O que preciso pra gravar áudio da mesa!

Whenderson

Member
Bom pessoal, antes de criar o tópico, dei uma pesquisada. Vi alguns tópicos semelhantes, mas não achei assim um que pudesse esclarecer minha dúvida. Por isso criei esse tópico!

Bom, minha dúvida é a seguinte: Do que eu preciso pra gravar o áudio da mesa, ou seja, o que acontece no culto, por exemplo, o louvor, a pregação, ministração, enfim, do que eu preciso?

Temos uma mesa Phonic Am 3242Fx, um notebook, que até então não está conectado à mesa, mas breve estará, pois usaremos o data-show através dele!

Enfim, precisamos de um programa, vi aqui, um tópico em que alguém usou o "Audacity" e gostou e tal. Mas meu notebook, precisa de alguma coisa a mais, ou a configuração dele já basta? Ah, me expliquem também, por favor, o esquema de conexão, e tal...

Desde já, obrigado!
 
Se você está interessado apenas em uma gravação simples, amadora, é só conseguir um cabo RCA x P2 estéreo. Você vai ligar o lado RCA na REC OUT da mesa e o plug P2 na entrada de linha do notebook (normalmente é o plug azul na lateral). No controle de som do computador habilite sua entrada de linha como dispositivo de gravação. Clique em REC no Audacity e pronto.
O som não vai ficar nenhuma maravilha, mais como registro serve muito bem.
Se você necessitar de algo mais profissional, como gravar os instrumentos e as vozes separadamente, será necessário um certo investimento extra. $$$$$

Já gravei com o Audacity. Funciona realmente bem.
 
Por exemplo, já veio banda em cidades vizinhas, ou até aqui mesmo, onde o pessoal dá um pen-driver, pro operador, e este grava o áudio do show, algo assim, sabe (Inclusive, eu fiz edição pra alguns, separando as músicas, e tal, pra ficar mais ou menos um cd no Audacity, só cortando o intervalo entre uma música e outra, sabem como é.) Fica legal, só pra ouvir em casa mesmo, sabe. Eles (Operadores) por serem profissionais, devem usar outros programas, algo assim. Mas é mais ou menos isso que quero fazer aqui na nossa igreja, gravar, só pra ouvirmos depois, e tal. Agora creio que só não irá sair a bateria, por não ser microfonada, é isso mesmo? Valeu!
 
Correto, se você gravar cópia do LR, tudo o que não for microfonado não vai sair na gravação, pelo menos não de forma decente, porque você vai gravar somente os vazamentos nos microfones.
 
Para gravar a bateria vai ter que ser criativo.

Você está usando todos o auxiliares pré fader da mesa? Se não está, coloque um microfone para captar a bateria e mande para o notebook o sinal da saída auxiliar que você escolheu. Aí vai mudar o cabo.

Tente usar os recursos da mesa, de forma a enviar para gravação o som que você quer e não o som que vai sair no P.A.
 
"Metal", obrigado pela contribuição, me ajudou bastante!

andrecorrea disse:
Para gravar a bateria vai ter que ser criativo.

Você está usando todos o auxiliares pré fader da mesa? Se não está, coloque um microfone para captar a bateria e mande para o notebook o sinal da saída auxiliar que você escolheu. Aí vai mudar o cabo.

Tente usar os recursos da mesa, de forma a enviar para gravação o som que você quer e não o som que vai sair no P.A.


Usamos dois auxiliares send, 1 e 2. Mas, que microfone posso usar, e como usarei ele? no caso seria no alto em um pedestal (captando geral por cima?), já que não terei suficiente pra microfonar bumbo, pratos, tons, etc. Como um microfone só poderia resolver? Me explique como seria essa conexão? Ah, e a mesa que usamos é uma Phonic Am 3242Fx, não tem "REC OUT"... Ou será que tem com outro nome? Obrigado!
 
Whenderson

REC OUT é a saída que fica no alto da mesa, lado direito. Os conectores são do tipo RCA e são nas cores branco e vermelho.

Dá pra fazer com um microfone só. Use um mic para voz mesmo. Tente colocar ele à frente da bateria de forma a pegar tudo um pouco. Pode também tentar posicionando o mic por trás, também numa posição mais elevada (cuidado para não direcionar o mic para alguma caixa de retorno). Outra opção é colocar ele entre os tons e o bumbo, como se estivesse apontando para o joelho do baterista (só não vai aparecer muito os pratos).
 
"andrecorrea", entendi o que quis dizer. Agora me confirme aqui, sobre qual usar, porque aqui na nossa mesa são 4 entradas (RCA). Onde acima diz: "CD/TAPE. Ai abaixo diz: "IMPUT, OUTPUT. Como se um lado fosse "CD/Imput" e o outro lado "Tape/Output". Acredito ser isso né?

Nossa mesa é uma Phonic AM 3242FX, foto abaixo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://equipo.com.br/adminsetup/mg_produtos/imagens/am-3242fx.jpg">http://equipo.com.br/adminsetup/mg_prod ... 3242fx.jpg</a><!-- m -->

Se preferir, abra numa nova guia, pra ver com um tamanho maior: http://equipo.com.br/adminsetup/mg_produtos/imagens/am-3242fx.jpg
 
Output, é esse. :)

Desculpa aí. Hoje eu vi uma mesa dessas na loja e imediatamente lembrei deste tópico. Quando vi a descrição percebi que tinha te dado a informação errada.
Na verdade, quando você perguntou, eu procurei a imagem da mesa na net e enxerguei mal o que estava escrito.

