Igor Duan

New Member
Olá galera, sou novo por aqui e tenho uma dúvida tremenda.
Recentemente criamos um ministério de música em nossa igreja, somos 3 cantores, um baterista, um tecladista, um violonista, um guitarrista e um baixista e ensaiamos sempre com uma caixa amplificada multiuso Antera (imagina tudo isso ligado nela). O Som sai uma porcaria, distorce muito, por ter poucas entradas e não ter uma equalização individual por via é impossível fazer um ajuste fino principalmente nos microfones, guitarra e teclado ligados no mesmo canal. entre outros.
Depois de muita briga, o padre nos cedeu duas caixas Antera de 150 W cada e agora precisamos de uma mesa de áudio.
Como somos evangelizadores, tudo o que temos financeiramente são doações, então andei pesquisando por uma mesa de áudio que pudesse suprir nossas necessidades dentro de um valor máxino de R$1.100,00 reais. Foi aí que encontrei a Arcano Am-eq12 (imagem abaixo)
arcano.jpgarcano.jpg

Tenho pouca experiência com áudio, mas já estudei muito sobre o assunto e por ser músico à quase 10 anos sei diferenciar um som bom de um som ruim.

Minha dúvida é: É uma boa mesa para nosso ministério? Se não qual seria uma melhor opção?
 
Seja bem vindo!

Amigo, dentro da proposta que deseja (vi que sua escolha parte do preço e não do resultado final, não concordo com este tipo de escolha, mas fazer o que....) é um console que te atenderá, mas não terá qualidade, são mesas muito simples, abaixo até que das behringer de entrada, creio que pouca coisa acima das ciclotron....

Quanto ao resultado final (utilizar em sua caixa multiuso), não posso garantir que terá melhoras, pois a qualidade será limitada pelo elo mais fraco de todo sistema (basicamente não existe milagres.....).
 
Seja bem vindo!

Amigo, dentro da proposta que deseja (vi que sua escolha parte do preço e não do resultado final, não concordo com este tipo de escolha, mas fazer o que....) é um console que te atenderá, mas não terá qualidade, são mesas muito simples, abaixo até que das behringer de entrada, creio que pouca coisa acima das ciclotron....

Quanto ao resultado final (utilizar em sua caixa multiuso), não posso garantir que terá melhoras, pois a qualidade será limitada pelo elo mais fraco de todo sistema (basicamente não existe milagres.....).
 
É amigo, infelizmente não temos como partir do quesito melhor qualidade pois como eu disse, dependemos de doações para levar em frente nossa missão. Nao vamos mais usar a caixa multiuso, Nós iremos usar duas caixas Antera de um PA antigo da igreja. Elas são passivas e usam um módulo na oneal se não me engano de 150 w rms. Daí a necessidade de uma mesa de áudio urgente. Você conhece alguma outra alternativa na faixa de preço??
 
Temos uma Arcano arml-24 na nossa igreja(não é mais vendida), juntamente com uma dupla de caixas ativas arcano, foi comprado 6 caixas ativas e 4 subs arcano para 3 igrejas, graças a Deus nossa igreja já tinha sub novik, só ficamos com as altas. Os sub arcano, além de ser de fibra, simplesmente não tem CROSSOVER, o botão de corte é mais um TONE do que um corte. Já as altas tem um gabinete muito frágil, e o copinho de colocar um pedestal é moldado no próprio gabinete, se quebrar não tem como trocar sem trocar o gabinete todo.
Arcano basicamente é igual à Waldman, que são marcas imitadoras de outras como Behringer e Mackie.
Também já tive equipamentos waldman. Após essas "experiências" com marcas imitadoras fica uma dica: se não tiver dinheiro pra comprar o equipamento ORIGINAL, não compre a CÓPIA. Ou espera ter pra pegar o original, ou compra um mais simples de marca boa.
 
Olá!
Bem eu tenho a mesa Soundcraft Seleniun Sx 802FX, ja tenho uns 3 anos e se bem cuidada e bem utilizada, o som para o nosso ambiente esta para bom/otimo. Uso esta mesa Arcano as vezes de uma banda de um amigo, nao sei se foi mal cuidado, mas os fader dao un chiado, provável interferência do mar, moro no litoral. Comparando o som (uso um par de caixas ativas da Oneal opb1515) das duas, fico com a minha.
Mas nao sei o porque que mesmo deixando o master das caixas e a entrada do sinal em 50%, a mesa soundcraft o master fica em -10db e no fader do canal bem fechado e ganho 0db tambem, mas o som sai alto para caramba (e bom) , mas na Arcano o fader fica tudo no 0db e ainda fica baixo e aberto quase todo o ganho.
O meu uso é mais sonoplastia no teatro e som mecanico, mas a mesma banda ensaia no nosso espaço com os equipamentos, ora com os meus ora utilizando a mesa deles, mas usando as nossas caixas. E o som é bom, mas so ha este problema dos ganhos.


