Posição da banda na minha igreja

Olá galera do SAV!!!

Gostaria de saber suas opiniões sobre uma ideia (Acho que maluca) que estou tendo em relação ao posicionamento da banda (instrumentistas) na minha igreja.

Não sei se alguém já viu, ou se já ouviu falar disso, mas o que estou pensando seria a banda tocar num local e o pessoal cantar noutro, por vários motivos: Tirar o foco da banda e deixar o foco mais nos cantores e consequentemente no que está sendo cantado; Amenizar o som da bateria (acústica); e o principal de todos, não precisar desmontar muita coisa quando o culto termina, não que eu tenha preguiça, mas se tudo ficasse no seu lugar seria muito bom.

Nossa "igreja" é aberta, praticamente ao ár livre, onde fazemos os cultos é coberto porem só temos 3 paredes.

Sem mais delongas, gostaria de saber de vocês o que acham dessa doidera.

Me perdoem por algo errado, e me corrijam se necessário for, Deus os abençoe
 

Attachments

  • Som ao vivo.jpg
    14 KB · Visitas: 679
Irei tirar fotos.

Não temos bons subs por enquanto, vc fala isso por causa do bumbo da batera e do som do baixo não é?

A monitoração seria por fones, e pra quem não quisesse teriam duas caixas pequenas dentro da sala onde a banda ficaria.

Obrigado galera
 
Amigo já pensou em comprar uma bateria eletronica? Creio que é uma opção melhor pois o que você vai gastar com bons mics, canais da mesa (se tiver que comprar um maior), a construção e bom isolamento da sala creio que saia mais barato.

Amigo qual o setup da banda e quantos membros há?
 
BATERA ELETRÔNICA - Lucas, nós usavamos uma bateria eletrônica (TD8 da roland com pads PD5), porem, migramos para acústica, um dos motivos para isso é que os bateristas nunca desenvolveram no seu instrumento e o outro é que ela já estava velha e cansada, caindo os pedaços literalmente, o conserto dela (Pads novos, claps novos) sairia mais caro do que comprar uma acústica. Compramos uma Odery fluence jazz e o som é animal, todo mundo tá gostando (banda)

BONS MICS - "Não precisamos", não que seria ruim se tivesse, mas mics razoáveis dão conta do recado.

CANAIS NA MESA - É uma coisa a se pensar, bem lembrado, só temos 16 canais para mic e 4 estéreo (MG2414FX Yamaha)

CONSTRUÇÃO E ISOLAMENTO - Construção não precisa porque a sala já existe, sobre isolamento eu não vejo necessidade, se vazar um pouco do som não vai atrapalhar. O que vejo necessário seria um tratamento dentro dessa sala para amenizar a reverberação, mas simples mesmo com sonex e bass traps em alguns lugares

SETUP -
1 teclado
2 violões (na maioria das vezes só 1 mesmo)
1 guitarra
1 baixo
1 batera
e um doido lá ta montando uma percussão devagarzinho

MEMBROS - Há em torno de 300 membros, é pequeno o ambiente, coisa do tipo 20x10 metros

Obrigado Lucas!
 
Deixa eu ver se entendí: os vocalistas ficariam no Palco e os músicos no ambiente "A Sala". Particularmente não acho uma boa ideia por dois motivos:

1 - Este posicionamento prejudicaria muito o entrosamento entre a banda e os vocalistas. Se tudo estiver bem ensaiado, tudo bem, mas e na hora de um improviso? uma ministração? a comunicação vai ficar muito prejudicada.
2 - Você citou que quer tirar o foco da banda e deixar o foco nos cantores. Com esta configuração, terá mais problemas pois criará mais uma fonte visual, ou seja, criará outro foco.

Tem um tópico aqui no Forum que uma Igreja já funciona assim, mas não me lembro o título. Os problemas encontrado são justamente estes, além da acústica da Sala que ficam os instrumentistas.
Aconselho analisar bastante antes de aplicar estas alterações, acredito haver soluções mais práticas pra os problemas que você citou.
 
