Problemas com o som

G

Guest

Guest
Preciso de uma ajuda, eu sou guitarrista e utilizo um amplificador meteoro na minha frente quando toco para retorno e dele ligo uma saida na mesa. Porem o som que sai nas PA eh muito mais agudo que o do meu amplificador, e na mesa de som esta tudo o grave e sem nada de agudo e ainda assim fica muito gritante, o que pode ser? A mesa eh uma wattsom MXSD 16 II
 
Ola jaderguitar seja bem vindo

Voce esta ligando a saida do seu amp em qual entrada da mesa? Mic ou Line?

Se for em Mic mude para Line e teste e depois poste nos resultados.

Um abraço
Deus abençoe
 
Entao, eu sou meio leigo ainda com mesa de som :p mas tem 2 entradas a de cima e de baixo em cada canal ne, eu estou ligando no de baixo...onde sao ligados os outros instrumentos tambem, entao creio que esta no lugar certo...
Sera que o problema pode ser nas caixas mesmo?

Abraço
 
jaderguitar disse:
Sera que o problema pode ser nas caixas mesmo?

Abraço

Os outros instrumentos estão dessa mesma forma?

Mas calma vamos por parte

Voce ja testou outrou canal? Se não teste e depois fala ai com a gente

Um abraço
 
Olá companheiro, seja bem vindo.

Tb sou guitarrista, e utilizo o mesmo esquema de retorno q vc, entretando, meu cubo é da Warm Music. Realmente o som no P.A fica muito ruim, quando vc sai do Lineout do cubo e joga na Mesa.
Uma dica q eu te dou é vc usar um DIRECT BOX, entre o Cubo e a mesa,
ou em vez de vc usar o lineout do cubo, vc microfona se amp. e joga na mesa. Posicionando o seu mic mais oun menos uns 5 cm do cone do falante do cubo. Tenho certeza q som vai melhorar bastante, o agudos vaoser atenuados e seu som vai ficar muito mais "encorpado".

Abraços
Diogo
 
Concordo com o dventurin, é melhor vc usar uma boa direct box ( pois as ruins tb vão mudar muito o som ) ou microfonar o cubo.
 
Ah, blz entao, se eu for colocar um Direct box, qual poderiam me indicar? eu vi um da behringer porem as entradas sao akelas XLR e eu queria um com entrada P10 para aproveitar os mesmos cabos existe algum bom e com entradas P10? E va resolver mesmo o meu problema?

Abraço
 
Pessoal, a tal mesa dele não tem entradas balanceadas, de nada vai adiantar o direct box. Essa mesa possui entrada de mic e linha desbalanceadas independentes. Sugiro microfonar no seu caso...

Abçs
 
jaderguitar disse:
Ah, blz entao, se eu for colocar um Direct box, qual poderiam me indicar? eu vi um da behringer porem as entradas sao akelas XLR e eu queria um com entrada P10 para aproveitar os mesmos cabos existe algum bom e com entradas P10? E va resolver mesmo o meu problema?

Abraço

VC tem Algum microfone dinamico sobrando aí ñ? ao inves de comprar logo um DIRECT BOX, pq vc ñ faz um teste primeiro microfonando o cubo, até pq,microfonar, ainda é uma melhor opção que directbox para esses casos. (SE EU ESTIVER ENGANADO ME CORRIJAM). Agora vc tem q microfonar com algum mic descente, não adianta usar usar mic de Karaoke, q as coisa irão piorar!
 
ahh, entao acho q vou acabar microfonanado ele pra ver se melhora...obrigado pela ajuda

Abraço
 
Os mic que temos la nao sei te dizer se sao bons ne, mas nao sao de akele mono de karaoke nao...sao os que usamos na igreja mesmo...
 
jaderguitar disse:
Os mic que temos la nao sei te dizer se sao bons ne, mas nao sao de akele mono de karaoke nao...sao os que usamos na igreja mesmo...

