Ouvidos Choram! Projeto para Igreja

Boa noite povo de Deus! Paz do Senhor.
Estou querendo melhorar o som da minha igreja pois meus ouvidos choram de tristeza na hora do louvor!
Preciso de ajuda pois a igreja não é fam em gastar dinheiro com som porque temos muitas prioridades vou brigar para demonstrar que isso é importante para igreja. Então não posso errar para depois não ouvir, "ta vendo como não tem diferença de som entre equipamentos" :x
Me ajudem.
A situação é essa: Templo 8 metros por 12 (+-) porque medi com paços! KKKK
Essa é a entrada

<!-- m --><a class="postlink" href="http://s1158.photobucket.com/albums/p609/nasrodrigo/?action=view&current=IMG_2095.jpg">http://s1158.photobucket.com/albums/p60 ... G_2095.jpg</a><!-- m -->

Aqui são alguns equipamentos

<!-- m --><a class="postlink" href="http://s1158.photobucket.com/albums/p609/nasrodrigo/?action=view&current=IMG_2102.jpg">http://s1158.photobucket.com/albums/p60 ... G_2102.jpg</a><!-- m -->

Essa é a caixa central, temos duas

<!-- m --><a class="postlink" href="http://s1158.photobucket.com/albums/p609/nasrodrigo/?action=view&current=IMG_2111.jpg">http://s1158.photobucket.com/albums/p60 ... G_2111.jpg</a><!-- m -->

retorno mequetréfe

<!-- m --><a class="postlink" href="http://s1158.photobucket.com/albums/p609/nasrodrigo/?action=view&current=IMG_2115.jpg">http://s1158.photobucket.com/albums/p60 ... G_2115.jpg</a><!-- m -->

multicaixa que esta ligada em um canal da mesa para ter algum grave no som geral

<!-- m --><a class="postlink" href="http://s1158.photobucket.com/albums/p609/nasrodrigo/?action=view&current=IMG_2107.jpg">http://s1158.photobucket.com/albums/p60 ... G_2107.jpg</a><!-- m -->

Essa é a caixa pro baixo que esta com alto falante rasgado e dando choque. Iremos mandar arrumar

<!-- m --><a class="postlink" href="http://s1158.photobucket.com/albums/p609/nasrodrigo/?action=view&current=IMG_2121.jpg">http://s1158.photobucket.com/albums/p60 ... G_2121.jpg</a><!-- m -->
 
Poxa vida Rodrigo, a situação está complicada hem amigo.

Não sou profissional, mas arrisco um palpite. Som normalmente é a "menor" das prioridades nas igrejas, isso quando ainda estão entre as "menores" das prioridades,
principalmente em assembleias. Aqui em São José dos Campos, onde moro e congrego a "maioria" tem equipamentos de péssima qualidade. Na minha não era diferente.

Sempre que os irmãos desejavam melhorar algo no som era com muito custo, os pastores faziam promessas e não cumpriam, ou ignoravam a possibilidade de investimento na área, pois haviam outras prioridades, entre elas enviar todo o dízimo e oferta para a sede, para cumprir o papel de igreja obediente, deixando só o necessário para quitação das contas local. Esse quadro vem mudando depois que fizemos alguns planejamentos voltado a sonorização e aos músicos.

Em consequência a minha igreja já foi fiscalizada inúmeras vezes e multada por reclamação de som alto pelos vizinhos, entre outros problemas. Eu fui consagrado como operador de som na igreja no ano passado, assim que consagrado iniciei um método diferente e desejo compartilhar com você. Fiz logo de início um levantamento de "tudo" que havia na igreja o que desrespeito a sonorização. Identifiquei os problemas principais: reclamação dos vizinhos de som alto, equipamentos e cabos problemáticos, falta de recursos, fiz uma pesquisa individual com os irmãos perguntando o que eles achavam do som atual, por aí foi...

