potêcia rms ou pico? qual amplificador?

danielsearom

New Member
Boa tarde, amigos.
Preciso de ajuda.

Eu quero comprar um amplificador para ligar duas caixas acústicas passivas (modelo MONITOR 8 da RCF). Nessas caixas está escrito o seguinte: "Power capacity: 300W; Nominal impedance: 8 ohms".
Eu entendi que essa caixa tem impedância de 8 Ohms, mas não entendi a informação sobre os 300W; essa potência é RMS ou é pico?? Eu preciso dessa informção para comprar o amplificador. Alguém pode me ajudar?

Abçs.
 
Em geral, fabricantes sérios como a RCF, informam a potência RMS. Lembre-se que seu amplificador precisa ter, no mínimo, o dobro da potência das caixas. Sendo assim, vc precisa de um amp que forneça 600 W RMS por canal.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Lembre-se que seu amplificador precisa ter, no mínimo, o dobro da potência das caixas. Sendo assim, vc precisa de um amp que forneça 600 W RMS por canal. []'s
Mas se eu ligar cada uma das caixas de 300 W em cada canal de 600 W do amplificador (uma caixa em cada canal) e usar cada canal do amplificador no máximo, eu vou queimar as caixas? Pq tem que ser o dobro de potência? Se eu ligar um amplificador com 300 W por canal as caixas irão ter qual potência? Eu pretendo usar essas caixas como monitor; isso muda alguma coisa nessa relação de potências caixas-amplificador?
 
Boa noite Daniel,

Mas se eu ligar cada uma das caixas de 300 W em cada canal de 600 W do amplificador (uma caixa em cada canal) e usar cada canal do amplificador no máximo, eu vou queimar as caixas?
Não vai. Utilizar um ampli de 600W, não quer dizer que ele irá mandar 600W para os falantes. Os falantes extraem o que eles precisam. Você pode ligar um ampli de 10.000W; o falante extraíra apenas o que ele precisa. Nesse caso você apenas gastará mais (maior potência = maior preço).

Pq tem que ser o dobro de potência?
Trabalha-se sempre com o dobro da potência nominal, por conta da dinâmica musical. A música tem seus pontos altos e baixos... momentos de mais potência e menos potência. O dobro da potência também é utilizado para casos de eventuais picos.

Se eu ligar um amplificador com 300W por canal as caixas irão ter qual potência?
"Power capacity: 300W"

Um abraço!
 
Esse tópico é bem interessante. Eu tenho um amp da Cygnus, modelo SA-5, que dá 1500 Watts RMS total (750 Watts por canal), acredito que em 8 ohms. Minhas duas caixas têm uns 400 Watts cada uma em 8 ohms, ou seja, exatamente naquele esquema que vocês comentaram: o amp tem que ter, em cada canal, o dobro da potencia da caixa que será ligada naquele canal.

Mas eu sempre utilizo o amp com o potenciometro em -6db, e subo NO MÁXIMO a -3 db (quando preciso de som muito alto). Nunca passei disto. Eu já ouvi falar que a cada 3 db a mais você tem que DOBRAR a potencia, mas não sei se essa informação é verdadeira. Se for, isso significa que deixar meu amp com -3db é permitir que ele empurre no máximo metade de 750W pra cada canal, ou seja, 375W pra cada canal (que é mais ou menos a potencia de cada caixa).

Acho que teve uma vez que eu liguei no máximo do amp (0db), e as caixas não tinham um crossover (divisor de frequencia) muito bom na época, o resultado foi tráfico: 2 woofers e 1 dos TIs queimaram, tive que mandar pro reparo. Desde então passei a utilizar o amp sempre com o MAXIMO em -3db, e a vida seguiu.

Esse raciocínio faz sentido?

Abs.
 
