Monitores e Auxiliares?

G

Guest

Guest
Beleza galera?! Pesquisei sobre o assunto aqui no fórum lendo artigos e alguns tópicos mas ainda restaram muitas dúvidas e incertezas...
Conto com a ajuda do pessoal aqui para esclarecer as mesmas e enriquecer ainda mais o conteúdo sobre o assunto. Lembrando que sei muito pouco sobre áudio, por isso peço desculpas por qualquer erro que aqui possa acontecer!

Monitor/Auxiliar?!

Qual a diferença?
O que é mandada?
Como utilizar estes recursos?
Como utilizar todos os auxiliares? (Tenho uma mesa com 8 aux; então posso mandar até oito vias de retorno para diferentes músicos com diferentes mixagens? Como fazer isso? Tenho que ter 8 saídas diferentes uma para cada aux. passando cada um por um amplificador?
Tenho uma 01v96i, como utilizar estes recursos nesta mesa?
A respeito dos efeitos: quando utilizo um efeito acabo perdendo uma linha de retorno? É possível utilizar mais de um efeito em um único auxiliar?

Muitas perguntas, não?!(rsrsrs)
Compramos esta mesa recentemente e através dos videos do fórum e do manual já conseguimos executar pelos menos as funções básicas. Porém não conseguimos utilizar os retornos e acabamos utilizando apenas um dos lados do master e o outro usamos como um único retorno tendo que ouvir o mesmo som que o PA( Muito ruim, mas era melhor que não ouvir nada). Por isso, ficarei feliz em receber comentários que nos ajudem a utilizar esses recursos.

Muito obrigado e que DEUS abençoe a todos.
 
Renan Ribeiro disse:
Qual a diferença?
Chamamos de monitor em sí a caixa/fone que serve de retorno, ou seja ele é o “monitor” de referencia do SOM para algum individuo.
Algumas mesas (geralmente mais antigas) chamam um AUX de monitor (MON), mas ele na pratica é um AUX comum, geralmente PRE FADER.

Renan Ribeiro disse:
O que é mandada?
Chamamos de “mandada“ e envio de um sinal para alguma caixa/amplificador.
Isto incluir AUX, SUB, MASTER, etc...
Ao enviar o som para algum lugar você tem uma “mandada de som”.

Renan Ribeiro disse:
Como utilizar estes recursos?
Pergunta muito genérica, você usa de acordo com sua necessidade...
Em tese bem simplista funciona assim:
- Master > PA
- AUX > Monitores/Fones
- SUB > PA/SIDE/FRONT FILL

Renan Ribeiro disse:
Como utilizar todos os auxiliares?
Pergunta também muito genérica, você primeiro precisa saber se você PRECISA usar os 8 AUX.
Não se trata de USAR TODOS, mais sim de suprir todas suas necessidades de “mandadas”.

Agora se a dúvida é como usar os 8 AUX na 01V96, você precisa de ADA com mais 4 saídas físicas pelo menos (Muito comum usar o ADA8000) e no patchout da mesa enviar os AUX para cada saída física, tem muita coisa sobre isto no fórum, use a pesquisa.

Renan Ribeiro disse:
(...) posso mandar até oito vias de retorno para diferentes músicos com diferentes mixagens? Como fazer isso? Tenho que ter 8 saídas diferentes uma para cada aux. passando cada um por um amplificador?
Sim pode mixar cada músico com limite de 8 MIX por ter somente 8 AUX.
Como fazer: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=6707">viewtopic.php?f=49&t=6707</a><!-- l -->
Sim, precisa de um amplificador para os fones, seja individual ou em rack.

Renan Ribeiro disse:
Tenho uma 01v96i, como utilizar estes recursos nesta mesa?
Tudo que você precisa sobre a 01V está aqui: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=6707">viewtopic.php?f=49&t=6707</a><!-- l -->

Renan Ribeiro disse:
A respeito dos efeitos: quando utilizo um efeito acabo perdendo uma linha de retorno? É possível utilizar mais de um efeito em um único auxiliar?
Se você usar um AUX para alimentar a máquina de efeitos sim, você perde uma via AUX.
Não é possível usar mais de um efeito em uma mesma máquina de efeitos, porém é possível alimentar mas de uma maquina da efeito com um mesmo AUX, porém eles terão sempre a mesma mandada de áudio. A 01v96 tem 4 máquinas de efeitos.

