Microfone para amplificador de guitarra

andrews.fb87

New Member
Saudações.

Estou para comprar um microfone para uso geral. No momento, tenho a necessidade imediata de microfonar um cubo de guitarra.

Estou entre o XM8500 da behringer, e, um par de C-2 também da behringer.

Um é dinâmico e o outro é condensador.

Os dois me dão possibilidades de uso bem variadas, mas, gostaria de saber qual seria mais indicado especificamente para microfonar o cubo.

Desde já agradeço.
 
Entres os dois eu iria de xm8500, mas acho que nenhum dos dois seria o mais indicado, veja o GPA gm570, no mercado livre tá na média de 50 - 60 reais, veja os videos dele sendo comparado com o shure sm 57:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=qSJoBE073fk">http://www.youtube.com/watch?v=qSJoBE073fk</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=lSb6se41NIE">http://www.youtube.com/watch?v=lSb6se41NIE</a><!-- m -->
 
Alem do SM57 da Shure que é um padrão de qualidade para esse uso, tambem indicaria o PDM57 da JTS que tem um bom custo beneficio, na faixa de r$ 160,00 o JTS.
 
Para microfonar amplificador ao vivo, para nós, reles mortais, sugiro microfone dinâmico.
Se a grana tá justa, pega o Samson Q7 ou Audio Technica MB-1K.
 
Arthur Diniz disse:
Entres os dois eu iria de xm8500, mas acho que nenhum dos dois seria o mais indicado, veja o GPA gm570, no mercado livre tá na média de 50 - 60 reais, veja os videos dele sendo comparado com o shure sm 57:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=qSJoBE073fk">http://www.youtube.com/watch?v=qSJoBE073fk</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=lSb6se41NIE">http://www.youtube.com/watch?v=lSb6se41NIE</a><!-- m -->

Impressionante. é uns R$500 mais barato mas a qualidade parece a mesma.

Tem experiência usando esse microfone ao vivo?
 
Andrews, a questão é a durabilidade, e a qualidade sonora que esse microfone de R$60 terá depois de alguns meses de uso.
E mesmo que você argumente: "quando esse quebrar, eu compro outro, e faço isso 10 vezes, e continuará valendo a pena"; o problema que permanece é, que se ele parar de funcionar no meio de um evento, aí eu quero ver você sair correndo numa loja para comprar outro :mrgreen:

Já vi Shure SM com décadas de uso, e com timbre de equipamento no plástico bolha.
E não to puxando sardinha pra Shure não, mas para equipamentos de qualidade em geral. Pode ser Sennheiser, AKG, Audio Technica, Beyer, Audix...
Resumindo: Durabilidade e confiabilidade.
 
gabriel_equalize disse:
Andrews, a questão é a durabilidade, e a qualidade sonora que esse microfone de R$60 terá depois de alguns meses de uso.
E mesmo que você argumente: "quando esse quebrar, eu compro outro, e faço isso 10 vezes, e continuará valendo a pena"; o problema que permanece é, que se ele parar de funcionar no meio de um evento, aí eu quero ver você sair correndo numa loja para comprar outro :mrgreen:

Já vi Shure SM com décadas de uso, e com timbre de equipamento no plástico bolha.
E não to puxando sardinha pra Shure não, mas para equipamentos de qualidade em geral. Pode ser Sennheiser, AKG, Audio Technica, Beyer, Audix...
Resumindo: Durabilidade e confiabilidade.

É um excelente argumento. Esses microfones que você citou são muito usados para voz. São ótimos.

Já teve experiencia com eles no uso com amplificadores?
 
andrews.fb87 disse:
Arthur Diniz disse:
Entres os dois eu iria de xm8500, mas acho que nenhum dos dois seria o mais indicado, veja o GPA gm570, no mercado livre tá na média de 50 - 60 reais, veja os videos dele sendo comparado com o shure sm 57:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=qSJoBE073fk">http://www.youtube.com/watch?v=qSJoBE073fk</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=lSb6se41NIE">http://www.youtube.com/watch?v=lSb6se41NIE</a><!-- m -->

Impressionante. é uns R$500 mais barato mas a qualidade parece a mesma.

Tem experiência usando esse microfone ao vivo?

Encomendei um para igreja hoje, mas ja to há um tempo pesquisando um mic legal pra guitarra, e no mais eu concordo com o Gabriel em muita coisa, tendo o dinheiro é lógico que o shure é melhor e tem mais durabilidade, mas por 50,60 conto em um mic muito parecido na sonoridade, não dá pra reclamar de nada, e pra um mic para no meio do evento o cara tem que ser muito "ninja" né. E o Q7 a galera fala que a capsula é sensivel demais se tomar um tombo por exemplo tem grandes chances de ir pro saco pelo mc ser pesado.
 
andrews.fb87 disse:
Já teve experiencia com eles no uso com amplificadores?
Já sim. Na locação variamos muito os microfones de posição, seja para testar ou pela disponibilidade no depósito.
Já usei todos os citados nesse tópico em amplificador de guitarra, e é tranquilo.

