PA em estéreo

andregui7

New Member
Pessoal, vamos comprar um par de caixas ativas para nossa igreja e estou pensando em ligar estéreo.

Percebi que em alguns tópicos o pessoal fala que em som ao vivo não é muito utilizado som em estéreo? Porque?
 
Se você vai colocar 2 caixas ativa, ligue em estéreo sim. Uma no L, outra no R.
Quando dizem que o estéreo não é muito utilizado, é porque é muito rara a necessidade de enviar um sinal só para o L, por exemplo.
É útil no caso de uma ligação de teclado LR, sampler, DJ, ou outras fontes que podem ter sinal mixado em 2 canais.
Também é útil na hora de fazer alinhamento (equalização) das caixas. Nem sempre o ambiente (acústica) interfere da mesma forma nos dois lados do salão.

Resumindo, se der pra ter, é bacana. Se não der, a gente se vira.
 
A PAZ


Não podemos esquecer que a fileira central, onde realmente irá sentir a diferença do stereo, que as laterais não irão sentir assim o efeito. Por isto que é normalmente é feito tudo mono.
 
heriberto disse:
Por isto que é normalmente é feito tudo mono.
É verdade que apenas as fileiras centrais perceberam a dualidade de sinais, mas não é correto dizer que "normalmente é feito tudo mono".
Pelo contrário, a grande maioria dos sistemas MINIMAMENTE profissionais montam os PAs em estéreo.
E nos sistemas profissionais, fontes sonoras de 2 pistas são sempre enviados assim para os PAs, como teclados, samplers, DJs, CDs, etc.
 
heriberto disse:
Não podemos esquecer que a fileira central, onde realmente irá sentir a diferença do stereo, que as laterais não irão sentir assim o efeito. Por isto que é normalmente é feito tudo mono.
gabriel_equalize disse:
É verdade que apenas as fileiras centrais perceberam a dualidade de sinais.

Discordo. Até quarenta metros entre o L e o R percebe-se o efeito estéreo, é o que se chama de imagem acústica.

Eu pensava assim também, mas na prática não é o que acontece. É muito doido perceber uma virada de batera, um ping-pong de uma guitarra.

gabriel_equalize disse:
E nos sistemas profissionais, fontes sonoras de 2 pistas são sempre enviados assim para os PAs, como teclados, samplers, DJs, CDs, etc.

Isso é verdade. Pude comprovar no último evento que tivemos em minha igreja.
 
No meu caso, a igreja é pequena, não microfonamos a bateria, mas o sinal do teclado vai para o PA. Hoje a gente usa um cabo só para o teclado (acaba ficando mono). Será que compensa ligar o teclado em estéreo?
 
Mas lá tbém a gente toca música mp3 para apresentações de danças. Acho que nesse caso seria melhor estério né?
 
André, no seu caso, eu acho que o teclado em estéreo não fará diferença, só vai gastar mais 1 canal da mesa, mais 1 cabo, mais 1 direct box...
Agora, no caso do CD, com certeza faz diferença.
 
Samuel P Suriano disse:
heriberto disse:
Não podemos esquecer que a fileira central, onde realmente irá sentir a diferença do stereo, que as laterais não irão sentir assim o efeito. Por isto que é normalmente é feito tudo mono.

Discordo. Até quarenta metros entre o L e o R percebe-se o efeito estéreo, é o que se chama de imagem acústica.

Num ambiente reverberante isso é altamente questionável. As pessoas que estão próximas às caixas não percebem o som que vem da outra; as pessoas que sentam no fundo, recebem o som direto somado a grandes componentes de som refletido, o que mascara o efeito estéreo. Ainda não vi nenhuma igreja mixando em estéro de forma agradável.

Samuel P Suriano disse:
Eu pensava assim também, mas na prática não é o que acontece. É muito doido perceber uma virada de batera, um ping-pong de uma guitarra.

Experimente sentar junto a parede, na primeira fila. Duvido que vc ouça bem a outra caixa.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Samuel P Suriano disse:
heriberto disse:
Não podemos esquecer que a fileira central, onde realmente irá sentir a diferença do stereo, que as laterais não irão sentir assim o efeito. Por isto que é normalmente é feito tudo mono.

Discordo. Até quarenta metros entre o L e o R percebe-se o efeito estéreo, é o que se chama de imagem acústica.

Num ambiente reverberante isso é altamente questionável. As pessoas que estão próximas às caixas não percebem o som que vem da outra; as pessoas que sentam no fundo, recebem o som direto somado a grandes componentes de som refletido, o que mascara o efeito estéreo. Ainda não vi nenhuma igreja mixando em estéro de forma agradável.

Samuel P Suriano disse:
Eu pensava assim também, mas na prática não é o que acontece. É muito doido perceber uma virada de batera, um ping-pong de uma guitarra.

Experimente sentar junto a parede, na primeira fila. Duvido que vc ouça bem a outra caixa.

[]'s

Concordo. Ainda bem que a house fica no fundo e de preferência no meio :lol: :lol:
 
Eu acho que essa resposta é a mais coerente diante desse assunto.

Samuel P Suriano disse:
O PA da nossa igreja é mono.Nesse feriadão tivemos o Santa Geração em nossa igreja (depois eu posto as fotos). No primeiro dia foi mono. Já no segundo eu dei uma de "Magaiver" e passei um cabo pra fazer a ligação LR. No segundo dia o som ficou muito lindo, a batera, os efeitos da guitarra. Ouvindo a gravação no fone percebe-se claramente o panorama. E então ??? Estéreo ou mono ??

David Fernandes disse:
Samuel.

O sistema pode estar ligado em dois canais e funcionar como mono... é só manter o PAN no centro. Se vc pode ligar em dois canais, então faça isso. Com dois canais, muitas possibilidades se abrem, inclusive a de mixar em estéreo. No entanto, volto a dizer, que em ambientes reverberantes o estéreo fica bastante mascarado.

E concordo, de novo, com a explicação com relação a ambientes reverberantes.
 
Samuel P Suriano disse:
Eu acho que essa resposta é a mais coerente diante desse assunto.

Samuel P Suriano disse:
O PA da nossa igreja é mono.Nesse feriadão tivemos o Santa Geração em nossa igreja (depois eu posto as fotos). No primeiro dia foi mono. Já no segundo eu dei uma de "Magaiver" e passei um cabo pra fazer a ligação LR. No segundo dia o som ficou muito lindo, a batera, os efeitos da guitarra. Ouvindo a gravação no fone percebe-se claramente o panorama. E então ??? Estéreo ou mono ??

David Fernandes disse:
Samuel.

O sistema pode estar ligado em dois canais e funcionar como mono... é só manter o PAN no centro. Se vc pode ligar em dois canais, então faça isso. Com dois canais, muitas possibilidades se abrem, inclusive a de mixar em estéreo. No entanto, volto a dizer, que em ambientes reverberantes o estéreo fica bastante mascarado.

E concordo, de novo, com a explicação com relação a ambientes reverberantes.

Concordo com tudo mas pra quebrar o gelo...
Experimente ouvir as músicas do Pink floyd em mono e depois experimente em stereo.
RSRSRSRSRs.
 
Rapaiz, já vi operador"puxar a faca" por causa dessa história de estéreo e mono.
Na primeira montagem do meu P.A. fizeram mono, depois refizemos em estéreo, a qualidade ficou bem melhor!!!
massa mesmo foi L-C-R :wink:
 
Back
Topo