[PROBLEMA]Cabo Stéreo some com a voz.

Olá Gabriel e Bersan.

Desse jeito não é possível fazer nenhum efeito estéreo.


Obrigado pela resposta Gabriel, mas a pergunta foi feita para que se gerasse uma resposta mais ampla, analisando os sistemas de sonorização que encontramos por aí, como o Bersan complementou. A pergunta foi mais no sentido didático (...e que pergunta não é didática..??? ), pois muitos operadores tem uma certa dúvida em relação a trabalhar com o P.A. estéreo/mono...



Bersan, eu já tinha lido a mensagem anterior. Aliás, esse tema de PA estéreo ou mono já foi amplamente discutido em outro fórum...e eu não tenho nenhuma dúvida em relação à isso, sendo que sou um fã adepto dos clusters centrais.



De qualquer maneira, uma boa explicação.


Um grande abraço.
 
A PAZ

Aproveitando o gancho na pergunta do Christian faço uma pergunta com uma constatação em nossa igreja.
Ultimamente com a vinda de teclados melhores (p.ex. Korg, Yamaha) agora inclusive o tecladista esta com dgx220 (benção de DEUS) tenho notado um volume muito baixo e não estou conseguindo tirar um mais nitido a não ser quando coloco em mic (lembrem-se que a nossa mesa é mxsd 16 ..aaargh)
inclusive este teclado não tem conexão l + r, tem apenas um out. A pergunta é: o que tem errado para este teclado ter que colocar o volume no máximo quando ligo em line.? complementando que o tecladista está com o equipamento em 3/4 do volume.
 
David

Além de não ter DI descobri recentemente que a medusa era igual aquela gambiarra que se falou aqui, ou seja são 12 metros de multi cabo sem ser balanceado., pois de uma via quem montou transformou em duas.
 
David, aproveitando o topico, vc ja ligou dois teclados na mesa de som? Tipo assim, o mesmo tecladista tocando com dois teclados diferentes. Tem alguma dica especial ou nao tem nada de mais. Outra coisa, como funciona aquela ligacao MIDI dos teclados, posso interligar os dois?
 
vc ja ligou dois teclados na mesa de som? Tipo assim, o mesmo tecladista tocando com dois teclados diferentes. Tem alguma dica especial ou nao tem nada de mais.

Raphael,

não tem nada de mais, são dois instrumentos estéreos ligados na mesa, só isso.

Outra coisa, como funciona aquela ligacao MIDI dos teclados, posso interligar os dois?

Se ambos tiverem conexão MID (IN, OUT e Thought), pode sim. O teclado principal passará a controlar o "escravo". Isso é bastante interessante pois permite programação. Por exemplo, programa-se que quando o principal chamar o som X, o escravo chama automaticamente o ritmo Y (ou o som Y), e assim por diante.

Imagine isto em uma banda, com várias músicas. O músico pode tocar cada música com um som diferente, levando apenas poucos segundos para trocar entre todo um conjunto de programações.

Esta é uma das possibilidades, o MID é muito mais amplo. É possível controlar remotamente, usar o som de um teclado no outro, etc.

Um abraço,

Fernando
 
Temos na nossa igreja um Yamaha S90ES e surgiu a necessidade de usarmos outro teclado, um para base e outro para fazer outros tipos de sons como metais, violinos etc...pois nao temos ainda quem toque essses instrumentos. Nossa intencao eh usar o S90 como principal e um outro teclado bem simples como escravo. Posso entao usar o S90 pra fazer por ex. som de piano e o outro teclado pra fazer metais mas usando os sons do S90?
Como eh feita essa ligacao?
 
A PAZ

David ainda não experimentei com cubo, mas por experiencia com a guitarra quando coloco ela no cubo o som fica bem melhorado, e quando liga o pedal então fica excelente mesmo que esteja apena by pass.
assim que tiver oportunidade experimentarei com a própia cx da guitarra pois é a única que temos e fazendo ligação dela para mesa para ver como fica.


Heriberto
 
Raphael,

Possível é, já fiz (minha irmã é pianista/tecladista, mas advinha quem ligava tudo para ela!) mas tem mais de 10 anos que não mexo mais com isso, não lembro os detalhes.

Mas vou dar uma dica: está tudo nos próprios manuais dos aparelhos.

Heriberto,

e quando liga o pedal então fica excelente mesmo que esteja apena by pass.

Como é que é???? By-pass não deveria influenciar o som em absolutamente nada! Tem certeza disso que você escreveu?

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ


Pois é, realmente quando eles colocam no VampII da Beringela mesmo sem efeito, deixo ligado em mic e mesmo assim o som fica alto e bem nitido.

Heriberto
 
Heriberto,

quando eles colocam no VampII da Beringela mesmo sem efeito

a princípio, "sem efeito" não quer dizer by-pass. Tudo depende do ponto em que se tira o sinal do by-pass. Na esmagadora maioria dos casos, é tirado logo da entrada, antes mesmo dos circuitos de pré (a entrada é redirecionada para a saída, e não mais para os circuitos eletrônicos). Nesta posição obviamente não há alteração de nenhum parâmetro, já que não passou por nenhuma eletrônica.

Mas fui olhar o produto

v-amp2_medium.jpg


e vi que está escrito "PREAMP BY-PASS"

A rigor, este seria um "by-pass" de verdade, mas por algum motivo o fabricante deve ter tirado o sinal de algum outro lugar, e não da entrada. Mas é exceção.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo