Pra quê serve estas siglas mesmo? DRT, SATED, AES

Re: Pra quê serve estas siglas mesmo?

***********.net disse:
Me expliquem qual a necessidade e benefício um operador de banda ou igreja ter um DRT?

Ter um DRT...serve até onde eu sei pra quando chegar o Fiscal (que particurlamente nunca vi).Se chegar um fiscal e pedir o drt pra vc e vc não tiver , é multa ou pedem pra desligar a aparelhagem , mas isto é mais pra grandes eventos , pra igreja não é perigoso, alias em nenhum lugar é perigoso!
Bem, pelo menos foi isso que um Tecnico me falou uma vez...
 
Re: Pra quê serve estas siglas mesmo?

Tiagão,

DRT eu sei dizer, pelo que o Ingo já colocou aqui. As empresas de radiodifusão e TV exigem técnicos com DRT porque são fiscalizadas quanto a isto.

Já para operadores de igreja.... uns anos atrás, a Prefeitura de São Paulo estudou exigir isto, de forma a evitar problemas com disk-silêncio (como se fosse fazer diferença), mas a ideia caiu por terra.

Quanto ao SATED, você sendo sindicalizado tem uma tabela mínima de honorários a cobrar. Por exemplo, técnico sindicalizado cobra R$ 250,00 por hora no mínimo. Sem sindicato... complica.

Fernando
 
Re: Pra quê serve estas siglas mesmo?

Comentando..

No mês passado tivemos aqui na cidade um evento com a Banda Opus Dey, para que isso acontecesse, foi preciso de uma licença na prefeitura para instalação do poste de energia, com assinatura de um responsavel do CREA, que só recebeu a verba e nem se quer apareceu no local.. pois bem quando o meu pastor me chamou para irmos até a prefeitura e me contou isso, eu disse: pastor isso não precisa pois eu tenho CREA e posso assinar por esse evento, não precisa pagar a taxa que no caso foi de R$ 35,00 - agora ele sabendo disso não vamos mais pagar por eventos externos na igreja.

Minha dica.. o CREA realmente ajuda bastante, pra quem opera som em igrejas..

[]'s.
 
Re: Pra quê serve estas siglas mesmo?

Esse tópico me fez lembrar que tenho CREA, me formei no curso técnico em eletrônica em 1988, colégio Elefante Branco, acho que foi a última turma, uma pena. Só paguei a taxa anual no primeiro ano, nunca trabalhei na área...
Quanto ao CREA para eventos tiro pelo menos um por semana, para palco ou tendas, ligo pra uma arquiteta daqui, que cobra R$ 200,00 (nunca foi fiscalizar uma montagem minha e de ninguém que conheço,rsss) ela faz o ART, vou no CREA, e um dia antes do evento vem os bombeiros para ver a documentação, os caras acham que são engenheiros da nasa e questionam tudo, mesmo sabendo que o tipo de estrutura é sempre o mesmo, mais se tiver um depachante conhecido deles, eles nem vão no local. tomara que nenhum deles frequentem esse site!!! auauauaiaiau...
 
Re: Pra quê serve estas siglas mesmo?

Tiago,

dos que você citou, eu só posso falar com algum conhecimento mais profundo é da AES.

Primeiro, o custo é muito, muito pouco. 50 dólares hoje não dá 80 reais. Só isso já vale o ingresso para a feira anual, pode ter certeza.

Segundo, é uma sociedade que tem como objetivo principal a promoção de INFORMAÇÃO. Não é um sindicato, não é DRT, não tem nada a ver com cursar engenharia ou CREA, em resumo não lhe trará nenhum benefício monetário imediato.

Entretanto, poder encontrar com Luis Fernando Cysne, Ruy Monteiro, Walter Ullmann, Carlos Pedruzzi e outros grandes nomes do áudio brasileiro (isto para ficar só nos brasileiros), poder tirar dúvidas, perguntar algumas coisas, sugerir mudanças e melhorias, poder ler os documentos originais que deram origem a padrões e outras coisas usadas corriqueiramente em todo o mundo (balanceamento, Efeito Hass e as caixas de delay, etc, etc, etc e põe etc nisso), isso não tem preço.

