Microfone para dentro de tanque de batismo

bersan

Administrator
Moderador
Sonorizar tanque de batismo é um problemão. Os pastores querem que capte o som deles dentro da água, e isso é um grande problema.

Se o microfone é sem fio, dá uma chiadeira danada. O Shure T4, True Diversity VHF, é uma chiadeira só. O Karsect UHF funcionou sem chiados, mas às vezes falhava (sumia o som). Culpa da água, que reflete os sinais de rádio.

Além disso, é duro levar um sem fio para dentro da água. Uma vez um Shure escorregou e foi para o fundo do tanque. Ainda funciona, mas não quero tentar novamente.

Tentei com dois microfones de coral, o Samson C02, em pedestais na beira do tanque. O problema é que os pastores se movem, e ora estavam de frente, ora (muito mais) de costas. De frente, o Samson captou pastor a 3m de distância. De costas, um horror. Sem contar que captou também vento, choro de criança, etc. Não gostei

Quero usar um microfone sorvetão com fio, mas me sugeriram não, pois o fio dentro da água poderia fazer alguém tropeçar, cair.

Sinceramente, não sei mais o que fazer. Está muito ruim e estou sem idéias.
 
Oi gente,

Postei a mesma mensagem no fórum do AudioList.org. Olhem só o que o próprio Edu Silva me respondeu.

"Em casos como esse, usam-se microfones de lapela sem fio (UHF). Instale o receptor num local próximo, para poder receber corretamente o sinal. Mais dicas no manual do sistema.

Proteja os transmissores em sacos plásticos, e nos microfones, use proteção contra vento, como essa:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rycote.com/products/mics/lavalier/index.asp">http://www.rycote.com/products/mics/lavalier/index.asp</a><!-- m -->

E nunca use mics com fio na água, qualquer deficiência no sistema elétrico pode causar choques mortais!!! "

Quem quiser acompanhar o post, só visitar:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=5411#5411">http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=5411#5411</a><!-- m -->
 
Conseguimos solucionar o problema da chiadeira. Som limpo e claro, 100% bom.

A idéia do Edu realmente resolveu: colocar as bases em um local próximo, para receberem o sinal corretamente.

Trouxemos a base de 15 metros de distância (lá no som), para 5 metros de distância (lá no púlpito, ao lado do pastor, bem perto da água).

Um detalhe interessante: onde fica o som é no final da arquibancada. Tem todo o público na frente. Quando o pessoal fica sentado, chiava um pouco. Se o pessoal estiver de pé, estamos perdidos, é uma chiadeira só.
Isso porque além da água da piscina, nossos corpos também são 70% água.

Ao lado do púlpito, onde está agora, é muito mais perto que o tanque de batismo, e com a vantagem de que ninguém costuma ficar ao lado do púlpito naquela posição.

Nota 10. Como é que ninguém pensou nisso antes?
 
lapela em tanque de batismo

Olá Fernando,
Acho que nunca te falei, mas há uns 7 anos atrás eu usei lá no Maanaim de Domingos Martins uns mic lapela sem fio no tanque de batismo. Lá a mesa fica bem na proximo ao tanque e no alto, então não tive problemas de sinal. E o receptor com o excesso de cabo eu coloquei num saco plástico e vadei com fita adesiva e coloquei o saco no bolso da camisa do pastor.
O único problema é que o receptor tinha que ficar ligado o tempo todo, mas era só ficar atento e mutar. Todos gostaram muito da novidade. Outro problema é que se tivesse + de um pastor no tanque teriamos que ter + microfones, já que o lapela é individual. Coloquei tem um mic de mão com fio com os diaconos.
 
Oi, q bom q vc está aqui conosco. Divulgue!

No post no Audiolist, o Edu falou em lapela e eu logo perguntei o que fazer com vários pastores... Ele respondeu: um lapela para cada um. O problema do Audiolist é esse: são profissionais, dinheiro não é problema.

Para a gente, acho que a idéia de microfones de mão na mão de um diácono resolve muito bem, até porque dois mics vão dar conta de todos.

Neste fim de semana, teve 8 pastores dentro da água. 2 diáconos deram conta tranquilamente.

O macete todo era trazer a base para perto, coisa que vocês já haviam começado a fazer (a base, a madeira) e eu e Wander terminamos. Mas olha só: do púlpito até o som foram 40 metros de cabo x 2 (80m no total). Doeu, mas valeu: som cristalino.

Segundo o Wander, ajudou também o fato do dia estar nublado. Em dia de sol forte vai chiar um pouco.
 
Back
Topo