Posicionamento de Caixas Igreja Reverberante.

Vagner

New Member
Bom dia Pessoal do Fórum,

Na igreja onde participo tenho um problema muito grave de reverberaçao..
Só que nao posso mexer na estrutura dela para amenizar este problema entendo que minha única alternativa é o uso de um compressor e também, a seleçao adequada das caixas de som, como o correto posicionamento.
Em anexo mando um desenho que fiz com algumas descriçoes do local e o posicionamento das caixas hoje, porem estou precisando trocar os equipamentos e melhorar a inteligibilidade.

Aguardo comentarios.
Um Abraço a todos.
 

Attachments

  • PROJETO IGREJA.pdf
    14 KB · Visitas: 262
Vagner, seja bem vindo ao Som ao Vivo.

Seu problema é acústico. Problemas acústicos, soluções acústicas. Equipamentos não vão resolver o problema de reverberação.

Leia o artigo "Dicas para a sonorização de ambientes muito reverberante", você já terá algumas informações importantes: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.org/artigos/dicas-para-a-sonorizacao-de-ambientes-muito-reverberantes/">http://www.somaovivo.org/artigos/dicas- ... rberantes/</a><!-- m -->.

Sem tratamento acústico não tem milagre: é volume baixo, reduzir graves, reduzir a quantidade de fontes sonoras...

Quais são os modelos das suas caixas? Os músicos usam retornos?

Se possível, coloque fotos da igreja para que possamos analisar melhor.
 
Carlosecg,
O artigo é muito interessante vai ajudar muito. mas mesmo assim vou conseguir as fotos e trazer mais detalhes do templo..
Abç.
 
Bom dia Carlosecg.
Dando seguimento a nossa conversa temos seis caixas de som, é uma marca alemâ. Na frente do templo tem duas caixas pasivas com sub de 15" e corneta (8ohms) e cada lateral mais duas caixas com sub de 12" e corneta, as de 15 sao de 300W rms e as de 12" 250W rms, e uma caixa ativa de 200w rms que usamos de retorno para os cantores, temos uma potencia da oneal Op 2000, uma mesa de som Ciclotron AMBW 12.
A ligaçao é feita da seguinte maneira:
Da mesa para a potencia(amplificador) Saida L da mesa entrada L do Ampli e saida R para entrada R, daí para as caixas tres caixa em cada saida.
Pra começo de conversa ja sei que esta mal ligado pois a somatoria de impedancia das caixas 3 caixas de 8 Ohms dao 2.666 Ohms a saida do amplif. é de 4 Ohms, ta funcionando mais nao sei até quando.
O retorno é ligado direto na saida de retorno da mesa.
Se for ver as imagens da igreja vcs verao que temos instalado tres resfriadores que geram un certo nivel de ruido, além das janelas ficarem fechadas o que gera mais reverberaçao ainda.
 

Attachments

  • 1.rar
    14 KB · Visitas: 109
Vou me intrometer.

Vagner na minha humilde opinião de novata nesse ramo acredito que vcs tem muitas caixas e acho que o posicionamento delas não é o ideal mesmo o templo sendo grande. Dá uma olhada nesse artigo aqui que com certeza vai lançar uma luz sobre o seu problema <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.org/forum/viewtopic.php?f=6&t=6400">viewtopic.php?f=6&t=6400</a><!-- l -->

Acho que quanto mais direcionadas ao público e evitando a construção (já que vc não pode mexer nela) melhor vai ser pra vcs regularem o som. Espero ter contribuído de alguma forma.

Abs,
 
Ola Vagner

Olhando as fotos, percebo que seu problema seria sim a principio o tratamento acústico, como foi orientado pelo Carlos.
Mas, como na maioria dos locais, os responsáveis não entende nada de acústica, acabam por complicar mais o ambiente ainda, em vez de dar uma solução mais adequada. Com esse forro será impossível conseguir um bom resultado, vamos então dar algumas dicas de como podemos melhorar.

Primeiramente, procure aqui no SAV outros tópicos de colegas que tiveram o mesmo problema que o seu e o que eles conseguiram fazer para amenizar o problema. Tenho certeza que irá encontrar algo bem parecido com o seu.

Segundo, nível baixo sonoro já é um bom começo, outra coisa importante, é saber as qualificações de suas caixas, para poder dimensiona-las melhor no ambiente. Após obter esses dados você saberá, se suas caixas atendem a necessidade do ambiente ou não, caso contrário, deverá buscar opções mais adequadas e isso normalmente gera custo ($).

Ficamos no aguardo..

[].
 
Cavalcante
Realmente é um material muito interessante estou lendo mais como entendo pouco de física algumas terminologias nao pude comprender, e os calculos tambem nao comprendi bem, más ja me ajudou Obrigado

Leonardo,
Primeiramente os equipamentos que usamos sao de mais de 10 anos "e vamos trocar tudo" mesa amplif. cabeamento mic. caixas, tudo mesmo e aproveitando vamos ver quanto vai custar pra fazer um tratamento acústico. eu pensei em colocar sonex nas laterais e na parte do fundo da igreja aproximadamente 1m ou 2m da altura do forro pra baixo e algumas placas no forro mesmo, mas me disseram que na parede vai ficar bom màs no forro por ser pvc nao vai resolver pois acima do pvc tem aprox 1m até o zinco e forma uma caixa de sessonancia que vai reverberar da mesma forma.
colocando nas paredes disseram que vai reduzir uns 50%.

