Não teve jeito, vão mesmo colocar forro de PVC, o que faço agora !?

aluizio

Member
Boa noite,paz a todos e a todas.

Infelizmente por mais que eu tenha conversado sobre não colocar forro de PVC na igreja, não teve jeito, hoje estive por lá e vi todo o material já comprado só esperando a instalação, é uma pena pois nosso equipamento estava ficando uma maravilha, o som aos poucos vinha melhorando acada investimento que a equipe de louvor fazia, porém agora vem esse problema, o que fazer agora? quais as soluções? ou os paleativos de emergência para que não possa ter tanta dor de cabeça com acústica?
 
Aluizio, acalma-te....

já participei de igrejas que o tinha forro de pvc e não havia nenhum problema com isso..... como já compraram espere pra ver o resultado, se ficar ruim vc alertou sobre tal possibilidade....
 
A depender do volume "a menos" causado pela colocação do Forro, irá perceber até uma melhora... Na minha igreja foi assim...

Quando comentamos que o PVC é um veneno pra acústica é pq, o valor não fica tão longe de instalar de vez um forro mineral... Então na pratica você deixa de ganhar...

Aqui no SAV tem alguns tópicos em que os usuários montaram absorvedores de amplo espectro com lã de rocha, em painéis forrados com tecidos e colocaram na parede... pode ser um caminho...
 
Aluizio, não creio que o som possa piorar tanto assim. Como disse o Deneripr, vocês somente deixam de ganhar um "tratamento" acústico que poderia vir com um forro apropriado.
 
Isso mesmo.....

não vamos sofrer por antecipação, espere acontecer e depois passe a solução paliativa.....
 
Quero agradecer desde de já, pelas palavras de conforto e encorajamento dos membros do fórum.
Estava preocupado devido a muitos casos relatados aqui sobre reflexão que o PVC causa sobre a sonoridade, isso poderia prejudicar nosso som, e ficar inteligível para os irmãos, Porém vou seguir o conselho dos amados, vamos esperar para ver como se comporta o som depois da instalação.
Já tinha até mesmo pensado em algo antes de colocar esse forro, e apresentar como uma solução para amenizar possíveis danos.



O forro ondulado com alguns Painéis acústicos, tanto no forro como nas paredes laterais, e no fundo da igreja, e até que ficou esteticamente bonito :D
 
Já toquei também em igrejas com forro de pvc, e não tivemos problemas com acústica do local...

Veja este comentário abaixo extraído da audiolist http://audiolist.quasar.eng.br/forum/viewtopicc2d2.php?t=7071

O material do forro não fará grande diferença. Em verdade, esse mesmo forro poderia servir, se tivesse sido instalado de outra forma. Em "zig-zag" ou pirâmides, formando difusores, como nesta foto:


Segue a foto:
forro_zig_zag_zpsbcbbd9f1.jpg
 
Bom, vamos por partes
O que vou falar é apenas por dedução.
Primeiro, haverá perda de volume, ou seja, quando temos uma cobertura com telhas coloniais ou cerâmicas, então iremos perder um bom volume, digamos 2 vezes mais que um telhado de amianto ou alumínio.
Caso seja de cerâmica, haverá uma boa perda de absorção nas médias altas e altas.
Nas de alumínio e amianto a perda de volume será menor, mas as médias altas e altas não serão absolvidas, terá um efeito tipo espelho.
Então se seu telhado for principalmente de alumínio, coisa que eu não acredito devido ao calor do alto oeste, certamente terá até uma melhora ao que você tem hoje, o que eu acredito que muitos aqui presenciaram em suas igrejas, mas caso seja em telhas coloniais ai sim terá uma diferença enorme, eu até chego a falar por experiência em nossa igreja, que o som fora do templo é muito superior que dentro. Pode parecer estapafúrdio, mas já presenciei isso em várias igrejas que tem o PVC, e isso ocorre devido a velocidade que gera nas médias altas e altas.
Caso tenham dúvidas, observem em suas igrejas se vocês não reduzem muito os agudos nos canais das mesas, e também tenham que reduzir a pressão sonora no ambiente. Eu mesmo até acho melhor, pois hoje sou inimigo de volumes exagerados.
Caso esteja errado, estou também apto a receber orientações, pois creio que muitos de nós temos os mesmos problemas.
 
