Microfones para Bateria

V. do FLY PA

New Member
Para o Over e Chimbal eu usaria o akg c1000s, o resto depende do recurso disponível, eu por exemplo gostei dos tons microfonados com o jts cx505, já o Beta 52 é muito bom no bumbo, e o SM57 na caixa também é bom, agora já não sei como um condensador se comportaria na caixa, pois o condensador tende a ser mais sensível e flat, porém nos tons o som é outro, bem diferente do Beta 56.

Mas eu só usaria condensador nos tons e surdos caso a bateria estivesse em aquário, pois ai é 0 problema com microfonia.
 
atilacteixeira disse:
A bateria vai estar no aquário sim, nossos recursos vão até uns 7mil reais só para mics da bateria,
Ta, beta 52 pro bumbo
AKG C1000S pra caixa,
E para os tons e pratos? Me indicam o que?
Grato!

o C1000s não pode ir na caixa, não é muito recomendável, eu recomendo o JTS para os tons e surdo pois o som fica muito bonito, e para a caixa eu recomendo o veterano sm57 e um beta 52 para o bumbo, no over e hihat 2 c1000s.
 
Amigo, qualidade de gravação com a bateria dentro de um aquário? Desculpa, mas quase impossível.
Dentro de um aquário, você altera completamente as condições acústicas normais da bateria, alterando as reverberações naturais, modificando a formação dos harmônicos (ou seja, modificando o timbre do instrumento), provocando cancelamentos diversos, além de inúmeros vazamentos entre microfones.
Seu orçamento para os microfones de R$7.000 é relativamente alto, mas não vai adiantar muita coisa com todos os problemas acústicos que comentei.

Agora, se você acha que isso é tudo frescura, e continua querendo apenas recomendação de marca e modelo, lá vai:
Bumbo: Sennheiser e602;
Tons e Surdos: Sennheiser e604;
Caixa: Shure Beta57 ou SM57;
Pratos: AKG C1000s.

Eis um excelente kit.

Sempre há uma solução para "bateria muito alta". Educação musical quase sempre é o elemento escasso.
 
O Gabriel respondeu muito bem, temos que ter cuidado pois as vezes achamos que para microfonar uma bateria basta comprar um bom kit de mic e pronto, devemos olhar de uma forma geral, sua mesa é qual, possui recursos? seu PA esta bem alinhando, responde todas as frequencias com clareza? enfim ak no forum tem muitos casos de irmãos que compraram excelente kits e não obteram o resultado esperado!
 
atilacteixeira disse:
Gabriel essa questão de alterar o timbre é FATO!
Releia o que eu escrevi, e verá que é muito mais do que "alterar o timbre".
Minha listinha teve algumas outras questões bem mais problemáticas.

Na boa, amigo?
Com R$7.000 você melhora muita coisa no seu sistema. Pra que gastar isso tudo em microfones que só vão beneficiar 1 instrumento?
Eu pensaria num upgrade no sistema, que beneficia a todos.

Ou então, caso o investimento na bateria seja mesmo necessário, com esse valor já dá pra pensar numa boa bateria eletrônica!
E você vai economizar no aquário, economiza espaço no palco, vai ter uma bateria que não gasta peles e baquetas, vai economizar canais em sua mesa de som, vias de multicabo, bandas de processamento dinâmico e equalização...

Desde já adianto que, com bateria eletrônica ou acústica microfonada, vocês vão começar a reparar outras brechas no sistema, principalmente em relação à qualidade dos PAs.
Com certeza sentirão dificuldades de obter um timbre bacana nos PAs. E isso será solucionado com aqueles equipamentos que disse antes, que "beneficiam a todos".
 
Atila, você é o mesmo cara do Subwoofer? para você eu recomendaria a bateria digital mesmo, por esse valor geralmente se compra uma boa bateria digital, como o Gabriel falou, o pior problema não é nem as reflexões, e sim o cancelamento, na bateria aqui da igreja tem toda uma acústica preparada no aquário, o som fica bacana, mas ainda ocorre os cancelamentos, ainda tem questão dos vazamentos, como a MG não tem gate é complicado.

Tem várias digitais excelentes no mercado e que seu baterista vai gostar, tem a Roland TD-9 KX2, a yamaha DTX700 , no caso se quiser uma coisa mais real tem a Pearl E-PRO Live, ao vivo nem parece que é digital.

Aqui vai uns vídeos demonstrativos:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=iWJX_Sl2gE4[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kFA2s8J_YdI[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MEcUBWie3WI[/youtube]

Recomendo assistir na máxima resolução disponível para diminuir a compressão do áudio.
 