Feito isso coloquei tudo no papel, fiz uma lista do que queria comprar pra dar início a melhoria e cotei em diversas lojas todos os produtos, tirei dúvidas com técnicos que eu conheço, pesquisei muito aqui no S.A.V, depois entreguei tudo mastigado ao pastor, informando custos, benefícios, argumentando a situação atual, o que precisaria comprar, pra que, porque, e qual seria a consequência do investimento.

Espalhei a proposta entre os irmãos, todos gostaram das idéias, alguns passaram a contribuir com ofertas, dízimos, que por sinal ajudou e muito. Compramos mesa de som, sub, monitores de fones de ouvido, multicabo, aquário para bateria, PAs, microfones, cabos, entre outros, não dos melhores, mas suficientes para melhorar nossas condições. O resultado foi tão agradável que o índice de ofertas e dízimos na igreja subiu, nos possibilitando comprar novas PAs, um kit completo da Attack Versa 206, já estamos encomendando novos bancos para igreja, terminando a última prestação das caixas iremos comprar novos equipamentos, e a igreja está sendo abençoada, os louvores estão fluindo melhor, os cultos estão mais confortáveis, e assim estamos caminhando.

Assim espero ver sua igreja crescer também. Comece fazendo algumas pesquisas como: Qual o valor que sua igreja pode disponibilizar por mês, verifique se seu pastor permite fazer cantinas, cultos de louvores para arrecadação de fundos, consulte se há algum equipamento que possa vender ou trocar, enfim, comece colocando no papel todas as variáveis.
 
É valores são difíceis de dizer porque não sei como a tesoureira responderá quando eu passar o valor de um projeto meio basico. Tipo uns R$ 5.000,00 pra começar! Fizemos um evento esse final de semana com um grupo de louvor que toca rock, (SINNER SHEEP) e tivemos que pegar varias coisas emprestadas então tenho uma base do que precisa. Gostaria que opinassem sobre marcas e modelos pra eu fazer pesquisa de valor. Informalmente já estou pesquisando entre os membros sobre possibilidade de melhorar o som.
 
NASRODRIGO, você pesquisou no fórum?
Existem toneladas de tópicos iguais, ou muito parecidos.

É cansativo para a gente responder sempre as mesmas coisas, entenda, por favor.
 
Amigo poste oque você tem em mente trocar, as marcas que já pesquisou, e os valores que pode gastar, também as medidas do seu templo, para que possamos ajudar. E como o Gabriel já disse, de uma pesquisada no forum tem muitos tópicos falando sobre isso, não que não queremos ajudar, mas é que fica difícil sugerir assim do nada, vamos falar em caixas importadas ou nacionais, mesas analógicas ou digitais? Precisamos de um parâmetro, entende?
 
Rodrigo.

Comece com coisas que se pode fazer já:

  1. Peça às irmãs da igreja para fazer uma cortina para a parede do púlpito. Peça para fazerem bem grossa e drapeada. Elas vão adorar.
  2. Posicione o cubo do baixo lateralmente e inclinado para cima, na direção dos ouvidos do baixista. Peça a ele para tocar a pelo menos 1 metro de distância da caixa. Assim ele ouvirá melhor os graves sem precisar carregar a mão na equalização.

Agora pense mais a médio-longo prazo:

  1. Vc precisa trocar as caixas do PA em primeiro lugar. Faça um planejamento para aquisição delas. Depois que comprá-las, instale-as num cluster central. Compre caixas com os menores ângulos de cobertura horizontal que vc puder encontrar.
  2. Pense agora no sistema de monitoração. O templo é pequeno, então avalie a possibilidade de usar fones de ouvido. Isso vai reduzir o volume no palco e melhorar a inteligibilidade no templo, além de deixar a igreja satisfeita.
  3. Prá diminuição do volume no palco, será indispensável uma solução para a bateria. O caminho mais fácil é a utilização de uma bateria eletrônica. Há outras opções, mas bem mais complicadas de se implementar.
  4. Finalmente, planeje a troca da mesa.