vamos raciocinar

Qual desses materiais acusticamente são mais refletivos
Madeira
Concreto
Tecido
PVC
Vidro
Acrílico


Aluizio

Quando fiz os comparativos eu fiz pois quando temos telhados de cerâmica, então temos tesouras com um minimo de 1,20 na parte mais alta, com isso se gera um volume maior no ambiente, veja bem volume, ou seja H x L X C. Quando é em telha de amianto devido o grau de inclinação poder ser menor devido ao comprimento das telhas e com isso não haver retorno d'agua quando em chuvas e nas telhas de alumínio essas devido ser em folhas inteiriças pode ainda ser menor o grau de inclinação, portanto os volumes em cada caso altera. É um caso a se pensar, não? Realmente a física não muda...rs.rs.rs.rs e não vou falar pode fulano, por sinal detesto tanto a transmissão de futebol dessa tv que hoje me dou o luxo de assistir em outras emissoras tais como ESPN ou FOX.....by
 
heriberto disse:
Caso seja de cerâmica, haverá uma boa perda de absorção nas médias altas e altas.

Nosso telhado é de cerâmica, ele tem uma boa "absorvição"de modo geral, não temos problemas com microfonias desde que colocamos caixas de boa qualidade na igreja, raramente temos alguma microfonia nas caixas de retorno no palco, sobre o volume de som também vamos poder controlar agora que instalamos o sistema de fones, mas a logica é certa sobre a inclinação em cada tipo de cobertura. Vi o artigo do audiolist, e acho que meu desenho está seguindo a lógica sobre difusão, e acredito que nesse formato seja bem melhor que ele todo "reto", e em relação a absorvição vou ver se coloco alguns painéis acústicos principalmente na parede do fundo, assim terei difusor e absorvedor.
 
Lendo assim isolado como voce grifou ficou um pouco diferente.
O que quis falar foi como com telhado cerâmico a absorção é bem maior em comparação ao forro do PVC. E sim, está certo o caminho que irá aplicar.
E se tem uma alegria para mim é quando vejo um irmão apesar dos contratempos conseguem implementar as mudanças necessárias. E principalmente quando consegue com o minimo de custos.
 
Fazendo o que estão ao nosso alcance rsrsrs, quando andar por essas "bandas" Heriberto venha nos visitar será uma honrar recebe-lo.


aluizio disse:
Fazendo o que esta ao nosso alcance rsrsrs, quando andar por essas "bandas" Heriberto venha nos visitar será uma honrar recebe-lo.
 
Aluizio, o pessoal acima falou uma coisa importante: o forro não é um bicho de sete cabeças. Só não ajuda...
Aconselho que vocês tenham cuidado, agora, na hora de posicionar os PAs, de forma que o mínimo de som possível seja projetado para ele.
 
gabriel_equalize disse:
Aluizio, o pessoal acima falou uma coisa importante: o forro não é um bicho de sete cabeças. Só não ajuda...
Aconselho que vocês tenham cuidado, agora, na hora de posicionar os PAs, de forma que o mínimo de som possível seja projetado para ele.

Entendo Gabriel, acredito que vou ter que diminuir o volume da pressão sonora dentro do templo, a disposição do PA é em flay, o que ao meu ver já ajuda bastante na posição dos ângulos correto. já tinha criado um tópico mostrando a instalação do PA, http://somaovivo.org/forum/showthread.php?tid=11597, não sei se vai ser necessário mudar alguma coisa nesse posicionamento, (estamos aberto para sugestões).
 
heriberto disse:
isso ocorre devido a velocidade que gera nas médias altas e altas.
Heriberto, se a velocidade é o resultado da divisão entre a distância percorrida e o tempo, como pode a frequência do sinal alterá-la?
Não sou físico, mas pelo que lembro do meu ensino médio, não vejo sentido algum em dizer que as altas frequências possuem maior velocidade.
 
Back
Topo