Posicionamento caixa RCF 310

Pr. Jullão

Member
Boa tarde mais amados irmãos!

Paz seja convosco!
Meu nome é Júlio César, e sou da Igreja Presbiteriana Renovada em Contagem MG.
Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-los por toda esta obra que fazem por aqui. Um verdadeiro "Drive thru" de informações que tanto abençoam as nossas igrejas.,
A anos acompanho o SAV, e por isso, após ler muitos tópicos, tomei a liberdade de escrever este tópico.

A igreja que congrego é uma benção (pessoas idôneas, pastor sério, bons músicos, etc.), Deus opera muitas maravilhas lá, mas o som da igreja é simplesmente um LIXO (me perdoem a radicalidade).
O som sempre fica ruim, não se consegue entender bem o que as pessoas falam/cantam, e por tal motivo DA-LHE MAIS VOLUME. Lá na frente se ouve muito alto, e muitos mais no retorno que no P.A. Lá no fundo é aquela escola de samba: muito barulho, som alto, embolado e sem peso; não dá pra discernir nada. Eles usavam 4 caixas passivas destas comuns sem marca, com auto falante de 10" + mais 4 retornos.

Como amo fazer a obra de Deus com excelência, e diante do descaso de muitos e das frases como "o som não não é prioridade" ou "tá na benção do jeito que tá" fiz uma loucura pela obra de Deus: juntei minhas moedas (com autorização da minha esposa hehe) e após muito ler SAV, comprei 2 RCF 310.
E agora o que ele me fazem: Usam as 2 RCF + 2 Caixas passivas velhas + 3 retornos passivos + 1 retorno para o baterista; MINHA SANTA MÃEZINHA!
Resultado: gastei mais de 5 MIL DILMA$ em caixas e cabos, e o som continua uma farofa! (Não estou nem levando em consideração as questões acústicas, que toda igreja "comum" enfrenta.)
 PERGUNTO:

1)Além de queimar, dar, ou rifar as caixas velhas, e vender as potências, qual o melhor lugar para posicionar as RCF?
2)Caso optem pelo LEFT / RIGHT, qual a altura que elas devem estar do chão?
3)Estou pensando em vender meu cachorro, minhas gravatas, algumas paletas e comprar um SUB ativo (se minha esposa não for me jogar na rua). O Andrei da C. Borges me indicou o FBT Subline 15sa ou o FBT Promaxx 15sa. Apenas 01, no centro, atenderia?

Segue abaixo as dimensões e equipamentos da igreja.
Aguardo o vosso socorro.

Um abração, em Cristo,

Jullão

IGREJA
Largura: 8
Comprimento: 17
Altura: 4,5
Piso: Cerâmica
Teto: Forro de PVC
6 Janelas grandes de modelo "igreja antiga".
Altar: 8 X 2

Equipamentos:
Mesa Yamaha 166c
4 caixas velhas, sem marca 10".
2 caixas usadas em retorno, HAYONIC 12" (ativa + passiva)
2 retornos velhos e sem marca 12"
1 potência Oneal
1 Potencia Ciclotron
2 RCF 
1 Equalizador "Biro-Biro".
 
Pr. Jullão disse:
 PERGUNTO:

1)Além de queimar, dar, ou rifar as caixas velhas, e vender as potências, qual o melhor lugar para posicionar as RCF?
2)Caso optem pelo LEFT / RIGHT, qual a altura que elas devem estar do chão?
3)Estou pensando em vender meu cachorro, minhas gravatas, algumas paletas e comprar um SUB ativo (se minha esposa não for me jogar na rua). O Andrei da C. Borges me indicou o FBT Subline 15sa ou o FBT Promaxx 15sa. Apenas 01, no centro, atenderia?

Pr. Jullão, a PAZ e seja bem vindo!

Quanto a suas duvidas, vou começar com uma simples e a mais correta afirmação que podemos ter na área de áudio: MENOS É MAIS!

vc tem muitas "fontes geradoras de som", diminua o máximo que conseguir.... não venda nada a princípio, apenas teste as opções, diminua a quantidade de retornos que tem, lembre-se que o som deles reflete na parede do fundo e acaba embolando tudo e mais um pouco..... 

