Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA)

Re: Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA

José Claudionei disse:
Vi nos depoimenos acima que VHF dá interferências
Não é bem assim.
É que a faixa VHF é mais "povoada", logo, mais sujeita a interferências. Não é algo inerente à frequência em si, é apenas uma questão circunstancial.
É claro que na prática o que importa é o resultado disso, mas é importante saber.

José Claudionei disse:
o meu é UHF e também?
A faixa UHF também tá sujeita a interferências. Não é isenta. Só é menos sujeita que a VHF, pelo motivo citado acima.


José Claudionei disse:
ele seguidamente sofre interferências. Já usei todas as frequências disponíveis mas não tem jeito. Dizem que é por causa do sinal dos celulares.
Não creio.
Por 2 motivos:

- Celulares operam a frequências bem distantes dessas;
- A interferência típica de celulares é facilmente perceptível, é um som meio agudo que fica "tu-tu-tu-tu-tu---tuuuuuuuuuuuu...". Se for algo diferente disso, trata-se de outra coisa.

Como é exatamente a interferência? Vozes (rádio ou tv locais)? Chiados?

Seu problema deve ser fruto das circunstâncias, mesmo (em sua localidade justamente essas frequências que o mic usa devem ser mais povoadas).
 
Re: Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA

José Claudionei vou postar aqui as 10 regras que a SHURE criou para instalação, configuração e uso de antenas de recepção:

Primeiro, mantenha tanto quanto possível uma linha de vista entre as antenas de transmissão e de recepção. Evite objetos de metal, paredes e um número alto de pessoas entre a antena do receptor e do transmissor a ele associado.
Idealmente, isto significa que a antena de recepção deve estar na mesma sala que os transmissores e elevados cima da platéia ou outras obstruções.

Segundo, mantenha a antena do receptor a uma distância razoável do transmissor. A distância máxima não é constante, mas é limitada pela potência do transmissor, objetos que interfiram, interferência e sensibilidade do receptor. Próximo é preferível a longe, mas recomenda-se uma distância mínima de cerca de 3 metros, para evitar potenciais produtos de intermodulação no receptor. Idealmente, é melhor posicionar a combinação antena/ receptor próxima do transmissor (e usar um cabo longo de áudio) do que usar um
cabo de antena longo, ou transmitir a grandes distâncias.

Terceiro, use o tipo certo de antena. Uma antena de” ¼” de onda pode ser usada se for montada diretamente no receptor, ou em um aparelho de distribuição de antena ou em outro painel que atue como um plano de terra. Se a antena tiver que ser montada afastada do receptor, recomenda-se o uso de uma (antena) de ½ onda. Este tipo tem uma sensibilidade ligeiramente superior às de ¼ de onda, e não precisa de um plano de terra. Para instalações que exijam um posicionamento mais distante da antena ou em casos de fontes fortes de interferência, pode ser necessário o uso de uma antena direcional (Yagi ou log-periódica) apontada adequadamente.

Quarto, escolha a(s) antena(s) de recepção de sintonia correta. Muitas antenas possuem uma largura de banda finita, o que faz com que seja apropriada para uso somente com receptores que operem dentro de determinada banda de freqüência. Quando se usam sistemas de distribuição de antena os receptores devem tanto quanto possível ser agrupados com antenas da banda de freqüência apropriada. Se as faixas de
freqüência dos receptores cobrirem duas bandas de antenas adjacentes (vizinhas), devem-se usar as antenas maiores (de menor freqüência). Se as faixas cobrirem todas as três bandas de antena (no caso do VHF), deve-se usar uma antena longa e uma curta (sem antena de tamanho intermediário). Antenas telescópicas devem ser estendidas ao seu comprimento apropriado.

Quinto, posicione antenas de receptores por diversidade separando-as por uma distância conveniente.
Para recepção por diversidade, a separação mínima para benefícios significantes de recepção é de ¼ do comprimento de onda (cerca de 43 cm para VHF). Há um certo aumento de desempenho até uma separação entre as antenas de um comprimento de onda. Além desta distância, o desempenho da diversidade não muda substancialmente. Entretanto, em algumas aplicações em ambientes grandes a cobertura geral
pode ser melhorada usando-se uma separação maior. Nestes casos uma ou ambas as antenas são localizadas de modo a permitir uma distância média menor até o(s) transmissor(es) dentro da área operacional.

