MEU PRIMEIRO PA - TENHO MUITO A APRENDER

Qual a sua pretensão de público, pois em ambiente fechado você atende umas 200 pessoas numa boa com os amplificadores que vc já tem!
Qual o problema com suas 12"+TI? São Snake, falantes excelentes! Pra vc ter uma idéia eu uso o ESV610 em duas tree way e nos subs 4 T18 e mesmo as tree way sendo de 10 polegadas não ficam devendo nada! Uso elas com falantes de 4 ohms e divisor passivo (trabalham em full range) e pra alimentá-las uso um NA3300. Isso diminui custos (menos um amplificador) e dá um bom resultado!
Com o NA6600 você pode alimentar 2 subs também de 4 ohms e vai dar um bom rendimento, dando pra atender de 200 a 300 pessoas numa boa (a depender do ambiente).
Minha sugestão para os subs são:
opção1 : meia sb (cubinhos) de 18" - opção mais barata e para ambientes fechados dá um bom rendimento
opção2 : band pass 6ª ordem - tipo a Antera LF1000, dá um rendimento legal mas fica um pouco mais cara pra montar e mais difícil de ajustar
opção3 : T18 - é a que eu uso mas para ambientes fechados não dá uma diferença tão grande das outras (rende mais e ambientes abertos) e de longe a mais complicada de montar.
Se eu fosse vc montava os cubinhos (meia sb) com bons falantes e posteriormente, quando precisar de mais som, basta aumentar a quantidade a adicionar mais um 6600!
 
Qual a principal vantagem de se usar drives de garganta 2 polegadas. O corte mais baixo?? Mais potencia?? Mais resistentes??
Você ficou devendo a quantidade de público que pretende atender e respondendo à pergunta: todas as 3 mas tem uma pegadinha aí: eles são um pouco mais deficientes nas altas e para o que vc quer acho qua não há necessidade!
Sobre usar 2x12" pra ter mais grave, é melhor usar 1x12" e um pequeno sub.
Antigamente nas festas pequenas usava tops de 15", hoje uso tops de 10" e um pequeno sub de 15". Muito mais som, qualidade e facilidade de transportar!
 
Oi pessoal... Como a propria Nashville falou, qualquer amplificador pode ser ligado em bridge, a coisa fica mais facil quando os amplificadores possuem entrada balanceada....

Um exmplo de ligação:

basta ligar um dos canais normalmente e o outro você inverte os pinos 2 e 3 do cabo.

canal A canal B

Entrada
[GND] 1 - 1
[ + ] 2 - 3
[ - ] 3 - 2
Saida

+ -

Lembrando que impedância de saida vai ser a impedância minima dos dois canais somados.
Outra coisa, como a propria Nashville falou este tipo de ligação em amplificadores que não possuem sistema dedicado de ligação em bridge pode ser instavel.
 
bom dia estou montando um P.A e gostaria de saber o seguinte:
tenho este itens
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.amazon.com/gp/product/B003P198Q8/ref=oh_details_o04_s00_i00">http://www.amazon.com/gp/product/B003P1 ... 04_s00_i00</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.amazon.com/gp/product/B0002Z82LM/ref=oh_details_o03_s02_i00">http://www.amazon.com/gp/product/B0002Z ... 03_s02_i00</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.amazon.com/gp/product/B003EHT3UY/ref=oh_details_o04_s00_i00">http://www.amazon.com/gp/product/B003EH ... 04_s00_i00</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ebay.com/itm/Alesis-multimix-8-mixer-recorder-all-in-one-/120976444646?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1c2ac20ce6#ht_534wt_1139">http://www.ebay.com/itm/Alesis-multimix ... 534wt_1139</a><!-- m -->


e estou quero monta com as caixas line
alguem poderia me ajudar
 
ola amigo pode me ajudar
tenho uma potencia staner 800s e quero troca la por uma
Pa 1800x Cygnus!! sera que a Pa 1800x Cygnus e mais forte q essa staner 800s????
 
estou começando a montar um pa. segue minha configuração 04 sub 18 800 oversound 8 ohms que pretendo colocar em caixa individual dutas ou t 18. 04 15 pw5 de 350w 8 ohms selenium no qual sera duas line de grave. 08 8 pw3 de 125w 8 ohms selenium sendo 04 line com dois 8 mais um driver d 220 ti de 80 w . ja comprei os sub 800 agora vou comprar o retante dos falantes para fazer as caixas minha maior duvida sera com as potencias certas para esses falantes. e a montagem dos divisores para as caixas se alguem quizer me dar alguma ideia sera muito bem vinda.obrigado
 
Sandro

Sei o quanto é difícil escolher caixas acústicas, principalmente quando se é caixas clones. Eu sempre digo que caixa T-18 é para quem não tem muita grana e precisa de um ótimo rendimento. Foi por isso que eu escolhi elas pra meu PA. Já usei 2, 4, 6 e 8 em diferentes tipos de eventos. Fiz som mecânico, voz e teclado, DJ, religiosos, banda completa (bateria microfonada, teclado, guitarra, baixo, percussão e etc). Duas caixas apenas para fazer tremer um lugar? com certeza dependerá do ambiente em que elas estiverem.

