Mixer para banda

Olá amigos,

Faço parte de uma banda evangélica e estamos interessados em comprar uma mesa de som. A finalidade, é para servir de apoio, afinal de contas os locais onde costumamos louvor nem sempre possui mesa com entradas suficientes.

Nós não temos experiência com bateria microfonada (ainda). Nossa banda é composta por 6 vocais, 1 sax alto, 1 violão, 1 baixo, 1 bateria (3 tons, 2 surdos) e 2 teclados. Portanto, pelo visto vamos precisar de pelo menos 19 canais, considerando que a bateria tenha 9 microfones.

Portanto, diante da minha inexperiência com áudio, com ligações em mesa de som, as minhas dúvidas são:

1) De acordo com a configuração da minha banda, de fato precisarei de 19 canais? Ou a bateria pode ser microfonada com menos microfones?

2) Vocês acham que uma mesa de 24 canais é suficiente para nós? Ou é muito?

3) Existe diferença gritante entre as mesas Yamaha Mg 24/14 Fx e Behringer SX 2442 FX? Se sim, qual? Em termos de recursos, ligações etc., a Behringer deixa a desejar?

4) Vi que a maioria das mesas possuem alguns canais estéreos. Nos casos das mesas citadas acima, os canais 17/18, 19/20, 21/22 e 23/24 são estéreos. Enfim, quais instrumentos poderíamos ligar nesses canais? Teclados? bateria? Confesso que acho estranho um canal estéreo, pois sempre usei canal mono. A sensação que me dá, é que quando anunciam 24 canais, na verdade temos apenas 20.


Enfim, queremos uma mesa boa, resistente, que possua recursos de efeitos para o vocal e instrumento de sopro.
 
Daniel, seja bem vindo ao SAV!!!

Primeiro, quero te parabenizar pela iniciativa de buscar conhecimento a cerca do tema. Segundo, você escreve e pontua muito bem, o que facilita o entendimento do seu texto.

Vamos as questões:

1) De acordo com a configuração da minha banda, de fato precisarei de 19 canais? Ou a bateria pode ser microfonada com menos microfones?

Em áudio é melhor trabalhar sempre com uma margem de segurança, então de fato você precisará de mais canais, além dos 19. Outra coisa, sua banda não tem guitarra ? Poderia acrescentar também um trombone e um trompete, que tal ? (uma metaleira pesada)

2) Vocês acham que uma mesa de 24 canais é suficiente para nós? Ou é muito?

Creio que não, é melhor ter canais sobrando. Outro detalhe a ser levado em consideração é a quantidade de auxiliares que sua mesa deve ter.

3) Existe diferença gritante entre as mesas Yamaha Mg 24/14 Fx e Behringer SX 2442 FX? Se sim, qual? Em termos de recursos, ligações etc., a Behringer deixa a desejar?

A favor da Beh só o preço. Nos quesitos qualidade, durabilidade, resistência, assistência técnica e outros que não me lembro agora, a Yamaha deixa a Beh no chinelo.

As mesas Beh possuem muitos recursos, mas de que adianta ter e na hora que você precisa ele te deixa na mão ? A Yamaha é sabidamente mais cara, mas compensa. Você está prestes a adquirir a peça fundamental do seu sistema e diante disso não vale a pena economizar.

Eu vou almoçar agora. Mais tarde eu continuo ....
 