Sexto, posicione as antenas do receptor longe de quaisquer fontes suspeitas de interferência. Estas incluem outras antenas de recepção, bem como fontes mencionadas anteriormente, como equipamentos digitais, equipamentos de força AC, etc.

Sétimo, monte as antenas de recepção longe de objetos metálicos. Idealmente, as antenas em geral deveriam ser sempre montadas livres no ar ou então, perpendiculares a estruturas de metal como racks, telas, suportes de metal, etc. Elas devem estar a uma distância de pelo menos ¼ do comprimento de onda de qualquer estrutura de metal paralela. Todas as antenas em uma instalação com sistemas múltiplos devem estar afastadas por pelo menos ¼ do comprimento de onda.

Oitavo, oriente corretamente as antenas de recepção. Se as antenas de transmissão são geralmente verticais, então as antenas de recepção também deveriam ser aproximadamente verticais. Se a orientação da antena do transmissor for imprevisível, então as antenas do receptor podem ser orientadas até 45º da vertical. Antenas tipo Yagi e Log-Periódica devem ser orientadas com seus elementos transversais na vertical.

Nono, use o cabo de antena apropriado quando usar antenas remotas de recepção. Os melhores resultados são obtidos quando se usa um comprimento mínimo de um cabo apropriado, de baixa perda, equipado com conectores adequados. Devido a perdas crescentes nas altas freqüências, sistemas UHF podem necessitar de cabos especiais.

Décimo, use um sistema de distribuição de antena quando possível. Isto minimizará o número geral de antenas e reduzirá os problemas de interferência com múltiplos receptores. Para dois receptores pode-se usar um divisor passivo. Para três ou mais, recomenda-se fortemente o uso de divisores ativos. Verifique a sintonia adequada da antena, conforme mencionado acima. Amplificadores de antena não são normalmente recomendados para sistemas VHF, mas podem ser necessários para sistemas UHF com cabos longos.

Creio que essas regras são de grande utilidade para todos que utilizam sistemas Sem Fio.
 
Re: Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA

Olá, e obrigado a todos que responderam.

Caro TSA, pois é justamente esse "tu,tu,tuuuuuu", que está acontecendo.
Eu creio ser por causa dos celulares pois no meu rádio do carro quando o celular toca aparece esse mesmo tu,tu,tuuuu.
Aí eu pergunto: se for esse o problema, terá alguma solução?

Grande abraço!!!
 
Re: Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA

Não sei se aterramento resolve. Tomara que sim, hehe.

Por enquanto, a solução que eu vejo é procurar afastar celulares do sistema (tanto transmissor quanto receptor).


Ou desligá-los (os celulares próximos) :).
 
Re: Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA

Não creio que seja celular, tenho esse mesmo sistema (PGX) na igreja. Ja falei isso aqui uma vez. Uso o telefone mandando mensagem de texto, email e ja testei fazendo ligação bem perto do receptor e NUNCA deu nenhuma interferência.

Mas cada caso é um caso.

Sugiro fazer testes e mais testes...
 
Re: Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA

Raphael, teu celular é CDMA (ainda existe nos EUA, pelo que sei) ou GSM??

Já tive CDMA, e nunca causou interferência. Hoje tenho um GSM, e sai de baixo... (pena a única operadora CDMA daqui ter se rendido à leseira do mercado, ao invés de primar por fatores técnicos).
 
Re: Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA

TSA disse:
Raphael, teu celular é CDMA (ainda existe nos EUA, pelo que sei) ou GSM??

Já tive CDMA, e nunca causou interferência. Hoje tenho um GSM, e sai de baixo... (pena a única operadora CDMA daqui ter se rendido à leseira do mercado, ao invés de primar por fatores técnicos).
Aqui ainda existe CDMA sim, mas não devem permanecer por muito tempo.

O meu é GSM.
 
Re: Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA

Andei pesquisando um pouco, e vi algumas pessoas falando que resolveram o problema usando conexões balanceadas em todo o sistema, sem deixar nenhum ponto vulnerável. Onde era impossível (como saídas de instrumentos) acabava sendo necessário desligar ou afastar o celular, mesmo. Mas no geral se livraram do pepino.

Outros falaram que nada resolveu, exceto desligar os telefones.


Analisando ainda outras informações, parece que de fato um aterramento adequado ajuda (em conjunto com um sistema 100% balanceado).




