para que serve um DI

Rafaelliving

New Member
tenho um baxista cabuloso com um baixo ativo de 5 cordas uso ele direto na mesa em line

mas pra ele "ouvir" o baixo tenho que aumentar tudo na mesa, e olha que meu som e potente

sera que se eu usar um DI em mic vai ajudar

por favor me ajudem
 
Com certeza vai ajudar, alem de ser a forma mais correta, pois a DI vai transformar o sinal desbalanceado em balanceado. O ganho na mesa vai ser maior, e diminuira as interferencias/ruidos do sinal.
 
Opa opa opa.
O DI vai DIMINUIR a intensidade do sinal (ou, no mínimo, no caso de DI ativo sem atenuação, deixar igual), para ficar compatível com a entrada MIC da mesa, que por sua vez, tem sensibilidade maior.

Na prática, em ambas as ligações (com ou sem DI), através do ganho, se pode regular o sinal para ficar nos ideais odB (ou -12dB, no caso de mesas digitais).

Resumindo a lenga-lenga: ligar o baixo no direct box não vai aumentar o som do contra-baixo.
Soluções:
-Implementar um retorno adequado para o músico (monitor de chão ou cubo);
-Implementar fone de ouvido como retorno;
-Fazer audiometria :)
 
gabriel_equalize disse:
Opa opa opa.
O DI vai DIMINUIR a intensidade do sinal (ou, no mínimo, no caso de DI ativo sem atenuação, deixar igual), para ficar compatível com a entrada MIC da mesa, que por sua vez, tem sensibilidade maior.

Na prática, em ambas as ligações (com ou sem DI), através do ganho, se pode regular o sinal para ficar nos ideais odB (ou -12dB, no caso de mesas digitais).

Resumindo a lenga-lenga: ligar o baixo no direct box não vai aumentar o som do contra-baixo.
Soluções:
-Implementar um retorno adequado para o músico (monitor de chão ou cubo);
-Implementar fone de ouvido como retorno;
-Fazer audiometria :)


entao é posivel usar o baixo e qualquer outro istrumento em mic atenuando o ganho do canal?
 
Rafaelliving disse:
entao é posivel usar o baixo e qualquer outro istrumento em mic atenuando o ganho do canal?

Não.

A função do DI é atenuar o sinal do instrumento pra os níveis do mic, os níveis de sinal de um mic e um instrumento são diferentes por isso tem entradas diferentes na mesa, COM um DI ai sim você pode ligar um instrumento em MIC IN, sem o DI Não.

Na minha humilde opinião ligando o instrumento COM o DI você vai sim ter uma melhora, porque como já disse o Gabriel a sensibilidade da entrada MIc in é maior e você não vai precisar usar o sistema no máximo.

Abraço
 
Rafaelliving disse:
tenho um baxista cabuloso com um baixo ativo de 5 cordas uso ele direto na mesa em line

mas pra ele "ouvir" o baixo tenho que aumentar tudo na mesa, e olha que meu som e potente

sera que se eu usar um DI em mic vai ajudar

por favor me ajudem

rafael,

como você disse que tem que aumentar tudo na mesa, acredito que a DI vai te ajudar sim, o direct box não vai aumentar o som do baixo, mas que você vai poder trabalhar mais tranquilo vai.. um instrumento ligado no direct box não tem nem comparação com ele ligado direto em uma entrada line da mesa..

vocês não tem retorno?? qual a mesa que está usando?
 
Se o cabo que liga o contra-baixo na mesa tiver mais de 8 ou 9 metros, use DI.
Se o cabo que liga o contra-baixo na mesa tiver menos que isso, não precisa.
Ponto final. Não se deve optar pelo uso ou não do DI por outro critério além deste.

Agora, se você tem que trabalhar no talo para o cara se ouvir, pode ser:
-Estrutura de ganho errada, ou seja, regulada abaixo dos 0dB;
-Sistema sub-dimensionado;
-Músico surdo;
-Músico sem retorno "virado" pra ele.
 
Acredito que se ele não descrever melhor a situação não temos como saber...

tem várias outras coisas que podem ser, mas que se não soubermos qual a estrutura dele vamos virar o dia questionando.

e se o baixo for ativo e estiver com bateria fraca, e se o cabo for de má qualidade e estiver passando junto com energia, equalização do canal, aux pré ou pós, falta de retorno.

