Novas caixas passivas PA para nossa Igreja

alessandrofabio

Active Member
Olá pessoal do SAV.

Estou comum a dúvida em quais caixas passivas comprar.
Minha igreja (IBC Rocha Sobrinho - Mesquita RJ) tem 12 X 10 X +- 5m altura, e acompanho o fórum há alguns anos. Com ajuda já conseguimos mudar muita coisa, com uma dica simples e eficaz: Comprar bons produtos, mesmo que por partes. Com orçamento pequeno (somos cerca de 60 membros), passamos a comprar 1 ou 2 por ano. Hj temos uma mesa Soundcraft MFX 20, Guit. Tagima JA 2, Teclado Roland Juno Di, Bx Yamaha RBX 370, microfones MB-3k e um Karsec 302. Fui voto vencido ao pedir caixas ativas, estava de olho nas SPM 1202a, então compramos um amplificador Etelj Slim 6400. E agora preciso de novas caixas para acompanhar. As atuais são modelo 3 vias, falante 15pol daquelas mais baratas.

Estive vendo na 4Vias estas caixas, com falantes e driver TI Snake, preço 1450,00 unidade. Devemos dispor no máximo 3500,00 para esta compra, pois ainda nos faltam muitas coisas, como um novo cubo p Bx (usamos hj um Staner BS120), cubo p guitarra, novos microfones, nova bateria, medusa para dispor o som em outro lugar, pois ele ocupa espaço na frente da igreja, etc...

Detalhes do gabinete e Ferragem:
1 gabinete, compensado naval 20mm com sistema fly de 6 pontos e 2 alças metal
5 Pontos FLY (2 superiores, 2 inferiores e 1 traseiro)
2 Alças laterais em metal
1 espelho com dois conectores Speakon / 1 copo para encaixe em pedestal

Modelo Falante, Driver, Corneta e Divisor:
1 Driver de Titanio Snake SD145 150 watts 110db spl
1 falante Snake ESX415 / 400 watts RMS 101db spl
1 Corneta biradial Snake modelo 5026
1 Divisor de Frequência NENIS DF902TI

Especificações Gerais:
Potencia: 550 watts RMS / 800w em Programa Musical
Impedancia da caixa 8 ohms
Dimensões: Larg 48cm x Alt 73cm x Prof 46cm
Peso: 28 kg

Gostaria que os amigos nos ajudassem com a escolha dessas caixas ou indicassem outros modelos.

Grato, Alessandro Fabio
Guitarrista - Op. audio IBCRS
 
Olá Alessandro,

Seja bem-vindo ao fórum.

Com este orçamento e pelas dimensões da sua igreja, escolheria um par destas caixas passivas

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.guitarmusic.com.br/-pr-21489-140390.htm">http://www.guitarmusic.com.br/-pr-21489-140390.htm</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rssomeluz.com.br/ecommerce_site/produto_27878_3769_Caixa-Acustica-SR-12TI-400-Studio-R">http://www.rssomeluz.com.br/ecommerce_s ... 0-Studio-R</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rssomeluz.com.br/ecommerce_site/produto_27879_3769_Caixa-Acustica-SR-15TI-600-Studio-R">http://www.rssomeluz.com.br/ecommerce_s ... 0-Studio-R</a><!-- m -->

Todas servem tanto para PA e quanto para retorno, possuem resposta de frequência plana e têm drivers importados.

Abraço,
Matheus
 
Ah, parabéns pela escolha da mesa e dos instrumentos. Em relação ao cubo de baixo, se você adquirir um sub e um pedal como o VLX-Bass Attack da Hartke ou um direct box, você pode ligar o baixo direto na mesa de som e dispensar o cubo - ou usá-lo independente bem baixo como retorno para o baixista.

Sem dúvidas, o mais recomendado é você solicitar uma visita de um profissional em áudio e acústica no local para escolher as caixas com coberturas e pressão adequadas para o seu ambiente.

Veja o exemplo destas duas igrejas:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somparaigreja.com.br/projetos/igreja-batista-central-de-rio-claro">http://www.somparaigreja.com.br/projeto ... -rio-claro</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somparaigreja.com.br/projetos/paroquia-santos-apostolos">http://www.somparaigreja.com.br/projeto ... -apostolos</a><!-- m -->

Segundo eles, apenas uma caixa ativa no centro e um sub atendeu perfeitamente essas igrejas.

Abraço,
Matheus
 
Já que o orçamento é apertado se eu fosse vc pegava as duas SP1202 mesmo mas passivas (na faixa de 1000,00 cada) e com a diferença comprava um sub de 15" ou 18" de 4 ohms (posteriormente colocaria mais um).
Usaria as duas em um dos canais do Slim e o sub no outro, montando um sisteminha mono compacto e com boa sonoridade e no futuro compraria mais um amplificador pra usar no ou nos subs!
 