Recomendação: para o PA utilize apenas as 2 art310a, mais nada, no retorno, coloque apenas 2 cx's mas de forma que não se tenha o tiro direto na parede do fundo, deve ter muito cancelamento com tantos retornos....

Quanto a altura, coloque o mais próximo do teto possível, para diminuir assim o tiro nas primeiras cadeiras do tempo, não esqueça de observar o angulo de cobertura das cx's que está utilizando para assim atender essas primeiras fileiras. Pela largura do templo, o ideal seria utilizar as cx's em cluster (no centro), diminuindo a reflexão nas paredes e ganhando mais SPL pelo acoplamento.

O sub indicado lhe atende perfeitamente, e sim, apenas 1 unidade no centro faz um belo serviço acoplando de maneira satisfatória com as 310a.

Bom, sem saber exatamente como está seu ambiente e a reverberação que tem não é possível afirmar muita coisa, mas pelas medidas do templo te garanto que 2 art310a darão conta, mas precisará de um sub para complemento dos graves.
Faça testes com os músicos e explique o que está ocorrendo, desligue todos os retornos e veja o resultado (te garanto que ficará contente...rs), e infelizmente terá de fazer alguns testes com a igreja cheia (durante os cultos.... fazer o que!?) para assim saber o que realmente ficará melhor.
Quando for conseguindo os resultados, vai postando aqui pra termos fontes de consulta!rs

Ah, coloque um fone no baterista, o som da batera cobre o retorno provavelmente e desta forma precisará de muito SPL para ele se ouvir!

p.s.: está utilizando este equalizador aonde? se for no PA, elimine ele, teste esta opção também...
 
só um adendo,,,,qual a distancia do púlpito para a primeira fileira de cadeiras?
nos 17 metros do comprimento da igreja, já está incluido ai o pulpito?
 
tonreb disse:
Pr. Jullão disse:
 PERGUNTO:

1)Além de queimar, dar, ou rifar as caixas velhas, e vender as potências, qual o melhor lugar para posicionar as RCF?
2)Caso optem pelo LEFT / RIGHT, qual a altura que elas devem estar do chão?
3)Estou pensando em vender meu cachorro, minhas gravatas, algumas paletas e comprar um SUB ativo (se minha esposa não for me jogar na rua). O Andrei da C. Borges me indicou o FBT Subline 15sa ou o FBT Promaxx 15sa. Apenas 01, no centro, atenderia?

Pr. Jullão, a PAZ e seja bem vindo!

Quanto a suas duvidas, vou começar com uma simples e a mais correta afirmação que podemos ter na área de áudio: MENOS É MAIS!

vc tem muitas "fontes geradoras de som", diminua o máximo que conseguir.... não venda nada a princípio, apenas teste as opções, diminua a quantidade de retornos que tem, lembre-se que o som deles reflete na parede do fundo e acaba embolando tudo e mais um pouco..... 

Recomendação: para o PA utilize apenas as 2 art310a, mais nada, no retorno, coloque apenas 2 cx's mas de forma que não se tenha o tiro direto na parede do fundo, deve ter muito cancelamento com tantos retornos....

Quanto a altura, coloque o mais próximo do teto possível, para diminuir assim o tiro nas primeiras cadeiras do tempo, não esqueça de observar o angulo de cobertura das cx's que está utilizando para assim atender essas primeiras fileiras. Pela largura do templo, o ideal seria utilizar as cx's em cluster (no centro), diminuindo a reflexão nas paredes e ganhando mais SPL pelo acoplamento.

O sub indicado lhe atende perfeitamente, e sim, apenas 1 unidade no centro faz um belo serviço acoplando de maneira satisfatória com as 310a.

Bom, sem saber exatamente como está seu ambiente e a reverberação que tem não é possível afirmar muita coisa, mas pelas medidas do templo te garanto que 2 art310a darão conta, mas precisará de um sub para complemento dos graves.
Faça testes com os músicos e explique o que está ocorrendo, desligue todos os retornos e veja o resultado (te garanto que ficará contente...rs), e infelizmente terá de fazer alguns testes com a igreja cheia (durante os cultos.... fazer o que!?) para assim saber o que realmente ficará melhor.
Quando for conseguindo os resultados, vai postando aqui pra termos fontes de consulta!rs

Ah, coloque um fone no baterista, o som da batera cobre o retorno provavelmente e desta forma precisará de muito SPL para ele se ouvir!

p.s.: está utilizando este equalizador aonde? se for no PA, elimine ele, teste esta opção também...