Arthur Diniz disse:
e pra um mic para no meio do evento o cara tem que ser muito "ninja" né.
Quando acontecer com você (espero que nunca aconteça), você verá.
 
gabriel_equalize disse:
Quando acontecer com você (espero que nunca aconteça), você verá.


Espero que não! huehasuhueahsuheas
Mas vc é empresa né, deve pegar cada "maluco" na pista, o meu é igreja ja to há bastante tempo nisso e nunca aconteceu comigo não, já vi parar por cabo ruim e tmb uma vez na hora da montagem não funcionou fui ver era a solda do fio na capsula que soltou mas foi resolvido na hora.
 
Vou dar uma pesquisada nas opções que me passaram. Preciso saber qual deles tem uma resposta de frequencia mais próxima do que preciso. Também tenho um receio quanto a microfones mais em conta; o problema da saturação. O amplificador faz uma pressão sonora muito alta dependendo do volume. Um microfone que aguente um alto spl sem distorcer e mais do que necessário.
 
andrews.fb87

Na boa, guarda isso que eu estou falando "Em audio não existe verdades e sim conceitos" foram citados varios mics, vc deve se perguntar qual o som vc quer cada mic tem um timbre, cada um vai soar diferente vc deve escolher o que te agrada mais independente de marca e modelo, não se prenda a marcas e sim ao som que vc busca! Uma vez me encontrei neste mesmo dilema de escolher um mic para o cubo da guitarra, eu fiz dessa forma, peguei tres mics, At Mb2K, seinheires E835 e superlux pra D5 que é o mesmo que o nosso amigo citou Q7
Chamei o guitarrista e fiz um teste cego, na minha opinião todos soaram bem mais o timbre que ele queria era o ATmb2k!

A pergunta certa não qual é o melhor mic pra microfornar o cubo da guitarra e sim, qual o som vc quer?
E835 400,00
Mb2k 127,00
Pra D5 120,00

esses preços era que cotei na epocá

Chame o guitarrista da sua igreja, leve o cubo dele e a guitarra e teste varios mics e deixe o teu ouvido te disser qual levar! independente de marcas
 
Leandro Marcos disse:
andrews.fb87

Na boa, guarda isso que eu estou falando "Em audio não existe verdades e sim conceitos" foram citados varios mics, vc deve se perguntar qual o som vc quer cada mic tem um timbre, cada um vai soar diferente vc deve escolher o que te agrada mais independente de marca e modelo, não se prenda a marcas e sim ao som que vc busca! Uma vez me encontrei neste mesmo dilema de escolher um mic para o cubo da guitarra, eu fiz dessa forma, peguei tres mics, At Mb2K, seinheires E835 e superlux pra D5 que é o mesmo que o nosso amigo citou Q7
Chamei o guitarrista e fiz um teste cego, na minha opinião todos soaram bem mais o timbre que ele queria era o ATmb2k!

A pergunta certa não qual é o melhor mic pra microfornar o cubo da guitarra e sim, qual o som vc quer?
E835 400,00
Mb2k 127,00
Pra D5 120,00

esses preços era que cotei na epocá

Chame o guitarrista da sua igreja, leve o cubo dele e a guitarra e teste varios mics e deixe o teu ouvido te disser qual levar! independente de marcas

Essa idéia passou pela minha cabeça. O que acontece é que as lojas daqui tem uma deficiência. É fácil achar Shure, AKG e etc. Quando o assunto é achar microfones de baixo custo como o XM8500 que citei, é bem complicado. O único microfone que achei por aqui são da CSR (FUJAM PARA AS MONTANHAS!). Cheguei a ver um kit com 5 microfones, acho que era esse que vc citou (o D5), mas, não vendem apenas uma unidade.

Pra fazer essa compra terei que usar a internet mesmo para ter mais opções de escolha.
 
andrews.fb87 disse:
Essa idéia passou pela minha cabeça. O que acontece é que as lojas daqui tem uma deficiência. É fácil achar Shure, AKG e etc. Quando o assunto é achar microfones de baixo custo como o XM8500 que citei, é bem complicado. O único microfone que achei por aqui são da CSR (FUJAM PARA AS MONTANHAS!). Cheguei a ver um kit com 5 microfones, acho que era esse que vc citou (o D5), mas, não vendem apenas uma unidade.

Pra fazer essa compra terei que usar a internet mesmo para ter mais opções de escolha.

