Artigo Microfonia: como controlar este incômodo

Eu usava 12 - 14 microfones no grupo, sem praticamente nenhum problema com realimentação...

Saudades de fazer som...
 
Isinho,
Tinha problema com algum cantor que não sabia usar o microfone e cantava fraco? Como você contornava?
 
Na verdade o grupo não controlava a dinâmica na voz (solos, por exemplo), e tudo ficava a meu cargo.

Exemplo: Solo entra, dou um gás no solista.
Entra outro solista e o anterior faz back - toca eu aumentar um e diminuir o outro.

Por isso ia a todos os ensaios e sabia todas as músicas.

Sem contar que sempre usei bastante retorno (isso para os meus parâmetros - usava um par de RCF 310A) e também voz nos retornos.
 
Isinho, to na mesma então. Só agora que o grupo firmou o número de pessoas e as músicas. Antes, tinha um repertório de 20 ou mais músicas, cada hora um solava. Muitas vezes não me passavam que iria solar...aí eu pagava aquele mico devido ao "delay" pra dar um gás na voz. Mas hoje meu principal problema é com um cantora que manda muito bem, faz até lírico, mas tem a voz MEGA sibilante, joga mais ar que voz no microfone...e sempre usa o microfone errado na hora H....aí vem aquela voz sem peso, sem definição. No ensaio, até que fica de boa...mas na hora H que arrebenta. Na hora do solo, o dirigente pede mais a voz dela...no retorno e, por vezes, no PA ( ele sai lá da frente e vai lá trás ouvir). Aí pra aumentar nessas condições... Já houve eventos em que o ganho estava em 3h ou mais, e nem assim resolveu.
 
Pior coisa é ficarem dando palpite.
Dito isso, vamos lá...

Os microfone não são fixos? Cada um não tem o seu???
 
Pior coisa é ficarem dando palpite.
Dito isso, vamos lá...

Os microfone não são fixos? Cada um não tem o seu???
Sim my brother. 3 sm58, 1 AKG d5, 1 beta58, 2 senheiser e835 e o resto pg58.

Quando cantarmos na igreja, usamos o som da igreja pela facilidade: x32, dbr10 e usamos nossos mics, mas trocamos os pg58 pelo beta 87a slx e o sennheiser ew135g3.

Mas na maior parte das vezes usamos 01v, as 310 no PA e 310+410 no retorno.

Com a banda não temos problema...monitoração por fone e a caixa de guitarra sempre fica isolada numa caixa. O que tenho sofrido mesmo é, em alguns eventos, com microfonia.
 
AH bom!
rsrs

Tem que estruturar bem o ganho, e eu sempre falei para quem cantava usar o mic bem perto da boca.
Tem de ter firmeza e falar mesmo. Aí vão acostumando.
 
Ta ai Isinho, essa é uma das minhas maiores dificuldades...conscientizar o pessoal sobre a forma correta de usar o microfone! Durante 8 anos, o diretor do grupo ensinou que tem de ficar a 4 dedos da boca. Vou começar a desmistificar isso!

Aquele abraço e obrigado pela força!
 
E quando quiser, me chama aí pro Rio que te dou uma força... rsrs
Mediante praia, logicamente... :D
 
Isinho...já te falei, a casa aqui ta aberta pra ti! Não é uma mansão, mas a praia ta do lado: 2 min das praias de Macaé e 20 min das praias de rio das ostras e 1h das praias de Búzios, Arraial e Cabo Frio.
Só marcar...é muito ruim viver numa cidade onde a pessoa que mais saca de som mal sabe pra que serve um equalizador hahahahaha Minha mulher morre de rir toda vez que aparece alguém com algum conhecimento aqui na área.... São altos papos, papos eternos hahahahaha.
Depois pega meu contato e bora marcar!
 
Só temos de deixar claro uma coisa antes.

Isso é biscoito:

polvilho.jpg

E isso é bolacha:

download.jpg

Ok?

--Ah um processador com feedback destroyer tbm ajuda. Não resolve problema, mas ajuda a diminuir aquele comecinho irritante de microfonia
 
Isinho, chegando aqui a gente te mostra o que é uma bolacha no RJ hahahahaha E quanto as fotos, só vejo biscoitos!

Vamos ver se resolvo o problema na conversa e na estruturação de ganhos. Se não der, aí penso em outra abordagem :).

Bolacha....ops Abraço galera!
 
Galera, a ajuda de vocês é sempre TOP. Quase cancelamos o ensaio para um bate-papo técnico. Liguei um microfone e mostrei, na frente deles, como soa diferente a voz quando o microfone é mal utilizado.

Após esse papo, começamos o ensaio. Já havia regulado o ganho de cada microfone. Conseguimos um volume BEM alto antes de ter realimentação. Tivemos um pouco ainda, pq alguns ainda não estão utilizando bem o microfone, mas nesses casos um simples ajuste já resolvei. O ensaio foi EXCELENTE, ficou muito bom mesmo! Só tenho a agradecer a todos!
 
Back
Topo