Passo-a-passo sonorização de salão de culto

arleypol

Member
Boa tarde pessoal, o Pastor de minha Igreja me solicitou um pequeno projeto para sonorização de uma sala anexa a Igreja que acabou de ser construida.
A sala durante os cultos ordinários é utilizada como local do culto infantil, e eventualmente para pequnas reuniões tanto de oração como de cunho administrativo, e até pequenos ensaios.
A sala está vazia, não tem nenhum móvel, e vai necessitar de tudo desde o som, a equipamento multimídia, instrumentos, tratamento acústico além dos móveis.
O primeiro passo vai ser tomar as medidas "inlocco" para verificar a necessidade de equipamento, e verificar também oque a administração Igreja está diposta a investir.
Outro passo é verificar os Equipos que tenho disponíveis na própria Igreja, e ver se podem ser reformados se preciso e se possível e reutilizados.
Conforme for desenrolando o processo vou postando aqui para galera ok!!!
 
aproveitando o tópico mas já meio "off topic" seguem algumas imagens que prometi em algumas converas particulares, de parte do projeto de suspensão das caixas na nave da Igreja que frequento, a nova instalação está funcionando já a um mês, e foi usado o programa google sketchup, para simular as dimensões da Igreja bem como os angulos de cobertura das caixas e a inclinação ideal:
783e9de90325d475a341a345d2e229d4.jpg


0b43f0a65c2bb3788fa3a08fe0a3b103.jpg


6aff3ae84e25401ae0b750a31556c241.jpg


f3d9aaa5fbe67500618c2f4bd6c1ee34.jpg


eb7118f210fa881de7fe26f1521cdb26.jpg


d16db896f7e2d795cef317aa08475145.jpg


4f38975246af4d17de028d5e1725c606.jpg
 
por isso que abri esse tópico Philip, o procedimento aqui foi extremamente simples, não é nem sequer um arremedo de projeto de sonorização, se contar com o tempo que gastei para tirar as medidas fazer a pesquisa dos ângulos de cobertura da Milan-15 e fazer o projeto no âmbiente 3D não devo ter gastado 2 horas, pra ter uma idéia a simulação das medidas da Igreja e do angulo de cobertura das caixas fiz depois de 1 da manhã, e as 2 já estava dormindo.
Mas apesar de simples, é razoavelmente preciso para o fim que se destina, e causou um impacto visual enorme na Admiministração da Igreja, e desde então "as janelas do céu" como diria Malaquias, estão abertas rsrssr
 
aquele atestado pelo senhor rsrsr, sim metodo geométrico.
Só que depois de um bucado de trigonometria cheguei a conclusão que se eu já tiver a caixa (como era o caso) e projetar o cone de som dela é só eu instalar ela no ambiente virtual, e mover ao meu gosto, vou chamar de método "visual" você consegue ver através dos desenhos a posição mais adequada das caixas levando em cosnsideração sempre evitar overlap, e fugir dos pontos óbvios de reverberação, depois é só medir os ângulos, como falei o projeto foi sem muito compromisso, mas é um métodp eficiênte e sobretudo pouco dispendioso, cheguei aqueles ângulos em menos de 2 horas.
Só por curiosidade Prof. Ullman, pode dar uma analisada rápida nos resultados através das figuras??? Só para verificar a validade do método!?!
 
Na hora de calcular a "projeção" da caixa, o seu "chão" deve estar a uma altura de 1,2 metros, altura média do ouvido de uma pessoa sentada. Veja na segunda figura, a cobertura da segunda caixa tem início nos pés de onde acabou a primeira. Quem estiver naquela área ficará fora da área de cobertura das caixas.

Estou postando rapidamente, se for necessário complemento, ou o pessoal vai explicar melhor.
 
entendo é oque eu fiz com a caixa que cobre o meio da nava para o fundo, realmente prefiri não cruzar as duas projeções, com medo de potencializar cancelamentos, mas foi um medo infundado vsitop que eu contei com processamento, mas o piso é tão refelxivo que mal se nota a perda de cobertura
 
entendo é oque eu fiz com a caixa que cobre o meio da nava para o fundo, realmente prefiri não cruzar as duas projeções, com medo de potencializar cancelamentos na área de overlap, mas o piso é tão refelxivo que mal se nota a perda de cobertura...
Detalhe esse sistema já está funcionando e agora estou partindo para segunda parte que é o tratamento acústico em sí. Só que antes de começar a mexer na Nave da Igreja irei fazer o salão anexo motivo deste tópico, amanhã falo algumas medições da dimenções do salão e começo o projeto prórpiamente dito e posto aqui o passo-a-passo!!
 
