Preciso melhorar o som da igreja - IPR Padre Paraíso

Bom dia a todos! Criei meu cadastro no fórum hj, mas sou leitor dele há um bom tempo e ele já abençoou muito a minha vida. Temos um som bem precário na nossa igreja, mas aos poucos, graças à sábios conselhos q encontrei aqui estou melhorando.

A nossa igreja está passando por uma ampliação e não temos muito dinheiro sobrando, mas GRAÇAS À DEUS o meu pastor atual tem a mente aberta e reconhece a necessidade de se ter um bom som.

Eu não sou nenhum sonoplasta ou técnico de som e tudo q sei aprendi lendo os artigos deste fórum. Na igreja eu sou o "severino", onde eu canto, toco, ministro escola bíblica e ainda cuido do som e do projetor. Infelizmente não temos ninguém capacitado para o ofício, mas eu procuro aprender tudo o q posso para o bem do nosso som.

Preciso trocar as caixas de som e comprar retornos e já estava até com algumas idéias baseadas nos posts q li aqui neste abençoadíssimo fórum.

A minha ideia era Comprar 2 sky sound r600 fly + um sub (ainda não escolhi) + 2 caixas de retorno (vcs acreditam q não temos retorno?). Porém um amigo meu q tbm não é sonoplasta ou técnico me disse q minha ideia não seria boa pq a igreja á comprida e o som fica muito alto na frente e pouco inteligível atrás. Ele disse q seria bom colocar várias caixas menores para q a igreja tivesse um som mais uniforme. então decidi procurar ajuda dos profissionais (vcs é claro).

O equipamento q tenho é:
1 Mesa Mackie 1604 VLZ3
1 Equalizador DBX 2231
1 Potência Cygnus (não sei a potência)
2 Caixas Jurássicas com muito médio sobrando (vcs verão nas fotos)

Tirei algumas fotos e fiz um desenho 3d da igreja (perdoem se estiver mal feito). A igreja ainda está em construção, mas terá uma galeria. As dimensões estão no desenho.

Por favor me socorram.

segue as fotos:
2h6t1cg.jpg
http://i57.tinypic.com/2h6t1cg.jpg
30ubf9y.jpg
http://i57.tinypic.com/30ubf9y.jpg
2qumd6q.jpg
http://i58.tinypic.com/2qumd6q.jpg
b3sz6r.jpg
http://i57.tinypic.com/b3sz6r.jpg
2cntdoi.jpg
http://i62.tinypic.com/2cntdoi.jpg
 
Leia este artigo: https://www.somaovivo.org/artigos/a-lei-dos-inversos-dos-quadrados-e-o-audio/
Depois de lido e entendido(caso nao entender pergunte) procure no forum outros artigos relacionados a"posicionamento de caixa de som" e "cluster central"
Depois pesquise sobre "condicionamento acustico" e "paineis absorvedores".

No link do artigo que indiquei você vai entender porque o som fica muito alto na frente, e embolado lá atraz e vai entender como prover o melhor posicionamento e direcionamento das caixas.
no segundo link voce vai ver varios casos semelhantes ao seu e varias soluções adotadas e algumas fotos de exemplo.
no terceiro link você vai saber um pouco sobre contrele de reflexoes dentro do templo caso tenha problemas com isso tambem.
 
Anderson, bem-vindo ao Som ao Vivo.

um amigo meu q tbm não é sonoplasta ou técnico me disse q minha ideia não seria boa pq a igreja á comprida e o som fica muito alto na frente e pouco inteligível atrás. Ele disse q seria bom colocar várias caixas menores para q a igreja tivesse um som mais uniforme
Ele está certo. Pelas fotos, imagino que a reverberação deve ser alta. Quanto mais longe da fonte sonora, a pessoa irá ouvir menos som direto e mais do campo reverberante (as várias reflexões causadas pelo ambiente), diminuindo a inteligibilidade e deixando o som mais "embolado". Com isso, vamos para o segundo ponto:

A minha ideia era Comprar 2 sky sound r600 fly + um sub (ainda não escolhi)
Você ainda não falou (ou eu não entendi) qual o principal problema hoje. Se for som embolado, o uso de um sub pode piorar e muito a situação. Eu iria com calma, adquirindo caixas para substituir as atuais, e depois se sentisse necessidade estudaria o uso do sub.

Leia os artigos que o Alex recomendou, se já não o fez. Leia esse também: https://www.somaovivo.org/artigos/dicas-para-a-sonorizacao-de-ambientes-muito-reverberantes/
 
No link do artigo que indiquei você vai entender porque o som fica muito alto na frente, e embolado lá atraz e vai entender como prover o melhor posicionamento e direcionamento das caixas.
no segundo link voce vai ver varios casos semelhantes ao seu e varias soluções adotadas e algumas fotos de exemplo.
no terceiro link você vai saber um pouco sobre contrele de reflexoes dentro do templo caso tenha problemas com isso tambem.

