Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 Sound.

arleypol

Member
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

alto falante praticamente indestrutível, já fiz uma caixa com ele da sugestão de designe da 18 sound foi um dos graves mais profundos que ouvi, com a assinatura do Prof. Homero então, não têm pra nenhum importado não, uma única caixa com uns 3000W no lombo eu medi mais de 130dB!!!, sem distorção alguma.
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Uso subs de 21 pol da marca vox sound e magnum, já são tops, imagine com 18 sound...
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

tem seu contras um óbvio é o tamanho e o peso, mas nunca ouvi graves tão profundos com apenas duas caixas!!! e o preço é muito atrativo, se eu trabalhasse com locação iria sem dúvidas considerar a aquisição de um!!

e fica a pergunta para os mestres da StudioR, que tal um dois de 15", da série 9000 da 18sound?????
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Já que pode sugerir, vou tentar:

Lá na nossa igreja, o ideal seria uma caixa cornetada de 12" ( cornetada por conta da diretividade dos médios graves) mas que não fosse tão pesada qnto os modelos que existem no mercado que pesam quase 100KG cada já que no nosso caso seriam 4 na mesma linha e extrutura não aguenta todo esse peso com segurança...

E essa caixa deveria ter uma dispersão vertical de pelo menos uns 45 graus para atender todo o publico...

Esse tipo de caixa ajudaria muito no estilo de construção da minha igreja, (alta e comprida) seria uma alternativa ao uso de line Array...
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Studio_R disse:
Mas o que você descreve, pelo que entendemos, é uma sugestão de caixa para médio grave e não graves, correto?

Exato desculpe o má especificação...

Passamos sua sugestão para o Prof. Homero e em breve retornaremos com suas observações, ok?

Grande abraço!

Obrigado... ficamos no aguardo
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Entendo...

O que mais atrapalha mesmo é o peso... já que na minha como em muitas igrejas, não se foi pensado no momento da construção no içamento de caixas...

Porém não exitem formas de por exemplo diminuir o peso dos componentes? por exemplo, neodimio nos AFs e DRIVER.. ou por exemplo utilizar algo como a turbosound usa nesse modelo:

http://www.turbosound.com/docs/products/TMS-High.shtml

TMS-High-main.jpg
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Studio_R disse:
Em tempo...

...reparem que na verdade este sub não pode ser considerado nem grande e nem pesado. Na verdade, ele é dos mais compactos e leves do mercado.

Lembrem-se de que se trata de um sub capaz de atender até os maiores sistemas de PA, portanto deve ser comparado à opções similares.

Deveria comparar tb entre os "do mesmo tamanho" de AF :
RCF NXS21A - 21" (LF21N451 ,1500 W RMS) - 750x660x700 mm / 53.2 kg

Sobre as passagens em relacao dos vantagens e desvantagens de neodimio vale lembrar que nao 'e so comparar os tamanhos e pesos .Os sistemas de neodimio estao bem mais "eficientes" em formacao de campo magnetico.Logo movimento da bobina nesse campo mais eficiente (traduzindo - maior concentracao (fluxo) em menor espaco fisico) traz uma linearidade maior e inumeras possibilidades de trabalhar com bobinas de formato (diametro) diferente.Sem falar que ventilacao nesse caso tambem 'e vista de forma diferente.

Abrcs,
andry110
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Studio_R disse:
Dener,
Se 99kg já resolvem o problema, esta é uma opção que pode ser testada. Esperamos que resolva.

Na verdade 99 kg é que é o problema... 4 caixas X 99 = 396 quilos

para se ter segurança eu teria que ter uma estrutura que aguentasse 5X mais do que o peso das caixas, (isso além do peso do próprio telhado e do forro) o que daria praticamente 2 toneladas....

Essa é a questão, com caixas de menor peso poderia suspender ali sem problemas mas 396 kilos é dificil...
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Studio_R disse:
Como pode ser visto, estes modelos da linha TTS que se dedicam ao mesmo tipo e gama de aplicações de nosso sub, já possuem dimensões na média bem maiores que a do modelo NXS21A
Em termos: 2x18" (TTS28 -73 kg TTS36 -95Kg - todos menores em tamanho ) ja com modulos de amplificacao (e com parametros acusticos "similares" :wink: )..

Studio_R disse:
E portanto em subs essa seria a única vantagem do neodímio: menor tamanho e peso em relação à outros materiais que cumpririam exatamente a mesma função, mas precisando de mais massa. Nada além.

