o sistema VERTICAL LINE da METEORO é uma boa opção??

deneripr disse:
realmente gabriel não dá pra se sugerir um delay sem ao menos saber as dimensoes do templo...
o que realmente vai determinar se as 310 dão conta ou as 710 é esse fator a dimensão do templo... resposta necessária, cobertura necessária etc...
o que eu sugeri foi baseado em suposicões de dimensões, não creio que em uma igreja de 25m de comprimento não seja necessário a implantação de delay..
Corretíssimo. Só podemos dar suposições. Para fazer um projeto com garantia de funcionalidade, só conhecendo o local pra valer.
Minha sugestão sobre Delay, caixas de maior/menor potência, foi dita pensando apenas em SPL, sem levar em consideração outros aspectos QUE NÃO SÃO MENOS IMPORTANTES!
 
Concordo plenamente com você Gabriel!


não creio que em uma igreja de 25m de comprimento não seja necessário a implantação de delay..
Realmente não dá pra ter uma regra. Tudo depende.
Esse Sábado fiz som em minha igreja, 20 x 28 - mais de 800 pessoas, com uma par de 710 + Sub (que só complementou, pois nem precisaria).

Tudo vai da necessidade
 
Luciano, o que vc tem hoje de equipamentos?
Quais são os problemas que vc percebe?
Quais as medidas do templo?
Quais materiais os utilizados no piso, teto e paredes.
Quantas janelas tem e o tamanho de cada uma?
O Templo possui algum condicionamento acustico?
O Templo possui isolamento acusitco?
Qual a programação musical da igreja?
Tem como postar fotos?

Sem estas informações, so podemos dar sugestões...

Ate +
 
Independentement de uma serie de fatores, esse equipamento da Meteoro, é um verdadeiro line array, e funciona da mesma forma que os equivalentes da Bose e de outras marcas.
É importante lembrar que para um sistema de caixas acusticas funcionar como um line array o que importa é a forma como os falantes estao alinhados fisicamente e proximos uns dos outros.
Vejam as caixas JBL CBT 70J, a FZ1203TW e a propria PanArray e ML 1 da Bose.
O lance das guias de onda e correlatos entra na historia toda para resolver problemas de acoplamento entre os falantes e/ou drivers. Como vcs sabem qto maior a frequencia, menor o comprimento de onda. E qto menor o comprimento de onda, mais dificil de se conseguir acoplar dois fanates a partir de uma dada frequencia. Correto ?
Formalmente, um agrupamento de caixas so pode ser considerado como sendo um LINE ARRAY à medida em que consegue criar a tal região de campo proximo ao seu redor. E essa região é proporcional à altura do empilhamento de caixas e à frequencia reproduzida. Ou seja qto mais alta a pilha mais longa é a região onde deve acontecer o tal campo proximo.
O CAMPO PROXIMO é a região onde o decaimento acontece na proporção de 3 dB a cada dobra de distancia. Enqto em " campo distante " esse decaimento se da a uma taxa de 6 dB a cada dobro de distancia.

Abs
 
ESSA é a minha igreja
o piso é refexivo muito liso
ñ temos cortinas
queremos fazer um tratamento acustico

Main
 
Olá Luciano,

seria interessante você postar um tópico novo, lá em "Acústica".

Quanto a imagens, fotos do Orkut não aparecem fora do mesmo. Lá em "Sugestões, críticas..." tem como postar fotos.

Fernando
 
poxa desculpa bersan!!

meus amados eu quero saber se algue, te, esse sistema na em sua igreja??
e como se comporta??
e essas caixas direcionam msm para o publico??
 
Luciano,

coitado de você. Todo mundo falou, falou, e você continuou sem uma resposta clara.

Mas faça como eu disse. Ligue para a fábrica, mostre o interesse, eles disponibilizam sim um aí.

E por favor, edite seu perfil para incluir a informação da sua cidade/Estado. Assim fica mais fácil.

Um abraço,

Fernando
 
São Pedro da Aldeia fica em.... (faltou incluir o estado, companheiro).

são pedro da aldeia/____
 
coloquei lá é no estado do Rio de janeiro a minha cidade vizinha de Cabo frio Região dos lagos!!

mas pode excluir esse tópico ja me ajudou muito obrigado gente!!
 
luciano disse:
meus amados eu quero saber se algue, te, esse sistema na em sua igreja??
e como se comporta??
e essas caixas direcionam msm para o publico??

Luciano, não tenho esse sistema, mas conheço 2 igrejas que possuem ele, vou fazer uns testes e levantarei maiores informações quanto as respostas, pois o que ouvi foram os outros que "estavam atraz da mesa"..... dessa forma, não tenho como te afirmar todas as características, mas sei que tem uma boa reposta nas altas e pra quem não precisa de um grave "forte" o sub até que vai bem, o único problema que percebi é um buraco nas médias.... e sim, é direcinado direto ao público.