Lembra que você já falou por aqui que não tem muito conhecimento teórico (mas tem uma prática que acho que mais ninguém do fórum tem)? Pois é: no dia que quiser esse conhecimento teórico, não haverá fonte melhor NO MUNDO que a AES.

Acho que a AES deveria ser obrigatória para os fabricantes, pelo menos. É no jornal da AES que identificamos tendências de mercado, resolve-se problemas técnicos, adota-se padrões, etc. Da mesma forma, para o técnico, conhecer esses padrões e essas tendências = profissional atualizado e valorizado no mercado.

Um abraço,

Fernando
 
Re: Pra quê serve estas siglas mesmo?

Existe uma certa confusão em torno desse tema SATED é uma coisa DRT é outra.

Registro Profissional comumente conhecido por DRT.

Registro Profissional como o mesmo nome já diz é para atestar e comprovar que aquele cidadão é um profissional habilitado pelo M.T.E-D.R.T. para exercer a função prometida. Se para maioria dos profissionais da área de áudio não compensa, cada cabeça uma sentença. Pra mim ter o Registro Profissional é mais uma forma de não contratar gato por lebre, uma forma de provar que é um profissional habilitado e capacitado! Como já dizia meu pai "falar qualquer um fala, difícil é provar!" Ai esta a prova dos 9. O "boca a boca" conta muito dentro da nossa área, para dar uma segurança maior ao contratante nada melhor do que o respaldo do M.T.E

Já escutei muita coisa entorno dessa historia, ter a "DRT" é muito fácil, qualquer um tem, é só pagar que tem, pra quer ter se ninguém pede, não vejo necessidade, e por ai vai ... Se é tão fácil, sem necessidade como falam por ai, tenta tirar! Terá sorte se conseguir uma provisoria ... Como acontece muito.

Agora no raciocino logico, se o registro existe para lhe da suporte, ajudar na hora de procurar emprego, não fica mais fácil ter o registro?! Ter uma prova a seu favor não é bem melhor?! Fazendo um comparativo, quantos empregos você já viu pedindo registro na AES para assumir? Eu mesmo nunca vi!

SATED - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões. Sim o SATED deveria ser bem mais presente, coisa que não acontece e nunca aconteceu. Mas para ter o registro profissional NÃO PRECISA se FILIAR ao sindicato! Sou totalmente contra a forma de comando e administração do sindicato. Por esse motivo não sou filiado ao mesmo. Mas para se ter por exemplo registro profissional de "Técnico de Som" precisa necessariamente passar pelo SATED, pois é o sindicato regulador. Como o sindicato dos Radialistas é para locutor. Somente no sindicato regulador da função poderá tirar seu registro profissional.

Para mais informações acesse Registro Profissional - Profissões Regulamentadas. Nessa pagina consta todas as funções regulamentadas e que precisam de registro profissional.

Obs: Dentro do sindicato dos Radialista existe a função "Técnico de Áudio", assim como dentro do SATED existe a função "Operador de Som". Então dentro da nossa área temos 4 funções distintas com registro profissional. Técnico de Som, Técnico de Áudio, Operador de Som e Operador de Áudio.
 
Re: Pra quê serve estas siglas mesmo?

Movido para a seção "Vida de operador de áudio" pois é a que mais tem a ver com o assunto.
 
crianças....
só não confundam DRT de RADIALISTA, conferido pelo sindicato dos radialistas e homologado pelo ministério do trabalho com DRT do SATED...
são duas coisas totalmetne diferentes e uma não vale pra outra, ok?

pra se trabalhar com broadcast (rádio e tv) é obrigatório ter o DRT na função. o minsitério fiscaliza sim, o sindicato tb. o custo está em torno de 70 reais pra não sócio do sindicato desde que comprovada a experiência na função. se não, não tira.

para se trabalhar com artistas e shows, deveria se exigir o drt do SATED, mas como o tiago colocou, nunca vi cobrarem isso, nem nos meus bons tempos de pazeiro.

mas só deixando claro, são coisas totalmente diferentes...
e tiago, nenhuma tv vai exigir que um técnico de banda tenha o DRT, mas tb nunca vai deixar o cara no controle total de um pgm. o técnico de banda é convidado, e como vc bem colocou, manda um l-r pro cara que efetivamente controla o pgm. este sim, com o pgm na mão, tem que ter o DRT.

e como falei, a DRT do sated não serve pra trabalhar com tv e o de radialista não serve pra shows e espetáculos.

a discussão de vcs está girando en torno da DRT do SATED, que é exclusivamente pra shows e espetáculos, blz?
abçs
ingo
 
***********.net disse:
Nask disse:
Pra mim ter o Registro Profissional é mais uma forma de não contratar gato por lebre, uma forma de provar que é um profissional habilitado e capacitado!
Está correto na forma de pensar, quem dera contratantes pensassem assim. Acho que você conhece o Cabaça, não tem e presta serviço pro Sesc, a comprovação que ele tem é o nome que criou e não um documento.
Já ouvi falar, mas não o conheço. Pense num contratante querendo abrir vagas em sua empresa ou ter um banco de curriculos para free lancer ... Como fazer um processo seletivo sem comprovação? Eu posso ate falar que sei fazer. Mas se não sei, vai acontecer como relatou... PROBLEMA.

***********.net disse:
Nask disse:
Se é tão fácil, sem necessidade como falam por ai, tenta tirar!
E quantos conheço que sabe teoria, tem DRT e não consegue tirar uma microfonia, timbrar um instrumento ou alinhar um sistema.
Isso é relativo tiago. Quem sempre trabalhou em estudio dificilmente sabera ou consiguirar alinhar sistemas, pior ainda tirar microfonia. Mas você esta corretissimo.

***********.net disse:
Nask disse:
Sim o SATED deveria ser bem mais presente, coisa que não acontece e nunca aconteceu.
ingo disse:
para se trabalhar com artistas e shows, deveria se exigir o drt do SATED, mas como o tiago colocou, nunca vi cobrarem isso, nem nos meus bons tempos de pazeiro.
E este é o ponto, meu protesto continua e o mercado de sobrinhos, primos e parentes continua.
A muito tempo venho falando pra pessoas proximas mim, essa mudança, transformação, revolução tem que começar por nos, profissionais da area! Não adianta esperar pelos outros, por que do céu so cai agua, ainda sim poluida!

Essa discursão me lembra de outra "guerra" entre Engeheiro Civil e Mestre de Obra! Quem nunca escutou o mestre de obra ou o pedreiro culpando o engenheiro por falha na obra? E vice versa. Engenheiro diz que "esta no projeto, esta errado por má execução!" E assim a vida segue...
Quem tem razão? O cidadão que nunca, nunca pegou num saco de cimento. Jamais acentou um piso ou levantou uma parede. Ou aquele que aprendeu tudo na marra, faz uma casa, predio como ninguem, sabe mais que muito engenheiro com anos de praça? Mas dependente dele para assimar o projeto.
Sou neto de candango, pioneiro em brasilia e sei bem como é isso. O ideial era o engenheiro ter a parte pratica da obra e o mestre de obra sentar na carteira da faculdade/universidade.
 
Re: Pra quê serve estas siglas mesmo?

***********.net disse:
AES
NÃO EXISTE autonomia no Brasil para os procedimentos, sem antes aprovação de lá de fora.

Curioso essa informação.
Nem eu sabia sobre ela!

Mas, em 15 anos de AES Brasil não lembro-me de nenhum acontecimento que possa balizar, instigar ou qualquer "ar" para essa informação.

Deve ser de alguém mais bem informado.

Mas, lembrei-me de uma afirmação que presenciei anos atrás, a pessoa afirmou que ele sabia que eu tinha feito o projeto do palácio do planalto. - Eu disse que não, não tinha sido eu. Ele duvidou e disse que sabia de fonte segura! ;-)




Mas, sobre a AES. Sim é uma única instituição. Nós somos uma seção da AES. O que fazemos e produzimos é feito atráves de muitas mãos. Mãos de todo o mundo. Acesse um comitê e verá a presença marcante de renomados nomes de todo o mundo.
Se você estudar um pouco a história da AES verá que um a consideravel parte do que você conhece de áudio passou por lá, pra resumir a história.
A anuidade, como o Bersan bem disse, já valeria a pena só para ter acesso aos corredores dos eventos da AES.





Sobre a questão principal do seu tópico. Siglas.



