Ministério Evangélico Palavra de Vida - Templo Novo

ronewdo disse:
Bom o nosso sistema:

Roland m-400 - com dois snakes 1608
PA Line aero28 (somente os 4 módulos sem o sub)
4 caixas com dois alto-falantes de 18 em cada caixa e cada caixa dá 2k watts feito a facão mesmo. Descobri depois
1 stúdio R x12- Pros subs
1 processador digital - DSP26 DAS
side - 2 sub 18 HA - DAS e em cima dele tem mais um caixa que esqueci de pegar o modelo.

Ronewdo.

O problema de microfonia não tem relação com o posicionamento do PA. Pelo que pude ver, ele está onde deveria. No entanto, vc tem no palco um side fill. Não vejo necessidade disso, uma vez que o palco é pequeno. Além de ter 4 caixas de subgrave no PA, vc ainda tem mais duas no side. É lógico que os graves vão sobrar.

Algumas sugestões:

  1. Retire o side. Vc vai diminuir o volume no palco e com certeza reduzirá quase a zero os problemas com microfonia. Os músicos não vão gostar muito, alegando que o side dá peso, mas lembre a eles, que vcs estão num salão de culto, não numa casa de shows.
  2. Retire duas das caixas de subgrave do PA. Se cada uma tem 2 kW de potência, vc vai ficar com 4 kW, o que já deve ser suficiente para atender ao templo. Faça um teste: desligue duas caixas (uma de cada lado) e veja como fica.
  3. Falar sobre a bateria e os cubos será repetitivo. Vc já sabe.
  4. O fato do templo não possuir paredes paralelas ajuda na diminuição de problemas com ondas estacionárias, mas como o salão tem pé-direito alto, as paredes refletem bastante o som. Não acho que tecidos vão ajudar muito, principalmente com os graves. Um tratamento acústico seria bem-vindo.
Vc tem um "bom" problema nas mãos: excesso de equipamentos. Na maioria das igrejas há falta. Sua maior aventura será entrar num acordo com os músicos, que devem estar acostumados a tocar com SPL alto.

kleibert disse:
Rone side é legal tbm gosto da um preenchimento legal,
Agora minha opnião n gosto de fone para quem canta, principalmente quem minostra, mas mesmo com fone coloco um monitor na cara deles...

Se o objetivo de usar fones de ouvido é diminuir a pressão sonora no palco, por que usar monitores? Esse é um conceito que foi importado dos palcos de shows para dentro da igreja, sem ninguém se questionar porque. Normalmente nos shows, só há uma banda tocando, os palcos são grandes etc. Quem está na platéia não ouve o som do palco. Então vc pode dar ao músico tudo o que ele quiser: side, monitores e amps de instrumentos. Na igreja é diferente. O ambiente é sempre bem menor, fechado, sempre há varias pessoas usando os mesmos mics para cantar, falar, representar etc. Se vc usa todo o aparato costumeiramente empregado em shows, o som do palco vaza para o salão e se confunde com o do PA. A pressão sonora sobe, a inteligibilidade desce. Quem precisa ouvir a Palavra só ouve barulho e não entende a mensagem. Assim, a igreja perde seu significado.

[]'s
 
Paz a todos.

Então David, foi assim. Esse som foi montado num dia antes da inauguração. Estávamos esperando uma aprovação de um cartão BDNES para comprar o som, e o orçamento era, a m-400, com um conjunto de caixas ativas da marca attack. Só que a aprovação demorou e acabou que apareceu um senhor que mexe com som, e disse que tinha uma casa noturna aqui em sampa que não deu certo e acabou vendendo por um preço muito em conta pra nós. Sei que saiu mais barato que o outro orçamento que tínhamos com as attack, não sei o valor essas partes eu não perguntei. E o engraçado é que depois que compramos o som, o crédito do cartão saiu, aí o cartão foi usado pra outras cosias. Pelas informações que colhi, parece que esse som juntamente com os 4 sub falavam pra 4 mil pessoas nesta casa noturna. A caixa de grave do kit aero28 da DAS que seria em cima acabou sendo substituída por causa da quantidade de gente que teria no local, bom é o que dizem né. (rsrsrs) E tudo isso acabou sendo vendido pra igreja tudo mesmo, até a iluminação, os leds, mesa de iluminação e etc. No templo foi feito somente o isolamento acústico, agora o tratamento acústico não foi feito porque parece que vão subir uma galeria ainda, aí eu acho que esse é o motivo de não ter feito ainda o tratamento acústico.
O side veio junto no pacote, como o pa todo e a iluminação como falei. Eu fui pesquisar depois e pelas informações da DAS, e com software parece que somente 4 caixas da que temos no centro seria suficiente para o templo todo, e nas pontas do púlpito teria que ter umas caixas só pra complementar.
Em relação aos músicos, eles eram meio de tocar com SPL alto, porque antes dos fones, éramos e tocávamos assim. Hoje está muito melhor, sendo que hoje a única coisa que sobra som é a batera que ecoa pela igreja pois não tem nenhum aquário, e não temos mais amps no púlpito, desligamos tudo e tudo foi pro fone. TODOS concordaram.
Agora o Side quando estou na mesa, só abro pro Pastor na pregação, e eu acho exagero um side daqueles pro Pr, mas como veio no pacote, estamos usando ele dessa maneira. Na hora do louvor, eu particularmente NÃO abro o side, nem pra dar peso.
Mas aos poucos estamos nos arrumando, equalizando tudo, entrando em acordos, até o tratamento chegar, até lá teremos que improvisar. Como você mesmo disse e eu já disse isso lá, temos um excesso de equipamentos. Valew pelas dicas david, vou utiliza-las com certeza, para melhorá a inteligibilidade, porque o significado é o que você também mencionou, que a palavra de Deus seja cantada ou pregada seja ouvida com clareza, para que as pessoas entendam e saiam alimentadas. Se eu pudesse te traria aqui pra nos dar umas aulas sobre sonorização nas igrejas e nos falar sobre isso.

Fiquem com Deus
 
ahuaauhau verdade menino do som.
Eu vou comprar um decibelímetro porque por causa do excesso de equipamentos e potência, eu acho que tamos soltando som demais nas nossas orelhas. Não quero ficar surdo e nem quero que as outras pessoas fiquem também....rsrsrssr

Valew
 
Back
Topo