PA aero 28 DAS com 2 ou 3 vias?

ronewdo

Member
Olá.... Eu tenho um PA aero 28 da DAS com uma roland m-400 e temos um processador DSP-26 da DAS. O kit aero que temos não veio com o subwoofer em cima ao invés disso deram 4 caixas de com 2 alto-falantes cada e cada umas delas tem 2k de potência ligada em uma studio R de 11k. A minha dúvida é o seguinte elas estão ligadas jumpeadas, ou seja pra line sobe somente 2 cabos (R e L) e é ligado na primeira caixa, e o restante é jumpeado descendo. E sae 2 cabos pro sub. O DSP tem 6 saídas. Eu mexi no dsp e deixei em 2 vias, fiz um corte de 156hz pro sub somente. As lines estão falando os médios e agudos (de 156hz pra cima) e o sub os graves (de 156hz pra baixo). Agora estão querendo mudar pra 3 vias, porque estão dizendo que os agudos não estão saindo e que está saindo somente médio-agudo e não agudo em sí. A idéia agora é mudar pra 3 vias, as duas caixas em cima fala agudo, as duas de baixo fala médio, e os sub os graves. A minha pergunta é é lícito fazer isso? Tem alguma vantagem nisso ?? O sistema está instalado em uma igreja, ambiente fechado. O que acham disso ?

Fiquem com Deus e obrigado galera do áudio.
 
Meu medo é queimar um sistema desse só porque um "carinha" veio e disse que o som tá com sistema errado. E o ruim é que o povo e liderança acredita, não procura saber antes. Eu mexi no processador, mesmo sem um conhecimento total de áudio, mas fui pisando em "solo seguro", estava vendo onde estava pisando, onde eu não vejo onde piso, não vou, espero aparecer a luz e a certeza pra seguir.

Me ajudem ae e fique com Deus irmãos.
 
Seguinte, com o que vc postou não existe condição alguma para te ajudar !
Descreva os detalhes de cada via que vc usou.
Esse desp permite fazer 2 x 3 vias, ou seja GRAVES / MEDIAS/ ALTAS.
Algo me diz que vc mexendo sem saber e mesmo pisando em terreno seguro fez besteira.
Aposto que o filtro que faz a via de medias/alta (8+driver) esta cortando antes das altas.
Em fim, abra as telas do processador anote cada uma delas e poste aqui de volta, e talvez consigamos ajuda-lo !

Abs
 
Opa valew Ullman. Acho que foi você que me passou os telefones de contato no gigplace, eu moro no Guarujá, mas pra te trazer aqui preciso de um monte de autorizações e tal, bom. Bom, o som não está totalmente ruim de chegar ao ponto de atrapalhar o culto está bom o som, mas pode ser melhorado sim. Então eu lembro de algumas coisas, porque antes de usar o dsp eu usei o software no pc dele, pra ter uma idéia de como funcionava. O que fiz foi assim:

O dsp tem 6 saídas, nele tem alguns presets, estou usando o preset: RF8 S (Sub 1,3 e Mid High 4,6)
Saída 1 - SUB L
Saída 3 - SUB R
Saída 4 - Os elementos L (4 elementos)
Saída 6 - Os elementos R (4 elementos)
(indo pros elementos só existem 2 cabos que foram deixados pela turma que montou o sistema, e só montaram mesmo não alinharam nem nada, os elementos do lado esquerdo (L) estão mais baixos em comparação ao R.
Dentro do DSP nas saídas 1 e 3, tem somente um corte de LOW PASS apartir de 159hz e nas saídas 4 e 6 corte de HIGH PASS 156hz sem limite nas altas.

Tela do DSP:
Saídas 1 e 3:
Out - LOW
Gain - 0.0db
Delay - 0.0ms
polarity - normal
Lo shape - L-R 24
LO frequency - 30.1hz
HI shape - L-R 24
HI- Frequency - 159hz
EQ frequency - 50hz
EQ +- - 0db
EQ WD - 0.0oct

Saídas 4 e 6
Out - MID/HIGH
Gain - 0.0db
Delay - 0.0ms
polarity - normal
Lo shape - L-R 24
LO frequency - 159hz
HI shape - L-R 24
HI- Frequency - OUT
EQ frequency - 10.1 khz
EQ +- - 0db
EQ WD - 0.0oct

Foi isso que fiz, tem algo errado?

Valew Galera, e obrigado por sempre ter ajudado a todos
 
Antes de tudo eu faria uma análise rápida com o Rta (phonic PAA-3 / 6 / Smart) ai você pode dizer que frequencia existe e qual não esta saindo no seu sitema.
Coloque um ruido rosa e meça com o Rta.

Tomoara que voce tenha acesso a este equipamento. ajudaria muito.
 
David Guimarães
Pior que no momento to quebrado e não conheço ninguém que o tenha. Eu vou ver se arrumo um dinheiro pra comprar o mic específico e fazer a medição com o ultracurve ou via software, eu tenho uma placa de áudio da tascam com 48v muito boa e vou ver o que acontece...rsrs valew cara
 