Tiago,

Você não tem como colocar nos mesmo questionamento, um sindicato, um órgão regulador, uma delegacia do trabalho e uma instituição que existe somente para difundir um conhecimento. E achar que são a mesma coisa.

Só me dei o trabalho de responder por que te conheço e sei que você é bem intencionado.
São coisas tão distintas que não dá para confundir. É só tentar entender um pouquinho elas que você verá que são diferentes. Existem com propósitos diferentes.

Abs,


Abs,
 
tiagão...
vamos ser sinceros e diretos...

a única forma de realmente nivelar por cima, e olhe lá, o processo, é fiscalização. como acontece com os radialistas. a tv usa gente sem drt, multa nela, e pronto. deveria se ter o mesmo tipo de controle nas locadoras e etc. só trabalharia gente com registro (que deveria ser beeeem mais barato no sated). o dono da locadora deveria ter que apresentar, junto com a proposta para o evento, os registros do pessoal que vai, desde a montagem até a operação, seja de luz, áudio, cenário, etc.
e é claro, os sated´s de cada estado caindo de pau emcima, fiscalizando sério. agora, vc acha que isso vai acontecer um dia, neste país de gente sem compromisso e sem seriedade?
vc conhece tão bem qto eu os mercados gringos, e sabe as diferenças que existem por lá. na gringolandia, áudio, vídeo, luz, são levados a sério, com cursos de graduação e tudo. show bussines é coisa séria lá. aqui é palhaçada. poucos são os donos de locadoras que se atentam para contratar trabalhadores capacitados de verdade. na maioria dos casos, o tio/sobrinho/amigo, que diz que sabe operar um equipo vai lá, cobra 'cincoenta reaus' e leva o seu, o meu serviço, o nosso ganha pão. aí chega vc, vai cobrar seus 200, 300, 400 conto pelo trampo, e o dono da locadora te acha maluco. é ou não palhaçada?
enfim...adcho mais que justo sua reinvindicação, mas cara, nada vai mudar..
vc é membro do gigplace tb, sabe o quanto discutimos isso por lá tb, sobre a abpáudio e tudo....parece cachorro correndo atrás do rabo, nunca sai do lugar o papo....
e nunca via sair, enquanto não mudar a mentalidade tanto dos técnicos, que tem, como já falei por lá, que criar uma lista negra dos técnicos pilantras e locadoras picaretas, quanto dos donos sérios de locadoras, que não devem contratar gente pilantra, que rouba o ganha pão de gente séria, pra operar seus eventos.
ufa...falei demais...
abçs
ingo
 
Tiago,
Vamos aos pontos.
Primeiro você disse que
***********.net disse:
"Alguns chegaram a falar muito mal, dizendo que outros beneficios se fazem pra quem tem acesso internacional, já que a sigla refere-se a uma organização internacional e NÃO EXISTE autonomia no Brasil para os procedimentos, sem antes aprovação de lá de fora."

Agora você disse que foi você que entendeu isso.

***********.net disse:
Me baseei justamente na sua colocação...
...Justamente passando a idéia de que tudo é gerenciado e aprovado lá fora. Não foi só eu que entendi assim, um grupo de pessoas que estava lá reunido conversando sobre o evento também entendeu assim.
e

Tiago, entenda que o que falei não foi o suficiente para lhe dar subsídio para deduzir isso, foi uma dedução de vocês, como você mesmo assume!

O funcionamento e as atividades da AES é muito complexo para você limitar tudo e resumir. Inclusive, não entraria nesse ponto em uma palestrar justamente para não confundir ninguém.

Quando disse que somos uma entidade só, me referi que nós (direção e associados da seção Brasileira) fazemos partes da mesma instituição.

Não falei sobre como é administração, como funciona a AES, como são seus procedimentos, nada disso.

Falei uma coisa simples.

As deduções que você e, o grupo que você mencionou, tomaram foram por querer resumir a questão.

Mas, paciência, é assim mesmo.

Você realmente falou a questão e agora sebe que não é bem assim.

Vamos seguir em frente.



Sobre as informações acessíveis e gratuitas, é só você acessar o site da AES (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.aes.org">http://www.aes.org</a><!-- m -->) que você encontrará muitos tutoriais em texto e vídeos com diversos ensinamentos e assuntos.