Não seria, interessante ir na loja onde vc mora e testar os mics que eles tem, se vc não gostar não é obrigado comprar, outra opção, em Caratinga existe uma loja chamada spott, esta loja tem tambem em Bh, a daqui tem varias opção de mics, da uma ligada na spott de Caratinga e pede informaçoes dos mics que eles tem la se vc achar necessario vai lá e testa! No caso do surpelux, o samsom Q7 e superlux são o mesmo mic, o Q7 vendem separado!

lembre- se o que eu falei antes, a gente deve escutar o mic pois só o nosso ouvido vai nos dizer o som que nos queremos!
 
Leandro Marcos disse:
andrews.fb87 disse:
Essa idéia passou pela minha cabeça. O que acontece é que as lojas daqui tem uma deficiência. É fácil achar Shure, AKG e etc. Quando o assunto é achar microfones de baixo custo como o XM8500 que citei, é bem complicado. O único microfone que achei por aqui são da CSR (FUJAM PARA AS MONTANHAS!). Cheguei a ver um kit com 5 microfones, acho que era esse que vc citou (o D5), mas, não vendem apenas uma unidade.

Pra fazer essa compra terei que usar a internet mesmo para ter mais opções de escolha.

Não seria, interessante ir na loja onde vc mora e testar os mics que eles tem, se vc não gostar não é obrigado comprar, outra opção, em Caratinga existe uma loja chamada spott, esta loja tem tambem em Bh, a daqui tem varias opção de mics, da uma ligada na spott de Caratinga e pede informaçoes dos mics que eles tem la se vc achar necessario vai lá e testa! No caso do surpelux, o samsom Q7 e superlux são o mesmo mic, o Q7 vendem separado!

lembre- se o que eu falei antes, a gente deve escutar o mic pois só o nosso ouvido vai nos dizer o som que nos queremos!

Já lidei antes com o pessoal da Spott de caratinga. Pessoal muito fácil de mecher, serviço de primeira. Vou dar uma ligada pra la.
 
Só para encerrar.

Depois de pesquisar e testar, optei por pegar o Q7, e também, o GPA.

Ia pegar só o Q7,mas, o GPA é tão barato; peguei e deixei como backup.

Agradeço a disposição de todos. Que Deus abençoe!
 
Leandro Marcos disse:
..."Em audio não existe verdades e sim conceitos" ... eu fiz dessa forma, peguei tres mics, At Mb2K, seinheires E835 e superlux pra D5 que é o mesmo que o nosso amigo citou Q7
Chamei o guitarrista e fiz um teste cego, na minha opinião todos soaram bem mais o timbre que ele queria era o ATmb2k!
... independente de marcas
Vejamos um detalhe, o MB2K é o único microfone entre os citados que é projetado para microfonação de instrumentos, portanto passaria até no "teste surdo" quanto mais no teste cego para essa aplicação especificamente...
Como você disse, se o que existe é conceito, você provou que o conceito de que microfones tem melhor desempenho naquilo para que foram projetados, embora possam quebrar um galho em outras coisas.

No meu caso, tenho um MB3k, uso ele pra cantar, microfonar flauta e até CAJON, e ele se sai bem até, mas "surdamente" ele não será tão bom se comparado à outro "especializado"...
 
meninodosom disse:
Leandro Marcos disse:
..."Em audio não existe verdades e sim conceitos" ... eu fiz dessa forma, peguei tres mics, At Mb2K, seinheires E835 e superlux pra D5 que é o mesmo que o nosso amigo citou Q7
Chamei o guitarrista e fiz um teste cego, na minha opinião todos soaram bem mais o timbre que ele queria era o ATmb2k!
... independente de marcas
Vejamos um detalhe, o MB2K é o único microfone entre os citados que é projetado para microfonação de instrumentos, portanto passaria até no "teste surdo" quanto mais no teste cego para essa aplicação especificamente...
Como você disse, se o que existe é conceito, você provou que o conceito de que microfones tem melhor desempenho naquilo para que foram projetados, embora possam quebrar um galho em outras coisas.

No meu caso, tenho um MB3k, uso ele pra cantar, microfonar flauta e até CAJON, e ele se sai bem até, mas "surdamente" ele não será tão bom se comparado à outro "especializado"...


Concordo com vc que o mb2k foi projetado para essa aplicação, mais como eu disse acima vai depender do som que o guitarrista quer, meu caso ele escolheu o At mais, poderia escolher outro! na sua opiniao qual é melhor para cantar o E 835 ou mb2k? baseando na sua resposta acima vc vai disser que é o e 835, correto? Uma vez veio um rapaz em nossa igreja e eu disse para ele escolher o mic dele para cantar peguei o E 835 e o mb2k, adivinha qual ele escolheu, sera que foi o e835 que foi projetado para cantar, não! ele gostou mais do mb2k , por que o som que ele queria era o At!
 
Back
Topo