Marcas e modelos vão depender de seu planejamento de recursos e gostos pessoais.

É uma forma de começar.

[]'s
 
Boa noite agradeço pela atenção! Não estou cobrando só achei que havia alguma dificuldade na visualização do tópico.

Então não temos dinheiro mas o projeto demonstrará a Deus que a intenção realmente de melhorar.
Pensei em começar como o David Fernandes falou e tinha em mente duas caixas passivas Selenium 1202 para o PA. O que vocês acham existe opções nessa faixa?
Sobre o templo tenho:
10,30m de comprimento (da parede de entrada até fim do palco)
7,90m de largura
7,75m da parede de entrada ao inicio do palco
2,55m do inicio do palco para o final (totalizando 10,30m)
0,42m é a elevação do palco em relação ao publico
3,80m é a altura medida do piso onde fica o público
3,38m é a altura medida de cima do palco para o teto

Sobre outros tópicos estou lendo mas decidi abrir esse porque quanto mais leio mais me confundo!! Não que as informações estejam confusas mas é muita informação de uma vez só.

Estou lendo algumas apostilas baixadas aqui e estou entendendo perfeitamente os parâmetros.

Deus abençoe os que estão nesse forum porque é muito produtivo para a igreja.
 
A Paz do Senhor

1° Estude muito leia e se dedique, para não desperdiçar o dinheiro da igreja!

o pessoal ja disse tudo, vou tentar ajudar de forma mais popular!

ta sobrando muito som ai, a igreja é pequena e tem muita potencia.. tente usar apenas 1 caixa de PA (a do lado contrario da bateria, "apontando" para a mesa de som por exemplo)
tente abafar a bateria( existem muitas opções profissionais para isso) mas por hora tente usar espuma dentro das peças, da pra diminuir um pouco o barulho.

Analise a opção de comprar 1 caixa de boa qualidade, pelo tamanho da igreja apenas 1 caixa (boa mesmo) posicionada no centro, suspensa deve resolver o problema(depois explico mais)

depois eu posto mais......... por hora é o q posso ajudar, mas fique no aguardo que posto mais depois
 
Graça e Paz do Senhor Jesus
Então tudo começou porque fizemos um evento com um grupo de louvor Sinner Sheep e ligamos apenas o vocal na potência e achamos que faltou som, e olha que estávamos usando duas caixas de 15" da SoundTech.
Da uma olhada no pequeno vídeo pra ter noção.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=EW5UZzVaCbI&feature=share">http://www.youtube.com/watch?v=EW5UZzVa ... ture=share</a><!-- m -->

A maioria das caixas foram emprestadas e queiramos montar um projeto pra receber eventos como esse sem ter que pegar nada emprestado.
 
Nasrodrigo...


Creio que o seu problema neste vídeo não é a falta de volume para as vozes... mas o excesso de volume no instrumental...

Um templo pequeno, com bateria e cubos tocando no máximo, não tem quem aguente....

Pra esse tipo de evento, a banda que for tocar tem que se adaptar a realidade da igreja... se diminuir o volume dos cubos (ou usar fones) e diminuir a intensidade da bateria (ai entra a bateria digital) já dá uma melhorada de 300% e você pode fazer uma mixagem mais limpa, sem ter que ficar brigando pra superar o volume destes instrumentos...

Pensando por este lado, o primeiro passo é reeducar o pessoal, e depois pensar em investir em equipamentos...


Fica na paz.
 
Graça e paz
Então o problema dos instrumentos autos foi porque a bateria estava alta. Tentarei primeiro abafadores.
Mas mesmo assim preciso decidir sobre quais caixas comprar para PA e instrumentos.
Começarei pelo PA e pensei nas seguintes:
2 passivas:

Selenium 1202
Antera TS 500
Attak A 400 TI

Quem já escutou essas caixa? Qual vocês indicariam alem dessas?

Desde já grato.
 