No mais será preciso ler com mais atenção os tópicos já criados, lá tem todas estas perguntas respondidas!
 
Opá! Obrigado, Eliabe! Agora já deu pra esclarecer a maioria das dúvidas. Mas a respeito dos vídeos que vc me disse já assisti todos e consegui aprender muita coisa lá. Porém, na utilização dos auxiliares é que encontrei dificuldade; Porque como já havia falado não sei quase nada de sonorização, comecei a estudar o assunto recentemente, então mesmo com os vídeos não tenho conhecimento de alguns termos técnicos e isto acaba dificultando o entendimento. Tenho apenas um pouco de experiência em mesas analógicas onde utilizar este recurso é algo mais simples; Pois apenas basta abrir o master do auxiliar e abrir em cada canal o quanto se quer ouvir de cada instrumento em um único monitor. Agora na digital a coisa é mais complicada...então se alguém puder dar mais detalhes do assunto (em uma linguagem bem amadora) ficarei grato.

Para onde vai o sinal dos auxiliares?

Sem a ADA na 01v tenho apenas 4 aux. como utilizar todos? (Como deve ser feita as ligações nas saídas, quais os nomes destas saídas)

Onde eu conseguirei controlar os aux. (Em aux. é claro! Mas preciso de mais detalhes)

Se tenho 4 aux. disponíveis (por enquanto) então conseguirei ter 4 monitores com 4 mixagens diferentes? (sem utilizar nenhum efeito, é claro)

Qual a função de cada uma das saídas contidas na mesa? (Monitor out, Omni out, Word clock out, Adat out, 2 TR out digital coaxial, Midi out e mais alguma que possa ter esquecido)

Me desculpe por tantas perguntas mas acredito que estas sejam dúvidas frequentes pra quem está iniciando no meio.
 
Tenho apenas um pouco de experiência em mesas analógicas onde utilizar este recurso é algo mais simples; Pois apenas basta abrir o master do auxiliar e abrir em cada canal o quanto se quer ouvir de cada instrumento em um único monitor. Agora na digital a coisa é mais complicada...

Eita agora fiquei perdido, sou novo tambem e a igreja esta querendo adquirir uma 01v96i tambem. Bom sua duvida tambem se tornou a minha kkkkkk

Qual a função de cada uma das saídas contidas na mesa? (Monitor out, Omni out, Word clock out, Adat out, 2 TR out digital coaxial, Midi out e mais alguma que possa ter esquecido)


Boa pergunta tambem gostaria de saber mais....
 
Bom vamos ver se consigo explicar. Na digital usa-se a mesma dinâmica das analógicas (ficou meio estranho isso :mrgreen: ), por exemplo o volume dos auxiliares (master), estão na sessão MASTER, de 1 a 8, já para enviar o sinal para cada auxiliar na sessão AX de 1 a 8 também, como se fosse na analógica, só que na 01V, muda a pagina (pense sempre em camadas e fica mais fácil de entender). Exemplo: Você quer enviar a bateria toda para o AX 5, ela está conectada do canal 1 ao canal 8, primeiro você vai no MASTER, veja se o AX 5 está ligado e com o volume (normalmente uso em 0db), ai você aperta o AX5 e e aumenta os faders enviando o sinal, não sei se deu para entender, mas pelo menos tentei :D.
Mas lembre-se antes disso você tem de fazer o PATCH, e colocar os auxiliares em pré-fader, nos videos do Thiago explica isso muito bem,e uma sugestão se tiver como conectar a mesa em um PC, fica mais fácil a visualização e o aprendizado no começo, espero ter ajudado.
 
