da mesa com os volumes em harmonia... Como na minha igreja nao somos so uma banda, há alterações no acerto do som. Toda vez que nossa banda toca, faço um rapido acerto, so pra uma questao de segurança, com 10 minutos ta tudo certo nos monitores. Sinceramente, acho desnecessario utilizar um Aux para cada canal mesmo...
 
tmcurty

Entendi a sua situação. Entretanto passo por uma situação semelhante, não sei se a maioria dos componentes já não tem parte da audição, mas quase todos querem ouvir seu canal bem mais alto. Por Ex: as backs femininas, uma não gosta de ouvir a guitarra, a outra gosta de saber como todo o som está. O baterista usa um fone quase intra-craniano e sempre pede mais volume e por aí vai, até aí como é com a audição deles, eu disponibilizo o volume que querem. Comecei este tópico por achar que era possível usar duas mesas, ou quem sabe uma solução para a RM800. Atualmente como já investimos no PowerPlay, Fones Koss e Equalizadores, estamos com o orçamento um pouco curto para investir em uma mesa com mais auxiliares.
 
ffsto disse:
Comecei este tópico por achar que era possível usar duas mesas, ou quem sabe uma solução para a RM800. Atualmente como já investimos no PowerPlay, Fones Koss e Equalizadores, estamos com o orçamento um pouco curto para investir em uma mesa com mais auxiliares.
Dar para fazer com 2 mesas, dá... Das origens (cabos do palco, ou multicabo, se tiver), você liga cabos em Y (profissionalmente o nome disso é SPLIT), levando cada "perna" do Y para uma mesa.
Mas o que você vai gastar com outra mesa + cabos em Y, você troca essa sua mesa por uma maior.

ffsto disse:
as backs femininas, uma não gosta de ouvir a guitarra, a outra gosta de saber como todo o som está. O baterista usa um fone quase intra-craniano e sempre pede mais volume e por aí vai.
Esse nível de independência você só conseguirá com mais auxiliares mesmo.

Reforçando o que eu disse acima, não compensa financeiramente comprar mais uma mesa de 4 auxiliares. Pela mesma grana que você gastará, com mais algum esforcinho você troca sua mesa e não terá um sistema no "jeitinho brasileiro".

OFF: você sabe o ano de fabricação da sua mesa? O modelo dela parece bem antigo. Para ser sincero eu nunca tinha visto.
 
É possivel usar os oito canais com apenas esta mesa. Voce tem 4 auxiliares, o monitor auxiliar 5 e 6 mais os sub grupos. Voce não tera o controle ideal como nos auxiliares mais pode fazer a seguinte configuração.

Usar os quatro auxiliares
Usar subgrupos 1, 3, 5 e 7


abraço
 
HIDLOYOLA disse:
É possivel usar os oito canais com apenas esta mesa. Voce tem 4 auxiliares, o monitor auxiliar 5 e 6 mais os sub grupos. Voce não tera o controle ideal como nos auxiliares mais pode fazer a seguinte configuração.

Usar os quatro auxiliares
Usar subgrupos 1, 3, 5 e 7
Pelo que eu entendi do post, ele já faz isso atualmente e não está satisfeito.

ffsto disse:
Aux 1 - Vocais Femininos (Aqui estão usando compartilhados, por serem femininos as coloquei no mesmo auxiliar, mas a idéia é separar)
Aux 2 - Vocal Masculino (Violão)
Aux 3 - Vocal Masculino (Guitarra)
Aux 4 - Bateria
Subgrupos 1, 4 e 6 - Percusionista - Aqui eu coloquei os vocais no Sub1, as cordas no Sub4 e as percussões no Sub6. E para mandar para o PowerPlay uso a saída ST Out (Balanced).
 
gabriel_equalize disse:
Dar para fazer com 2 mesas, dá... Das origens (cabos do palco, ou multicabo, se tiver), você liga cabos em Y (profissionalmente o nome disso é SPLIT), levando cada "perna" do Y para uma mesa.
Mas o que você vai gastar com outra mesa + cabos em Y, você troca essa sua mesa por uma maior.

Nós temos uma medusa. Onde consigo mais informações a respeito do Split? Ainda não encontrei por aqui.

gabriel_equalize disse:
Reforçando o que eu disse acima, não compensa financeiramente comprar mais uma mesa de 4 auxiliares. Pela mesma grana que você gastará, com mais algum esforcinho você troca sua mesa e não terá um sistema no "jeitinho brasileiro".

As duas mesas são mais viáveis no momento por já termos as mesmas. A outra mesa é uma Behringer FX2442

gabriel_equalize disse:
OFF: você sabe o ano de fabricação da sua mesa? O modelo dela parece bem antigo. Para ser sincero eu nunca tinha visto.

Para ser sincero eu também nunca tinha visto esta mesa antes do antigo responsável por som substituir a Behringer que mencionei por ela, pois tinha mais auxiliares e subgrupos.
 
Prezados,
Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram neste tópico, a solução adotada foi fazer o Split, só que o mesmo não foi feito na medusa, foi feito na besa, o cabo Canon Macho que vinha da medusa, através de um Canon Fêmea tornou-se dois Canons Machos, sendo que um ia para uma mesa e outro para outra... até o momento está funcionando, não sei até quando, mas funciona. A solução ficou barata, com cerca de R$ 20,00 montamos 3 Cabos Canon e 1 Cabo P10

Gostaria de agradecer em especial ao gabriel_equalize pela dica do Split, a certeza é que não estou fazendo corretamente, mas temporariamente vai servir até conseguirmos verba para resolver definitivamente.
 
ffsto disse:
Gostaria de agradecer em especial ao gabriel_equalize pela dica do Split, a certeza é que não estou fazendo corretamente, mas temporariamente vai servir até conseguirmos verba para resolver definitivamente.

FFSTO,

A idéia do Split é essa mesmo um input virar 2 out, só q com um visual melhor, agora tente sempre comprar plugs e cabos de qualidade pois 80% dos problemas de áudio se concentram neles.

ficamos disponíveis para futuras duvidas.

8) 8)
 
Back
Topo