Tô precisando de óculos. :(
 
andrecorrea disse:
Output, é esse. :)

Desculpa aí. Hoje eu vi uma mesa dessas na loja e imediatamente lembrei deste tópico. Quando vi a descrição percebi que tinha te dado a informação errada.
Na verdade, quando você perguntou, eu procurei a imagem da mesa na net e enxerguei mal o que estava escrito.

Tô precisando de óculos. :(

:lol: acontece!

Então, quer dizer que com um "Cabo RCA e um P2 estéreo" ligando da mesa no notebook, e abrindo o Audacity, já fica tudo certo?

Obrigado! :D
 
Epa! Mais uma dúvida!

Comprei o cabo, liguei tudo certo, só que no notebook, tem duas ligações (entradas), uma é de microfone, outra é do fone de ouvido. Quando eu conecto no do microfone, fica muito alto, clipando até. Na entrada de fone, um pouco baixo, como se o som estivesse um pouco distante, mas ainda assim, clipa ao aumentar. O que posso fazer? pesquisei na net sobre isso, e vi algo sobre "line-in", que ao redor é azul, e tal. Me explique melhor, por favor! Obrigado!!
 
Whenderson,

Aqui na minha igreja eu uso o Audacity e as gravações tem até uma qualidade razoável. Faço várias gravações de pregações, músicas e alguns eventos como fiz no meu próprio casamento. Pedi pro colega gravar tudo desde o começo, já que o evento estaria sendo filmado, e o áudio da câmera alem de ser um lixo ainda ia captar geral, crianças chorando e todos aqueles ruídos e conversas do pessoal que fica perto da câmera. Gravei tudo e passei pra ele sincronizar com o vídeo dele antes de fazer as edições. Ficou perfeito.

Bem vamos ao que interessa, aqui eu uso o canal REC/SEND (no caso da minha mesa) que já é RCA e se não me engano não é pre-amplificado nem ganho nem nada, só o áudio limpinho. Veja em qual canal você está ligando, você pode até queimar a entrada do seu notebook, aí vc vai ter encrenca.
Nunca ligue uma saída em uma saída, você colocou na saída do fone de ouvido? Não faça isso cara!
Essa entrada do microfone que falaram pra você ela é azul por padrão mas só em alguns notebooks, você vê isso mais é em desktops.

VERDE = Fone de ouvido / SAÍDA DE ÁUDIO
AZUL = Line / ENTRADA DE ÁUDIO
ROSA = Microfone / ENTRADA DE ÁUDIO

No seu caso você não tem as cores e também não tem a entrada Line. Mas ligue na que tem o desenho do microfone e na mesa procura o canal de saída pra gravação, se não encontrar coloca no canal do fone de ouvido, acho que toda mesa tem.
 
É verdade, onde eu estava com a cabeça?? É o sono!!!!! Já corrigi. Obrigado por avisar, agora vou dormir kkkkkk
 
R. Leal disse:
Ate onde sei as placas de audio tem a seguinte configuracao:

Verde - fone
Azul - line input
Rosa - mic input

"R. Leal", nosso notebook, é um da Samsung (foto abaixo):

samsung%2BQX310%2Bsubnotebook%2B%25282%2529.jpg


Como o "Johnson" disse acima: "... ligue na que tem o desenho do microfone e na mesa procura o canal de saída pra gravação.."

Então, pelo que entendi, ligo no microfone e no "TAPE/OUTPUT" da mesa, é isso mesmo?

audacityguia_8.jpg


Em qual deles (acima) eu devo conectar? Porque no nosso notebook só tem o de microfone, e de fone, um desses ai lá não tem..

No dia em que fiz o teste tava muito alto, clipando até.. Como faço, pra deixar o áudio de maneira audível? Como diz na foto abaixo:

534865150.jpg
 
O ideal é usar uma interface de audio propria para fazer tal funcao.

Se nao tiver como comprar ligue na entrada mic do laptop mesmo.

So nao espere bons resultados, o que vier é lucro... :D
 
Ô rapaz, sobre essa "interface de áudio própria", me me indique uma para comprarmos e como funciona o esquema de ligação dela. Obrigado!
 
Bom, primeiramente. Eu não sei nada a respeito, e nem tenho noção de quanto está o preço mais acessível.

Se você puder me ajudar, mostrando algumas mais acessíveis, e de custo/benefício, seria uma boa.. Não é que queremos algo amador, mas algo que sirva tanto pra gravarmos um som enquanto ensaiamos pra ouvirmos depois (sem interesses maiores), quanto gravarmos um evento de grande porte, como um casamento, algo assim. Ai já teríamos o equipamento certo, né. Obrigado!
 
Em algumas mesas o canal de saída TAPE/OUT não tem controle algum, só a saída mesmo e pronto. Mas se na gravação estava clipando bom seria se você tivesse algum controle de volume, pelo menos. Isso você encontra no canal de fone de ouvido da mesa, geralmente esse tem o controle de volume, aí você vai ajustando.

Detalhe que a mesa que faço esta aplicação é bem simples. Uma Ciclotron, uso no canal REC/OUT e ainda fiz um teste com uma plaquinha de som usb dessas de 10 conto e por incrível que pareça não entrou em clip também.

Testa aí como falei e depois fala como ficou...
 
Back
Topo