Agora tenha certeza de uma coisa: duas meia SBs nunca darão o mesmo rendimento de duas t-18!

Quanto ao falante, eu uso as minhas com 18.2-600 mas acho melhor com o sub 800.
 
E ai cara, blz? Notei que o seu sistema não tem terra. Se eu fosse você, eu aterraria o seu sistema, protegeria seus equipamentos, você e as pessoas ao seu redor. Abraços!
 
Então galera de Deus!
Me explica direitinho esse negocio de ligar o Nashville ou qualquer outro amplificador em brigde pois pretendo comprar uma Nashville 2200 para um pequeno sub de 15'' com o falante Snake ESV 615?

Deus abençoe.
 
Sandro_Alves disse:
Gabriel SNZ disse:
[*]

E aí posso ligar o meu NA 6600 em bridge e jogar os 1600 em um sub e "dormir sossegado" ?

Caso positivo como ficaria a polaridade?
o positivo do canal 1 seria o positivo da bridge. E o positivo no canal 2 seria o negativo da bridge??

Olá Sandro Alves!
Deicha eu tirar uma duvida, vc vai alimentar as duas T18 com sub 800 utilizando o NA6600?
Gostaria de saber, pois estou numa situação parecida com a sua amigo, e queria saber se ja fez a ligação,
e se ficou bom?

Obrigado!
 
AMIGOS TAMBEM ESTOU MONTANDO UM SOM TENHO 02 CAIXA T18 COM SUB DE 800W RMS 8ohms. COMO FAÇO PARA LIGAR AS CAIXAS EM PARALELO, MEU AMPLIFICADOR E 01 MARK AUDIO MK 3.0 3000W EM BRIDGE 4ohms. QUAL A MELHOR FORMA DE LIGAR AS CAIXAS.
OUTRA COISA, ESSE MARK AUDIO MK3.0AMPLIFICADOR E BOM?
 
Sandro_Alves disse:
Galera ainda não terminei de montar os subs. Depois de montados aí sim vou me preocupar com a amplificação e posso postar opinioes...

Sobre o lance da bridge vejamos se eu entendei:
Como o NA6600 não possui a tal "chavinha" na traseira, eu tenho que fazer a inversão da polaridade que entra em um dos canais externamente, confeccionando um cabo invertido especial para meu uso
Meus falantes são de 8 omhs e não pretendo usar 8 caixas, ae fico com dificuldades em conseguir casar potencia\impedancia que me ofereça um pequeno headrom com um bom custo beneficio. Ja fiz inumeras contas e estou cansado de ler pdf de amplificadores e nenhum entrega grandes potencias em 8 ou 4 ohms. Então percebi que a solução mais barata seria apelar para a bridge ou falantes de 4 ohms. Por isso nao "desencanei" (como a Studio R diz) do esquema bridge.

Se eu estivesse com problema de casamento de impedância na NA 6600 simplesmente utilizaria a menor porque as NA identificam a impedância na saída e só liberam o potencia que gere no máximo 3% de distorção. (isso foi o que entendi sobre as NA caso esteja errado a Nashville me corrija)
 
Studio R disse:
Nasrodrigo,

Se eu estivesse com problema de casamento de impedância na NA 6600 simplesmente utilizaria a menor porque as NA identificam a impedância na saída e só liberam o potencia que gere no máximo 3% de distorção. (isso foi o que entendi sobre as NA caso esteja errado a Nashville me corrija)

Não entendemos bem o que quis dizer, mas nos parece que está confundindo coisas e conceitos diferentes. O limitador de potência e distorção é uma coisa. O sistema de proteção contra baixas impedâncias é outra. Não se deve submeter um NA 4 ohms a impedâncias muito (existe uma tolerância) inferiores a 4 ohms em nenhuma condição. Isso pode, inclusive, levar ao funcionamento incorreto dos demais sistemas de proteção.