Bom dia Tonreb,

Obrigado por responder.
Sempre vejo você dizer que o "menos é mais" rsrs, e agora tomo isso como regra.
O problema é que eu estou nesta igreja a um ano, e antes, era pastor na Igreja Batista Getsêmani. No momento não estou "exercendo", logo, a minha opnião é "um mero palpite", aos olhos de alguns. Por isso, mesmo sem estar à frente de nada, e nem sequer estar tocando na igreja fiz esta loucura de comprar as RCF, por amor a obra. Mas "eles" não dão ouvidos aos conhecimentos que absorvo por aqui (por exemplo pelo excesso de retorno, das caixas velhas, de barulho, etc.). Em dezembro, fui chamado pra montar uma equipe de louvor lá. Já estamos ensaiando. Orientei a todos os musicos que estão comigo a comprar powerclick, e todos o fizeram. Vamos tocar no ultimo fim de semana de Janeiro. Neste dia, vou desligar todos os retornos, todas as caixas velhas, ligar todos os cubos tudo em linha, e vou alugar um Sub ativo, para que vejam o quão diferente e agradável o som pode ficar, só retirando aquela cacarecada de lá.

1) Quanto ao ângulo ideal, e a distância ideal da primeira fileira de bancos, como faço para mensurá-lo?
2)Quanto ao Sub para alugar no fim de Janeiro, encontrei aquele jogo (simple$) ativo + passivo da Ciclotron (modelos 600a + 18.40). Uso os dois, ou somente o ativo?
3)Como faço para inserir minha assinatura {aquele pequebi texto} ao final das minhas postagens? (rsrs)

Um abração meu irmão!
 
heriberto disse:
só um adendo,,,,qual a distancia do púlpito para a primeira fileira de cadeiras?
nos 17 metros do comprimento da igreja, já está incluido ai o pulpito?

Bom dia Heriberto,

Obrigado por responder.
Do púlpito para a primeira fileira, temos cerca de 2,5 / 3,0 metros.
Na verdade, são 15 metros, sendo destes, 1,8 para o altar, onde fica o púlpito.
O que sugere irmão?

Um abração!
 
Inicialmente pensei em u delay.
Pensei da seguinte forma,,,,primeiro grupo de caixa a 1 metro de distancia do púlpito e o delay mais 7 metros a frente, e ainda daria uma dica experimente essa configuração sem o sub e veja se haverá necessidade de sub.
Eu sempre tenho falado sobre delays por um motivo, em quase sua totalidade a diretividade das caixas chegam a um máximo de 10 metros de distancia,,,,então com o delay terá um melhor aproveitamento delas.
Devido a Largura, indicaria também que fossem em cluster central.
 
Heriberto, delay dobraria os custos envolvidos para a aplicação, e pelo tamanho da sala não creio que seja necessário.....

veja os cálculos de SPL x DISTÂNCIA em salas reverberantes (Hopkins & Stryker) e perceba que a queda de SPL dentro da sala não é grande, atendendo assim de maneira satisfatória.
 
Eu concordo
Mas sempre tem um mas..kkkkk...vamos lá, com o valor de um SUB dará para ele fazer o delay tranquilo, principalmente que o Delay nem sempre é feito com as mesmas caixas, pois irão suprir as altas, ou seja, não sei se estou certo, mas já ouvi e vi alguns delays, da top ser 12" e o delay ser 8".
Segundo um sub em um ambiente tão estreito é preocupante, acredito que corre risco de reverberação nas baixas não é?
Além que dá uma melhor distribuição no ambiente, permanecendo o SPL estável em toda a plenária não é mesmo?
Vamos exercitar apenas,, com as top's apenas, o que teremos? uma pressão maior nos 4 metros a frente e uma pressão bem decaida a 12 metros, certo? com o delay ele terá uma pressão quase que igual aos 6 metros quando o delay já começará a partir dai, ou seja o volume bem equilibrado em todo o local, não?
Agora se ele falasse que a igreja tem um tamanho de no máximo 15 metros, ou seja a plenária ficaria no máximo com 10 metros então não haveria necessidade, certo?
 