Depois coloco mais informações quanto ao sistema.

Abraços!
 
Enquanto não faço o que to devendo (a visita na igreja com o sistema), deixa eu postar alguns dados dele:

Capturar1.jpg

Capturar2.jpg

Capturar3.jpg

Capturar4.jpg

Capturar5.jpg


Os dados eu coletei diretamente do site....
 
amigos sei que neste faz um tempinho que ninguém responde ou pergunta, mas estou testando um sistema parecido da b-tech e eu sei que é vertical, mais aguem já viu ou ouviu ou tem uma idéia de monta-los horizontal, pois na nossa igreja temos um salão de 12,40x25,00x3,00 que será transformado em um auditório pra 200 pessoas, com o devido tratamento acústico por um profi, mas o auditório servira para os cultos dos adolescente e dos jovens c/ banda (bateria eletrônica e fone de ouvido e sem cubos, só um monitor p/ ministro) mas pelo pé direito ser baixo me fizeram essa pergunta por estética e por elas serem finas ficariam bem discretas!!!
se alguém poder me ajudar ficarei grato!!!
 
Caros amigos:
Acabo de incorporarme a este foro,e desde já peço que saiban dissimular os muitos erros de ortografia que eventualmente cometa,pois o portugues não e minha lingua natal.

Recentemnte fui contactado para apenas opinar sobre a sonorização de un templo evangêlico en face de construção,sem quaisquer consideração acústica no projeto.Estão ainda por erguer as paredes laterais que serão paralelas de blocos de concreto.

A estrutura e de colunas premoldada e o teto de chapas concavo(tipo galpão industrial).

O teto é concavo con 9 metros no seu ponto álgido e 8 metros onde planejam efetuar o rebaixamento em isopor ou PVC.

Dimensõs :50 metros x 25 metros x 8 metros

Vol:10000 m3.

Sendo muito dificil avaliar cómo ira a ficar a acústica a priori pois como disse a obra stá ainda incipiente,da para estimar que o seu RT será importante(~2 sec).

Acreditão os Srs ,que já ha um entendimento previo para colocar-se um dito sistema Meteoro linear array??

Pelo que entendo de eletro-acústica(tenho quase 40 anos de experiencia na área de eletrónica) seria temerario sugerir sem previo planejamento acusto-arquitectónico, quaisquer tipo de sistema.

Infelizmente ,parece ser mais um caso,de esperar terminar a obra e ver como fica,fazer medições apropriadas e então si recomendar solucões,ja que este cliente em particular não teria condiçôes-vontade de consultar sobre tratamento acústico incorporado a obra civil.

Porem confeso que não gostei a predisposição ao modismo em contar con os Vertical Linear Arrays,pois,conocedor dos problemas de reflexões laterais y verticais num ambiente como esse,me pareceria mais apropriado ,tentativamente,um cluster central bem dimensionado,posicionado ligeiramente a frente do púlpito(ou último speaker,como preferirem) mais subwoofers centrais na
região do altar.

Ao emitir tal opinião foi recebido com upor meu atónito interlocutor que manifestou que esta configuaração é obsoleta(por deixar a ver as bocinas ou cornetas dos medio-agudos) e considerar tal montagem anti-estética quando comparada a os Lines.

Então é considerando o que relatei,gostaria que um dos Srs.que tenho rotinariamente visto aqui emitir boas recomendações técnicas ao respeito ,me aclarem melhor cómo vem estes Linear Vertical Array da Meteor.

Não achei o website desta gente e tão somente pude ver as especs. postadas mais acima por um colaborador.

Agradeço por anticipado.

JAG
 
tonreb disse:
luciano disse:
meus amados eu quero saber se algue, te, esse sistema na em sua igreja??
e como se comporta??
e essas caixas direcionam msm para o publico??

Luciano, não tenho esse sistema, mas conheço 2 igrejas que possuem ele, vou fazer uns testes e levantarei maiores informações quanto as respostas, pois o que ouvi foram os outros que "estavam atraz da mesa"..... dessa forma, não tenho como te afirmar todas as características, mas sei que tem uma boa reposta nas altas e pra quem não precisa de um grave "forte" o sub até que vai bem, o único problema que percebi é um buraco nas médias.... e sim, é direcinado direto ao público.

Depois coloco mais informações quanto ao sistema.

Abraços!