Aí tenho certeza q vc vai sentir uma grande diferença.
Agora se vc ñ gostar da opção de microfonar, e tb depois tentar o directbox etb ñ gostar, vou te dar mais duas opções:

Quando vc sair do Lineout do cubo vc liga um pedal de Equalizador, aí vc joga para mesa. Pode ser um EQ700 da Behringer ñ precisa se um Boss, aí vc vai conseguir ter um melhor controle das frequencias altas.
Aí se ainda assim vc ñ gostar vc compra um pedestal para cubo, orinta o seu cubo numa posição de 45 graus e ñ liga ele na mesa, tenho certeza q vai dar para cobrir vc e o resto da igreja. é bom q o seu cubo seja de 60w para cima.
e se nada disso der certo aí eu "DESISTO"

rsss..
 
entao dventurin essa opçao de usar o cubo sozinho pra joga o som eu ja usava, parei de usar pra ter ele apenas de retorno, mas nunca tinha ido reparar como o som saia nas PA, e semana passada fui e tive a surpresa de como tava ruim.
Ele eh um meteoro thor de 30W e por incrivel que pareça faz uma barulhera alta...tanto que as vezes o operador de som pede pra eu diminuir o som dele pq na mesa ta "zerado" o som e ainda assim ta cubrindo as vozes :D
Valeu pelas dicas, axo q vou usar ele sem ligar na mesa mesmo. so gostaria de entender o porque que acontece isso com o som...se alguem souber me explicar :wink:

Abraço
 
jaderguitar disse:
gostaria de entender o porque que acontece isso com o som

Rapaz... creio que seja pq o amp específico de instrumento é totalmente projetado p/ reprodução do som desse instrumento, ou seja, dá uma sonoridade (em tese) mais agradável, adequada a ele. Um PA, teoricamente, tem que ser "neutro", equilibrado, ao invés de trabalhar pelo timbre de um instrumento específico.
A questão é que normalmente a saída de linha de vários amps ñ reproduz o timbre que o amp gera, que é causado por todos os componentes dele: pré-amp, o próprio amplificador, o alto-falante, e mesmo a caixa. Geralmente o sinal é retirado em paralelo com a entrada, ou logo após o pré-amp, então parte dos componentes que geram o timbre fica de fora da conta. Esse sinal chega ao PA, e acaba ficando diferente do som original do amp ("cubo"). É aquela história: os amps de instrumentos "colorem" o som.
Alguns amps têm saídas de linha com simuladores, de modo a ter um timbre mais próximo do "real". É um recurso bem-vindo, já que é mais simples se trabalhar com sinais de linha do que com microfones no palco.


Abraço.

Tailan
 
Galera, vamos tomar cuidado com as opiniões que damos... Certifiquem-se que elas tão corretas, antes de sugerir uma aquisição. Nem todo mundo pode gastar dinheiro pra "ver se funciona".


O direct box não vai mudar nada no caso dele, por melhor que seja.
Microfona o cubo, que vai melhorar.
 
Eu sempre prefiro microfonar o cubo, o som fica muito mais fiel, porem na igreja usar assim é complicado, uma forma que encontrei pra melhorar o som da guitarra foi eliminar o amplificador. Ligo a saída do pedal na mesa e o guitarrista recebe o som dele pelo retorno igual aos demais. O Guitarrista timbra o instrumento no equalizador da pedaleira e assim conseguimos acabar com aquele agudo irritante.


Mas em evento fora da Igreja eu microfono o cubo.
 
Metal, o interessante é que faço a mesma coisa. Por limitações de equipamentos, conectamos os instrumentos direto à mesa. A diferença com a guitarra aqui é que ela ñ têm o equalizador (pedal). Mas foi conectada a saída do set de pedais direto ao PA, e, se ñ ficou bonito como o som de um amp de guita, tb ñ ficou desagradável. Mas nunca experimentei ligar a guitarra direto, sem pedais pelo caminho (guitarra aqui é pouco usada, na verdade), p/ notar como fica.


Abraço.

Tailan
 
TSA disse:
Mas nunca experimentei ligar a guitarra direto, sem pedais pelo caminho (guitarra aqui é pouco usada, na verdade), p/ notar como fica.

TSA, acho que talvez eu escrevi meio confusso, o sinal passa pelo set de pedais sim (Pedaleira) só que não vai pro amplificador, vai direto pra mesa. Porem o guitarrista lá tem uma pedaleira digital da Boss bem generosa, que alem de diversos timbres que ele pode escolher ainda tem um equalizador. Então após muitos testes conseguimos um conjunto de timbre e equalização que não fica muito agudo.
 
Back
Topo