Arley, sem problemas.
Mas vc pode enviar as imagens diretamente para minha caixa postal ? Aqui pelo site fica muito ruim de observar detalhes etc.
Se rolar um desenho em DXF ou DWG melhor ainda !
Em tempo DWG para a versãi R14 do AutoCAD.
Abs
 
comecei o projeto propriamente dito, hoje a trde durante oensaio da orquestra, depois dedeixar o som redondinho para o ensaio, fui com trena,canta e papel tirei as medidas da sala,e agora depois do culto passei para o renderizador 3D, amanhã subo oarquivo do SketchUp (.SKP) para quemquiser ver no próprio programa, e derrepnte começar a familiarizar-se com ele...

aqui vão os .JPG que exportei:





 
vou procurar, a primeira vez que tive contato com o materia foi em um link da audiolist, quando precisei da última vez o mestre Ullman me cedeu, o tema ´´e cluster central método geométrico...
 
vai aí o link da audiolist não consegu abrir aqui no trabalho mas pode ser problema com meu proxy tente aí:

<!-- m --><a class="postlink" href="ftp://e-lectronic.net/audiolist/artigos/cluster_central_projeto.pdf">ftp://e-lectronic.net/audiolist/artigos ... rojeto.pdf</a><!-- m -->

aqui a avaliação do processo pelo Sr. Ullman:

<!-- m --><a class="postlink" href="ftp://e-lectronic.net/audiolist/artigos/cluster_central_avaliacao.pdf">ftp://e-lectronic.net/audiolist/artigos ... liacao.pdf</a><!-- m -->
 
o link do site do prof. Homero 7 :
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.homerosette.com/component/option,com_docman/task,doc_download/gid,104/">http://www.homerosette.com/component/op ... d/gid,104/</a><!-- m -->
 
Dando uma fuçada nos porões da Igreja achei um ampli de guitarra, modelo chorus alguma coisa da Peavay, e um TNT da peavay para contra-baixo, vou dar uma revisada nos eletrolíticos talvés colocar uns falantes eminence ou celestion (2 de 8") no ampli da guitarra, e acredito que parte do problema com instrumentos vai estar resolvido, a bateria usarei a que está sendo usada na Igreja atualemnte e vou tentar compara uma Staff Drum Slim para substituí-la, o teclado vai ir direto para mesa, não acho que valha a pena investir em ampli para ele o ambiente é muito pequeno...

agora vou ter que escolher a caixa cou simular hoje a cobertura da RCF art310, e ver como fica no projeto assim que eu fizer posto aqui, outra opção é a VBT115, essa tem a vantagem que eu tenho os 12pw5 em uns retornos mal alinhados que não usamos mais, foram substituídos por 2 Milan-15, o drive DTI220 também tem 3 peças apenas precisando de reparo, iria gastar só com o divisor da EAM, e na confcção da caixa esse último eu mesmo faço só tem o gasto com materia que não deve passar de R$100,00 para caixas tão pequenas como essa, só preciso verificar se tenho alguma potência disponível na Igreja mas acredito que tenha uma vez que o som foi substituído por caixas ativas, um pouco antes de eu chegar à Igreja, as potência utilizadas devem estar em algum lugar...
se eu optar pelas VBT115 posto aqui também a confecção delas...
 
Segui o caminho inverso ao invéz de deduzir o angulo de cobertura através dos cálculos do paper que postei simulei os angulos de cobertura da caixa RCF ART 310, e "instalei" ela no ambiente virtual que criei, resultado a sala é tão pequena que de todo jeito que eu rotei a caixa jogou um mnte de som nas paredes tanto laterais quanto na do fundo, postarei as imagens assim que eu chegar em casa.

Mestre Ullman o Sr. acha que rola confeccionar a VBT115 do prof. Homero com outra corneta que não a do projeto, estou pensando em usar uma corneta com angulo de cobertura mais fechado, mas queria saber quais são as implicâncias quanto a correção de impedância oferecida pelo circuito da EAM, pois se for "inutilizar" o circuito seria mais em conta eu fabricar um divisor passivo de segunda ordem...
 
Então pessoal alguma sugestão de caixa que atenda essa demanda cobertura mais estreita, dou prerência para cones mais leves pode ser até mesmo 8"
 
Back
Topo