PIBI - Musical semiacústico com o Vocal Harmonia

David Fernandes

Active Member
Olá pessoal.

Em meio aos preparativos para o ERTC, encontramos tempo prá fazer um musical semiacústico com o Vocal Harmonia, o madrigal da PIBI. Foram dois violões (um com cordas de aço e outro com cordas de nylon), baixo, teclado, cajón e bateria, que só fez efeitos de pandeiro e carrilhão, além de dez vozes. O melhor de tudo é que fizemos o musical nos cultos da manhã e da noite, com repertório diferente, sem uma microfonia sequer.

A principal razão para isso foi a passagem de som cuidadosa que fizemos na quinta-feira, onde acertamos todo o vocal primeiro e depois a banda. Prá vcs terem noção do tempo que gastamos, começamos a passagem de som às 21h e terminamos às 22h30min. Só aí o grupo começou a ensaiar realmente. Terminamos às 00h30min. O setup foi salvo na M-400 e no domingo de manhã só houve necessidade de alguns pequenos ajustes. Eu estava um pouco apreensivo por causa da grande quantidade de mics, mas graças a Deus, tudo correu muito bem, já no ensaio.

O repertório foi bem escolhido e muito bem interpretado pelo grupo. O musical foi muito legal e Deus falou muito com a igreja. As pessoas saíram dos dois cultos muito satisfeitas e felizes. Foi cansativo, mas valeu muito a pena. Como diria nosso mestre Jedi Bersan, evento perfeito. Bons músicos, bons cantores, boa música e unção.

Seguem abaixo algumas fotos.

Passagem de som com a banda no domingo à noite apenas para pequenos ajustes

Harmonia13.jpg


Além do musical, o Harmon (como chamamos o grupo) ministrou também os momentos de louvor e adoração

Harmonia04.jpg


Vocal Harmonia

Harmonia10.jpg


Harmonia05.jpg


Harmonia06.jpg


Banda

Harmonia08.jpg


[]'s
 
No natal eu fui pego de surpresa, fiquei sabendo dia 23 que teria uma cantata, ai foi uma correria, o problema foi que eles já estavam ensaiando " a capela " a uma semana na casa da pastora, eles estavam decidindo se ia fazer ou não, ai como eles acharam que ficou legal, vai eu correr pra arrumar tudo, segue alguns videos

OBS: tudo foi filmado e gravado por uma maquina fotografica da sony, não reclame a qualidade, por favor, e além disso eu ainda estava levando uma surra da M-300 <!-- m --><a class="postlink" href="http://youtu.be/-9KinJuB8Qo">http://youtu.be/-9KinJuB8Qo</a><!-- m -->
 
Parabéns David, Se um grupo de 10 vozes não for fera como você disse, num fica legal mesmo...
caramba 10 vozes em 10 microfones...:shock: rsrs
mas quando o grupo é bom... fica "Gostoso" de mixar...
ficou bonita a arrumação, gostaria de estar lá... acho muito legal acústico como vc fez...

vlw, pelas fotos. :wink:
 
R. Leal disse:
Davi, qual headphone amp voce usou?

Adivinha, Rapha... :(

Behringer PowerPlay HA-4700. Mas em minha defesa, posso dizer que ele foi comprado antes de eu chegar na igreja... :mrgreen:

Ah... uma coisa legal tb foi o seguinte: no ensaio, eu liguei o violão de cordas de aço num DI Behringer GI-100 (aquele vermelho, prá guitarra). Para o domingo, o David Carlos me emprestou um DI EAM M3A, que é ativo. A mudança de timbre, para melhor, foi espantosa. Só comparando prá ver.

[]'s
 
David, e onde ele ficou instalado? Pergunto pois ta muito organizado! Good job!

Mandou um AUX pra cada entrada o 4700?
 
R. Leal disse:
David, e onde ele ficou instalado? Pergunto pois ta muito organizado! Good job!

Tá atrás da bateria, num rack com os Digital Snake. Temos extensões com 5m para os fones de ouvido.

R. Leal disse:
Mandou um AUX pra cada entrada o 4700?

Sim. O auxiliar da bateria vai prá uma mesinha de quatro canais. Em um entra o sinal que vem do módulo da bateria e em outro entra o sinal do auxiliar que vem da mesa. Os outros músicos usam os canais do HA-4700, individualmente. Os monitores tb recebem sinal de auxiliares independentes. Afinal, tenho 16 vias de auxiliar... se não as usasse seria por pura preguiça... :mrgreen:

[]'s
 
A entrada do AUX IN do HA4700 e HA8000 é estéreo, e não balanceada. Se ligar com o botão em estéreo, cada lado do fone vai ficar com uma polaridade diferente. No HA4700, podemos colocar o botão em MONO, e ligar o mute de um dos lados, mas no HA8000 isso não é possível. Aqui usamos um adaptador pra P10 mono mesmo (uns 10 cm de cabo).

No entanto, já vi gente ligando os lados do fone invertidos mesmo. Uma dúvida que eu sempre tive: existe algum efeito psicoacústico de ouvir o fone com polaridades diferentes em cada lado, já que não é uma situação natural? Algum cansaço que pode aparecer com o tempo?
 
o multicabo deve ter uns 25m, mais até uns 10m de cabo até o fone. Mas em casos extremos, em eventos já usei com multicabo de 50m, e mais um monte de cabo... sem problemas. Sei que não é o ideal, mas é melhor do que ter essa extensão toda com cabo desbalanceado.
 
rafaellerm disse:
A entrada do AUX IN do HA4700 e HA8000 é estéreo, e não balanceada.

Rapaz, vc tem razão... vivendo e aprendendo... eu não tinha atentado prá isso.

rafaellerm disse:
No entanto, já vi gente ligando os lados do fone invertidos mesmo. Uma dúvida que eu sempre tive: existe algum efeito psicoacústico de ouvir o fone com polaridades diferentes em cada lado, já que não é uma situação natural? Algum cansaço que pode aparecer com o tempo?

Não é comum, em som ao vivo, usar mixagem estéreo nem para fones. Em geral é mono mesmo, mas creio que deva gerar um certo desconforto sim.

Rapha... um pitaco sobre o posicionamento do amp de fones: o melhor lugar prá ele ficar é no palco... será uma preocupação a menos prá vc. Sem falar do comprimento grande dos cabos, que para baixas impedâncias como as dos fones de ouvido, interfere e altera bastante o timbre.

[]'s
 
Back
Topo