Rone ...
Tinha esquecido de como é chatinho de mexer nesse DSP, embora ele seja bem legal.
Bão, inicialmente, apenas para DIRIMIR :mrgreen: eventuais duvidas estamos falando das AERO 28 A (ativas) correto ?
Logo, de nada vai adiantar colocar o processador em tres vias, a configuração atual (3 Channel 2 Way) esta correta, assim sendo temos GRAVES em 1&3 e medias/altas em 4&6, ou seja, canal A-> 1&4 e canal B->3&6, certo ?
Logo para passar o processador para 3 vias, sendo a caixa ativa e fixa, nao vai melhorar em nada, alguem teria que ter acesso ao crossover da caixa .... Trampo demais, certo ?
De volta, eu faria apenas algumas correções, a saber :
Na via de graves, embora não saiba qual caixa é a sua, passaria o corte de 30 para 40 Hz, mesmo slope etc. Finalidade proteger os falantes.
Via de medias altas, o proprio manula das caixas traz uma equalização bem interessante, vou colar o texto do manual :

Out Mid/High
Gain -2 dB
Delay 0.0 ms
Polarity Normal
Lo shape : LR 24
Lo Freq 159 Hz
Hi Shape OUT
Hi Freq OUT

EQ FREQ 353 Hz
EQ -6dB
EQ WD 0.9 Oct

EQ FREQ 933 Hz
EQ +6dB
EQ WD 0.2 Oct

EQ FREQ 2000 Hz
EQ +4dB
EQ WD 0.4 Oct


[b]EQ FREQ 11.3 kHz
EQ +12 dB
EQ WD 0.7 Oct[/b]


Se vc observar as duas equalizações que destaquei em colorido, vai notar que os medios e agudos vão, digamos assim, surgir não mais que de repente .... :shock: :shock: :D

De quebra vc pode ate acrescentar uma outra, para dar assim um BRILHO no seu som :

EQ FREQ 10.0 kHz
EQ +5dB
EQ WD 0.2 Oct



Exceto a ultima todas equalizações são copiadas do Manual da AERO 28.

Creio que isso deve ser pelo menos um inico para a melhora dos som de sua igreja. Qq coisa de um grito novamente !

Abs
 
Puts, tu é o cara.. Só de saber que está correto colocar 3 canais em 2 vias pra mim já é um alívio, no meu caso..rsrsrs
Então um dia eu cometi uma cagada de mexer no dsp no ensaio de segunda sendo que o culto era terça. Meu, levei até o cabo de dados pra mexer no dsp via software mais o cabo estava bixado aí decidir mexer nele mesmo, é muito chatinho de mexer diretamente nele, mas mexi. resultado?
Ficou horrivel, e a apreenssão foi maior porque o culto era no dia seguinte e tava tudo ruim. No dia do culto umas 2 horas antes cheguei e fiz essa equalização do manual, essa aí que você postou e ficou agudaço demais, os médios sumiram e os graves não saiam perfeito. Usei o mesmo preset de 3 canais e duas vias, só que eu tinha esquecido que o grupo inteiro estava equalizado pro preset antigo, ou seja, as equalizações dos canais ficaram ruim demais, tanto do instrumentos como dos vocais. E a burrice maior foi não ter salvo o preset original como tava... uhaahuuhauhauhuahu.
Esse dia foi sufoco, mas demos um jeito e rolou, meio sem instrumental mais rolou.
Aí na quarta feira seguinte, não tinha evento nenhum, o próximo evento seria no domingo, fui lá, zerei o dsp, deixei todo ele em flat, só com o corte dos graves em 159hz e meu, o som ficou uma maravilha e na via do medio e agudos tá fletado até agora, sem nenhum corte, a não ser o do grave.
Bom o que eu queria saber e você já me explicou é sobre colocar o dsp em 3 canais e 3 vias é besteira e vai dar muito trabalho, você é a terceira pessoa que me fala isso então não estava errado quando retruquei com os carinhas lá só porque um rapaz foi lá e disse que tinha que mudar.
Na minha opinião pessoal, ontem eu controlei o PA no culto, e achei que os agudos estavam bons, ouvi o chimbal bem legal, não achei que estava faltando agudo como eles estavam dizendo, bom eu também usei a minha cena e não a do outro rapaz, pode ser equalização mesmo.
As minhas dúvidas foram sanadas e obrigado Ullmann, você é o cara. Só mais uma pergunta, quanto você me cobraria pra olhar nosso sistema aqui e alinhar ele? Se quiser pode me mandar pro email a resposta: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->. O Sistema fica aqui no Guarujá, litoral e aqui no guarujá é a única igreja com um sistema desses. Dia 25 agora vai vir o coral resgate, e uma outra terça feira o Tom Carfi vai lançar um CD aqui na igreja. E já ta confirmado que ele vai trazer uma presonus Studio Live pra fazer a monitoração aqui que são por fones.

Bom agradeço a atenção pessoal e obrigado Ullmann mais uma vez, e caso queira me responder no email, fico no aguardo.
Fica com Deus
 
Valeu, Rone. Seguinte, vc pode tentar uma equalização semelhante, mas usando o seguinte :


EQ FREQ 9.0 kHz
EQ +6 dB
EQ WD 0.2 Oct


EQ FREQ 11.3 kHz
EQ +6 dB
EQ WD 0.7 Oct


O filtro em 9/10 k é para dar aquele TSSSSSSSSSSS que o povo gosta, vulgo agudo de tweeter.

O resto ja respondi por MP.
 
AMIGOS TAMBÉM ESTOU MONTANDO UM SOM TENHO 02 CAIXA T18 COM SUB DE 800W RMS 8ohms. COMO FAÇO PARA LIGAR AS CAIXAS EM PARALELO, MEU AMPLIFICADOR E 01 MARK AUDIO MK 3.0 3000W EM BRIDGE 4ohms. QUAL A MELHOR FORMA DE LIGAR AS CAIXAS.
OUTRA COISA, ESSE MARK ÁUDIO MK3.0 AMPLIFICADOR E BOM?
 
Back
Topo