Bom dia!
Batendo a poeira!! hehe
Se ainda interessa rsrs, pois faz um poooouquinho de tempo...
Na minha igreja no interior do Rj uso o vertical line system meteoro, com mesa yamaha MG 32/14 FX, equalizador (para essas caixas) Behringer ultracurve pro DEQ2496
A igreja é grande, tem uma galeria que não está sendo usada, e minha grande preocupação antes desse som era abaixo da galeria (1º piso), rebater o som e não receber a mesma qualidade de som da frente. Lógico que o som nunca se comportaria da mesma forma mas para quem senta la atrás o som ainda chega com ótima qualidade e definição.
Não tenho o que reclamar da vertical line, muito bom mesmo! E o som é forte! tem potência! já funciona a 3 anos*.
Valeu e muito o investimento.
 
Bom dia!
Batendo a poeira!! hehe
Se ainda interessa rsrs, pois faz um poooouquinho de tempo...
Na minha igreja no interior do Rj uso o vertical line system meteoro, com mesa yamaha MG 32/14 FX, equalizador (para essas caixas) Behringer ultracurve pro DEQ2496
A igreja é grande, tem uma galeria que não está sendo usada, e minha grande preocupação antes desse som era abaixo da galeria (1º piso), rebater o som e não receber a mesma qualidade de som da frente. Lógico que o som nunca se comportaria da mesma forma mas para quem senta la atrás o som ainda chega com ótima qualidade e definição.
Não tenho o que reclamar da vertical line, muito bom mesmo! E o som é forte! tem potência! já funciona a 3 anos*.
Valeu e muito o investimento.
Desenterrado outra vez...

Esse line Meteoro é daqueles produtos que demoram aceitação no mercado, por isso surgem muitas dúvidas e até lendas, por isso acho importante inserir novas informações nesse tópico...

Na nossa sede tem um conjunto parecido, 2xVertical Line Meteoro/2x sub do kit/1 amp do kit + MG24/14fx, direto na mesa, sem equalizador, particularmente eu acho bom pra voz e música (igreja pentecostal), porém falta umas correções que um equalizador faria (ou uma mesa digital), e o sub é bem moderado.
A igreja também tem uma galeria de frente para o púlpito, e uma laje encima do púlpito, as torres ficaram abaixo da laje, na frente da primeira fileira, sofrendo ação inicial da laje, e praticamente não atende diretamente à galeria, o som chega refletido, sem a mesma definição. Cheguei a cogitar a instalação de uma terceira torre na horizontal pra atender à galeria (dúvida já levantada aqui).
O sistema é bom, o design é menos invasivo do que uma caixa ativa comum, boa resposta em médios e agudos, o grave é moderado, em alguns ambientes/púbicos fica bom, pra outros, dá impressão de que nem está ligado e que precisaria de uns quatro ou oito deles.
Porém ainda considero caro (R$+/-12.000), pra um sistema sem DSP, até funciona diretamente como estamos utilizando, mas fico na impressão que ele seja projetado para quem viaja muito e tem mesa digital, por ser leve e fácil instalar em pedestal, com potência e cobertura decente. Em instalação fixa, talvez um sistema tradicional de caixa ativa seja mais custo x benefício e permite associações.
No caso do Meteoro, o amp concentra as entradas R/L e saídas individuais para cada torre e para os subs, ou seja, provavelmente tem 4x amps internamente, não recomendaria utilizar a configuração de quatro torres descrita no site, a menos que a intenção seja cobrir área horizontal (auditório largo), porque para funcionar como torre de delay teria que utilizar mais um amp e um processador. Nesse caso, se o amp tivesse um dsp interno e configuração flexível a ponto de tocar um setup com quatro torres sem sub, seria um sistema interessante para diversas aplicações, embora seja possível comprar apenas as torres e utilizar um amplificador de outra marca.

Eu também gostaria que ele tivesse algum recurso de direcionamento dos falantes, como o Bose F1 812, onde fosse possível variar o alcance horizontal e direcionar verticalmente uma parte dos falantes.

Minha sugestão pra quem quer utilizar esse Meteoro, seja por estética, portabilidade ou por projeto, é verificar se atende o programa musical (principalmente a necessidade de graves), verificar se vai precisar de torres de delay, e ter um rack de apoio ou uma boa mesa digital pra extrair o máximo dele.
 
Já eu não gostei muito, ja fui em dois ambientes com esse modelo, um com 4 torres e 4 subs, outro com 2 torres e duas altas "do modelo quadrado" e 4 subs, nos dois ambientes achei o som "xoxo" nas altas e baixas. O design também não me agradou nem um pouco, principalmente as torres na cor chumbo. A Stellaris da Staner tem menos da metade do tamanho, e um design muito mais bonito na minha opnião, além de serem ativas. Esse sistema da meteoro não me agrada em nada.
 
Back
Topo