É verdade Rinaldo, agora entendi kkkkkk

No caso tudo que voce faz na digital voce precisa ficar mudando de "pagina"...

Estou vendo os videos do Tiago ainda, mas as vezes me perco e ja estou muito na teoria precisava ir para a pratica, mas so quando a igreja compra kkkk
 
Renan Ribeiro disse:
Para onde vai o sinal dos auxiliares?
Vai para onde você mandar ir através do PATCHOUT, ele pode ir para qualquer saída física da mesa, mais por default ela vem de fábrica enviando os AUX/1-4 para o OMNI-OUT/1-4.
91969_g5.jpg


Renan Ribeiro disse:
Sem a ADA na 01v tenho apenas 4 aux. como utilizar todos? (Como deve ser feita as ligações nas saídas, quais os nomes destas saídas)
Como disse ai em cima, depende de pra onde você mandou os AUX, se você não mexeu em nada eles saem no OMNI-OUT, basta plugar um cabo P10 ali e enviar para onde quiser.

Renan Ribeiro disse:
Onde eu conseguirei controlar os aux. (Em aux. é claro! Mas preciso de mais detalhes)
Quando você está com o botão HOME aceso, significa que você está controlando o volume do canal no PA.
Se você apertar AUX1 por exemplo, ele vai acender e apagar a luz do HOME, então isso significa que você estará mexendo no volume do canal NO AUX1, se quiser mexer no AUX2, basta apertar o AUX2, e assim sucessivamente.
Para voltar a mexer no PA basta apertar HOME novamente.

Renan Ribeiro disse:
Se tenho 4 aux. disponíveis (por enquanto) então conseguirei ter 4 monitores com 4 mixagens diferentes? (sem utilizar nenhum efeito, é claro)
Sim consegue 4 mixagens individuais, MESMO USANDO EFEITOS.
Se você usar somente 4 AUX significa que lhe sobram 4 AUX para efeitos, pois sua mesa tem 8 no total.

Renan Ribeiro disse:
Qual a função de cada uma das saídas contidas na mesa? (Monitor out, Omni out, Word clock out, Adat out, 2 TR out digital coaxial, Midi out e mais alguma que possa ter esquecido)
MONITOR OUT – Saída para monitores de referência, geralmente usada em estúdios.
STEREO OUT – Saída do máster que vai pro PA.
OMNI OUT – Saída física, normalmente usada para os AUX.
WORD CLOCK – Usada para sincronizar o RATE de equipamentos digitais que funcionem em conjunto com a mesa.
2 TR – Entrada e saída digital do tipo COAXIAL.
MIDI – Saída e entrada para controladoras MIDI.
ADAT IN/OUT – Onde o ADA será ligado.
TO HOST – USB para ligar no PC.


Meu amigo, na verdade as digitais em termos de operações simples, controle de mandadas é bem simples, não tem muita complicação!
Então tire esta mística “digital é outra coisa” da sua mente, se entregue a este mundo que é uma ida sem volta e seja feliz.

Tenho prazer em ajudar, mas tente antes ler com um pouco mais de foco o tópico de operação aqui do fórum, ele é grande, mas tem tudo lá...
 
Muito obrigado Rinaldo e Eliabe pelas dicas; Ajudaram DEMAIS a esclarecer as muitas dúvidas . Principalmente para quem é iniciante no assunto, não é Willian?(rsrsrs)
E me desculpe a ignorância, Eliabe... já havia lido muita coisa a respeito aqui no fórum, nos artigos e assistido todos os vídeos sobre a 01v. Mas pelo fato de não ter conhecimento algum sobre o assunto, muitas vezes não consegui compreender a linguagem utilizada pelos mais experientes. Por esse motivo decidi pedir ajuda aqui.
 
Acho que poderíamos desmistificar a questão dos auxiliares, como eu já disse várias vezes: a 01V96 sempre tem 8 auxiliares, nada mais e nada menos. Acontece que ela só tem 4 saídas físicas sem expansão. Mas os auxiliares não deixam de existir, podem perfeitamente ser usados para mandadas de efeito, por exemplo.
 
