PHANTOM (me ajudem por favor)

leidson07

New Member
Bom dia caros,

me ajudem, não consegui sanar minha duvida, já vi mesas que o phantom são acionados, por canal, modulo, por grupo de canal,
mas agora vou instalar uma mesa, que pelo manual e sua internface só tem um botão de phantom, e segundo o manual esta escrito..."Baixando este interruptor, aplicará 48 v dc a todos os conectores de entrada de microfone, alimentando os microfones ao condensador". Pelo o que eu entendi todas as entradas seram alimentados, pela minha compreensão, como fica situação dos outros equipamentos que não necessitam de alimentação se todas as entradas estão alimentadas, terei que inserir um preamp com +48 dc, para eu poder utilizar as outras entradas da mesa sem o phantom?????? desculpe por eu estar fazenda esta pergunta leiga, mas preciso saber.


Att, Leidson
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos/quem-tem-medo-de-phantom-power/">http://www.somaovivo.mus.br/artigos/que ... tom-power/</a><!-- m -->
 
Pr Wagner Pacheco disse:
Outra mesa minha, a Yamaha 01v96i, já tem Phantom Power a cada 4 canais, mas sinceramente, eu acredito que o certo seria ter por canal... Seria o mais correto para os fabricantes fazerem...
Sim amigo Wagner!Seria legal...
Mas envolve custos grandes.Pois alem de interruptor vai ter que providenciar isolamento mínimo entre os canais.Pois os vazamentos e modulação cruzada 'e inevitável. Podemos considerar que o maior vilao mesmo seria o custo final de implementação de phantom por canal.. Infelizmente.

Abcrs,
andry110
 
Geralmente os bons fabricantes de consoles (mesas) colocam phantom power por canal e elas conseguem através de circuitos eletrônicos identificar se determinado equipamento conectado a entrada do canal necessita ou não desta alimentação. Em caso positivo, o circuito permite a alimentação atravéś da phantom e em caso negativo o circuito bloqueia o sinal impedindo que a phantom alimente o que está conectado ao canal, ou seja, as consoles são inteligentes.

Como o pastor Wagner Pacheco disse : é melhor ligar tudo primeiro e depois ligar esta fonte. Este tipo de alimentação aumenta o ruído no sistema, não deveria, mas aumenta. Todo equipamento eletrônico gera um ruído que independe da qualidade do equipamento e sim dos componentes pelos quais são constituídos e a phantom power até pela "alta voltagem" que gera vem com mais um ruído embutido, pois é um circuito eletrônico a mais dentro da console.

Em suma, ligue tudo o que você precisar e depois alimente o sistema. Acione a phantom power. Eu também tinha esta dúvida até um tempo atrás e quando precisei usar pela primeira vez achei que poderia queimar um monte de coisa...mas não é bem assim. Eu tenho uma Behringer SX3242FX e ao acionar a phantom ficou tudo como estava antes, ou seja, não danificou nada. Ela apenas alimentou o meu DI (direct box) ativo que tenho.

Espero ter ajudado !

Graça e Paz !
 
Back
Topo