Algumas fotos
 

Attachments

  • 295393_2689435893259_1782175250_n.jpg
    14 KB · Visitas: 582
  • 19123_2689435573251_2040736871_n.jpg
    14 KB · Visitas: 579
  • 480954_2689436253268_1138764079_n.jpg
    14 KB · Visitas: 581
Massa Oseias g sousa

Já tinha visto a muito tempo um tópico de uma igreja que é assim. Você tocou num ponto muito importante os "improvisos" realmente é complicado.

Mas estamos analisando bem, porque se acontecer será uma mudança radical e tem que tá tudo acertado, mas estamos com calma, algumas pessoas acharam a ideia massa, inovadora, já outras apontaram justamente as mesmas questões levantadas por você, obrigado cara!
 
Meu irmão,

Creio que isso irá chamar ainda mais atenção.
Na minha humilde opinião, não é uma boa ideia.

Músicos tocando ao vivo precisam ficar juntos para garantir uma boa comunicação.

Abraços
 
Atilacteixeira não entendi foi nada do que você falou...

lã de vidro de 25mm onde e pra que? Não pretendo isolar, nem tratar acusticamente lugar nenhum por enquanto.

Utilizamos duas caixas feitas suspensas e iremos trocar assim que possível por 4 pequenas (Médio e agudo) e dois subs. O ambiente é pequeno e curto som stereo mesmo, cluster não dou muito valor não, a não ser que seja em ambiente grande (comprido) que não é nosso caso
 
Filiperiosm, irá chamar atenção de primeira, mas creio que SE acontecer irá com um tempo ficar normal...

Os músicos iram ficar juntos, só não junto dos "cantores", mas to só pensando na ideia e amadurecendo ela cara, MUITO OBRIGADO pela ajuda, não só sua, mas de toda a galera aqui do SAV
 
Amigo mesmo os instrumentistas ficando junto e os cantores juntos, só que em lugares diferentes ira ser meio complicado. A não ser que vocês cantem seguindo uma ordem certinhos, pois se não irá acabar se perdendo um do outro. Quanto mais proximo é melhor em minha opinião. Mas se forem cantar seguindo tudo oque é combinado nos ensaios e o grupo possuir um otimo entrozamento não será problema.

Mas é uma ideia legal sim. Mas que nem a bateria você terá que dar um jeito na acustica da salinha, para amenizar vazamento e claro não deixar o batera surdo. Outra é que todos terão que usar fone lá dentro. A questão do tratamento pode ser algumas coisas simples, como Bass Traps, paineis e uma coisa que não me lembro que é uma especie de painel que se localiza acima da bateria. Dependendo de tudo você mesmo pode fabricalos e instalalos lá dentro da sala.

Em questão da acústica também é que se você não tratala corretamente e principalmente isola-la o pessoal que certa mais perto ouvira a bateria que vem do PA e a que vem da sala, podendo atrapalhar na inteligibilidade.

Abraços,
Lucas
 
Vlw Lucas, a ideia praticamente foi "colocada na gaveta", pensei, re-pensei, pensei nas dicas de vocês, dicas do povo daqui, e tal.

Irá ter mais problemas do que soluções, agora to pensando em "diminuir" um pouco o volume da batera e "microfonar" ela, por dois motivos: 1º ela fica de lado, então quem tá do outro lado quase não escuta batera, e 2º a gente tá começando a transmitir as reuniões, então tem que ir batera também. Aí agora a parada é aquário ou semi-aquário pra amenizar um pouco o som dela, no templo não tá alto demais, porem se reduzisse ficaria melhor pra distribuir nas caixas (assim penso eu, abrir o estéreo e tal)

Obrigado pela ajuda de todos vocês, sempre dispostos a ajudar!!!

Deus nos abençoe cada dia mais de acordo com Sua vontade.
 
Back
Topo