Ate mais,

Vladimir
 
Da Arcano, a melhor mesa é a a ARM-MXBR.

http://produto.mercadolivre.com.br/...o-arm-mxbr-usb-igual-xenyx-2442-behringer-_JM

Também toco na igreja e vai por mim, compensa você juntar o dinheiro e comprar uma mesa já digital de baixo custo como a XR-18, do que mesas analógicas. Pegue a grana que tem e faça ações de rifa e etc pra aumentar a grana, pessoal da igreja sempre ajuda, assim vc vai conseguir grana pra ter um equipamento de melhor qualidade!

Abraço
 
Da Arcano, a melhor mesa é a a ARM-MXBR.

http://produto.mercadolivre.com.br/...o-arm-mxbr-usb-igual-xenyx-2442-behringer-_JM

Também toco na igreja e vai por mim, compensa você juntar o dinheiro e comprar uma mesa já digital de baixo custo como a XR-18, do que mesas analógicas. Pegue a grana que tem e faça ações de rifa e etc pra aumentar a grana, pessoal da igreja sempre ajuda, assim vc vai conseguir grana pra ter um equipamento de melhor qualidade!

Abraço

Cara, mesa digital para mim ainda não é uma opção, é muito mais avançada do que meus conhecimentos básicos de som(conhecimentos que aprendi de forma autodidata) e o preço é muito acima do nosso financeiro.

Não sei de que igreja e cidade você é, mas aqui infelizmente nós não temos apoio. Foi uma luta para conseguirmos as caixas, que não eram mais usadas, p começar - mos a criar nosso estúdio de ensaio.
Então fica muito inviável, mas valeu a dica. ;)
 
Olá!
Bem eu tenho a mesa Soundcraft Seleniun Sx 802FX, ja tenho uns 3 anos e se bem cuidada e bem utilizada, o som para o nosso ambiente esta para bom/otimo. Uso esta mesa Arcano as vezes de uma banda de um amigo, nao sei se foi mal cuidado, mas os fader dao un chiado, provável interferência do mar, moro no litoral. Comparando o som (uso um par de caixas ativas da Oneal opb1515) das duas, fico com a minha.
Mas nao sei o porque que mesmo deixando o master das caixas e a entrada do sinal em 50%, a mesa soundcraft o master fica em -10db e no fader do canal bem fechado e ganho 0db tambem, mas o som sai alto para caramba (e bom) , mas na Arcano o fader fica tudo no 0db e ainda fica baixo e aberto quase todo o ganho.
O meu uso é mais sonoplastia no teatro e som mecanico, mas a mesma banda ensaia no nosso espaço com os equipamentos, ora com os meus ora utilizando a mesa deles, mas usando as nossas caixas. E o som é bom, mas so ha este problema dos ganhos.


Ate mais,

Vladimir
Opa amigo, dando uma olhada nas mesas Soundcraft, vi essa mesa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753453710-mesa-soundcraft-sx1202fx-usb-com-efeitos-e-usb-_JM

Acho que vou investir nela. Vlw a Dica
 
Seja bem vindo!

Amigo, dentro da proposta que deseja (vi que sua escolha parte do preço e não do resultado final, não concordo com este tipo de escolha, mas fazer o que....) é um console que te atenderá, mas não terá qualidade, são mesas muito simples, abaixo até que das behringer de entrada, creio que pouca coisa acima das ciclotron....

Quanto ao resultado final (utilizar em sua caixa multiuso), não posso garantir que terá melhoras, pois a qualidade será limitada pelo elo mais fraco de todo sistema (basicamente não existe milagres.....).

Ai amigo, dando mais uma pesquisada achei essa soundcraft:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753453710-mesa-soundcraft-sx1202fx-usb-com-efeitos-e-usb-_JM

Você acha melhor investir nela do que na arcano ou numa behringer Xenyx Qx1222?
 
Ola!
De todas, iria com a indicação do biritonio. Esta soundcraft é a original. A minha soundcraft tem um sobrenome: selenium, que é uma prima nacional.
Mas vai muito longe do seu orçamento.
Mas tente pegar a soundcraft original.