E o sistema de limitador de distorção se auto-regula conforme a tensão da rede quando está está muito alta ou baixa, e não em função da impedância em casos onde esta se encontra abaixo das recomendações do manual.

Grande abraço!

Pensei que em brigde poderia usar um falante de 4 ohms mas sempre com atenção redobrada para não abrir o volume demais e ficar sempre de olho no limeiter!

Outra duvida: Em brigde qual dos comandos de volume utilizo?
 
Sandro_Alves disse:
Pessoal, to montando 2 T18. Ja comprei os gabinetes e os falantes. Vou usar Oversound Sub 800.
Agora na fase de montagem me deparei com alguns "problemas" para prender os falantes.
Não sei se sou exagerado, perfeccionista,rsrrs mas gosto de fazer as coisas para durar e evitar manutenções com certa frequencia.
me deparei com a seguinte situação:
Achei a aba de fixação da carcaça do sub800 extremamente curta. Custava fazer um pouco maior...
Meu gabinete tem as medidas corretas e o furo do falante tem aproximadamente 425 a 430 mm de diametro. Coloquei o falante com o ima para dentro para fazer a marcação dos furos e depois vira-lo para posição definitiva.O falante encaixou certinho ,sem folga. Marquei os furos e quando tirei o falante, percebi que os furos ficam extremamente na beira da madeira.
Me passa a impressão que vai rasgar, não vai aguentar um falante sub pesado. Ainda mais carregando a caixa para baixo e pra cima na carroceria.

Meus planos não era usar parafuso de madeira comum, mas sim retirar a alça lateral da caixa, assim tenho acesso a toda camara interna do falante e assim posso segurar com uma chave e usar (parafuso + arruela de pressão + porca) atravessando de um lado para o outro. Ia ficar super firme. mais a marcação do furo ta muito na beirada parece que vai rasgar a madeira.

Pessoal que usa essa caixa pode me dar umas dicas?? seus falantes apresentam folga com o uso e transpote??? Usam o que para prender? parafuso madeira comum, porca garra?

Ficaria grato, em trocar ideias para fixar o falante de forma confiavel e esquecer ele lá de vez... Grato

Somos dois amigo, a começar a trabalhar com as T18, estou com 8 gabinetes, aguardando uma encomenda da snake HPX2180 mas os de 4 ohms pra casar legal as 8 com duas X8, cada canal cuidando de 2 T18.
Se o seu falante ao marcar a furação não ficou com folga alguma, estranho é ao retirar o mesmo, as marcações, ficarem quase fora da madeira, isso deveria ocorrer, se o falantes ficasse pouco folgado (dificil imaginar defeito nos furos de um oversound...acho que alguma folga em pelo menos um lado deve ter dado), já vi uns projetos cópias com esse erro de diâmetro do furo bem maior e aí, é morte pra caixa, e somente um reforço nesta madeira para resolver, alguns projetos para atender acima de 1000 rms, já reforçam a espessura desta base.
Os melhores projetos cópia das T18 são os que não precisam virar o falante para a marcação, pois é feito um pequeno rebaixo na madeira, coisa de mm, (espessura maior nesta base) para encaixar certinho o falante, basta apenas girar e escolher onde fixar, e pelo visto nem o meu nem o seu, é assim :(

Quanto a fixação eu recomendo parafusos allen com porca/garra, assim não irá precisar fixar segurando lá dentro para o aperto, a porca/garra já faz esta função, mas vai precisar realmente de pelo menos que o espaço atenda todo o diâmetro da porca/garra, senão pode ter problemas e ficar enclinado forçando realmente a parte mais fragil da madeira, aí então uma porca simples e menor deve ser mais eficiente, o ruim realmente será segurar la dentro para o devido aperto, de resto a eficiência será a mesma.

Quanto a folga de uso e transporte, como estou começando a usá-las, me falta a experiência, mas imagino ser como qualquer caixa acustica, desde que bem feita e montada.

Esta T18 num teste perdeu apenas para a W-horn, mas deixou uma SB850 com dois falantes no chinelo

Abração :wink:
 
Sandro_Alves disse:
Deig
Nenhum das marcações do furo chega a cair no buraco do falante, mas creio que falta muito pouco.
Se eu usar um parafuso de 4mm por exemplo vai sobrar uma beirada de praticamente 2mm para rasgar emendando com o furo do falante.
O problema é que visualmente esse modo de prender "não esta me passando uma confiança legal" diante do peso do falante e a pressão aplicada quando em funcionamente, Entende...

Agora porca garra ou parafuso + arruela de pressão + porca; para mim tanto faz, pois o acesso a camara interna é facil, tirando a alça lateral vc consegue alcançar facilmente qualquer porca para segurar com a chave.