Fazer a distribuição para amenizar/igualar o SPL é legal, mas no caso ele tem diversas fontes sonoras no local e já tem problemas com reverberação no ambiente, sendo assim, menos é mais.... e pelas contas a diferença de SPL entre a primeira e a ultima fileira ficaria em torno de ~6dB (com os dados que temos e levando em consideração as recomendações feitas), aceitável.... isso lembrando que fiz os cálculos levando em consideração o ambiente bem reverberante! (e totalmente fora do ideal..... integibilidade deve ser o maior dos problemas dele)

Quanto a utilização de delays de diferentes tamanhos, é totalmente normal, o ideal é sempre utilizar caixas parecidas no timbre para não ter dores de cabeça.... (exemplo: ART312a + ART310a). Mas

e ah, não pode esquecer de mencionar, se adotado delay sempre se faz necessário a utilização de um processador para fazer as correções quanto ao atraso!
 
tonreb disse:
Fazer a distribuição para amenizar/igualar o SPL é legal, mas no caso ele tem diversas fontes sonoras no local e já tem problemas com reverberação no ambiente, sendo assim, menos é mais.... e pelas contas a diferença de SPL entre a primeira e a ultima fileira ficaria em torno de ~6dB (com os dados que temos e levando em consideração as recomendações feitas), aceitável.... isso lembrando que fiz os cálculos levando em consideração o ambiente bem reverberante! (e totalmente fora do ideal..... integibilidade deve ser o maior dos problemas dele)

Quanto a utilização de delays de diferentes tamanhos, é totalmente normal,  o ideal é sempre utilizar caixas parecidas no timbre para não ter dores de cabeça.... (exemplo: ART312a + ART310a). Mas

e ah, não pode esquecer de mencionar, se adotado delay sempre se faz necessário a utilização de um processador para fazer as correções quanto ao atraso!

Tonreb,

Acima, tem um post pra você, com algumas perguntas. Pode respondê-las?

Júlio
 
heriberto disse:
Eu concordo
Mas sempre tem um mas..kkkkk...vamos lá, com o valor de um SUB dará para ele fazer o delay tranquilo, principalmente que o Delay nem sempre é feito com as mesmas caixas, pois irão suprir as altas, ou seja, não sei se estou certo, mas já ouvi e vi alguns delays, da top ser 12" e o delay ser 8".
Segundo um sub em um ambiente tão estreito é preocupante, acredito que corre risco de reverberação nas baixas não é?
Além que dá uma melhor distribuição no ambiente, permanecendo o SPL estável em toda a  plenária não é mesmo?
Vamos exercitar apenas,, com as top's apenas, o que teremos? uma pressão maior nos 4 metros a frente e uma pressão bem decaida a 12 metros, certo? com o delay ele terá uma pressão quase que igual aos 6 metros quando o delay já começará a partir dai, ou seja o volume bem equilibrado em todo o local, não?
Agora se ele falasse que a igreja tem um tamanho de no máximo 15 metros, ou seja a  plenária ficaria  no máximo com 10 metros então não haveria necessidade, certo?

Obrigado pela sugestão Heriberto.
O problema é que, como mencionei acima, não tenho aquela voz ativa na igreja. Não estou exercendo o pastoreio lá. Sou apenas "mais um" que sugere...
Entendo que o ideal seria, inicialmente, trazer melhorias sem radicalizar muito na estrutura. Quanto mais incrementada for a sugestão, mais resistência provoca nas pessoas... Creio que o Sub (operando somente com as 310), traria inteligibilidade ao som, qualidade, sem necessariamente muito volume de som.
Fiz algumas perguntas no post acima. Poderia respondê-las?

Um abração!
 
Se é inteligibilidade que você quer acredito que nesse momento o sub só vai te trazer mais problemas.
 
