Mesa de som x gano

André Paiva

New Member
Está é minha primeira oportunidade para apresentar uma dúvida. Desde já agradeço o apoio de todo.
Então:
quando "alinhamos" o knob do ganho (canal de microfone/conector xlr) na mesa de som, normalmente estamos regulando o nível do sinal (a tensão da corrente elétrica) que chega do microfone, buscando assim o nível nominal de trabalho, aquele onde o aparelho trabalha melhor. Minha dúvida: se tudo que foi dito se opera eletronicamente (com a corrente) e dentro da mesa de som, pela lógica, esse ajuste não deveria afetar a fonte (microfone). Mas, na prática, o que acontece é que aumentando-se o ganho, o microfone torna-se "mais sensível", com o aumento a área de captação. Há também o aumentando do risco de ocorrerem microfonias indesejadas. Poderiam explicar?
 
ola boa tarde...

vou dar minha opinião....

Aumentando ou diminuindo o ganho, não fará o microfone ficar mais sensível se aumentar ou menos se diminuir, a sensibilidade continuaria a mesma, o que ocorrerá é o aumento do volume da captação, ou seja, com o ganho baixo algum ruido não aparecerão, mas estão sendo capitados na mesma capacidade do microfone, aumentando o ganhos aí irá aparecer os ruídos, não quer dizer que o mic ficou sensível, foi o seu volume que alterou.

mais isso nada como uma boa estrutura de ganhos que não possa ajudar e te rum controle legal.


obs: aos entendido, se disse alguma besteira, me corrijam por favor.
 
Back
Topo