Porca Garra

Haryom

New Member
Boa Tarde a todos.

Estou com uma duvida basica, porem nao encontrei nos topicos alguma resposta concreta quanto ao uso de Porca-Garra em caixas acusticas (tanto seladas, dutadas, w-horn, t18, etc etc), o uso das mesmas é 100% obrigatorio, independente do peso do falante/aplicação (PA, automotivo, etc)?
A principal função dela é possibilitar retirar o AF sem 'prejudicar' a madeira (seja comp. naval, MDF..)?


Obrigado desde ja
 
Embora não seja obrigatorio, o uso de porca garra em caixas acústicas é altamente recomendavel, especialmente em caixas onde se avalia um risco de queima de falante como sendo provavel.
Existe tamanhos mais ou menos padronizados das mesmas, para parafusos de 5, 6 e 8 milimetro(em greal ALLEN ouMAQUINA), e os equivalentes em medidas de polegadas tambem sendo o mais comum as de 1/4 de pol.
Qdo comprar as ditas por aqui nunca, repito NUNCA compre o numero exato, sempre compre pelo menos o dobro, tipo precisa de 8 compre 20, precisa de 40, compre 80 e assuim por diante.
Esse procedimento só não vale para as porcas vendidas pela ATM e PENN-FABRICATION, mas para as nacionais e chingling é ALTAMENTE RECOMENDADO.
O motivo é simples, por aqui não existe um controle de qualidade para isso, assim é muito comum vc ter porcas que travam com os parafusos, que perde a rosca e assim por diante.
E antes de instalar as ditas, eteste e escolha a quantidade adequada uma a uma, isso vai evitar DORES DE CABEÇA FENOMENAIS no momento em que for instalar o falante ou fazer sua manutenção.
Outra dica "_interessante_", nunca aplica as porcas em furos largosou de tamanho exato, prefira sempre fazer furações ligeiramente menores e colocar as porcas com certa pressão e precisão, entendda-se com o MARTELO.
Tipo de o diametro externo da porca for de 9 milimetros ue uma broca de 8.5 mm ou um equivalente abaixo em polegadas. Esse processo permite melhor fixação da porca, mesmo que os dentes dela não sejam muito bons.
Boa diversão !
 
Certo..
Quanto a fixação delas, adquiri algumas e andei fazendo uns 'testes', realmente fica muito melhor utilizando-as, compensa sim! Divertido pra caramba tbm..hehe

Fernando e Ullmann, Muito Obrigado pela boa vontade, pelas dicas e 'macetes' no usar das porcas, era uma duvida basica porem, que pode fazer muita diferença no resultado final e em possiveis casos em que a retirada do falante se torna necessaria.

Abraços
 
Back
Topo