Paz. JuniorMello e a todos

Não essa banda (SINNER SHEEP) tem integrantes do Rio de Janeiro e Curitiba. O baixista é noivo da filha do nosso pastor. Esse culto foi na nossa igreja em Santos SP.


Outro assunto: Alguém já ouviu o som da caixa Attack VRF 1220 será que tem o mesmo som que a A 400TI ou a A 300TI porque as especificações parece igual, mas sabe como é nem tudo que parece é!!
 
Na minha opinião eu começaria melhorando pela mãe do som, ou seja a mesa, colocaria alguma coisa parecida com yamaha ou soundcraft, pode ser uma Soundcraft MFX12 ou EFX12, dependendo do tanto de canais , na yamaha pode ser a Yamaha MG166CX ou caso precise de USB para gravação uma opção com USB, creio que não precise.

Depois eu cuidaria da parte de retorno, escolhendo a Yamaha que é a melhor opção você terá 2AUX + 2 Group Out, onde o group out poderá ir para o retorno do pastor e retorno do tecladista, o baixista divide o retorno com o batera e o guitarrista fica só, elimina assim os cubos, para ajudar eu colocaria um microfone pegando a acústica, alguns músicos gostam, colocaria pelo menos um lapela, tipo o Leson ML70, se houver problema nas conexões dos canais eu arrumaria também, é só soldar ou trocar os plugs, que são até baratos.

Depois partiria para a escolha das caixas, tenho pra mim que uma RCF 410a no centro e uma 408a no retorno do pastor dão conta de tudo, juntamente eu arrumava uma processadorzinho digital, tipo o Deq2496 , tem equalizador, crossover, limiter, compressor, é bem legal, tem o RTA nessa behringer a compra de um microfone para RTA seria uma boa opção, já tiraria uma boa quantidade de problemas.

Em seguida eu trocaria a bateria por uma digital, tem opções muito boas que ficam até baratas demais, tem até opções usadas em ótimo estado, metade de seus problemas com SPL serão resolvidos assim. :mrgreen:

Depois eu daria uma arrumada na acústica, considerando a cortina que o David falou, e que ela já esteja instalada, eu começaria a instalar também uns absorvedores acústico nas paredes laterais, aqui tem um projeto semelhante, é fácil de fazer e dá um resultado muito legal.

Por ultimo mesmo eu trocava esses lyco, o transmissor até que é legal e dá pra usar bem, mas tem opções melhores no mercado como o AKG pw45.

Bom essa é minha opinião, se falei alguma besteira me desculpem, e final do ano ou esse ano ainda eu dou uma chegada em santos, ae posso visitar a igreja... :mrgreen:
 
Paz do Senhor V. do FLY PA e todos
Obrigado pelas orientações vou dar uma pesquisada, mas da uma olhada no projeto que tinha feito antes, o que você alteraria pra melhorar ou será que deve ser jogado fora e criado outro?
Se possível me manda o link sobre do projeto de acústica beleza!

Ai está o projeto:


1- Caixa passiva Selenium SPM 1202 2 R$ 1.052,00 R$ 2.104,00 NINJASOM.COM
2- Equalizador 31 bandas Ciclotron TGE 2313 SM 1 R$ 1.200,00 R$ 1.200,00 TIGERSOM.COM
3- Caixa ativa Processada Nash 1244 2 R$ 1.707,00 R$ 3.414,00 AUDIODIRETO.COM
4- Amplificador Nashville NA 6600 1 R$ 1.679,01 R$ 1.679,01 AUDIODIRETO.COM
5- Amplificador guitarra Meteoro Nitrous GS100 1 R$ 1.090,00 R$ 1.090,00 POPSOUND
6- Concerto do amplificador para contrabaixo 1 R$ 350,00 R$ 350,00
Subtotal R$ 9.837,01

7- Contrabaixo Condor bx12 ativo 1 R$ 635,00 R$ 635,00 UFOS-SON
8- Microfone duplo sem fio 1 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 Não definido modelo
9- Pedestal microfone 2 R$ 100,00 R$ 200,00 Não definido modelo
10- Reconstrução caixas antigas 1 R$ 350,00 R$ 350,00
11- Guitarra 1 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 Não definido modelo
Subtotal R$ 3.185,00

