Microfone Invisível com bom custo x benefício

Rogerio N.

Member
Oi galera!

A muito tempo postei algumas coisas no fórum, mas a muito tempo não o acessava. Mas, recentemente comecei a pesquisar bastante, pois estou planejando com a igreja na qual sou membro várias melhorias para o som e para o culto em si.

Dentre essas pesquisas, estava um item que o Pastor queria bastante, o microfone invisível, esses headset utilizados na Globo, por exemplo, que são fininhos e na cor da pele, tornando-se quase invisível a uma certa distância. Encontrei aqui no Fórum um tópico do Fernando Bersan com essa mesma busca, mas na época o melhor custo-benefício era um LeSon HD85s, mas só encontrei no Mercado Livre e valendo mais de 1000,00!! Ou seja, já era o custo-benefício.

Pois bem, depois de muita pesquisa encontrei o SKP HSP02 , paguei 300,00. Ele, na verdade, é remarcado pela SKP, pois encontrei modelos idênticos de uma marca americana (OSP HS06) e o próprio tópico do Bersan testa um chinês muito parecido com SPL de 140 dB!

Vamos então ao teste e como fiz pra usá-lo e comparação com os de valores ainda mais baixo do mercado.

1 - Fiz o teste com um transmissor AKG e tive que fazer um adaptador P2 para mini XLR da AKG, se alguém precisar posso detalhar, mas é bem simples.

2 - O Headset deve ser colocado na orelha com a base do mesmo atrás do lóbulo da orelha, pois se colocar de modo inadequado parece que foi feito para uma orelha gigante, mas é só questão de posicionar corretamente.

3 - Todo mundo fala que o Karsect que tem um modelo desses mics distorce muito com pressão sonora, o tal SPL é baixo. Bom as especificações técnicas do HSP02 é de SPL Max de 140db, achei absurdo, mas testei ele falando bem alto e quase gritando e não percebi distorção. Ponto pra ele!

4 - A captação é Omni por isso pode dar trabalho para o operador, principalmente se a pessoa que for usar falar muito baixo.

5 - A equalização ficou muito boa depois de ajustes na mesa, olhe que não temos uma mesa boa (uma ciclotron). Ele precisa de ajustes pois a captação dele é flat em médios e graves, mas tem uma subida por volta dos 10k.

6 - O Pastor gostou muitíssimo e a igreja gostou do som e da liberdade de gesticulação do Pastor.

7 - Cuidado com as caixas de retorno para não dar microfonia, pois como disse é Omnidirecional.

8 - Ele parece ser bem sensível, mas todos esses mics são assim, por isso se for comprar ou testar cuidado no manuseio.

Concluindo, para quem tá precisando de um mic desses fica a sugestão, pois pra mim me surpreendeu e o custo é 10x menor que um shure e umas 15x menor que o utilizado na Globo (Marca DPA).

Valeu!
 
Olá...
Graça e paz...
Estou pesquisando sobre isso, Rogerio...
Pode me ajudar..?
Onde você comprou? pesquisei e nem no mercado livre encontrei.
O que mais vou precisar?
Pode passar o esquema de fazer o Adaptador?

Obrigado
Rubens
 
Oi, Rubens. Graça e Paz.

Eu comprei no mercadolivre, segue o link:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-966123575-microfone-c-fio-mini-headset-hsp-2-skp-lapela-_JM

Para a transmissão sem fio vc irá precisar de um transmissor. Lá na igreja peguei o transmissor da AKG que já tinhamos modelo PT45 mais a base para ligar na mesa de som, é claro.

Como o transmissor da AKG tem conexão mini xlr de 3 pinos, precisei fazer um adaptador, pois o microfone é P2.

Material: Uns 10 cm de cabo 2 vias, 1 plug P2 fêmea e 1 plug mini xlr de 3 pinos.

Como fazer:

Solde uma das vias (1) do cabo no que vai ser a ponta do P2,
Segue imagem de exemplo no link abaixo:
https://goo.gl/images/kUbGpV

A via 2 do cabo solde no terra da mesma imagem.

Na outra ponta do cabo vc soldará o mni xlr.
Ele normalmente vem com os pinos numerados 1, 2 e 3.

https://goo.gl/images/NB6iMV

No pino 1 ------> solde via 2 do cabo
No pino 2 ------> solde a via 1 do cabo
O pino 3 é um curto pro 2, ou seja é soldar um pedacinho de fio entre esses 2 pinos (2 e 3.

Obs: Como os plugs são pequenos tem que ter um pouco de habilidade com ferro solda.

Obs2: Se o seu transmissor for com entrada P2 não vai precisar de nada disso rsrs.

Grande abraço!
 
Back
Topo