A SP1202 passiva da Selenium é uma boa opção também. Mas pelo preço, ficaria com a SR 12-400 da Studio R. O timbre do médio grave da Fane é bem superior e a sensibilidade dele é de 100 dB.

O opção de deixar as duas caixas em um canal e um sub no outro canal é boa também, só que para isso, será necessário um crossover digital ou analógico para fazer os cortes entre as vias, senão não rola.

Na faixa de preço de R$ 1100 por unidade já com os cabos PP, se não me engano de 10 m, tem a caixa MF-12/G da JHD. Usamos ela na nossa igreja como retorno e gostamos bastante do resultado. O alto-falante e o driver dela (220ti) são da JBL Selenium com divisor passivo da EAM. A potência total da caixa é de 350 W RMS em 8 ohms com sensibilidade de 99 dB (1W/1m).

Segue as fotos dessa caixa:

DSC01459_limpo-398x1024.jpg


DSC01455_limpa.jpg


Veja o gráfico de resposta da mesma processada pelo DCX2496

GraficoMF-12G_zpsf3016996.jpg
 
Eu poderia colocar 2 cxs SR15-TI 600, que são 8 OHM, em série para ficar com 4OHM em um canal e utilizar o outro canal para retorno? Dispor as caixas na lateral, como são hj? Acredito que se colocar em fly, de frente a cada fileira de bancos (a igreja tem 2 fileiras) ou central formando um cluster poderia ficar melhor?
Ou mesmo usar essas caixas por canal, e depois colocar retorno ativo?

E Matheus, o Sub com o pedal é interessante, mas talvez me ocupe muito espaço. O interesse em trocar o amp. do baixo é para pegar um melhor, não necessariamente mais potente, pois o que usamos tem 120w rms, mais para sonorizar o palco, daí estar atrás de uma caixa que me dê também bons graves no PA.
Esta StudioR vai à partir de 45hz, e se não me engano o Bx se inicia aos 37hz. Os falantes da Snake tem freq. de 35hz a 5,5khz

Se comparar, a StudioR está 1520,00 e a Snake 1470,00, sendo que esta tem 550w rms enquanto a StudioR 300w. Valeria a comparação? Alguém aí conhece bem os sons dos falantes Snake?
 
alessandrofabio disse:
Eu poderia colocar 2 cxs SR15-TI 600, que são 8 OHM, em série para ficar com 4OHM em um canal e utilizar o outro canal para retorno?

Alessandro, na área de download aqui tem várias apostilas, sugiro que estude bastante elas para aprimorar o seu conhecimento.
A impedância equivalente da associação em série de dois AF de 8 ohms é de 16 ohms. :shock:
Você pode usar duas caixas passivas de 8 ohms em paralelo em um canal do amp para o PA e as duas cxs de 8 ohms de retorno em paralelo no outro canal.

Em relação as posições das caixas, é necessário no mínimo ver as fotos da igreja. Mas, caixas em fly com angulação adequada e distante das paredes, o resultado é melhor do que caixas nas laterais atirando som nas paredes. A contribuição do campo reverberante será menor.

Em relação ao tamanho do sub, é só escolher um sub compacto.

A frequência da corda Mi do contrabaixo é de 41,2 Hz, que é a corda mais grave do baixo da sua igreja. Já a frequência da corda Si do baixo de 5 cordas é de 30,87 Hz.

A informação sobre a potência de uma caixa não diz muita coisa. Você pode ter uma caixa muito potente com baixa eficiência que fala o mesmo tanto que uma caixa com potência menor que usa um falante muito eficiente (alta sensibilidade). Pesquise aqui sobre nível de pressão sonora (SPL), SPL máximo contínuo e SPL máximo de pico.
Em suma, a caixa que tem o maior SPL máximo é a que fala mais.
O SPL máximo contínuo de um falante depende da sua sensibilidade em decibéis (dB) e da sua potência RMS.
Como este falante da Snake tem alta sensibilidade 101 dB, neste caso a caixa da Snake falará mais do que as outras. Se você fizer as contas, você verá que a caixa SR 12-400 da Studio R fala mais que a SR 15-300.

caixa da Snake: 127 dB
SR 12-400: 123 dB
SR 15-300: 121 dB

Embora a caixa da 4 vias com falante Snake fale mais que a caixa da Studio R, ela usa um divisor de frequências genérico e, portanto, deve apresentar um resposta inferior a SR que apresenta resposta de frequência plana (como o gráfico que mostrei da JHD). Você tem graves, médios e agudos na mesma intensidade.
A minha ideia seria usar as caixas SR 12-400 na via de médias altas para acompanhar um sub futuramente. Depois, você poderia deixar essas caixas como retorno e comprar duas SKY 600 ou RFC Art 310 por exemplo para o PA.