12- Caixa subgrave Antera LF 1000 AX 1 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 POPSOUND
13- Mesa de som Yamaha MG 206 C USB 1 R$ 2.298,00 R$ 2.298,00 NINJASOM.COM
14- Bateria 1 R$ 1.700,00 R$ 1.700,00 Não definido modelo
Subtotal R$ 5.998,00

Total R$ 19.020,01


Sei que tem algumas coisa superdimensionadas como o retorno ativo Nash mas se esse projeto fosse de vocês (e já é pois estou tendo ajuda de vocês) o que vocês mudariam? Ou será que ele é furado?

Deus abençoe.
 
Não vou opinar sobre caixas e amplificadores, até porque não conheço quase nada ( tenho muito a ler ainda )
Mas...
7- Contrabaixo Condor bx12 ativo 1 R$ 635,00 R$ 635,00 UFOS-SON
(...)
11- Guitarra 1 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 Não definido modelo
Subtotal R$ 3.185,00
O baixista teve participação nessa escolha? (rodei rapidamente o tópico e não vi citações sobre os instrumentistas, se isso já foi discutido... peço perdão!)
O que levou-os a abrir um investimento maior ao guitarrista? Algum motivo prático, ou só 'pagamento de marca' ? :|
Se os músicos estão presentes na formação do projeto, eles estão cientes dos valores?

E, se forem instrumentos novos, separe ae uns R$1000 a mais pra regulagem -pesquise um bom luthier nas redondezas- e cordas novas. Instrumento novo NÃO VEM regulado e quase sempre vem com cordas bem ruins (ou por estarem velhas ou por simplesmente serem ruins mesmo, visto que são instrumentos de baixo custo).
Instrumento não regulado é um sofrimento quase imensurável ao músico -além de que pode dar dor e em casos prolongados pode virar tendinite- e cordas velhas fazem o instrumento soar tipo um berimbau, seja guitarra ou baixo, sem eq que resolva aquela embolação sem definição alguma.
 
Meu irmão, sujeri aquelas coisas porque pensei que o orçamento era baixo.. nesse caso eu sujiro o seguinte: (baseado no que você escreveu)

Se você substituir isso:
Equalizador 31 bandas Ciclotron TGE 2313 SM 1 R$ 1.200,00
Amplificador guitarra Meteoro Nitrous GS100 1 R$ 1.090,00
Concerto do amplificador para contrabaixo 1 R$ 350,00
Mesa de som Yamaha MG 206 C USB 1 R$ 2.298,00
10- Reconstrução caixas antigas 1 R$ 350,00
TOTAL: 5288
Da quase pra pegar uma YAMAHA 01V96. com o valor do amplificador nahsville da quase pra pegar 1ADA behringer (pelo que vocês tem ai 1 resolve)
Olha esse meteoro ai vai sozinho "ensurdecer" toda a igreja e os vizinhos. Dia 18/06 eu fiz um pequeno evento pra comemorar o dia do evangélico, e 1 AMP desse no volume a +-40 tava muito alto.

Caixa ativa Processada Nash 1244 2 R$ 1.707,00 R$ 3.414,0
Quanto a essa caixa eu recomendo você entrar em contato com a STUDIO R, explicar para eles o programa musical, o tamanha do ambiente que "eles" vão te passar o melhor projeto..pode ser que eles tenham uma caixa que dispense o SUB por exemplo.
2 selenium + 2 nash" -> Lembro que você comentou que os vizinhos reclamam de som alto, então fica estranho você querer 4 caixas dentro da igreja+cubo guita + cubo baixo

Caixa subgrave Antera LF 1000 AX 1 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 POPSOUND
EU considero desnecessário... Se a intenção é montar um som que possa ser usado em um templo maior quando a igreja crescer, pode ser que esse sub não acompanhe.. então deve analisar se é realmente necessário e se ele vai atender em uma "troca de local".

