Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especificado?

arleypol

Member
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

Caro Pastor Waqgner,
O ideal seria termos o gráfico de resposta do dito falante, mas já adiantando o pós venda da oversoud não é um ponto forte da marca, acredito que vai er dificuldades em conseguir tais gráficos!

Só para dixar com análise a resposta de frequência de 45~2,5khz não quer dizer que o falante responda "BEM" nessa gama de frequência, isso foca claro quando o fabricante limita a frequência mínima de corte em 100hz e não na frequência de ressonância que é de 50hz.

Logo, os 2.500Hz realmente são limites para esse falante se o Sr. ligar um multímetro medindo a impedância do falante e injetar um sinal swap vai ver que a impedância vai subindo junto com a frequência tornando o falante ineficiênte conforme sobe-se a frequência, no entanto qualquer drive de titânio mesmo 1" chega facilmente a 2khz não tendo motivos práticos de se cortar em 6.7kz, se for para uso com twiter, inevitavelmente vai ter que usar um fenólico entre os dois!
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

Os TIs mais fracos do mercado tem corte mínimo recomendado de 1K5 KHz. Não vale apena subir o corte do falante pra 2,5KHz. E se não me engano o Sr. usa TIs nas suas caixas
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

A PAZ

Pastor o Sr. informou que a frequencia é de 45 a 2500. Não sei em que base está fundamentado isso, mas quando se faz divisores passivos, normalmente se calcula o seguinte: uma decada acima (90Hz) e uma decada abaixa (1.250Hz), acredito que seja por isso que eles falam um limite de 100 Hz, e quanto na superior te informo que poucos falantes irão acima 2.000Hz, e nas maiorias das vezes falantes de 10".
Certa vez vi o EDU KVG informando que tinha chegado a 3.100Hz e era um falante de 10".
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

A PAZ

Pastor, agora entendi pq a oversound colocou como corte de frequência em 100Hz, simples, frequência de ressonância é 50 Hz ou seja uma oitava acima é 100Hz.
Portanto o recomendável é mesmo corte em 100Hz e na máxima em 1.250Hz, mas como voce tem um processador pode fazer variações diversas, experimente. Se o seu processador tiver cortes em 2ª ou em 4ª ordem pode utilizar, também terá que ver se ficará em fase, se precisará de delay entre vias, etc..etc....aproveite para brincar.
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

A Paz

abaixo tem um endereço que talvez ajude ao irmão.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.homerosette.com/component/option,com_docman/task,cat_view/gid,14/dir,DESC/order,name/limit,5/limitstart,15/">http://www.homerosette.com/component/op ... tstart,15/</a><!-- m -->

processamento digital de PA e processamento digital de PAII
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

Bom pastor,

O fabricante informa que a frequência é 45 a 2.500Hz, que a frequência de ressonância é 50Hz, então o corte inferior é de 100Hz, embora não tenha o gráfico desse falante e acredito quase ninguém tem, pois esse fabricante é conhecido como osso duro para enviar os gráficos. E como voce pode usar LR 24 Db, creio que no máximo deveria usar o corte em 2.000, e ver como se comporta no cruzamento do falante com o driver.
Se você observar ele não informa que deve cortar em 2.500 e sim que tem linearidade até 2.500Hz.
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

Se o Sr. tem o DRIVERACK PA+ É simples use os cortes que lhe vierem na telha e depois messa com o RTA do drive rack mesmo, basta ijetar um ruído rosa e verificar os vales e picos!
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

Arley e Pastor, esse DRIVERACK tem filtros? se tiver tenta fazer na alta um lpf em 16.000
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

Pr Wagner Pacheco disse:
Veja que ele responde bem de 45 hz a 2.500 khz.
Na prática eu posso deixar ele com corte de 100 hz a 6.7 Khz e os drivers de 6.7 Khz a 16 Khz?

Resposta curta - nao.
Resposta longa - nao mesmo....
Simplificando AO MAXIMO (!) essa resposta longa 'e mais ou menos assim ...

Apesar de enigma sobre resposta dos altofalantes da Oversound (pelo menos da parte de fabricante nao tem ajuda nao :cry: ) podemos constatar que esses AF nao sao coisa inedita no mundo .Por tanto podemos afirmar que o grafico dessa resposta "imaginaria" seria proximo ao 99% dos altofalantes do mercado.Nessa reposta Voce tera uma regia de crescimento (40-120 Hz) , uma regiao de "prateleira" (150-2000 Hz) e uma regiao de "danca maluca com pernas quebradas" (2-6k).
Atencao total : porque ninguem dos GRANDES fabricantes considera limite superior para AF dessa geometria (12") como 2-3 K mesmo com SPL alto que se extende por uma ou mais oitavas?
Resposta : devido uma DISTORCAO SEVERA e DESAGRADAVEL (efeito fisico ,ligado a rigidez de cone e perdas de atrito :wink: .Coisa da natureza , ne? ) .Essa "historia de distorcao" comeca exatamente na regiao das quebras de grafico de resposta de qualquer sistema acustico.
E isso so uma parte da moeda (parte de ouvinte).Ainda existe o lado sombrio do processo - fase,ressonancias mecanicas e envelecimento precoce do sistema como um todo.
Vale a pena ? Acho que nao. Por tanto a resposta continua a mesma - NAO! Nao se deve usar corte inadequado.