Opa com certeza Renan, tambem me ajudaram e muito...

Agora devo sair da teoria e entrar na pratica. So falta a igreja comprar a mesa kkkkk
 
rafaellerm disse:
Acho que poderíamos desmistificar a questão dos auxiliares, como eu já disse várias vezes: a 01V96 sempre tem 8 auxiliares, nada mais e nada menos. Acontece que ela só tem 4 saídas físicas sem expansão. Mas os auxiliares não deixam de existir, podem perfeitamente ser usados para mandadas de efeito, por exemplo.
Facebook_Like_thumbs_up_small.png
 
Guest disse:
Opá! Obrigado, Eliabe! Agora já deu pra esclarecer a maioria das dúvidas. Mas a respeito dos vídeos que vc me disse já assisti todos e consegui aprender muita coisa lá. Porém, na utilização dos auxiliares é que encontrei dificuldade; Porque como já havia falado não sei quase nada de sonorização, comecei a estudar o assunto recentemente, então mesmo com os vídeos não tenho conhecimento de alguns termos técnicos e isto acaba dificultando o entendimento. Tenho apenas um pouco de experiência  em mesas analógicas onde utilizar este recurso é algo mais simples; Pois apenas basta abrir o master do auxiliar e abrir em cada canal o quanto se quer ouvir de cada instrumento em um único monitor. Agora na digital a coisa é mais complicada...então se alguém puder dar mais detalhes do assunto (em uma linguagem bem amadora) ficarei grato.

Para onde vai o sinal dos auxiliares?

Sem a ADA na 01v tenho apenas 4 aux. como utilizar todos? (Como deve ser feita as ligações nas saídas, quais os nomes destas saídas)

Onde eu conseguirei controlar os aux. (Em aux. é claro! Mas preciso de mais detalhes)

Se tenho 4 aux. disponíveis (por enquanto) então conseguirei ter 4 monitores com 4 mixagens diferentes? (sem utilizar nenhum efeito, é claro)

Qual a função de cada uma das saídas contidas na mesa? (Monitor out, Omni out, Word clock out, Adat out, 2 TR out digital coaxial, Midi out e mais alguma que possa ter esquecido)

Me desculpe por tantas perguntas mas acredito que estas sejam dúvidas frequentes pra quem está iniciando no meio.
sobre essa questão do uso dos 8 auxiliares na mesa 01v existe um caminho não muito usual que um amigo(técnico) que endereçou as saídas de master de auxiliar para a saide insert de canal assim ele pode usar a saída do insert com master de via e o canal como entrada de microfone,estranho mais funciona (adaptação técnica )essa alternativa foi usada pois no dia especifico o ADA de expansão  queimou mais funcionou a contento.
 
ebert ferreira disse:
sobre essa questão do uso dos 8 auxiliares na mesa 01v existe um caminho não muito usual que um amigo(técnico) que endereçou as saídas de master de auxiliar para a saide insert de canal assim ele pode usar a saída do insert com master de via e o canal como entrada de microfone,estranho mais funciona (adaptação técnica )essa alternativa foi usada pois no dia especifico o ADA de expansão  queimou mais funcionou a contento.
Realmente é possível enviar um AUX para o insert dos canais 1-12.
Porém este patch invalida o canal, logo usando 8AUX nesse patch você perderia 4 canais funcionais.

Isto ocorre porque o INSERT das entradas são analógicos, e vem antes do AD da mesa, conforme diagrama do manual.
[attachment=767]
 

Attachments

  • SAP 042.PNG
    SAP 042.PNG
    61.1 KB · Visitas: 34
Eu consegui fazer 5 aux na 01v, utilizando as saidas do monitor out, apenas endereçando o aux 5 para essas saidas, o que eu não conseguie foi fazer os 6 aux como imaginava, pois queria mandar o aux 5 para saida R do monitor out e o aux 6 para saida L, porém não deu certo.
 
Back
Topo