Bateria 1 R$ 1.700,00 R$ 1.700,00
No meu humilde ponto de vista com esse valor você consegue apenas um modulo de uma boa bateria (ROLAND TD-4 +-), ou uma "staffdrum" mais barata
Tem um topico aqui no SAV sobre a ALESIS DM10. estou de olho nela faz tempo mas, existe a DM8 por exemplo a um preço mais baixo(+-3500 no chute)..

Esta é apenas minha opinião.....
e outra este orçamento é alto. Precisa mesmo de tudo isso?

O baixista teve participação nessa escolha? (rodei rapidamente o tópico e não vi citações sobre os instrumentistas, se isso já foi discutido... peço perdão!)
O que levou-os a abrir um investimento maior ao guitarrista? Algum motivo prático, ou só 'pagamento de marca' ?
Se os músicos estão presentes na formação do projeto, eles estão cientes dos valores?

E, se forem instrumentos novos, separe ae uns R$1000 a mais pra regulagem -pesquise um bom luthier nas redondezas- e cordas novas. Instrumento novo NÃO VEM regulado e quase sempre vem com cordas bem ruins (ou por estarem velhas ou por simplesmente serem ruins mesmo, visto que são instrumentos de baixo custo).
Instrumento não regulado é um sofrimento quase imensurável ao músico -além de que pode dar dor e em casos prolongados pode virar tendinite- e cordas velhas fazem o instrumento soar tipo um berimbau, seja guitarra ou baixo, sem eq que resolva aquela embolação sem definição alguma.

Apoio 100% :!:
 
Amigo você realmente fez um orçamento bom? vamos lá, primeiro o valor que você está gastando com caixas eu poderia colocar um sistema da FZ com o projeto já feito , olha, é muito. Para comparação eu não gosto da Selelnium SPM tanto a de 15 como a de 12, o preço aumentou demais, deixou o produto inviável perto de outras lojas, a mesa está subdimensionada para vocês também, a mesa dai tem 16 canais (pelo menos é o que eu vi), ofereci uma mesa com 16, com alguns estéreos que te possibilita economizar 2 canais que você poderia usar para plugar player de CD ou teclado (futuramente a bateria). Não precisa nem desse caro equalizador, mesmo o outro sendo behringer vai ficar bem melhor, o digital é mais preciso e contém funções interessantes para seu templo.

Meu planejamento de baixo custo e com qualidade boa seria.

1 RCF 410a no centro em FLY. (C. borges , acho que tá uns 1990R$, alguém confirma?)
1 RCF 408a como retorno, tá de excelente tamanho. (C. borges, acho que tá uns 1690R$, confirme para mim)
1 Yamaha MG166CX . (Na Lumix tá por 1430R$ para pagamento avista)
1 Behringer DEQ2496. ( Tá por 1138R$ lá na Lumix também, pode está mais barato em outros lugares)
1 Behringer ECM8000.
1 Behringer HA4700 . ( Na Lumix, tá por 450 avista)
4 Koss Porta Pro . (Acho que na C. borges é barato, tem outras lojas que o preço compensa)
1 AKG K414p. (pro batera, tá por 159R$ na Lumix)
2 AKG PW45 . (Achei eles na Lumix, fica por 700R$ cada, excelente microfone)

Coloquei muitos preços da lumix pois foi a loja mais barata que eu encontrei maioria das coisas, suporte eu recomendo os da RMV, lá na igreja tem uns e tem um tempinho legal de uso, as Rcf falam grave muito bem em local onde não tem acústica legal, será suficiente, um sub só embolaria tudo, considere gastos com algumas melhorias na parte acústica do templo, naquele projeto que te falei,e corte o uso de amplificadores, colocar eles lá de novo seria voltar ao modo anterior, e esquece esse negócio de consertar o antigo, venda tudo.
 
Back
Topo