Rafael, favor descrever melhor seu sistema.

abraço.
 
alinsongs disse:
Rafaelliving disse:
tenho um baxista cabuloso com um baixo ativo de 5 cordas uso ele direto na mesa em line

mas pra ele "ouvir" o baixo tenho que aumentar tudo na mesa, e olha que meu som e potente

sera que se eu usar um DI em mic vai ajudar

por favor me ajudem

rafael,

como você disse que tem que aumentar tudo na mesa, acredito que a DI vai te ajudar sim, o direct box não vai aumentar o som do baixo, mas que você vai poder trabalhar mais tranquilo vai.. um instrumento ligado no direct box não tem nem comparação com ele ligado direto em uma entrada line da mesa..

vocês não tem retorno?? qual a mesa que está usando?


nao temos retorno ainda nao, mas ja ta sendo providenciado

a masa e fraca d+ e a AMBW 16 da ciclotrom modelo antigo.
 
alinsongs disse:
Acredito que se ele não descrever melhor a situação não temos como saber...

tem várias outras coisas que podem ser, mas que se não soubermos qual a estrutura dele vamos virar o dia questionando.

e se o baixo for ativo e estiver com bateria fraca, e se o cabo for de má qualidade e estiver passando junto com energia, equalização do canal, aux pré ou pós, falta de retorno.

Rafael, favor descrever melhor seu sistema.

abraço.

Alisom, o meu sist. e o seguinte:
Ambw 16 mesa
FBQ 3102 equal
CFX 2341 cross
BDS 360 potencias
DBL 1500 //
ONEAl 2300 //
DBS 4000 //

2 caixas pass com falante de 15pol 550 w (1 de cada lado)

2 2vias Mediograves medios e agudos com aulto de 12 pos 300 w conneta 200w 2 tuiters de 180w cada ( um desse de cada lado)
 
Escapando um pouco do tema do tópico, vale resaltar que o contra-baixo exige uma distância mínima de dois metros, devido aos cancelamentos e reflexões dos grandes comprimentos de onda que seu instrumento emite. Qual a distância entre retorno e o músico?
 
thiagobinda disse:
Escapando um pouco do tema do tópico, vale resaltar que o contra-baixo exige uma distância mínima de dois metros, devido aos cancelamentos e reflexões dos grandes comprimentos de onda que seu instrumento emite. Qual a distância entre retorno e o músico?
Muito bem lembrado!

Na minha igreja o irmão toca "colado" na caixa do baixo, a mesa fica no fundo do templo e fica altíssimo la atrás.
 
R.Leal Na igreja em que eu congrego,nós implementámos o Power Play, (é outro níve)l, menor intensidade sonora, pois retiramos 2 caixas de retorno.
 
R. Leal disse:
thiagobinda disse:
Escapando um pouco do tema do tópico, vale resaltar que o contra-baixo exige uma distância mínima de dois metros, devido aos cancelamentos e reflexões dos grandes comprimentos de onda que seu instrumento emite. Qual a distância entre retorno e o músico?
Muito bem lembrado!

Na minha igreja o irmão toca "colado" na caixa do baixo, a mesa fica no fundo do templo e fica altíssimo la atrás.

Isso é um assunto muito interessante que não consegui encontrar por aí ainda, dúvidas:

Porque a distância mínima de 2 metros?
porque cancelamentos?
porque reflexões? com uma distância maior não teremos mais reflexões?
 
Vou dar minha humilde opinião!

Rafael, quando vc tirar o sinal do cubo e entra na mesa line, o volume do cubo tambem
aumenta o da mesa, pode esta acontecendo o siguinte o volume do cubo pode esta

muito baixo entao vc esta tendo que colocar o fader da mesa no maxima! Faz o seguinte
teste aumente ate a metade do volume do cubo e so depois aumente o fader da mesa

se vc notar que o cubo esta muito alto abaixe o cubo, lembrando que o volume da mesa
vai abaixar tambem independente de voce abaixar o fader! Deixe o volume dentro da igreja

bem homogenio!
 
Simplesmente, se o baixista pedir pra aumentar mais e vc ver(ouvir) que já esta bom fale que não pode aumentar mais.

Fale para ele que se ele quiser se ouvir pra ele tocar na frente do pa.
 
Rafael

Como fica o som do baixo na igreja? só o baixista que reclama? vc consegue ouvir bem o baixo?

Pq geralmente a maioria dos músicos gosta do seus instrumentos BEM alto, geralmente pq não conseguem distinguir seu instrumento no conjunto, junto com os outros, isso é falta de educação do ouvido, sei pq o meu não é muito educado quando estou tocando kkk, ainda bem que a maioria do tempo estou cantando e não tocando rsrsrs

analise isso.

Abraço
 
Back
Topo