Mic sem fio com chiado

Tiago

New Member
Bom dia
Temos lá na igreja um microfone sem fio meio antigo, a base dele tem uma saida P10 para a mesa.
Na mesa antiga era só ligar um cabo P10 P10 que ele funcionava perfeito mas agora a minha mesa tem entrada balanceada então eu fiz um cabo P10 - XLR.
Fiz a ligação no con. XLR pino 1 e 3 juntos como manda a ligação mas quando ligo o mic na mesa fica um chiado de vez em quando principalmente quando aumento o knob do agudo o chiado fica mais perceptivel ainda.
Se eu ligo o cabo em alguma entrada do phanton power o chiado é ainda maior !!!! um colega mandou ligar na entrada LINE da mesa P10 - P10, eu liguei mas dai não sai som nenhum.... alguem saberia me dizer o que está acontecendo?
 
Tiago disse:
Se eu ligo o cabo em alguma entrada do phanton power
Não faça isso (ao menos com o PP ligado). Phantom power trafega pelos pinos 2 e 3 (positivo) e 1 (negativo). Ao jumpear 1 e 3 vc causa um curto-circuito.

-------------------------------


Que tipo de chiado é esse? Típico hiss (aquele ssssss de fundo)?
Com certeza não tem nenhuma ligação com a recepção do sinal do transmissor?


Outra coisa p/ verificar é que embora a saída do receptor do mic seja P10, ela pode ser balanceada (precisando de plug TRS). Veja se é o caso. Se for, monte um cabo P10 TRS-XLR, sem jumpear nada, conectando tudo normalmente (Tip-2; Ring-3; Sleeve-1).
Qual é o sistema de mic?
 
o mic é um CSR antigo de 2 microfones na base...... eu só uso um e a capsula dele até já foi trocada, ele é na verdade um quebra galho....
 
Deixe-me adivinhar:

Você tinha uma ciclotron com prés horríveis que não tinham agudo. Trocaram a mesa por uma que tem prés melhores e o chiado que sempre existiu foi ampenas amplificado...
 
Sim, mas saimos de uma basiquinha pra uma ambw ..... foi isso que o dinheiro deu já que tivemos que comprar caixas de som, ampli, cabos plugs e mesa..... e é isso mesmo quando vamos dar mais agudo o chiado aumenta....
O defeito é no mic CSR ?
Ontem eu mudei o cabo: fiz assim plug XLR na mesa e plug P10 estereo na base do mic,( antes estava plug XLR e plug P10 mono) o chiado praticamente sumiu, apenas quando aumento o knob do agudo o chiado aumenta!!! e tem um outro chiado que aparece quando movimento o mic proximo as caixas de som... um chiiiiiiiii e some depois....sei lá tbm o que seria isso... e olha que as caixas estão em cluster ....
 
Tiago disse:
Ontem eu mudei o cabo
Calma, vc tem que consultar o manual e ver se é aplicável a seu mic.

TSA disse:
Que tipo de chiado é esse? Típico hiss (aquele ssssss de fundo)?

Tiago disse:
e tem um outro chiado que aparece quando movimento o mic proximo as caixas de som... um chiiiiiiiii e some depois
Some só quando afasta o mic das caixas, ou some depois de algum tempo mesmo mantendo o mic próximo?
 
Cara nem manual existe mais....infelizmente

quanto ao chiado ele aparece dependendo da posição dele quanto a caixa, a gente movimenta o mic e o chiado aparece e some: um chiiiiiiiiiiii ..... as caixas estão em cluster...

o outro chiado fica maior quando aumenta o agudo na mesa.......
 
Tiago disse:
um chiiiiiiiiiiii
Quanto a esse aí, não sei o que dizer.
As caixas são amplificadas ou passivas? Talvez seja algum tipo de interferência do transmissor sobre elas.

E eu não entendi bem o que representa chiiiiiii. É um som estridente? Parecido com microfonia (de agudos)? Ou parece mais com ssssssssssss?

Faça um teste: ligue o sistema de som, inclusive o mic problemático. Então, deixe fechado o volume do mic (pode ser pelo receptor ou pelo mixer) e abra o volume das caixas normalmente, como se fosse usar o som. Depois aproxime o mic delas, e veja se os chiados ("chiiiii", como vc disse) aparecem. Se aparecerem, aposto em interferência do transmissor nas caixas. P/ confirmar de vez, desligue o receptor do mic, mantendo o transmissor ligado e perto das caixas.


Faça o teste e volte p/ contar.



Tiago disse:
o outro chiado fica maior quando aumenta o agudo na mesa...
Típico hiss. Atribuo isso à falta de qualidade do mic, mesmo. Considerando-se que é um CSR, e ainda antigo...
Ou então, a estrutura de ganhos tá mal ajustada. Isso só acontece, absolutamente, com esse mic?
 
estou aproveitando este post para perguntar ,tenho um microfone Shure sem fio quando ligo ele , fica chiando nas caixas ,desliguei o mic ainda continuou o chiado desconectei a base o chiado ainda continuou mutei o som do canal do mic na mesa ai sumiu o chiado será que o problema está no cabo ?
 
estou aproveitando este post para perguntar ,tenho um microfone Shure sem fio quando ligo ele , fica chiando nas caixas ,desliguei o mic ainda continuou o chiado desconectei a base o chiado ainda continuou mutei o som do canal do mic na mesa ai sumiu o chiado será que o problema está no cabo ?
Tenta testar o canal da mesa com outro instrumento/mic, pode ser até que seja o canal.
 
Back
Topo