Pr. Jullão disse:
1) Quanto ao ângulo ideal, e a distância ideal da primeira fileira de bancos, como faço para mensurá-lo?
2)Quanto ao Sub para alugar no fim de Janeiro, encontrei aquele jogo (simple$) ativo + passivo da Ciclotron (modelos 600a + 18.40). Uso os dois, ou somente o ativo?
3)Como faço para inserir minha assinatura {aquele pequebi texto} ao final das minhas postagens? (rsrs)
1) O ângulo ideal vai depender da distância da caixa à primeira fileira, e também da altura que a caixa vai ficar.
2) Se o preço for o mesmo leva os dois. Se sobrar grave é só reduzir.
3) Aqui: http://somaovivo.org/forum/usercp.php?action=editsig
 
Opa.... o Kadú já respondeu....

e ele fez uma grande observação, se utilizar o sub neste momento terá maiores problemas com a integibilidade....
 
carlosecg disse:
Pr. Jullão disse:
1) Quanto ao ângulo ideal, e a distância ideal da primeira fileira de bancos, como faço para mensurá-lo?
2)Quanto ao Sub para alugar no fim de Janeiro, encontrei aquele jogo (simple$) ativo + passivo da Ciclotron (modelos 600a + 18.40). Uso os dois, ou somente o ativo?
3)Como faço para inserir minha assinatura {aquele pequebi texto} ao final das minhas postagens? (rsrs)
1) O ângulo ideal vai depender da distância da caixa à primeira fileira, e também da altura que a caixa vai ficar.
2) Se o preço for o mesmo leva os dois. Se sobrar grave é só reduzir.
3) Aqui: http://somaovivo.org/forum/usercp.php?action=editsig

Obrigado pela colaboração Carlos.
Vejam só:
" Em dezembro, fui chamado pra montar uma equipe de louvor lá. Já estamos ensaiando. Orientei a todos os musicos que estão comigo a comprar powerclick, e todos o fizeram. Vamos tocar no ultimo fim de semana de Janeiro. Neste dia, vou desligar todos os retornos, todas as caixas velhas, ligar todos os cubos tudo em linha, e vou alugar um Sub ativo, para que vejam o quão diferente e agradável o som pode ficar, só retirando aquela cacarecada de lá."

O que acham da ideia Tonreb, Heriberto e Carlosecg?
 
Desculpe entrar no seu posto assim pr Jullao, mas gostaria de pedir a ajuda dos irmaos que colaboraram neste post, para darem uma olhadinha no meu topico, pois das nossas caixas , só 2 estão boas e se gastarmos para consertar vai desfalcar nosso orçamento na compra de caixas novas.," [Dúvida] Caixas de som para templo(preciso de ajuda urgente)

Wesjr


Desde já agradeço a atenção.
 
Wesjr disse:
Desculpe entrar no seu posto assim pr Jullao, mas gostaria de pedir a ajuda dos irmaos que colaboraram neste post, para darem uma olhadinha no meu topico, pois das nossas caixas , só 2 estão boas e se gastarmos para consertar vai desfalcar nosso orçamento na compra de caixas novas.," [Dúvida] Caixas de som para templo(preciso de ajuda urgente)

Wesjr


Desde já agradeço a atenção.

Boa trade Wesjr,

Seja bem vindo! Fique a vontade, e esta turma fera vai tentar te ajudar.
Eu como bom aluno, estarei atento.

Abração
 
Só de reduzir a quantidade de fontes sonoras já deve melhorar a inteligibilidade. Mas experiência própria: se os músicos nunca usaram fones, faça o máximo de ensaios possível antes. Caso alguma falha aconteça qualquer novidade vira a culpada.
 
carlosecg disse:
Só de reduzir a quantidade de fontes sonoras já deve melhorar a inteligibilidade. Mas experiência própria: se os músicos nunca usaram fones, faça o máximo de ensaios possível antes. Caso alguma falha aconteça qualquer novidade vira a culpada.

Conselho de ouro! Muito obrigado
 
Pr. Jullão disse:
Obrigado pela colaboração Carlos.
Vejam só:
" Em dezembro, fui chamado pra montar uma equipe de louvor lá. Já estamos ensaiando. Orientei a todos os musicos que estão comigo a comprar powerclick, e todos o fizeram. Vamos tocar no ultimo fim de semana de Janeiro. Neste dia, vou desligar todos os retornos, todas as caixas velhas, ligar todos os cubos tudo em linha, e vou alugar um Sub ativo, para que vejam o quão diferente e agradável o som pode ficar, só retirando aquela cacarecada de lá."

O que acham da ideia Tonreb, Heriberto e Carlosecg?

Não teria a possibilidade de eliminar os cubos? (são fontes geradoras de "ruídos")
Se vão utilizar os fones, creio que seja o melhor a ser feito, tudo no PA ficará muito melhor!
 
Back
Topo