No fui eu que comecei :mrgreen: ...
Tanto nos subs como nos outros casos vantagens de peso/tamanho sao resultados da engenharia .Ou seja , um efeito "colateral" devido que fluxo esta 4-8 vezes mais concentrado (dependendo da proporcao das partes de ferro e boro na liga) e ficou possivel diminuir tamanho/peso.
Consequencias :O nivel de modulacao magnetica (BL) é similar sim.Mas correntes Vortex (ou correntes Foucault ) sao bem menores.Perdas e distorcoes sao consequentemente menores tb. Campo magnetico constante sobre efeito de modulacao esta trabalhando pela curva de histerese magnetica PARTICULAR e bem distorcida em caso de Ferrite.É fato bem conhecido e comprovado. Como resultado , corrente na bobina TAMBEM esta distorcida e sabemos que o resultado eletro-acustico depende da forma de corrente que causa aquele conhecido e desejado "timbre de ferrite" :mrgreen: .
E ai vai monte de coisa que é chata e super tecnologica : modulacao de indutancia e tempos de reposta da bobina em posicao superior e inferior , TEMPERATURA da bobina!Etc,etc ..
E tudo isso ( com uso de neodimio) é muito mais facil de "embrulhar" porque é bem mais compacto .Logo posicionamento do sistema magnetico junto com pole central (kernel ou pole peace) e acabamento dos aneis de demodulacao e tampas de kernel vao determinar TODAS as vantagens ...
Como diriam nossos amigos da RCF : capisce? :wink:

Abrcs,
andry110
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Dexa eu ir pegar minha pipoca que a discussão ta ficando boa ! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Dener, cara por que não pega as JBL PRX635, elas tem o medio cornetado, 134db peak, e alem do mais, pessam pouco mais de 27kg !! :D :D

Studio R, muito bom, um dia vou poder ouvir um brinquedinho desses;

E vocês poderiam fazer uma promoção, tipo: leve 8 subs mais um H22 e ganhe um sismógrafo gratis !! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço !
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Tem maluco pra tudo nesse mundo ! :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu acompanhei na epoca as noticias desse evento, que pelo visto, deve ter sido muito bom, amps Studio R fazendo susseco la fora, parabens !!

Ainda mais agora, com os preços la em baixo, monopolizaram o mercado de amplificadores nacional, não tem pra ninguem. A proposito, alguma chace da Studio R voltar a fabricar caixas ativas ?? Agora com a ajuda do grande mestre Homero Sette, e a tecnologia da Studio R tem de tudo pra brigar com os concorrentes nacionais e internacionais.

Outra coisa, tambem lancaram o Z16, pelo visto deve ser muito bom 16000wrms, perfeito para subs de 800wrms, mas e um futuro X16, mais leve e menor que o Z16, vocês tem algo em mente ??

Abraço !
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Studio R disse:
Ela deve competir na linha das RCF, JBL EON novas e Mackie SRM em desempenho, mas com preço beeeem mais interessante.

Tem previsao pois a igreja esta com orçamento aprovado pra compra de 2 JBL EON XT aprovado, mas se houver uma data mais proxima podemos quem sabe postergar a compra para a aquisiçao de um produto nacional e de ótima qualidade como a StudioR
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Studio R disse:
Quanto a parte que dissertou sobre magnetismo, alguma coisa ficou um pouco confusa... Não seriam as correntes Eddy também conhecidas como Foucault? O conceito de "vortex" ou vórtice, até onde sabemos é uma característica de turbulência envolvida, mas não um nome de correte em si, tampouco a Foucault. Não houve aí alguma confusão?

Ja procurou saber quem 'e esse cara - tal "Eddy" :wink: ? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Studio R disse:
Pois também é bem conhecido e comprovado que os se usarmos todo o campo magnético disponível no Neodimium, o Qts dos falantes ficariam muito baixos e as caixas de graves não responderiam em baixas freqüências. E a questão das demais característica destacadas do neodímio, correntes etc, não alteram essa verdade.

Damping de AF depende tanto da parte dos materiais como de aplicacao destes materias.Ate com ferrite alguem pode conseguir fazer proeza e construir um falante que nao fala.Mas quem faria isso?So inalfabeto..
Um engenheiro bom vai pegar conjunto dos materiais e aplicar conhecimento para alcancar o maximo de eficiencia.E questoes tipo "correntes ,distorcoes,arefecimento e preco final do produto " - farao toda a diferenca. As tecnicas de distribuicao (uniformizacao ) de campo magnetico 'e bem conhecidas.'E so usa-las.Ai nao vai precisar de chamar cada vez um bicho-papao de neodimio (Qtc).

Abrcs,
andry110
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Studio R disse:
...
Pois é, isso que ficou confuso para nós. Nunca vimos na literatura técnica a troca de Eddy por Vortex. Já vimos traduções, mas a flexão do termo técnico para outra palavra na mesma língua (como uma espécie de "licença poética" do termo normalizado :wink: ) nunca tínhamos visto.
...
Agora eu que fiquei confuso: como 'e que Voce consegue descrever o modelo de campo magnetico? Desde Maxwell os fisicos estao de acordo que seria "vortice".Na maioria das citacoes (ate na "cola das preguicas" - vikipedia) - em alemao, ingles , russo, polones , servio, tcheco ,etc - se fala da vortice e correntes respetivos!Estranho pelo menos..