Este amplificador fornence 750W/canal em 4Ohms e 350W/canal em 8Ohms

marcelokpz disse:
... as caixas não tinham um crossover (divisor de frequencia) muito bom na época, o resultado foi tráfico: 2 woofers e 1 dos TIs queimaram, tive que mandar pro reparo.... Abs.
Tenta adivinhar o porque queimaram :mrgreen:
 
""o resultado foi tráfico:""

Rapaz, cuidado com a polícia hein! Tráfico é crime....seria cômico se não fosse trágico...rs.


Bom, voltando ao assunto. Quando se fala utilizar a máxima potência no amplificador, o correto seria dizer que vai utilizá-la em 0db no VU. O que acontece é que muita gente usa ela em +3 db direto, ou com o clip aceso constantemente, e pensa que está utilizando da maneira correta, quando na verdade está excedendo a potência dele, e criando assim uma onda quadrada, que resulta em distorção.

Lembrem-se de uma coisa. Um alto falante pode queimar mais fácil com um amp de 100 watts distorcendo do que com um de 300 trabalhando em 0bd corretamente. Pensem nisso...
 
Uma curiosidade...

Se por exemplo eu coloco num SA-5 ab duas caixas de 375 watts cada em 8 ohms (L+R) que somados dá 750 watts, eu to fazendo valer a regra 2:1? ou a regra valeria se os falantes fossem de 4 ohms?
 
Metal,

Vou verificar qual a impedância correta da caixa (vou abrir e ver como está feita a ligação, e quais as impedências de cada elemento) para analisarmos com mais detalhes.

Obrigado, Abs.
 
Grande Denílson.

Vamos lá: SA-5, 750w por canal em 4 ohms, mas não me recordo a potência dela em 8 ohms por canal.

Eu entendo o seguinte:

Para valer a regra 2:1, é necessário ter o dobro da potênica do amplificador em relação as caixas, mas na impedância em que se pretende trabalhar, ou seja:

SA-5 trabalhando em 4 ohms e fornecendo 750 watts por canal, necessitaria de uma caixa de 375w em 4 ohms, ou então duas ou mais caixas que agrupadas de forma correta chegassem a 375w e 4 ohms.

SA-5 trabalhando em 8 ohms e fornecndo 450 watts por canal (apenas exemplo, pois não lembro a potência correta), necessitaria de uma caixa de 225 em 8 ohms, ou então duas ou mais caixas que agrupadas de forma correta chegassem a 225 e 8 ohms.

Na regra 2:1, eu entendo dessa forma, só se estiver muito enganado.
 
Meu caro Júnior Dorico!

Eu penso assim tambem, apesar de que como os $$$$ são poucos no momento, trabalho subdimensionado mas com muito limiter pra não provocar prejuizo. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Junior, acho que a sua conta está correta. Alguém mais pode confirmar?

A propósito, abri a minha caixa de som hoje, ela possui 1 falante Oversound 12", 300 Watts @ 8 ohms e um driver de TI Oversound DTI 4625 de 50W @ 8 ohms.

Minha dúvida pra saber a impedância total da caixa é pelo seguinte: esses dois itens estão ligados num único divisor de frequencia Eletro Acústica MASS 2W24/2000EQ (2 vias, 24 db/oitava, corte em 2kHz) (site: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eam.com.br/loja/index.php?xvar=material_individual&xid_mat_ind=158&xid_vin_ind=362">http://www.eam.com.br/loja/index.php?xv ... in_ind=362</a><!-- m -->). Eu não sei se o divisor mantém as impedências de forma independente (provavelmente NÃO) ou se faz a impedância equivalente do sistema (mais provável). Alguém pode esclarecer, please?

Caso seja a segunda opção, que é a mais provável, o divisor funciona como se eu estivesse ligando os dois falantes (woofer e TI) em PARALELO. Com isso, a impedância do sistema passa a ser 4 ohms, e as potências pulam para aproximadamente 4500W (woofer) e 50W (TI). Creio que não chega a ser o DOBRO da potência em 8 ohms... Mas bem, o resultado final é uma caixa de aproximadamente 500W @ 4 ohms.