Segundo na parte do mixer, equalizador, compressor nao tenho muitas dúvidas, agora do amplif e das caixas, principalmente caixas nao sei nada mesmo que modelo seria melhor, esta parte nao entendo mesmo e preciso de muita ajuda,
Estou buscando Ajuda aqui no forum, pois como vcs sabem moro no Paraguay e nao tem ninguem por aqui que entenda de acústica e Audio. e nas cidades próximas. Guaíra Pr e Foz do Iguaçu Pr ainda nao conheço alguem que possa me ajudar,.....
 
Vagner..

O melhor que você pode fazer é obter conhecimento, estudar, e estudar mesmo.

Procure ler vários artigos, e outros tópicos com o mesmo problema que o seu. Trocar equipamento não é a solução!, já que você diz que o caso ai é acústica. Mas se preciso for, tente resolver a acústica primeiro, e depois adquirir os equipamentos, pois caso seja o inverso o custo será maior.

Boas caixas, e bons equipamentos não vão resolver seu problema. O melhor é ter conhecimento e paciência para fazer o melhor dentro do possível. Faça uma estimativa de tempo, e com isso vá fazendo por partes seu projeto de melhoria da forma correta.

Outra informação importante, é preciso saber quais são as frequências reverberantes que te afetam no ambiente, antes de ir colocando sonex, como disse o medrmf. Procure entender o RT60.

[].
 
Vagner:

gostaria de deixar com você este vídeo do Youtube ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=oQagRZds4Ac">http://www.youtube.com/watch?v=oQagRZds4Ac</a><!-- m --> ) - Palestra do Aldo Soares na convenção da AES 2013.

Vou deixar minha opinião e espero que você some ela as outras dos colegas do fórum e também com aquilo que você está estudando.

Bom, pelo que analisei no projeto da igreja, pode-se notar que são utilizadas 6 caixas.
Duas nas laterais próximas do púlpito (uma de cada lado) e
quatro nas paredes laterais - do lado direito uma na segunda coluna e outra na terceira e do lado esquerdo uma na segunda coluna e outra na quarta.
todas a caixas (confirme verifica-se pelas fotos, não possuem nenhuma inclinação para o publico - membros da igreja).

pela aparelhagem que você informou que utiliza, é provável que não exista nenhuma correção com delay entre as caixas que ficam no fundo e as caixas que ficam nas laterais. Somente por este posicionamento (sem delay), já vai ocorrer um grande problema, isso, sem somar a acústica do ambiente.

Creio que um reposicionamento das caixas já te ajudariam muito. Se você não pode alterar a acústica, ou melhor, não pode fazer ela trabalhar a seu favor, então procure evitar alguns posicionamentos de caixas que provocam a reverberação.
1º As caixas na lateral, somente aumentam a reverberação, uma vez que estão "coladas" na parede, o som que é ouvido é uma somatória do que sai da caixa e do que reflete na parede. (Neste caso a acústica vai trabalhar contra).
2º Exite seis pontos de emissão sonora, isso por si só já vai te trazer problemas.
3º Não existe nenhuma inclinação das caixas para o publico. Todas estão em linha reta direcionadas para o fundo da igreja. Como as paredes do púlpito e do fundo são as maiores superfícies, novamente, mais problemas de reflexão (acústica trabalhando contra).

Para evitar todos este problemas, que estão somando e prejudicando o som, seria uma solução apropriada colocar as caixas penduradas no teto (bem acima da escada onde inicia-se o púlpito e voltadas para os membros da igreja. Desta forma você diminuiria bastante a reflexão nas paredes laterais e fundo da igreja. (você poder estar se perguntando se o chão não causaria uma grande reflexão ? A resposta é sim, mas como as caixas estariam voltadas para os membros, eles seriam uma "superfície" absorvedora, onde o som chegaria antes de refletir no chão. Você poderia utilizar alguns caixas no alto (teto canto esquerdo da escada e outras no teto canto direito da escada.

Faça uma experiência colocando duas caixas de cada lado - destas que vocês já utilizam, para constatar a diferença no som.

Mas continue estudando e verificando outras opções.

Estou dando está dica sobre a mudança de posicionamento, pois um tratamento acústico é caro e normalmente as pessoas acreditam que colocando um absorvedor em alguns locais isto resolve tudo. Cuidado. absorvedor geralmente "mata" a região das altas e medias frequências, mas não resolve as outras frequências. Normalmente um posicionamento correto de caixas de som resolvem grande parte do problema. Em seguida alguns absorvedores nas regiões problemáticas que ainda restaram corrigem o resto, e assim conseguimos um som bom. É evidente que um som excelência já começa com um bom projeto acústico, mas como o templo já está construído, não dá para começar dai, então resta o reposicionamento das caixas para evitar o máximo as reflexões.

Espero que tenha te auxiliado um pouco em suas decisões.

Um abraço.
 
Vagner:

Ontem estava lendo um artigo interessante com uma igreja com um caso de reverberação bem pior que o da sua.
Segue anexo a reportagem.
Verifique a solução dada.

Um abraço.
 

Attachments

  • Artigo_Revista.pdf
    14 KB · Visitas: 152
Bom dia, Meus amigos do SAV eu de volta neste topico..
Mas eu gostaria de compartilhar com voces que o que eu fiz...
Mantive o mesmo numero de caixas e no mesmo lugar. Eu só peguei e colquei elas direcionadas um pouco pra baixo en direçao ao publico e nao direcionada para a parede como estava antes.. Deu uma melhorada legal, e quando a igreja esta cheia fica melhor ainda pois o campos de absorçao aumenta..... estou vendo para pra renovar meu sistema de P.A, agora falta so convencer o pessoal da diretoria... heheheh
Um abraço a todos...
 
Back
Topo