Ah, o ideal também é trabalhar com folga de potência, o ideal é trabalhar com o dobro de pot do AF. O seu amp fornece 500 W por canal em 8 ohms e 800 W por canal em 4 ohms. Então usando duas SR 12 você teria o headroom adequado.
 
Entre as Studio r e a jhd quais seriam melhores? E já aprendendo que não vou conseguir bons graves no PA SEM O Sub, essa configuração 2 pa + sub seriam suficientes para suprir um aumento do templo, dois atuais 12 x 10 para 20 x 12?
 
Matheus Mendonça disse:
alessandrofabio disse:
Eu poderia colocar 2 cxs SR15-TI 600, que são 8 OHM, em série para ficar com 4OHM em um canal e utilizar o outro canal para retorno?

Alessandro, na área de download aqui tem várias apostilas, sugiro que estude bastante elas para aprimorar o seu conhecimento.
A impedância equivalente da associação em série de dois AF de 8 ohms é de 16 ohms. :shock:
Você pode usar duas caixas passivas de 8 ohms em paralelo em um canal do amp para o PA e as duas cxs de 8 ohms de retorno em paralelo no outro canal.

Em relação as posições das caixas, é necessário no mínimo ver as fotos da igreja. Mas, caixas em fly com angulação adequada e distante das paredes, o resultado é melhor do que caixas nas laterais atirando som nas paredes. A contribuição do campo reverberante será menor.

Em relação ao tamanho do sub, é só escolher um sub compacto.

A frequência da corda Mi do contrabaixo é de 41,2 Hz, que é a corda mais grave do baixo da sua igreja. Já a frequência da corda Si do baixo de 5 cordas é de 30,87 Hz.

A informação sobre a potência de uma caixa não diz muita coisa. Você pode ter uma caixa muito potente com baixa eficiência que fala o mesmo tanto que uma caixa com potência menor que usa um falante muito eficiente (alta sensibilidade). Pesquise aqui sobre nível de pressão sonora (SPL), SPL máximo contínuo e SPL máximo de pico.
Em suma, a caixa que tem o maior SPL máximo é a que fala mais.
O SPL máximo contínuo de um falante depende da sua sensibilidade em decibéis (dB) e da sua potência RMS.
Como este falante da Snake tem alta sensibilidade 101 dB, neste caso a caixa da Snake falará mais do que as outras. Se você fizer as contas, você verá que a caixa SR 12-400 da Studio R fala mais que a SR 15-300.

caixa da Snake: 127 dB
SR 12-400: 123 dB
SR 15-300: 121 dB

Embora a caixa da 4 vias com falante Snake fale mais que a caixa da Studio R, ela usa um divisor de frequências genérico e, portanto, deve apresentar um resposta inferior a SR que apresenta resposta de frequência plana (como o gráfico que mostrei da JHD). Você tem graves, médios e agudos na mesma intensidade.
A minha ideia seria usar as caixas SR 12-400 na via de médias altas para acompanhar um sub futuramente. Depois, você poderia deixar essas caixas como retorno e comprar duas SKY 600 ou RFC Art 310 por exemplo para o PA.

Ah, o ideal também é trabalhar com folga de potência, o ideal é trabalhar com o dobro de pot do AF. O seu amp fornece 500 W por canal em 8 ohms e 800 W por canal em 4 ohms. Então usando duas SR 12 você teria o headroom adequado.

Mas os divisores da Nenis são ruins? E as StudioR passivas também não usam divisão passiva?

Outra coisa, é correto afirmar que uma caixa da 4vias toca por duas da StudioR a julgar pelo SPL?
 
Desculpem-me pelo texto extenso e mal escrito (com palavras repetitivas). Deveria tê-lo editado melhor.

alessandrofabio disse:
Mas os divisores da Nenis são ruins? E as StudioR passivas também não usam divisão passiva?
Disse que os divisores da Nenis são genéricos e não ruins. Ou seja, eles não foram projetados especificamente para aquela a caixa. Apesar desses divisores possuírem as atenuações necessárias no driver para fazer o casamento de SPL com AF, acredito que a resposta da caixa da 4 VIAS deve ser inferior à da Studio R. Pois, assim como a JHD, os caras da Studio R tiveram o trabalho minucioso de desenvolver um divisor de frequências para as suas caixas passivas; possivelmente, com filtros de correções na resposta de frequência com objetivo de deixá-la plana.

alessandrofabio disse:
Outra coisa, é correto afirmar que uma caixa da 4vias toca por duas da StudioR a julgar pelo SPL?
Sim. Esta caixa da 4 VIAS toca por duas SR12-400 desacopladas.