Ate mais,

Vladimir
 
Behringer muito superior a soundcraft Sx , tem que ser Efx que tem sonoridade
ainda melhor que muitas yamahas xu novas. Fuja da Sx !!!
 
Última edição:
concordo com o @biritonio , EFX pode ir sem medo, SX é horrível!

Quanto a linha XU da Yamaha, ela melhorou muito, mas muito mesmo com relação as MG normais....
 
Da Arcano, a melhor mesa é a a ARM-MXBR.

http://produto.mercadolivre.com.br/...o-arm-mxbr-usb-igual-xenyx-2442-behringer-_JM

Também toco na igreja e vai por mim, compensa você juntar o dinheiro e comprar uma mesa já digital de baixo custo como a XR-18, do que mesas analógicas.
Infelizmente mesa digital não é a realidade orçamentária, nem de necessidade e nem técnica da maioria das igrejas, ainda mais essa XR18, que depende de conhecimentos mínimos de informática, e não apenas de áudio, não é pra qualquer um. Eu estou muito inclinado em substituir a Arcano da igreja por uma xr18 ou uma x32 producer, porém fico imaginando quando eu não estou lá ou, se por alguma ocasião, me mudar da cidade. Conheço muitos operadores de som que não trabalham com mesa digital com a mesma agilidade que trabalham na analógica.
O ideal é que houvessem mais opções de mesa digital acessíveis, com menos canais e bom pacote de recursos como essa linha xr, até mesmo uma xr6/8 com superfície de controle (nem precisaria fader motorizado). Só o fato de ter compressor/limiter/eq para cada canal de entrada e saída, já faz diferença em muitos casos de uso.
 
Atualizando as Coisas aqui.
Nosso P.A"zinho" ta contando com
2 Caixas Antera TS 500 Que Oferece Lindos 250 w cada uma. Gostei muito da qualidade delas, apesar de ter um agudo da faixa de uns 10 k p cima muito estridente.
1 Amplificador Studio R de 2000 w a 2 Ohms
1 mesa de som emprestada bem precaria de uma tal de starmix (eu acho) que só tem 5 canais funcionando e quando o master chega em 0db começa a chiar.
2 Mic sem fio Tsi Ud 1000 que estamos pensando em negociar.
1 Mic com fio dinamico que não me recordo a marca. Não é nada bom, mas p quem não tem nada, serve!
Vamos às dúvidas:
Quando Peguei as Caixas estavam totalmente brancas de poeira. passei pano umido quase seco em todas e depois retirei a grade de proteção do falante e fiz o mesmo com eles. o Problema é que o falante continuou imundo. Dei uma olhada na net e a resposta que encontrei foi "nuggets" em várias páginas, tanto de som profisional, quando de som automotivo. Fui lá e passei com bastante cuidado e uma quantidade bem mínima para não prejudicar o cone de papel, uma, duas, três vezes, para que ficasse com um bom resultado. Depois, fiz uma capa para proteger de poeira e as guardei. No outro dia testei e tudo em ordem. Só quero saber se o procedimento foi correto. Pode Passar nugget?
Uma coisa que percebi é que no canto do cone, existe uma parte que está muito frágil, quase querendo rasgar(talvez pelos seus quase 7 anos de uso), olhei no fabricante mas eles não dizem que autofalante é usado. E agora, se rasgar o que devo fazer?
Sobre o Amplificador, só tenho uma dúvida. Ele é 220V. Como no nosso local de ensaio só tem 110v, posso ligar ele em 110v p ele ficar com a potencia reduzida?
Os mics sem fio tsi são até que razoáveis, mas um deles está com aquela parte de cima (acho que se chama globo) amaçada devido a uma queda. Dá de trocar? Fora isso, aquela borracha da antena foi arrancada das pontas e o fio da antena de ambos os transmissores estão expostos em seus ultimos 3 cm. Qual valor eu compraria eles nessa situação?
O melhor seria comprar esse tsi nessa situação ou investir em um kadosh Kdsw 482?
Sobre a mesa. Mesmo perdendo em qualidade, acho que teremos de ficar com a Arcano pois vamos precisar de uma de 16 canais ja que ela vai ser usada p varios mics em nossos espetaculos teatrais de nosso grupo de artes tbm e não mais apenas para o ministério
z2b.jpg
Amplificador