Não encontrei o segundo e terceiro link, mas o primeiro q li já me foi muito útil. Continuarei pesquisando. Muito obrigado pelas dicas.

Você ainda não falou (ou eu não entendi) qual o principal problema hoje. Se for som embolado, o uso de um sub pode piorar e muito a situação. Eu iria com calma, adquirindo caixas para substituir as atuais, e depois se sentisse necessidade estudaria o uso do sub.

Essa é a minha intenção, ir com calma mas fazer bem feito. O principal problema não é a embolação, e sim a qualidade muito ruim das caixas. Mas para trocá-las, preciso saber quais modelos, onde colocar e esses tipos de coisas. Pelo q li em um dos links do Stract, ele me recomendaria um cluster central. Não li tudo ainda e nem tenho certeza se é isso mesmo q ele me recomendaria. Assim q puder lerei o link q vc me passou.

Muito obrigado à voces 2 pela ajuda.
 
Pelo o q andei lendo até agora, o cluster central seria uma boa ideia, mas eu quero ouvir mais, sou aberto à possibilidades, vi tbm a possibilidade de um delay na metade da área. Nesse cluster eu usaria uma ou duas caixas? Qual marca e modelo me recomendam? A galeria q será construída não atrapalharia caso eu use o delay?

Queria aproveitar a potência q tenho para os retornos e comprar as caixas da PA ativas. quais retorno me recomendam e qual a potência deles?

Peço q tenham paciência comigo, pois sou apenas uma ovelha e não alcanço o alimento onde as girafas alcançam. Não sou técnico e nem tenho muito conhecimento, mas quero ajudar a minha igreja. Moro em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, na minha cidade não há nenhuma loja de som, basicamente tudo q compro é pela internet.
 
Anderson, tudo depende muito...
Partindo da ideia do cluster, você tem que avaliar o investimento que vai ser feito... Qual a verba disponível, o que priorizar na compra, aonde tenho mais falha no meu sistema de som...
Partindo dai, fica mais fácil a gente te direcionar!

A maioria aqui entende que sempre a verba é curta, mas você precisa dizer o que consegue pra ai a gente te falar até aonde você pode chegar!

Abraços
 
A verba é curta, mas o pastor entende a necessidade de bons equipamentos. Se precisar parcelaremos em umas trocentas(não procurem essa palavra no dicionário) vezes. Meu sistema é mais falho na qualidade. Embola um pouco atrás tbm.
 
Eu tenho um conhecimento bem baixo e falho...
Tirando por base que você faça um cluster central, aqui no fórum o pessoal recomendam as caixas da RCF por serem caixas ótimas, eu nunca ouvi elas, eu tenho JBL Selenium (que por sinal, não gosto muito do som) pesquise sobre as caixas... veja o seu orçamento, e vamos continuar conversando
 
Eu tenho um conhecimento bem baixo e falho...
Tirando por base que você faça um cluster central, aqui no fórum o pessoal recomendam as caixas da RCF por serem caixas ótimas, eu nunca ouvi elas, eu tenho JBL Selenium (que por sinal, não gosto muito do som) pesquise sobre as caixas... veja o seu orçamento, e vamos continuar conversando

Quanto ao orçamento seria algo entre 4.000 e 6.500, mas se precisar posso tentar conseguir um pouco mais.

Minha prioridade são as caixas ativas da PA e os 2 retornos passivos. O SUB não é coisa pra já e nem tenho certeza se realmente irei colocar, por isso estou pedindo ajuda.

Quanto às pesquisa das caixas eu fiz uma há algum tempo onde eu cheguei nas studio r Sky Sound, mas estou aberto a mais sugestões.

Tenho dúvida em relação se uso com alto falantes de 12 ou de 15. Por um lado as de 12 são melhores para os médios, mas as de 15 teriam melhores graves, daí a ideia do sub.
 
Qual a distância dos primeiros bancos à parede do altar? A galeria será inclinada? Qual a altura do primeiro banco da galeria ao teto, e do último banco ao teto? Quantas pessoas irão caber na igreja, com a galeria?
 
Qual a distância dos primeiros bancos à parede do altar? A galeria será inclinada? Qual a altura do primeiro banco da galeria ao teto, e do último banco ao teto? Quantas pessoas irão caber na igreja, com a galeria?

Distância dos primeiros bancos à parede do altar = 6m
Galeria inclinada = SIM
Altura do 1º banco da galeria ao teto = 3m
Altura do último banco da galeria ao teto = 2m
Quantidade de pessoas com galeria = 400 pessoas
 
Back
Topo