onde ligar?

Pedro Gustavo

New Member
Galera..mais uma pergunta.

La na house mix da nossa igreja, temos uma mesa, um processador de efeito e dois amplificadores.

Em breve esses equipamentos serão trocados por outra mesa um pouco maior, 1 equalizador, 1 compressor, 1 crossover, e os 2 amplificadores deverão continuar, não me lembro o modelo dos amplis, mas é um Crown, que está empurrando um par de Antera TS700 e o outro é um Ciclotron, que está parado e entrará em uso assim que o cross chegar. Esses equipamentos estão liagados em uma filtro de linha (régua) comum. Há algum problema? Até agora nada queimou e já tem anos. Na house mix, temos 4 pontos de energia. Quando chegarem os outros equipamentos eu posso colocar outra régua em um outro ponto e ligar os demais equipamentos?

A mesma situação se passa lá no altar. O ampli de guitarra, o ampli de baixo e uma das caixas de retorno estão ligados em uma régua. Futuramente pretendemos colocar lá na frente ainda um Powerplay e um Ultra DI800. Da prá ficar tudo no mesmo filtro? O que eu devo fazer?

A grana está meio curta no orçamento. Devo abrir mão de algum equipamento e substituí-lo por esses tomadeiros padrão rack? Qual a vantagem?

Abraço a todos e que Deus continue nos abençoando!

Pedro Gustavo
 
Filtros de linha de qualidade são coisa boa. Mas é preciso atenção ao consumo máximo dos equipamentos ligados a eles.

O ideal é usar os condicionadores de energia (Furman, Pentacústica, etc). O mesmo raciocício vale: é preciso respeitar a corrente máxima que eles suportam entregar (apesar de que em geral eles suportam correntes consideráveis, pelo menos comparados com os produtos não voltados a áudio).

E mais: muito cuidado com certos "filtros de linha" por aí: muitos não passam de meras extensões/réguas, sem nenhum componente de proteção.

É essencial lembrar que essa é uma parte em que não dá p/ economizar. É a saúde dos equipamentos que tá em jogo. E deve-se pensar não só nos condicionadores, mas tb nas instalações de modo geral.

Se for preciso, se planeja, segura a onda, tem paciência, mas pega algo bom, de primeira.


Se o que vc tem aí são filtros de linha de verdade, legal. Eu não sei exatamente em que os condicionadores voltados a áudio diferem dos filtros de linha comuns (talvez seja só mesmo a capacidade). Mas ao menos, com filtros bons vc ñ tá desprotegido como estaria com réguas "enganadoras". Só precisa lembrar do consumo!

Com grana curta, vc pode deixar a proteção dos amps por último. Por suas características, em geral eles são mais tolerantes às "porcarias" da rede elétrica. Mas não fique adiando infinitamente!


Abraço!
 
E aew prof Tailan....me de uma sugestao:

vc acha que um dá pra ligar num desse aki sem enrosco, uma mesa, um equalizador, um ampli, e um proc. de efeito?

e num outro desse da pra fikar la na frente pra ligar um ampli de guita, mais um ampli de baixo, mais um DI800 mais um Power Play

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140066144-filtro-de-linha-profissional-digital-oneal-oac-801-d-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -801-d-_JM</a><!-- m -->
 
Pelo cálculo, ele suporta um máximo de 30 A. Basta ver se o consumo total dos equipamentos a serem ligados fica abaixo disso (claro que é preciso uma margem).

Mas tem um problema aí: posso errar, mas esse aparelho não é filtro ou condicionador de energia! É só uma régua de tomadas, com um indicador da tensão de entrada! Aliás, percebe-se que tá muito barato.

Não oferece proteção nenhuma. Pelo que vi no site da Oneal, aliás, nenhum deles oferece proteção. É só uma pá de tomadas.

Vá de Pentacústica ou Furman.

Até a descrição muda radicalmente: a Oneal só fala "ñ sei quantas tomadas; potência total de x watts em x volts", enquanto no site da Pentacústica, por exemplo, se vê claramente na descrição do aparelho "filtro de linha; proteção contra transientes", e por aí vai.

E o próprio fabricante (Oneal) comete uns erros de grafia, tipo "trazeiros". De certo modo, isso contribui p/ reduzir a confiança do consumidor.


Abraço!
 
Tailan....o que c acha de 2 desses: um pro palco, e um pra house mix

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138730912-gerenciador-de-energia-pentacustica-pc-3000-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... c-3000-_JM</a><!-- m -->

ou entao, vc pode me dar umas sugestoes?

abraçao!
 
ou esse aki?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139134873-filtro-de-linha-furman-m8x-maia-music-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -music-_JM</a><!-- m -->
 
Eu ficaria com o segundo (o Furman), pq esse Pentacústica já saiu de linha, e, aliado a isso, tá mais caro :D .

Mas tem o Pentacústica PC-4000 (superior a esse Furman, por ser microprocessado, e tal). Veja esse tópico (ñ me refiro à proposta contida nele, mas à discussão sobre o PC-4000): <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=25&t=4496">viewtopic.php?f=25&t=4496</a><!-- l -->

Mas atenção: a corrente máxima que ele suporta é 15 A. Seu amp Crown extrai um máximo de 13 A (pelo que entendi das especificações). Tranquilo, mas ficam 2 ressalvas: a 1ª é que fica praticamente um condicionador só pro amp; a 2ª é que embora ele suporte 15 A, isso é o total - o valor por tomada em geral é menor. No caso dele ñ sei, pq ñ achei o manual no site. Mas é provável que seja assim, tb. Por exemplo: o Furman do link suporta 15 A totais, mas por tomada um máximo de 12 A. Entende?

Fora isso, acredito que 15 A sejam mais que suficientes p/ o rack de equipamentos da house mix (mesa, EQ, periféricos de todo tipo), pq são de baixo consumo.


Abraço!
 
Back
Topo