Abrcs,
andry110
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

Resposta com fundamentação.
Olhei o MB da Selenium e verifiquei que era justamente o que você falou, ou seja até 1500 em um crescente, após isso começa picos e quedas grandes;
Quando se vai para distorções os gráficos após os 1500 fica acentuado.
Também começa inversões de fase.
Não tenho conhecimentos ao ponto que o Andry fala, mas pelo pouco que vi acredito que será bem mais rápido ele fazendo o corte de cruzamento no máximo em 2.000 e se possível com um filtro abrupto (24dB8ª) e se possível limitar também o driver.
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

Tem que usar mais esses drivers pra falar medio e medio agudo e deixar esse mb pra medio grave até LPF Hz 1.9k LR 24 e a partir daí o drive ate LPF Hz 17k BUT 24 com -6 de ganho dependendo da sensibilidade do seu ampli.
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

quando falei para ele usar o RTA me referia a cortes próximos aos 2,5khz pois o fabricante (principalmente a oversound)dizer que o falante tem resposta de frequência de 45 à 2.500 não quer dizer que seja frequência útil.

No paper do fabricante só foi mencionada a frequência mínima de corte por um motivo óbivio os falantes queimam se não respeitar os cortes inferiores, os cortes superiores vão fazer apenas que peca rendimento e o som fique uma porcaria, mas não dá assistência técnica...

se medir a impedância do falante da maneira que falei anteriormente verá que ele têm um comportamento capacitivo aumentando a impedância conforme aumenta a frequência provavelmente apartir de 2k.
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

Irei chutar um pouco.
digo que o melhor aproveitamento desse MB será entre minima 100hz (dependendo da caixa) e maxima entre 1.2 a 1.3Khz.
,
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

o som confortável de ser ou pelo Senhor ter tido alguma referência com alguma caixa com esse desalinhamento, eu por exemplo até hoje peso a mão um pouco nos agudos por ter tido caixas com essa via sobrando por muiiiiiito tempo.

Ou pode ser também que essas frequência sobrem quando em ressonância com o ambiente de sua Igreja e quando dá esse vale fique "confortável" use o SMAArt ou o próprio RTA do DBX para verificar esses cortes queimar seu equipamento não têm perigo!

Quanto ao SMART que pré usa para manda o sinal para o computados e qual o microfone?
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

A paz

Pastor, dando uma olhada nos artigos da STUDIOR, encontrei esse artigo que talvez ajude.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.studior.com.br/aes11dsp.pdf">http://www.studior.com.br/aes11dsp.pdf</a><!-- m -->

Engraçado, que cada vez que se mexe em uma ponta surge outras para desvendar..rs.rs.rs.rs.
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

A PAZ

Será que não vou queimar muitos drivers cortando em 1.2 Khz ?

Dependendo qual o driver, não.

Exemplo o 408ti da selenium, com crossover ativo e hpf em 1,2khz suporta 50w e se for passivo 125w.
Ele recomenda ainda corte minimo em 800Hz com divisor de 12db8ª. e voce está usando LR de 24dB8ª ou seja super protegido.
Realmente seria melhor se ficasse pelo menos até 3Khz nos fones (voz humana ate 3,15Khz), mas quem melhor chega perto é um falante de 10"
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

Por esse motivo prefiro usar falantes menores possíveis, fiz várias experiências bem sucedidas com falantes de 6"...
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

A PAZ

Arley os falantes de 6 tambem são para mim excelente, porém, nacional tem algum que seja razoável?, pois já li informações em foruns que não temos bons e apenas importados.
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

uso 6nd430 da 18sound importado Italiano.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=18sound&source=web&cd=6&ved=0CDcQjBAwBQ&url=http%3A%2F%2Fwww.eighteensound.com%2Findex.aspx%3FmainMenu%3Dview_product%26pid%3D243&ei=CZjZTsDREarZ0QHB-OnzDQ&usg=AFQjCNFQ47I6cWvCZVTIDK8BCBQ978gClA&sig2=kZ3e0kjI20caA9pq2QasHw&cad=rja">http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... Hw&cad=rja</a><!-- m -->
 
Re: Posso cortar a freq. do alto-falante acima do especifica

A PAZ

Gostei do falante, a 45º pouca variação do eixo. Pelo gráfico daria para cortar tranquilo em 2.500 e se bem processado até 3.125Khz. Nunca pude fazer uma caixa dessa, mas tentaria uma caixa 3 vias com 12", 6" e driver titaneo. Seria um sistema de 4 vias, mas hoje todos dizem que está ultrapassado. Mas faria um sub respondendo até 120Hz, o 12 corte HPF 120HZ E LPF 900hZ E 6" partindo de 900hZ e LPF 2500 ou 3.000 e driver partindo dai.
Outro ponto, esse falante ter que ser selado, ou seja uma caixa dentro da outra.
Até que ponto é loucura minha não sei, mas gostaria muito de ouvir um sistema assim, Lógico que teria que processar e muito, pois provável ter que aplicar delay's entre fases.

.
 
Back
Topo