TS-500.jpg
Caixa
-produtos-52-000352-000352_ampliada.jpg
Mic Tsi

866501-MLB20346654597_072015-Y.jpg
Mic Kadosh
 
Infelizmente mesa digital não é a realidade orçamentária, nem de necessidade e nem técnica da maioria das igrejas, ainda mais essa XR18, que depende de conhecimentos mínimos de informática, e não apenas de áudio, não é pra qualquer um. Eu estou muito inclinado em substituir a Arcano da igreja por uma xr18 ou uma x32 producer, porém fico imaginando quando eu não estou lá ou, se por alguma ocasião, me mudar da cidade. Conheço muitos operadores de som que não trabalham com mesa digital com a mesma agilidade que trabalham na analógica.
O ideal é que houvessem mais opções de mesa digital acessíveis, com menos canais e bom pacote de recursos como essa linha xr, até mesmo uma xr6/8 com superfície de controle (nem precisaria fader motorizado). Só o fato de ter compressor/limiter/eq para cada canal de entrada e saída, já faz diferença em muitos casos de uso.

Falando do meu caso, nunca tive experiência com mesas digitais antes da XR-18, mas te garanto que não volto pra Analógica. Exemplo é que nosso pastor é bem exigente com a equalização de se microfone (qual não é ..rsrs), na analógica sempre era um baile, pois sempre alguém mexia, ia limpar ou a mesa não segurava a mesma EQ. Com a XR-18, equalizei do jeito que ele queria, salvei a configuração, então sempre carrego a mesma EQ e pronto, problema resolvido.

O problema é que as igrejas, falo pela minha vivencia, as vezes pensam em apagar incêndio e não no longo prazo. A quantidade de recursos e funções que uma XR-18 oferece, aliado ao seu preço, elevam e muito, seu custo benefício, fora a durabilidade. Demos muita sorte porque compramos nos USA e não fomos taxados, logo ela saiu por R$ 2.300,00. Mas aqui no Brasil, é possível achar por 4 mil, mas pela qualidade, durabilidade e tendencia de mercado e uso, compensa e muito pegar uma mesa digital.

Se colocar um computador em local fixo, um mesário de analógica conseguirá trabalhar tranquilamente com ela, a única coisa que estou 'penando' é pra gravar multipista nela, mas jajá descubro. É a mudança de cultura que todos nós precisamos passar.
 
Se colocar um computador em local fixo, um mesário de analógica conseguirá trabalhar tranquilamente com ela, a única coisa que estou 'penando' é pra gravar multipista nela, mas jajá descubro. É a mudança de cultura que todos nós precisamos passar.
Com certeza, como eu disse, só pelo fato de uma mesa digital básica ter quatro ou cinco bandas de eq com três bandas paramétricas, mais correção de dinâmica por canal, e vários recursos disponíveis em casa saída e auxiliar já se torna mais barato que comprar o mesmo nível de equipamento analógico.
Nossa sede foi reformada e renovou o som (Vertical Meteoro), seria a primeira a ter uma mesa digital (com direito a curso), porém os operadores preferiram uma MGP24 Yamaha, por questão de conformismo mesmo. Pra evoluir é preciso encarar novos desafios, vai ser o jeito comprar uma xr18 pra mim mesmo e deixar um tempo na igreja pra ver a aceitação.
 
Com certeza, como eu disse, só pelo fato de uma mesa digital básica ter quatro ou cinco bandas de eq com três bandas paramétricas, mais correção de dinâmica por canal, e vários recursos disponíveis em casa saída e auxiliar já se torna mais barato que comprar o mesmo nível de equipamento analógico.
Nossa sede foi reformada e renovou o som (Vertical Meteoro), seria a primeira a ter uma mesa digital (com direito a curso), porém os operadores preferiram uma MGP24 Yamaha, por questão de conformismo mesmo. Pra evoluir é preciso encarar novos desafios, vai ser o jeito comprar uma xr18 pra mim mesmo e deixar um tempo na igreja pra ver a aceitação.

Poxa, recusar o curso é tenso hein?! kk

Bom por ser filho de pastor e estar na igreja desde que nasci já vi muita coisa e sei que boa parte de operadores de mesa são um pouco resistentes a mudanças e teimosos. A tecnologia atual e o ciclo de desenvolvimento, não nos permite ficar mais acomodados, digo, que mesa digital deixou de ser futuro e já é realidade, em breve mesas analógicas perderão a vez, até pelo fato de custo de produção mesmo.
 
Back
Topo