Seja bem-vindo ao fórum. Vamos lá:
Daniel Cavalcante disse:
1) De acordo com a configuração da minha banda, de fato precisarei de 19 canais? Ou a bateria pode ser microfonada com menos microfones?
Qual o tamanho do local em que vocês se apresentam? Se o som acústico é o suficiente para encher o ambiente (uma pequena igreja, por exemplo), é exagero microfonar tudo. Eu pensaria apenas em Bumbo e Caixa.
Porém, é bom ter o kit completo, para quando for ocorrer apresentação onde o som acústico não é o suficiente. Aí sim, são 9 peças (bumbo, caixa, chimbal, tom1, tom2, tom3, surdo1, surdo2, over head).
Daniel Cavalcante disse:
2) Vocês acham que uma mesa de 24 canais é suficiente para nós? Ou é muito?
Não é muito, é o mínimo que vocês precisam.
Daniel Cavalcante disse:
3) Existe diferença gritante entre as mesas Yamaha Mg 24/14 Fx e Behringer SX 2442 FX? Se sim, qual? Em termos de recursos, ligações etc., a Behringer deixa a desejar?
Com certeza existe, principalmente na quantidade de saídas auxiliares. A Behringer é como um apartamento de 5 quartos e 1 banheiro.
A Yamaha já tem mais auxiliares, o que possibilita vocês terem um sistema de monitoração decente, seja por caixas ou sistema de fones.
Sem contar que os efeitos da Yamaha são infinitamente superiores. No quesito durabilidade a Yamaha também é show.
Daniel Cavalcante disse:
4) Vi que a maioria das mesas possuem alguns canais estéreos. Nos casos das mesas citadas acima, os canais 17/18, 19/20, 21/22 e 23/24 são estéreos. Enfim, quais instrumentos poderíamos ligar nesses canais? Teclados? bateria? Confesso que acho estranho um canal estéreo, pois sempre usei canal mono. A sensação que me dá, é que quando anunciam 24 canais, na verdade temos apenas 20.
Você tá corretíssimo. Você compra uma mesa de 24, mas na verdade só "pode" usar 20. Os outros 4 ficam para CD Player, DJ, essas coisas. É um saco mesmo.
Daniel Cavalcante disse:
Enfim, queremos uma mesa boa, resistente, que possua recursos de efeitos para o vocal e instrumento de sopro.
Eu pensaria na Yamaha MG32/14FX. Também tem a LX7 da Soundcraft, e a O1V96 da Yamaha (digital, caso queiram gastar um pouco mais).

De onde vocês são? Já pensaram em alugar?
Estamos à disposição.
 
Daniel Cavalcante disse:
Vi que a maioria das mesas possuem alguns canais estéreos. Nos casos das mesas citadas acima, os canais 17/18, 19/20, 21/22 e 23/24 são estéreos. Enfim, quais instrumentos poderíamos ligar nesses canais? Teclados? bateria? Confesso que acho estranho um canal estéreo, pois sempre usei canal mono. A sensação que me dá, é que quando anunciam 24 canais, na verdade temos apenas 20.

Geralmente esses canais vem em P10,ou você liga um instrumento em mono ou você coloca um teclado em estereo,quando vem em XLR você pode colocar over de bateria.

Daniel Cavalcante disse:
De acordo com a configuração da minha banda, de fato precisarei de 19 canais? Ou a bateria pode ser microfonada com menos microfones?
Já vi esquemas de microfonação com 2 overs e um microfone de bumbo,ele fica bom,não sei o resultado ao vivo,é bem economico visto que dá pra adquirir 2 behringer c2 e um sm 57,no caso dessa bateria eu colocaria 3 overs e um bumbo,compraria 2 kit que vem com 2 behringer c2 e deixaria um behringer c2 para o sax.(fica uma maravilha microfone condesador em sax)

Daniel Cavalcante disse:
Vocês acham que uma mesa de 24 canais é suficiente para nós? Ou é muito?
Suficiente.
Daniel Cavalcante disse:
Existe diferença gritante entre as mesas Yamaha Mg 24/14 Fx e Behringer SX 2442 FX? Se sim, qual? Em termos de recursos, ligações etc., a Behringer deixa a desejar?
Se não me engano a diferença é enorme (menos nos prés),equalizadores,efeitos,durabilidade,assistencia,confiança.

Tem a soundcraft lx7 24 na torau,vale a pena dar uma ligada,ela é um pouco mais cara que a yamaha mas é bastante superior nos prés.
 
Pr. Wagner,

A Mackie tem excelentes produtos, mas é MUITO CARA.
Com o preço de uma Onyx de 24 canais, dá pra comprar uma O1V96 com ADA8000!
Isso é um absurdo.

Para trabalhar elas são ótimas. Sonoridade linda.
Mas eu não tenho coragem de pagar.
 
Olá amigos!! Confesso que fiquei espantado com a quantidade de respostas, eu não esperava por isso. O pessoal aqui é rápido hein!! Que coisa boa!

Vou responder às perguntas de vocês ao mesmo tempo, pois foram muitas respostas. Por isso vou colocar os seguintes apontamentos:

- Só para esclarecer, essa mesa que pretendemos comprar é apenas de apoio. Só iremos usá-la caso formos para alguma igreja ou local, que não ofereça mesa de som de acordo com nossas necessidades (pequena). Então, essa mesa que estamos buscando, precisa ser de fácil transporte. A minha idéia é ligarmos as saídas masters dela (L/R), na entrada de dois canais de linha da mesa do local que formos tocar. Será que presta?

- Nosso orçamento para aquisição da mesa, é de até R$ 3.500,00. Na Playtech a Yamaha Mg 24/14 Fx está por quase R$ 3.100,00, e ainda consigo dividir em 12x sem juros e frete grátis. Acho que é uma boa oportunidade...