Temos como propósito traduzir muitas informações para o português, mas, é um projeto, depende de dinheiro e vou trabalhar para isso.

Para quem quer aprender áudio, pelo menos ler o inglês é básico!



Sobre a DRT, que é uma delegacia regional do trabalho, seu objetivo é atuar em casos de excessos e registrar os trabalhadores, assim como temos nosso registro civil, realizado pela delegacia de policia cívil.
Não é uma opção, um gosto ou algo similar. É imprescindível o profissional ter o seu registro. Quem pode fiscalizar e atuar é a Delegacia.

Sobre o CREA, é o conselho de uma atividade profissional, quem resgitra o profissional da área coberta pelos seu estatuto, determinado por lei.
São atividades de engenharia, arquitetura e agronomia, ou atividades correlatas, mas, cobertos legalmente pelo CREA que são, fiscalizados, registrados pela entidade.

Inclusive no registro profissional, a DRT só registra aqueles profissionais que não estão cobertos pelos conselhos de classe, como CREA, OAB e outros.

Dessa forma, também não é opcional. Se você é um profissional da área, obrigatoriamente deve ter feito um curso, este reconhecido legalmente, você pode buscar o registro. Se não tem o curso legalmente, não terá como buscar o registro.

(detalhe... Alguns dirão que atráves do sindicato é possível buscar o registro. É verdade, mas, é um atalho, quase uma piada, mas é verdade. Para isso você tem que se sindicalizar, provar para o sindicato que você é o que diz ser e ele emite uma declaração para que a DRT te registre)

SATED é um sindicato e, como tal o trabalhador tem o direito de não se filiar! É opcional. Não existe em nenhum lugar na legislação a obrigatoriedade para filiação no SATED.

Todos eles tem algum tipo de fiscalização.

Mas, a fiscalização da DRT e do CREA tem ofício de lei. Produzem documentos legais, que em direito, que não é minha área, alguém pode explicar melhor, tem um peso maior do que o de um sindicato.

Se a fiscalização funciona ou não é outra história. Que são as mazelas de nosso país.

Já o caso da AES é para quem que estudar áudio. O benefício é o conhecimento, o acesso as pessoas e aos estudos, pesquisas, projetos, tendências e outros. Não tem obrigatoriedade e não tem efeito de lei.

Abração.
 
Nask ta correto .
só que tem muita gente dizendo que é técnico de audio,som,operador etc...
e na verdade não é, não esta dividamente legalizado, a profissão é regulamentada
desde 1978, infelismente não temos união, isso só faz a categoria se fragilizar
muito.
Hoje estou morando em Rondonia numa cidade relativamente pequena com
aproximadamente 100 mil habitantes, vim de sampa faz uns 6 mezes, e tenho
dificuldades pra trabalhar, todas emissoras de TV que são 6 ,emissoras de radio,
igrejas, bares que tem som ao vivo estão burlando a lei, contratando pessoas inabilitadas
para a função de técnico.
ja tentei denunciar ao DRT ,aqui não tem!!! estou agora fazendo uma denuncia ao
Ministério Publico, acho que isso é o certo sabe, espero que todos façam o mesmo
quando se sentirem prejudicados.
cobrar nossos direitos é o mesmo que valorizar nossa profissão.
 
jaime willians disse:
...a profissão é regulamentada
desde 1978, infelismente não temos união, isso só faz a categoria se fragilizar
muito...
Uma grande ferida... chaga da nossa area! Estamos do jeito que estamos por conta do individualismo.

Já conversei com Técnicos; "tecnicos"; Operadores; "operadores" ... a desculpa é a mesma "Pra que serve isso mesmo? Nunca precisei, tenho meu trampo, to de boa." Ou então, "Oxi, nem sabia que tinha isso. Desde quando tem isso?" Tem muito do comodismo! E não existe um ciclo, uma rotina para ser legalizado, profissionalizado pelos mais "velhos de casa". Conheço apenas um Técnico velha guarda que motiva profissionais da area à tirar DRT.

Continuo fazendo minha parte, que é indicar escolas de audio para estudo, aprimoramento, treinamento, capacitação... E sempre mostrar que ter DRT é um diferencial positivo na area!
 
Back
Topo