Posicionamento Microfone Para Correção de Delay

Tuti

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Galera boa tarde,

Qual a posição correta do microfone para correção do delay (line) em lugares fechado ?? No centro do local com os dois lado do PA ou com um Lado do PA somente ?
 
Última edição:
No centro do local, é o mais comum devido a ser onde se concentra o maior público.
Primeiro alinhar o sistema cada lado separado, só para se certificar que o L e o R estão respondendo iguais.
Depois alinhar o sistema no ambiente, com os dois lados. Posicionando o mic entre eles.
 
Bom existem dois locais onde o delay se aplica.
1 entre as vias do sistema
2 entre o P.A principal e as torres auxiliares que são conhecidas como as torres de delay.
Acredito que sua pergunta seja referente as torres de delay. Sendo assim o delay será a distância entre o P.A principal e a torre de delay. Atrasando a torre de delay.
 
é somente das vias mesmo @DJ GARAM porém são lines não da pra chegar tão perto,queria saber nesse caso qual a posição ideal do microfone para a leitura ,
 
Primeiro a posição correta, depois o porquê.

1 metro e direcionado entre as vias.
Coloque o mic em um pedestal e a caixa em uma mesa, direcione o mic entre o falante e o driver. ambos na mesma altura, mas a caixa tem que ficar mais pra frente do que o limite frontal da mesa, para que a mesa não cause nenhuma reflexão.
O porquê
Para corrigir as vias entre si não é aconselhado fazer da linha completa e instalada, porque pode ter variações de caixa pra caixa, um transdutor respondendo menos, um conector com folga, um driver menos encaixado na guia de ondas, os cabos, a saída dos amplis, várias variáveis que tem que serem levadas em conta.
Caso não tenha jeito de tirar nem ao menos uma célula do conjunto, você pode fazer através do manual do line, calculando a distância entre os eixos do falante e do driver tendo como base a frente da caixa. Como na imagem abaixo.
 

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Para corrigir as vias entre si não é aconselhado fazer da linha completa e instalada, porque pode ter variações de caixa pra caixa, um transdutor respondendo menos, um conector com folga, um driver menos encaixado na guia de ondas, os cabos, a saída dos amplis, várias variáveis que tem que serem levadas em conta.
Esta falando de "Line errei". So pode!!! Onde se viu isso?
E outra : máximo que Voce consegue ajustar desta maneira - foco do eixo.Alinhar - nunca!Para ter ideia de tempo de atraso conforme essas imagenzinhas basta transformar diferença de distancias entre bobinas em milissegundos e ... pronto!Da no mesmo!
Por ultimo.
Uma caixa ou empilhamento : não importa.So funcionara se tiver clara visão de "que esta fazendo" e qual deve ser resultado.
Ideia de usar mic e software para alinhar é literalmente "captar uma janela de compatibilidade das fases dos transdutores".Uma janela (simplificando : uma certa , normalmente bem estreita , banda das frequências)! Onde fases se comportam de forma similar! Para isso precisa o mic ja que ouvido não ajuda muito.
Logo podemos concluir : dentro da área de cobertura e dentro do raio de formação de onda esférica (teoricamente falando) posicionamento do microfone não é tão critico.
Lógico (e isso tem que ser absolutamente claro) se seu Line é Line de verdade onde guia esta compatível com driver (invés daquela gororoba vendida no mercado livre) , onde foi gasto pelo menos 5 minutos no calculo de gabinete para altofalante escolhido (invés de comprar primeiro que de no valor mais ou menos disponível), etc , etc..
Pessoalmente estou cansado dessa alquimia...