- Mesa de 32 canais vejo que seria o ideal, mas me parece ser muito complicado para transportar...

- Vamos investir também em bons cabos XLR, Direct Box Behringer DI100 para cada instrumento. Uma medusa também. Mas isso não será imediatamente, pois é caro e não somos ricos.

- A minha banda é nova, temos poucos meses de formação, embora estejamos juntos em outros projetos há muitos anos.

- Estamos orando para Deus mandar um guitarrista, mas por enquanto não temos. Apenas violonista. Tomara que o guitarrista apareça logo, pois faz muita falta.

- No momento, não pensamos em trombone e trumpete para compor o naipe, pois nosso som é mais light. Quem sabe um dia!!!

- A idéia de amplificar apenas caixa, bumbo e over, é muito boa. Na verdade não temos habito de louvar em lugares muito grandes (é raro), então essa opção poderia funcionar. E quando formos para ambientes realmente grandes, espero que a organização do evento tenha uma mesa à altura.

Enfim, pelos relatos de vocês, estou fortemente tendencioso a comprar a YAMAHA.

Obrigado a todos, e quem puder contribuir mais com idéias é só falar.
 
Pr Wagner Pacheco disse:
Uma das melhores compras que eu fiz para meu som. Depois que eu terminar de pagar quero comprar um YAMAHA 01V.
Vou deixar a Mackie na congregação que vamos abrir e a YAMAHA na sede!
Não poderia deixar de citar a grande preocupação com a qualidade do som na igreja como a do Pr. Wagner. Parabéns
 
Pr Wagner Pacheco disse:
Olá pessoal, boa tarde!

Eu tenho uma dúvida comigo aqui:

Porque sempre que alguém pede opinião sobre mesas de som, ninguém opina por Mixer's MACKIE?

Só vemos o pessoal falar em Yamaha, Behringer ou Soundcraft.

Olá Pastor,a mackie é uma otima mesa, temos uma antiga(uns 15 anos) a Mackie 1604, que nos atende até hoje em eventos externos, alías, nesse momento ela está passando por uma revisão por conta do acampamento de carnaval, mas pelo preço, compensa pegar uma yamaha mg 32/14 fx por conta da quantidade de canais., pois nunca se sabe, hj vc usa 12 canais e um dia precisará de 20 e ai como fica? Mas é uma otima mesa.
 
Gabriel você está querendo comparar o ADA da behringer com os Prés da mackie? :shock:

Que mackie é cara é,mas que é boa é,depois falam que fazemos um complô quase limitado a Rcf,selenium,yamaha,soundcraft aqui no forum,mas fazer o que? é o que tem de melhor,aqui no Brasil mesmo se você não quizer pegar nenhum carro importado ou descendente de importado (com manutenção cara) você fica limitadissimo a Fiat,chevrolet,VW e Ford,pois é a melhor opção.

Samuel P Suriano disse:
Vocês estão dispostos a investir quanto nessa compra ? E o restante, como cabos, mics, e outros, já tem ?
Isso é importante.

Pr Wagner Pacheco disse:
Eu perguntei porque há alguns meses comprei uma MACKIE 1604-VLZ3, paguei (estou pagando) R$ 3,500 e estou muito feliz com ela, mas não vejo o pessoal indicar.
Comprou aonde? é uma otima mesa,tem outra linha lá na mega disconildo também,mas essa tem canais estereos.
 
Daniel Cavalcante disse:
- Nosso orçamento para aquisição da mesa, é de até R$ 3.500,00. Na Playtech a Yamaha Mg 24/14 Fx está por quase R$ 3.100,00, e ainda consigo dividir em 12x sem juros e frete grátis. Acho que é uma boa oportunidade...

Demorou a ligar lá na Torau e perguntar quanto que eles fazem a Soundcraft que indiquei.

Daniel Cavalcante disse:
Então, essa mesa que estamos buscando, precisa ser de fácil transporte. A minha idéia é ligarmos as saídas masters dela (L/R), na entrada de dois canais de linha da mesa do local que formos tocar. Será que presta?

Acho o mais adequado a fazer,se a mesa do local for muito ruim prefiro ligar direto.

Daniel Cavalcante disse:
Vamos investir também em bons cabos XLR, Direct Box Behringer DI100 para cada instrumento. Uma medusa também. Mas isso não será imediatamente, pois é caro e não somos ricos.
D.I. 100 da behringer é ruim demais,tem um chiadinho de fundo,tem melhores,medusa eu montaria manualmente,compraria um multi-cabo e os conectores,tudo Santo angelo.