Studio R disse:
Qual a diferença do açucar de beterraba e do de cana em seus "finalmentes"? Nenhuma. O resultado é só um: sacarose. Resultado esse idêntico em nível molecular.
Errado.
Isotopo de carbono da sacarose de cana - 13C.Da beterraba -12C .Sao 8% de diferenca "no nivel molecular" com a mesma formula quimica..
Studio R disse:
E o sabor será portanto idêntico, mesmo que algum gourmet diga que percebe diferenças (talvez por sua psique ignorar que ele está comendo sacarose, e não cana ou beterraba, gerando uma sugestão meramente psicológica).
Tb errado.Ate 14 anos nao conheci o sabor de acucar de cana.Desde primeira "degustacao" :mrgreen: ficou claro que o gosto 'e DIFERENTE!Melhor ou pior - isso nao importa - questao de gosto..
Studio R disse:
Por isso mesmo muitos fabricantes de renome estão substituindo apenas o imã de seus falantes de neodímio por ferrite, mas mantendo produtos com exatamente o mesmo desempenho e mesmas especificações em linha, mudando apenas o peso.
Espero que nessa lista nao tem 18Sound e RCF ja que os projetos deles de AF de neodimio sao beeeem diferentes da linha "tradicional" .Tanto que possui caracteristicas MELHORES que os "primos" de ferrite - em potencia, sensibilidade , parametros TS e etc..Sem falar da durabilidade.
E com certeza ainda estamos longe da sintonia ja que vemos o problema com olhos diferentes: prefiro ter AF de maior eficiencia possivel (mesmo pagando mais ) para diminuir necessidade de mega amplificacao (em outros palavras - COMPRAR MENOR QUANTIDADE DE AMPLIFICADORES :mrgreen: ).
Abrcs,
andry110
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

ótimo topico!!! acompanhando!!!rs

Sugestão: vamos colocar o novo sub de 21" da Studio R e o NX S21-A da RCF numa prova de fogo!?rs


Essa eu adoraria ver! hehehe
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

bacana everton,

teve bastante tutorial nesse topico, vamos para pratica?

andry, voce disponibiliza um sub nx e o pessoal da studio r um sub do homero, é isso

postamos os resultados e as fotos

vamos marcar pra quando?
 
Re: Novo Sub de 21 polegadas Studio R / Homero Sette e 18 So

Faltei um dia e ja fizeram festa sem mim :wink: ?Vamos la..
Studio R :
Fico honrado com o fato de Prof. Homero conversar conosco atraves deste recurso magnifico que é SomAoVivo! Isso mostra a forca do forum :) ! Sei que ele é uma pessoa muito ocupada e com Sua ajuda (transcricao) nos temos sorte de compartilhar conhecimento e experiencia com ele sem sair de casa.Pelo numero das pessoas que estao acompanhando post creio que é um presente para todos!
Ponto 1.
A discussao realmente é interessante dos pontos de vista teorico e pratico.
Pois quando se fala em Neodimio muita coisa fica pra traz e so se ouve "peso e tamanho". Existe fabricante que muda ima de Neo pra Ferrite?Sim.Mas...
images
-RCF - L18P300 R$ - 768,00 (Ferrite)
images
- RCF - L18P300ND - R$ 744,00 (Lancamento deste ano!Neo)
Os parametros sao absolutamente "identicos" e preco menor com metade de peso.Porque?.. :wink:
É uma situacao completamente "oposta" a sugerida pelo Prof.! E tem mais.
É possivel de subsituir ima de um AF 21" de alto rendimento de Neo para Ferrite sem mudar cesta ? Sem gastar com cobre (ou outro material ) de "polo central" ? Duvido.Involve muitas horas de trabalho de otimizacao .Nao é 100% definido .Por tanto posso sugerir uma versao diferente :
se algum altofalante foi feito atraves de "atualizacao" de um Ferrite para Neo uma inversao pode ser feita sem trabalho nenhum.Em caso se AF foi projetado (e otimizado) desde primeiro momento aproveitando todas as vantagens de tecnologia especifica (Neo,SaCo,permendur,revolver,etc.. ) é inimaginavel uma troca de sistema magnetico sem prejuizo as caracteristicas.Acredito que é possivel mas pode custar tanto que perdera a graca..
P.S.Na realidade imaginava que Prof. Homero lembraria :wink: "desvantagens" de Neo (pricipalmente usando em BandPass) como Ponto de Curie .Ou fator de corrosao num clima Brasileiro.Seria mais didatico.

Ponto 2.Sobre comparacao dos Sub's..
"Virtualmente" posso imaginar o resultado - NX perde em SPL ,mas ganha em definicao (timbre ,se quiser..) ja que BP tem pecando muito nesse componente independentemente de fabricante.É bom para som automotivo ou para sistema portatil.
Dificil é definir os criterios "quantitatorios" :
- se comparamos "R$/dB" temos que colocar os valores de sub+amp.Neste caso tera que colocar dois NXS21A ja que ele ativo custa como StudioR passivo.
- se comparamos "qualidade" de um BP contra irradiacao direta - a que distancia e com que material muiscal? AXE ou BOI com frequencia de surdo sintonizada com cameras de BandPass :wink: :mrgreen: ?

Ponto 3.
Valor de um amp de 5.000 e 10.000 (pelo menos conforme proprio site da StudioR) tem uma diferenca SIGNIFICATIVA!Nao pode desconsiderar .

Um grande abraco ao Prof. e equipe da StudioR,
andry110
 
Back
Topo