Posicionamento de caixas (cluster ou fly?)

Ad Henrique

New Member
Olá galera, bom dia rsrs.
Recentemente peguei um projeto de sonoplastia para uma igreja porém, estou com dúvidas quanto ao posicionamento das caixas e tbm, de potência das mesmas.

A igreja possui um pé direito de 6mt (outros 1.5mt ficarão por cima do forro), +/- 10mt de larg e +/- 18mt de comprimento.
Minha ideia era colocar duas torres FLY em cada lado com 2 caixas (1 passiva e outra escrava) para formalizar o L/R. Mas pesquisando aqui no SAV sobre, li alguns posts do mestre Bersan, comentando que com sistema FLY eu teria muitos problemas relacionados a cancelamentos.

Portanto minhas dúvidas são:
para esse tamanho de templo, um sistema CLUSTER seria ideal?
Se sim, há a possibilidade de clustear L/R (3 caixas L | C | R)?
Qual seria a potência ideal para cobrir esse templo?

Obrigado pela ajuda!
 
Primeiramente bem vindo ao SAV.

Olha, a igreja é pequena e não é tão larga.
Um L/R com suporte na parede já atente.

Quanto ao Fly em cluster, ajuda sim a ter menos sobreposição e consequentemente menos cancelamento, entretanto você continuaria tendo.
É impossível você conseguir 100% de aproveitamento, sempre haverá as sobreposições e cancelamentos, o que buscamos e evitá-las ao máximo.

Quanto ao Fly L/R, não é dispensável por conta das sobreposições/cancelamentos, caso escolha o mesmo, vai te atender.

Já quanto ao número de caixas, a igreja e bem pequena cara, não precisa de um PAR por lado.
 
Obrigado pela resposta e pelas boas vindas @pTjz :)

Olha, a igreja é pequena e não é tão larga.
Um L/R com suporte na parede já atente.
Na verdade, fiquei preocupado eu descartei as caixas na parede. Pois, a parede do lado esquerdo (pra quem entra) tem um vão de +/- 3mts próximo ao púlpito onde ficarão os músicos e atrás, há uma escada/acesso para algumas salas da igreja. Então, caso fosse colocar elas na parede, a caixa do lado esquerdo iria ficar muito mais a frente do que a caixa do lado direito. Fora da linha central entre as duas. (Não sei se pensei correto!)

Quanto ao Fly L/R, não é dispensável por conta das sobreposições/cancelamentos, caso escolha o mesmo, vai te atender.
Imaginei tbm que, por se tratar de ser um templo alto e comprido, o cluster ou o FLY seria ideal. Mas fiquei com medo de investir em FLY L/R por conta dos cancelamentos.

Já quanto ao número de caixas, a igreja e bem pequena cara, não precisa de um PAR por lado.
Entendi. Bom, quais desses 2 modelos me atenderia caso fosse FLY L/R ou CLUSTER?
RCF ART 312 A MK III - acredito que por ser af's de 12" vou ter de investir em sub's ?!?
ou
ATACK VRF1550A

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!
 
Última edição:
@Ad Henrique;

Acredito que ambas te atenderiam. Pelas especificações técnicas a Art te daria mais graves que a Attack mas como esta tem gabinete de madeira pode ser que a diferença nas especificações não sejam tão perceptíveis assim devido ao timbre. Não ouvi as Art 312, mas já ouvi as Art310 e Art315 e, tomando como base a Art310, a Art312 deve se sair muito bem nos graves. As Attack VRF1550a estou tendo contato agora. Mudei de igreja e a igreja atual tem as Attack no PA. Ainda não tive contato com o pessoal do som mas elas soam agudas demais, não chega a ser ardida, acho que é questão de equalização somada a acústica do local.
Na Ninja Pro Audio a Art312a MKIII está R$ 3.517,00, e a Attack VRF1550a está R$2.690,00. Pode ser que a Art esteja mais barata na CBorges, dê uma conferida com o Wagner.
 
Back
Topo