Opções de ligação Sub RCF

erik gimenez

New Member
Ola amigos, por favor me tirem uma duvida. Sou DJ e trabalho com as seguintes caixas:
- 2 altas art 310a RCF
- 2 subs art 705a (band pass) RCF
- 1 mesa LivePAD 6 RCF

Ligação que faço (padrao)
Sinal out L e R do mixer para canal input 1 e 2 da mesa (L no 1 e R no 2)
Sinal out L da mesa para input L balanced do Sub da esquerda
Sinal out R da mesa para input R balanced do Sub da direita
Sinal out (xover) de cada sub para cada alta, esquerdo com esquerda e direito com direita.

Tenho uma curiosidade no seguinte:
Os subs sao Bi-Amplificados segundo a RCF tanto é que tem 2 input e 2 output, qdo trabalho com 1 sub e 2 altas, eu ligo os 2 cabos que vem da mesa (L e R) nas 2 inputs balanced do sub e envio tambem o pré para as altas das 2 output (xover) do sub. Sera que muda muito eu fazer esse tipo de ligação abaixo?

Ligação que quero fazer
Sinal out L da mesa para input balanced do Sub da esquerda
Sinal out R da mesa para input balanced do Sub da esquerda
Sinal out L do Sub da esquerda para input balanced do sub da direita
Sinal out R do Sub da esquerda para input balanced do sub da direita
Sinal out L (Xover) do Sub da direita para input da alta da direita
Sinal out R (Xover) do sub da direita para input da alta da esquerda

Pois é notavel que quando jogo o main out (L e R) da mesa em uma so caixa o grave aumenta e muito!
Eu vou ter ganhos trabalhando com bi amplificação nos subs?
 
Última edição:
Eu ia dizer que o som fica mais alto pq não teria o corte de frequência com a caixa alta. Mas o Sub ja faz o corte né ?!!
 
O volume fica mais alto porque você acaba duplicando o ganho na entrada.
Tenho subs FBT Subline 18sa e o comportamento é o mesmo.
Não creio que o RCF seja bi-amplificado. O @andry110 talvez possa esclarecer isso. O FBT eu sei que não é.
Eu sempre uso esse esquema de ligação mandando L+R pro sub quando uso somente um, mesmo usando processador externo.
 
Sub bi-amplificado? Pra que? Se so tem um falante de bobina simples :D:D:D

Você sente que ele "da mais volume" porque você ta dobrando o nível de sinal de entrada, note que ele vai clipar antes também. ;)
 
Sub bi-amplificado? Pra que? Se so tem um falante de bobina simples :D:D:D

Você sente que ele "da mais volume" porque você ta dobrando o nível de sinal de entrada, note que ele vai clipar antes também. ;)
Sera que nao é mbenedito? no manual dele esta escrito "bi-amplified" ah e fiz o teste começando a clipar (vermelho piscando numa intensidade bem fraca flashs rapidos) dai coloquei o outro cabo e o comportamento do led ficou a mesma coisa, só o som que fica mais forte. E logo em seguida retirei novamente o segundo cabo (led na mesma intensidade) e baixei o volume minuciosamente ate o led parar de piscar (mais um giro milimetrico volta a piscar) e coloquei novamente o outro cabo e o led nao acendeu e o som ficou maisn forte, por isso que digo que ela deve ser realmente bi-amplificada, pois o circuito de overload se encontra nos amplificadores, um circuito pra cada um. Acho eu..rsrs
 
O manual da RCF nao te da nada de opçoes de ligação, por isso que eu to tirando minha duvida aqui...se isso é uma coisa necessaria, se é pra usar um cabo ou 2 cabos.
 
Eu ia dizer que o som fica mais alto pq não teria o corte de frequência com a caixa alta. Mas o Sub ja faz o corte né ?!!
Entao LuisCJr o corte (Xover) eu envio pras altas, mesmo usando 2 cabos ele da o corte. So o sub que fica mais forte, mas nao sei se isso é via de regra, usar 2 cabos. A RCF nao explica as ligações no proprio manual, so te da os numeros informando o que é cada item :(
 
O volume fica mais alto porque você acaba duplicando o ganho na entrada.
Tenho subs FBT Subline 18sa e o comportamento é o mesmo.
Não creio que o RCF seja bi-amplificado. O @andry110 talvez possa esclarecer isso. O FBT eu sei que não é.
Eu sempre uso esse esquema de ligação mandando L+R pro sub quando uso somente um, mesmo usando processador externo.
dudufeijo, a etiqueta da loja informa que ele é bi-amplificado, porem no manual nao vi nada. O interessante é que a intensidade do led quando começa a clipar é a mesma quando ligo o outro cabo, ou seja, o grave aumenta e a intensidade de clipadas é a mesma, idem quando abaixo o volume minuciosamente ate parar de clipar com um cabo apenas, em seguida coloco o outro cabo e mesmo assim nao clipa, por isso que acho que esses subs sao bi (acho, nao teho certeza tambem rsrs)
 
Amigo Erik!
Voce esta inventando novas regras.
No manual ja diz tudo : L no L , R no R ..
Nao tem nada "autorizando" seu jeito de usar (forçar) pre-amplificador e amp na sequencia. Daqui a pouco vai abrir outro tópico : "queimei meu sub. Sera que fez algo errado?"
Um led somente informa certos limites sem numero precisos e menos ainda sem AUTORIZAÇÃO de experiências bizarras.OK?
Em relação de bi-amplificacao : vamos deixar na competência (ou falta) de anunciante...Fabricante nunca imaginou de necessidade deste tipo de "arte manha" para fazer um AMPLIFICAÇÃO de uma via para subwoofer de HUM(!!!!!!!!) altofalante!
Meu conselho : faça como escrito no manual! Não invente a "moda errada"..Na duvida - ligue para distribuidor ! Vamos ter um prazer enorme para conversar e ajudar.Nem duvide disso.

Abrcs,
andry110
 
Amigo Erik!
Voce esta inventando novas regras.
No manual ja diz tudo : L no L , R no R ..
Nao tem nada "autorizando" seu jeito de usar (forçar) pre-amplificador e amp na sequencia. Daqui a pouco vai abrir outro tópico : "queimei meu sub. Sera que fez algo errado?"
Um led somente informa certos limites sem numero precisos e menos ainda sem AUTORIZAÇÃO de experiências bizarras.OK?
Em relação de bi-amplificacao : vamos deixar na competência (ou falta) de anunciante...Fabricante nunca imaginou de necessidade deste tipo de "arte manha" para fazer um AMPLIFICAÇÃO de uma via para subwoofer de HUM(!!!!!!!!) altofalante!
Meu conselho : faça como escrito no manual! Não invente a "moda errada"..Na duvida - ligue para distribuidor ! Vamos ter um prazer enorme para conversar e ajudar.Nem duvide disso.

Abrcs,
andry110

@andry110 nao estou inventando regras nao, o fabricante disponibiliza ligar 2 altas em 1 subwoffer, correto? como eu tenho 2 sub queria fazer a mesma ligação no outro.
 
Erik, entendi. Mas nunca tinha visto ligação assim não.
E aqui no meu fbt, eu ligo nele e ele corta pra alta.
 
Back
Topo