Atilacteixeira

Aguarda a ate terça que eu ou postar um topico direcionada a quem não tem muito recurso falando sobre microfonar uma batera sem gastar muito, e te garanto que, essa tecnica é muito funcional, como eu disse acima para microfonar a batera com um kit vc precisa ter recurso, pois os vazamentos vão cancelar a captação, se puder aguarda um pouco pois estou saindo agora para igreja, estou com muita pressa e não posso teclar agora! A tecnica que eu uso pode impedir que vc gaste dinheiro atoa!
 
atilacteixeira disse:
Cara, o que você acha que eu poderia melhorar no meu sistema?
Ao meu ver os pontos mais fracos são os microfones e a falta de bandas de equalização e compressão,
Mais quero opinião de terceiros, se expresse rsrs
Grato!

Quase sempre o problema de microfonar uma bateria 'e vazamento.So que maioria esta vendo isso literamente evitando ao maximo este tal "vazamento" atraves de gate's, divisoras e mics "fechados".Por mim - deixe rolar!Problema de vazamento entre os tons ou entre o caixa e HH sao .... microfones e operador!
Se Voce usar mics ADEQUADOS pode aproveira muito bem estes vazamentos para conseguir um som legal, vivo, cheio de nuances..
Nao sou adepto do Shure.Acredito que Audix e Senheiser sao bem mais cheios de vida e possibilidades.
Outro momento.Compressao ruim 'e pior de compressao zero.Equalizacao que nao presta 'e pior que equalizacao flat.
Traduzindo : tendo uns perifericos (ou EQ da mesa) do nivel baixo - tipo Beh, Samson, Alto,Phonic, etc... - so piora seu rendimento final.Porque? 'E simples : compressores de baixo nivel sao LENTOS e xoxos!Estao matando percussividade da batera.
DIca final : com sua "estimativa" de investimento sera que nao daria em re-pensar em coisas mais importantes que os modelos de microfones de 20 anos com zero de acompanhamento? 'E como namorar um modelo das passarelas de moda dos anos 80.Ta ceio de charme mais 'e VELHA!So quer assistir filmes romanticos tipo "E o vento levou.."Estamos com monte de mics e pre's no mercado.'E so procurar!

Abrcs,
andry110
 
andry110 disse:
DIca final : com sua "estimativa" de investimento sera que nao daria em re-pensar em coisas mais importantes que os modelos de microfones de 20 anos com zero de acompanhamento? 'E como namorar um modelo das passarelas de moda dos anos 80.Ta ceio de charme mais 'e VELHA!

Achei interessante a comparação. Não entendi exatamente o que você quis dizer com "coisas mais importantes", mas caso esteja se referindo ao resto do sistema, eu concordo!
 
atilacteixeira

Da uma olhada no topico que eu postei, depois vou postar o resto! vou te mandar meu tel e e-mail via Mensagem privada qualquer duvida me procure!

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=12421">viewtopic.php?t=12421</a><!-- l -->
 
Atilaceixeira

Postei a segunda maneira
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=12421">viewtopic.php?t=12421</a><!-- l -->

Faça os testes e depois poste ak, use os mics que vc tem na sua igreja!
 
atilacteixeira disse:
Rapaziada, eu microfonando a bateria vou colocar só microfones tops, e com isso vou trocar o microfone dos vocais e eles vão ficar longe da bateria então não vejo problema eme microfonar,
Meu maior medo não é o vazamento, nem ressonâncias, são os CANCELAMENTOS!
Tem como resolver isso?
Grato!
Vou falar pela minha experiência pessoa...
Tem como melhorar, use menos microfones e use sem medos os filtros.

Antes eu usava 1 bumbo, 3 tons, 2 surdos, 2 overs, 1 HH, 2 Caixa (TOP/Bottom) e era complicadíssimo mixar, dificílimo mesmo, aumentada o TOM1 e vinha caixa, nem GATE dava jeito.
Ai que cai em si, meu espaço é pequeno, então não posso forçar a barra, não da para usar uma bateria monstra cheia de pratos...
Hoje uso Caixa TOP (sem a bottom), 10”, 14”, 16”, 22”, 1 over e 1 HH, abusei dos filtros LPF/HPF deixando somente a ressonância característica de cada peça e obtive um resultado fantástico, muito melhor que antes...

Em espaços pequenos menos é mais, tente usar somente 1 mic para ambos tons, diminua as fontes de captação e terá menos fontes de cancelamento também!

Ah outro detalhe, não faça o EQ da bateria pelo fone, pois não tem nada haver...
A EQ do meu PA é bem estranha no fone, principalmente o bumbo... Mas o importante para mim é o que a igreja ouve, não o que os músicos ouvem!
 
É anexo ao púlpito...

PIBIPSalbum_7272011.0994e7ea9e.jpeg

PIBIPSalbum_7272011.f6a4e5ea9e.jpeg

PIBIPSalbum_9232011.2ce45cef5a.jpeg

PIBIPSalbum_9232011.1a8cd3ef5a.jpeg
 
Back
Topo