Abrcs,
andry110
 
Esta falando de "Line errei". So pode!!! Onde se viu isso?
E outra : máximo que Voce consegue ajustar desta maneira - foco do eixo.Alinhar - nunca!Para ter ideia de tempo de atraso conforme essas imagenzinhas basta transformar diferença de distancias entre bobinas em milissegundos e ... pronto!Da no mesmo!
Por ultimo.
Uma caixa ou empilhamento : não importa.So funcionara se tiver clara visão de "que esta fazendo" e qual deve ser resultado.
Ideia de usar mic e software para alinhar é literalmente "captar uma janela de compatibilidade das fases dos transdutores".Uma janela (simplificando : uma certa , normalmente bem estreita , banda das frequências)! Onde fases se comportam de forma similar! Para isso precisa o mic ja que ouvido não ajuda muito.
Logo podemos concluir : dentro da área de cobertura e dentro do raio de formação de onda esférica (teoricamente falando) posicionamento do microfone não é tão critico.
Lógico (e isso tem que ser absolutamente claro) se seu Line é Line de verdade onde guia esta compatível com driver (invés daquela gororoba vendida no mercado livre) , onde foi gasto pelo menos 5 minutos no calculo de gabinete para altofalante escolhido (invés de comprar primeiro que de no valor mais ou menos disponível), etc , etc..
Pessoalmente estou cansado dessa alquimia...

Abrcs,
andry110
Está falando de Vertec ou de v-dosc né.
Onde já se viu isso? um sistema sem falhas que podem sim acontecer, e acontecem muuuito ao decorrer do monta e desmonta. (não é o caso) mas é só para ficar claro que me referia a defeitos físicos que pode trazer diferenças na resposta do sistema ou caixa.
Em relação a imagem pra mim o Sr só traduziu para a linguagem técnica a qual de acordo com a pergunta nota-se, que o companheiro precisa de um quase passo a passo, e se for aos poucos as dúvidas e respostas vão surgindo e tudo vai ser resolvido.
Calma companheiro Dom Ismah, com errei ou com Arrey tudo pode se tirar o melhor.
 
Última edição:
Com certeza @DJ GARAM...! Mas... vou te contar uma história...

Eu trabalhei 2 anos com uma locação da região, e é ele quem domina os shows de médio porte.
O cara tem um PA clone do LS Audio, 2x12" + 2x2"TI nas altas, e 2x18" nas subgraves.
Totalizam 12 Lines, e 6 ou 8 graves (não lembro bem) POR LADO!
Nas altas é tudo Eighteen Sound, e nas graves JBL.

É um PA bom? É ótimo, mesmo ele sendo técnicamente fraco pra configurar o sistema: nunca montou em end-fire, cardióide, apenas empilha as caixas, o que nem sempre se adequa ao local. Mas isso já é outra história.

Agora se coloque no lugar de algum técnico de uma banda que vem de longe...
Vc chega horas antes do show, nunca ouviu o PA, não tem tempo para realizar testes (imagine solicitar outro!)...

O que preferiria ter em mãos?
A) Um PA feito sem projetista, testes etc, e que PODE soar ruim, jogando o som da banda pelo ralo
B) Um PA de renome, onde se sabe que existe muito estudo por trás, e que já dá para confiar sem ouvir

Óbvio que é a B... Eu já vi muitos técnicos dizerem isso para o dono da empresa. E é fato que ele perde serviço por isso.
É bom? Sim, pra quem tem tempo de conhecer e se adequar.
Mas pra quem precisa de um PA funcional para chegar e ter tudo correndo no esperado, sem se preocupar, não serve.
E só quem entende isso vai pra frente.

Tanto que muita gente acho um péssima a mixagem da banda Malta, no show na região.
Foi num ginásio, onde um espirro ecoa 5 segundos...!
SIMPLESMENTE porque o técnico da locadora, não estava habituado com esse tipo de lugar, tampouco o técnico da banda.
Aí vem um cara local e destrói no som, com metade do equipamento.

Quero dizer, não adianta dar uma Ferrari pra quem dirige um Fusca, não vai saber lidar de imediato. É o mesmo de que muito novato quer uma digital com mil recursos e blá blá blá... Não adianta ter os recursos, se não sabe usar!