José, verifique se o cabo que conecta o receptor do mic ao mixer tá montado corretamente, e sem danos. Uma falha aí poderia causar a perda do balanceamento do sinal.
Além disso, há um aterramento adequado em sua instalação?
 
Re: Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA

Tailan, boa pesquisa!

Esse deve ser um dos motivos do meu sistema não passar por esse problemas.

Uso 100% do sistema balanceado (com excessão da saída dos instrumentos, é claro), aterramento em todas as tomadas.

Esse deveria ser o básico para qualquer sistema de som.
 
Re: Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA

Sobre essa questão de interferência, eu tive e ainda tenho esse problema em alguns eventos, creio que é inevitável, claro a não ser que voce tenha recursos para minimizar esse problema, que é coisa que voce dificilmente tem em eventos corporativos, onde sempre o orçamento das empresas é apertado para esse tipo de coisa.

Uma das vezes que aconteceu comigo, eu estava com 3 sem fio da shure PGX, mais 3 lyco ( modelo não sei ao certo) e a mesa era uma behringer Sl2442FX já tinha montado todo o equipamento e testado, só esperando a reunião começar, quando eu saio da sala ouço um estrondo, já voltei correndo pra saber o que tinha acontecido e uma das pessoas que estavam na sala disse que quando atendeu o celular perto da mesa de som (onde estavam as bases dos mics) fez esse barulho.

Depois eu reparei que quando alguém ia ao fundo da sala para atender o celular acontecia esse mesmo problema com todos os mic's, ah... isso só acontecia com nextel e blackberry. Um dos responsáveis veio me questionar o pq que estava acontecendo aquilo, eu expliquei que esses era os celulares que estavam cortando o sinal e o unico jeito era pedir pra desligar. Durante a reunião, toda vez que alguém recebia alguma ligação ou mensagem voce ouvia uns "estalinhos" no sistema, após alguns segundos levantava alguém com o celular na mão pra atender lá fora.....rsrsrsrsrs, chegava até ser engraçado.

Tem alguns lugares que o pessoal já sabe que acontece isso e antes de começar já pedem para desligar os celulares.


Abraços"
 
também estva procurando pra minha igreja e acabei de achar um microfone aqui da o vokalvla42, parece bom, tem bateria recarregável. Foi o mais barato que achei com bateria recarregavel.
ta ai o link do vídeo
 
Temos um par desse VLA42 lá no colégio e ele já deu problemas que não são aceitáveis a meu ver, como cair uma vez no chão e morrer... A fonte de energia queimou na primeira semana de uso, entre outras coisas
 
Re: Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA

Esse ai do link não presta não!
Não conheço a sonoridade dele, mas pelo fato dele ser VHF, já é um motivo para descarta-lo!


Olhe os modelos da Karsect:

Karsect KRU - 102
Karsect KRU - 302
Karsect KRU - 162


ou então nos modelos da TSI:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.tsi.ind.br/site/produtos-categoria.asp?categ=2">http://www.tsi.ind.br/site/produtos-cat ... sp?categ=2</a><!-- m -->

Só que não pode ser VHF, pois se não você terá problemas com interferencia!
Re: Microfone sem fio simples e barato mais eficiente (AJUDA

Saudações aos amigos do fórum,

Sei que o assunto não é bem esse, mas aproveitando o gancho quero expor uma dúvida que tenho.
É o seguinte: Tenho um mic. sem fio SHURE PGX 24, com cápsula beta 58a, receptor PGX 4 e transmissor pgx 2, com faixa de operação de 524Mz à 542Mz.
Acontece que ele seguidamente sofre interferências. Já usei todas as frequências disponíveis mas não tem jeito. Dizem que é por causa do sinal dos celulares. Alguém pode me dar alguma idéia do problema? Ah! tenho um amigo vocalista de uma banda que comprou um idêntico ao meu no site "joaberosa", acho que é isso, e tem o mesmo problema. Vi nos depoimenos acima que VHF dá interferências, pois o meu é UHF e também???
:oops:
 
Comprei um JWL 585, já com a nova resolução da anatel no ML. Barato, estou muito SATISFEITO. DUPLO SEM FIO.
 
Comprei um JWL 585, já com a nova resolução da anatel no ML. Barato, estou muito SATISFEITO. DUPLO SEM FIO.
 
Back
Topo