Potencia para drivers e Alto-falantes (XOVER Ativo)

Caio Fábio

New Member
Galera estou estudando como limitar potencia para Drivers e Alto-falantes em uma apostila do Homero sette, ele diz o seguinte sobre a potencia:

"Para a programação dos limites adequados, é necessário conhecer os níveis de potência suportados
pelos componentes. O que poderia ser resolvido com uma simples consulta à ficha técnica do produto
complica-se, no caso de drivers ou tweeters, devido ao seguinte fato: os valores geralmente fornecidos foram medidos com crossovers passivos (conforme dita a norma ABNT 10303), mas, em muitas aplicações, usam-se crossovers ativos.
Nesta condição, a potência suportada é 40 % do valor especificado para crossovers passivos.
O presente trabalho tem por finalidade principal elucidar a este respeito e mostrar como os valores a
serem aplicados nos limitadores podem ser calculados a partir das informações fornecidas pelos fabricantes.
Esta característica é comum aos produtos de todos os fabricantes, indistintamente, não se aplicando aos altofalantes, uma vez que estes, normalmente, são medidos sem o uso de redes divisoras de freqüência.

Potência NBR 10303
A norma brasileira NBR 10303 especifica que a medição da potência suportada por um alto-falante deve ser feita durante duas horas, aplicando-se um sinal de ruído rosa, filtrado, conforme o diagrama de blocos mostrado na Fig. 1, sendo que a função de transferência do filtro, recomendado pela norma, pode ser vista na Fig. 2.

Este teste tem por objetivo determinar a capacidade do alto-falante suportar potência elétrica, sendo o
comportamento térmico do transdutor um dos fatores determinantes principais do resultado.
As tensões são medidas com voltímetro do tipo valor eficaz verdadeiro (true RMS), e as potências calculadas através da relação P = E2 / R , onde R costuma ser igual à impedância nominal do alto falante.
No caso de drivers e tweeters são utilizados circuitos de filtro, semelhantes ao mostrado na Fig. 3,