Sendo assim, imagino eu que seguindo a regra do 2:1, o amplificador "IDEAL" deveria ter 1.000W (500W x 2) por canal em 4 ohms, ou seja, 2.000W de potência total @ 4 ohms. Na realidade eu uso um amplificador Cygnus SA-5 que gera uma potência de até 750W por canal @ 4 ohms, ou seja, é MAIS do que a potência que cada caixa de som precisa, mas está bem longe da regra 2:1.

Não sei até que ponto essa regra "2:1" é estritamente válida, já que meu amplificador nunca queimou por uso excessivo com essas caixas (já utilizo há 5 anos), e sim as caixas já queimaram quando usadas com esse AMP (queimaram 2 woofers e 1 TI, na mesma festa, foi queimando um por um até que eu percebesse). Isso aconteceu quando eu não tinha o divisor instalado, e eu não mantinha o AMP com -3b ou MENOS, mas sim usava em 0db (ou seja, na potencia maxima).

No fundo, acho que pra quem não tem certeza ABSOLUTA dos cálculos de impedância equivalente, potência, corrente, etc, o ideal é usar caixas ativas (amplificadas), pois aí não tem chance de errar. É essa mudança que eu estou fazendo no meu equipamento.

Abs, Marcelo.
 
Bom, vamos lá.

Pelo que vi no site, creio que ele deve manter a impedância do woofer, ou seja 8 ohms, mas seria conveniente você entrar em contato com o fabricante para saber como isso funciona. Creio que seja pouco provável que ele some as impedâncias, já que o conjunto de capacitores/resistores do divisor 'mascara' a impedância dos drivers e tweeters.

Como assim?

Digamos que você pegue um woofer de 8 ohms, e ligue um driver e um tweeter em paralelo, os três, mas com um capacitor no driver e outro no tweeter. No final das contas, vai prevalecer a impedância daquele transdutor que está direto, sem capacitor.

Mas para você ter certeza de como está seu sistema, entre em contato com o fabricante do divisor, ele vai te explicar melhor e com mais segurança. Porém, conforme as informações passadas por você, eu creio que suas caixas sejam mesmo 8 ohms.

Caro Denílson. Não te condeno não em decorrência desse lance de não usar o 2:1. Eu mesmo não uso, meu PA é composto por alto falantes Snake ESX 185 600watts nos graves, cada 8 deles empurrados por uma Z-5 Studio R (totalizando 625w por falante), e nem por isso saio por aí queimando falante a rodo.

O importante é conhecer o sistema, saber suas limitações e tirar o máximo de rendimento dele dentro desses parâmetros. Eu me pauto sempre dessa forma.
 
Junior,

Eu entrei em contato com eles sim, boa ideia, e o Vitório, do suporte técnico, me explicou que realmente a impedência deste sistema seria de 8 ohms (ou um pouquinho abaixo disso). Ele me passou uma resposta bem complicada (para os meus conhecimentos), mas depois eu repasso aqui para vocês. Pode deixar.

Obrigado pela ajuda.

Abs, Marcelo.
 
Marcelo, manda sim que te ajudamos a destrinchar o caso. E fica também como material de pesquisa para outras pessoas que venham depois procurando por algo parecido.
 
Srs.,

Complementando, ilustrando, e até corrigindo a história da potencia do amplificador Cygnus SA-5, segue a última página do manual dele, que acabei encontrando aqui em casa e tirei uma foto pra mostrar pra vocês.

Assim que arrumar um scanner, pretendo também fazer uma cópia do manual por inteiro, e disponibilizar.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.picvalley.net/v.php?p=u/2956/19427722907760860231321991142j9wM5Ga15JjeDSSCdYnG.JPG">http://www.picvalley.net/v.php?p=u/2956 ... SCdYnG.JPG</a><!-- m -->

Abraco.
 
Back
Topo