Só que o amplificador do nosso amigo não tocaria com a folga de potência adequada as duas caixas, se levarmos em consideração também a potência do driver.
 
Entre as Studio r e a jhd quais seriam melhores? Essa configuração 2 pa + sub seriam suficientes para suprir um aumento do templo, dois atuais 12 x 10 para 20 x 12? Obrigado
 
Matheus Mendonça disse:
Entre as Studio r e a jhd quais seriam melhores?
Em termos de timbre, a SR 12-400, pois usa AF e driver importados da marca Fane. E ela já vem com os pontos fly. No caso da JHD, você teria que pedir para as caixas virem com os pontos fly. O empecilho em usar transdutores importados, pode ser a dificuldade de encontrar reparos no futuro, em caso de uma possível queima dos AF ou dos drivers. Mas acredito que você não terá dificuldades de encontrar estes reparos, pois a Studio R deve fornecê-los. Já na caixa da JHD, como todos todos os componentes são nacionais, é facil de encontrar os reparos. Mas, usando-se o o sistema com cuidado, dificilmente, tem-se problemas com queima de AF e drivers. Mesmo sem um processador digital!

Para a caixa da JHD funcionar de acordo (ter a resposta do gráfico mostrado aqui) é necessário um processador digital como DCX2496 para inserir os 4 PEQs, estabelecer a faixa de frequência da caixa e inserir os limiters para fazer com que o seu amplificador não envie potência nocisa ao AF e driver. A vantagem de ter um processador digital externo é que você usá-lo em mais caixas também, como no sub, nas caixas de retorno para atenuar alguma frequencia que causa microfonia....

Como o orçamento é baixo tem-se que pesar tudo e já pensar no todo, no sistema de som completo, para não ter problemas no futuro. Talvez seja bom adiar no momento a compra do cubo de baixo Ampeg, rsrs.

Então, começaria em elaborar as possíveis opções de sistema de som. Como:

Opção 1)
2 caixas MF-12 JHD: R$ 2200 (inicialmente para top no PA)
ou
2 SR 12-400: R$ 2680

1 processador DCX2496: R$ 1300

1 sub de 15 da 4 VIAS de 400 W RMS em 4 ohms (é só pedir pra ele vir em 4 ohms): R$ 817

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=349&dep=1&codigo_categoria=15&codigo_marca=109&tipo_busca=marca&orderby=preco_unitario">http://www.4vias.com.br/shop/produtos_d ... o_unitario</a><!-- m -->

depois você deixaria as duas MF-12 ou SR 12-400 como retorno, e para top no PA tem as opções:
a) 2 SKY 600 da Studio R: R$ 4600
b) 2 RCF ART 310: R$ 3800
c) 2 SKY 400 da Studio R: R$ 3200
d) outras opções de caixas ativas e processadas com limiters...

OBS: os preços são apenas sugestões, podendo estes ser menores ou maiores..

Este som, em geral, atende igrejas de 200 pessoas tranquilamente, contudo é necessário ver fotos da sua igreja para ver como ficará a disposição das caixas....

Se entendi bem com a mudança a igreja ficará com 20 m de largura e 12 m de comprimento é isso?


Para postar foto no sav você tem que colocar aqui o link da foto (publicada em algum servidor como o <!-- m --><a class="postlink" href="http://photobucket.com/">http://photobucket.com/</a><!-- m --> pho) entre as tags "
 
[attachment=567][attachment=566][attachment=565]
 

Attachments

  • IMG_20140528_191233_996_zpscae636b1.jpg
    IMG_20140528_191233_996_zpscae636b1.jpg
    31.9 KB · Visitas: 15
  • IMG_20140528_191343_772_zps51ef511d.jpg
    IMG_20140528_191343_772_zps51ef511d.jpg
    69.3 KB · Visitas: 13
  • IMG_20140528_191245_636_zps0f7ca5e6.jpg
    IMG_20140528_191245_636_zps0f7ca5e6.jpg
    34.1 KB · Visitas: 15
Apesar de desfocado, este é o interior da igreja. São duas fileiras, com 7 bancos de 6 lugares = 84 lugares. Caso consigamos comprar o imóvel ao lado (a vizinha nos chamou para conversar, mas não conseguiu comprar o sítio que queria, aí adiou), esta seria a largura total, com 20m de comprimento, por isso gostaria de montar um som agora que supra esta necessidade, já que se Deus nos abençoar e conseguirmos, sei que novamente o som será a última coisa que poderá ser trocado.
 
Back
Topo