Ja estou pensando ate numa solução mais radical kkk. fazer um travamento interno usando barra chata de ferro por tras da madeira da parte interna da caixa.
vai aumentar umas "gramas" mais acaba o mundo e não solta.

Valeu Deig . ate mais. Depois posto a solução encontrada.

Beleza amigo, gostei desta sua ultima idéia, algo me veio na cabeça aqui tambem, depois posto, meio trabalhoso.
Abração
 
Sandro_Alves disse:
Beleza Deig... ja recebeu os HPX? Montou nas T18?

Cara eu fiquei muito preocupado com a furação do falante, aquele lance dos furos muito na beira na madeira me passava a impressao que ia dar folga ja no primeiro transporte.

Então tomei a decisão de fazer o tal reforço interno ou "gambiarra" para ficar mais garantido a fixação.
Usei barra chata de ferro (soldada em forma de "C") + parafusos sextavados + porca autotravante. Ficou muito firme.
Umas fotinhas... Falta ainda montar a outra caixa e colocar pra tocar.
Abraços

caixat18.jpg


caixat182.jpg

Ficou bom hein! Vou ver aqui se será preciso...talvez para nao ter que soldar chapas, acho que uma chapa chata para cada furo com 3 pontos de fixação onde um é o do falante devem atender, mas sua idéia foi bem bacana...se eu tivesse maquinario para isso faria um aro maior que atendesse a fixação, mas deve encarecer demais mandar fazer, mas ainda acho que aqui comigo nao será necessário, mas nada melhor do que uma bela prevenção do que manutenção...hehehe

Chegaram sim, pego amanhã 4 de 4ohms e 4 de 8ohms, e depois bora para os testes.
Depois de decidido fecho mais 4 unidades.

Os testes serão com as StudioR Z7, um pequenino headroom, mas o projeto mesmo é bater eles com duas X8 ainda nao fechadas com a loja, aí sim 100% de potência a mais.

Vamos se falando Sandrão!
Abraço
 
Eu sei bem o que elas falam com 500 rms, pois estava brincando antes de pegar os snake com os WPU de 450rns que nem sub são e sim woofers, e a historia foi bem diferente das meias SB que eu usava eles, 4 também, só na mudança de gabinete para as T18, a coisa mudou da água pro vinho...rsss, e a frente disso nada mais nada menos que um EPX3000 da Beringela, que para estes subs dava conta, também cortando em 120hz com um DCX sem limitar nada.

Agora estava vendo as Z7, nao sera um headroom tão baixo nao, 3300 por canal em 2ohms, com isso cada snake recebe 1650 rms, não é o dobro mas já deve fazer diferença, mas incomparável com a tecnologia da linha X8, dando 2000 rms pra cada snake, realmente será de arrancar as telhas dos vizinhos...rsss

Hoje consegui montar apenas 2 T18, parafusos Alen de aço com roelas e porca/trava e pelo que pude conferir não precisou mais nada na fixação, 8 pontos fixos e sem perigo de arrebentar.
Tão logo termine, posto o resultado, só faltam 6 ...rsss...trabalheira!!!

Abraço
 
Atenção mestres hehe.. Tenho uma NA2200 Nashville antiga, e queria saber se ela empurra 2 caixas Sp4 (2 alto-falantes, 1 driver de médio, 1 super tweeter ) no total de 650w cada caixa.. Sei que as caixas têm muito mais Watts do que os canais dessa potência oferecem.. mas msm não saturando o amplificador isso é perigoso para ele? Mt obrigado!
 
preciso muito de uma opinião. estou com um som pela metade e preciso de opiniões para continuar a motangen sem cometer erros temho ate agora 4 t 18 com sub 800 oversoud em fase de acabamento copia do projeto que peguei aqui. tenho dois falante wpu1509 de 450w para vias dos graves e 6 8wp3 de 125w para usar junto com 6 driver ti 220 tambem comprei um processador dbx drive rack pa+.minha duvida e posso usar os driver ti com os falantes de 8 com divisor passivo. assim ficaria uma potencia os quatro de 18 uma potencia os dois de 15 uma potencia os 8 e driver. outra pergunta proximo ao meu local de trabalho tem uma fabrica de amplificadores sera que os modelos deles seriam compativel com as minhas caixa. <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.taiga.ind.br/">http://www.taiga.ind.br/</a><!-- m --> . grato de alguem puder me ajudar pois ja andei comprando peças que não vou poder utilizar.
 
Back
Topo