Resumo da ópera: PA é PA, independente de marca ou mesmo sem ter marca, todos terão prós e contras.
A escolha de marca, se dá por gosto vs não gosto, e adequação a situação/local.
Em áudio, na dúvida, sempre vale a pena seguir por onde a gente já conhece e domina.
E no caso de locadoras, vale mais um renome, pois já será conhecido de diversos técnicos.
 
Galera valeu pelas dicas,quanto ao delay era apenas uma duvida,pois queria saber a conta para atrasar meu sub que fica a 4 metros a baixo dos lines,para falarem a mesma coisa,mais acho que consegui num tópico antigo de como fazer essa conta,espero que não esteja errado.Valeu mesmo peça força,Deus abençoe.
 
@DJ GARAM Re-escrevo uma linha:

"Em áudio, na dúvida, sempre vale a pena seguir por onde a gente já conhece e domina.
Nem que isso signifique continuar com uma tecnologia antiga/antiquada para a situação.
Show não é momento de fazer experiência."
 
Galera boa tarde,

Qual a posição correta do microfone para correção do delay (line) em lugares fechado ?? No centro do local com os dois lado do PA ou com um Lado do PA somente ?
Bom nao existe regra na posição do mic para a correção dos delay a principio se vc for corrigir os tempos entre a vias o conselho que te dou e faça isso no galpão da empresa para correção de todo o sistema sub, front, torres, line ai sim vc tem que fazer no local do evento, no posicionamento do mic ai fica a sua escolha porem saiba que onde vc colocar o mic ele vai estar ouvindo o som do p.a naquele espaço... o mais correto e vc ter varios mics espalhados R$R$R$ ai vc terá uma leitura melhor do ambiente caso não tenha esses mic use em frente a mesa na altura media 1.70cm medindo o line separado dos subs. tenha em mente que vc vai precisar de um bom mic e um software para teu medição e bastante conhecimento para saber interpretar seu gráfico e tomar a decisão certa. vai ser a ciência pura junto com seu bom senso.
 
Está falando de Vertec ou de v-dosc né.
Não não não .Desta vez estou falando das caixas simples , frequentemente fabricados por empresas ou pessoas ate com grau conhecimento e mínimo controle de qualidade .Pois empresa que fabrica , usa ou aluga som com :
- variações de caixa pra caixa
- um transdutor respondendo menos
- um conector com folga
- um driver menos encaixado na guia de ondas
- os cabos
- a saída dos ampli
s
tem que trocar o ramo imediatamente ! Mais rápido possível ! Pois isso NÃO EXISTE !
Que tipo de alinhamento Voce quer oferecer na forma passo-a-passo se os elementos do sistema estão completamente desalinhados ate entre si numa hipótese dessas de vermelho. So com ajuda de macumba!
E exatamente o fato de existir uma pequena variação nao adianta "alinhar" com delay caixa por caixa ja que no final Voce vai ter que escolher um so delay para cada grupo de processamento e amplificação.Por exemplo : near-field , mid-field , spot , front , etc. E se nessa hora ainda precisar compensar algo tipo "driver mal encaixado numa guia de onda !!!!!!!" vamos fazer o que ????? Ler o fórum para procurar passo-a-passo? Para mim o primeiro passo 'e verificar o sistema fisicamente para descartar qualquer dos itens citados como "variação". Isso não 'e variação .Isso 'e profanação de dezenas de anos de experiencia da engenharia de áudio junto com preguica , falta de conhecimento e falta de respeito.
Em relação dos técnicos e situações .
Tem gente "das bandas grandes"que usa SMAART com gerador interno de ruido e nao sabe que tem que incrementar o atraso para compensar a diferença de entrada e entrada de referencia! Para esses dai nem adianta falar nada so porque ele 'e "técnico da banda nacional" e sabe muuuuito:mad::mad::mad:!
E tem gente que com PAA2 em meia hora faz o sistema falar. Esses dai eu respeito muito.Muito mesmo. E procuro falar e aprender algo na oportunidade.
OBS : E não me fale mais sobre driver numa guia de onda e conector com folga. Vou colocar na coleção junto com 132 Hz da Don Ismah :D ...
Abrcs,
andry110
 
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