Daniel Cavalcante disse:
A idéia de amplificar apenas caixa, bumbo e over, é muito boa.
Eu amplificaria apenas nos overs e o bumbo,porém com 3 microfones nos Overs.
 
A minha idéia é ligarmos as saídas masters dela (L/R), na entrada de dois canais de linha da mesa do local que formos tocar. Será que presta?

Já operei algumas vezes assim. Observando o nível de sinal, eu não vejo problemas

- Vamos investir também em bons cabos XLR, Direct Box Behringer DI100 para cada instrumento. Uma medusa também. Mas isso não será imediatamente, pois é caro e não somos ricos.

É isso aí. A qualidade no som depende de muitos fatores: mics, cabos, mesa, caixas. Quanto ao Direct, dá uma olhada no DI 800.

Faça um bom planejamento e não irá se arrepender.

Estamos orando para Deus mandar um guitarrista, mas por enquanto não temos. Apenas violonista. Tomara que o guitarrista apareça logo, pois faz muita falta.

Inclua nesse pedido um operador de áudio também.
 
Samuel P Suriano disse:
Citação:
Estamos orando para Deus mandar um guitarrista, mas por enquanto não temos. Apenas violonista. Tomara que o guitarrista apareça logo, pois faz muita falta.


Inclua nesse pedido um operador de áudio também.

Ficar com um equipamento desses sem operador bom é como comprar um Boeing e não ter piloto.

Daniel Cavalcante disse:
Mesa de 32 canais vejo que seria o ideal, mas me parece ser muito complicado para transportar...
Ela é grande mas não impossivel de transportar,eu me preocuparia em transportar a bateria não o som.
 
Fico me perguntando o por que da Mackie ser tão cara no Brasil.

Por aqui, pela linha de custos (ascendente) segue a lista:

Behringer
Yamaha
Mackie
Soundcraft
A&H
 
A&H está com um preço bom na lumix,mas como essas 3 ultimas citadas não costumam aparecer muito nas lojas,eu fico meio sem saber o preço delas no mercado.
 
Pessoal, tivemos uma reunião hoje e decidimos que vamos comprar a Yamaha Mg 24/14 Fx.

Agora tenho outra dúvida: Existe alguma forma de implantar monitoração por fones (koss porta pro), nessa mesa Yamaha Mg 24/14 Fx? Lembrando que minha banda possui hoje 6 músicos, podendo chegar a 8 em breve.

Enfim, como funciona a ligação dos 8 fones na mesa?

Obrigado!!
 
Cada auxiliar pode alimentar vários fones.
Só resta saber quais os músicos que teriam afinidade para "dividir".

Usando 6 fones, é um auxiliar para cada um. MUITO FÁCIL E IDEAL!
Cada um faz a mixagem que quiser. Um quer mais voz, outro quer menos voz, um quer mais violão, outro quer menos violão... Tudo beleza.

Para ligar 8 fones, vocês terão, por exemplo, que usar a mesma mixagem para Baixo e Bateria.

Isso não é difícil de ser feito.
Recomendo a compra de 2 HA 4700 da Behringer.
 
Legal!!! Agora pesquisando, vi o HA8000 da Behringer, que já oferece 8 canais. Seria mais indicado ele, do que ter 2 HA4700, ou nao?

Pelo que entendi, conectamos as saídas AUXILIARES PRE-FADER diretamente no HA8000 (amplificador de fones).

Por sua vez, os fones são ligados diretamente no HA8000.


Só não entendi como ligaremos os fones ao HA8000, considerando que o HA8000 ficará num rack junto com a mesa de som, há cerca de 25metros de distância dos músicos. Seria necessário uma medusa somente para isso? Se sim, essa distância de 25metros não haveria grande perda de sinal e captação de ruído, pois são conexões P10?


Obrigado!!!!!


gabriel_equalize disse:
Cada auxiliar pode alimentar vários fones.

Recomendo a compra de 2 HA 4700 da Behringer.
 
Daniel Cavalcante disse:
Pessoal, tivemos uma reunião hoje e decidimos que vamos comprar a Yamaha Mg 24/14 Fx.
Neguinho com trinta anos de sav ainda não falou pro colega que a mg24/14fx só tem 16 canais(mono)?
Vai ter que fazer outra reunião... ou vai de mg32/14fx ou de MG 206C...

Quanto aos DI's eu indicaria comprar di individuais de boa marca eam etc...
 
Back
Topo