Projeto de som para igreja

SamuelSilvaADBE

New Member
Saudações, galera do "som ao vivo" !

Estamos querendo fazer um update geral no som da nossa igreja. Vamos descartar o som antigo e renovar tudo. Estava pensando em pegar um material ativo. Me sugeriram colocar 3 caixas ativas de 8 polegadas de cada lado da igreja, uma mesa behringer 2442USB, um subwoofer de 15 (ativo) e dois retornos para o altar.
O que vocês acham? Quero dicas, se der certo desse jeito, de marcas e potência do sub e caixas ativas.
A igreja é forrada no gesso.
Comprimento= 11,30
Largura = 8,30
Altura 3,62

2gws51v.jpg
 
APDSJ irmão. Desculpe eu não consegui visualizar direito, aquilo são duas caixas de som no fundo da igreja "jogando" o som de trás para frente????????????? Se forem é a primeira coisa a ser corrigida.
Pelo pouco que pude ver na foto e pelas medidas que vc passou acredito que um PA LR (esquerda e direita) em Fly (penduradas e devidamente inclinadas), mais uma sub seja mais que suficiente pra vc. Tudo isto na frente apontando o máximo possível para o corpo da igreja, ou nave. Creio que 2 caixas 2 vias (woofer + drive titânio) de 12'' e um subwoofer de 15'' (no máximo).
Se vc's puderem colocar estas 3 ativas e comprarem uma mesa com faders LR e saída mono, vc's terão controle independente do estéreo do PA e da sub, o que seria excelente.
Quanto a mesa de som, não sei quanto vc's podem gastar, mas já que vc's querem realmente dar um "UP" no som, eu pesquisaria uma Yamaha ou Mackie ou algo assim.
Vc só comentou sobre o PA, mas nada sobre os monitores. Sinceramente eu sou a favor da implantação de fones de ouvidos para os instrumentista, ainda mais em locais menores e com acústica ruim como estes. Mas isso depende muito do orçamento de cada um.
Outra consideração a ser feita é a de montar uma "mixhouse" no fundo da igreja comunicando com o altar através de um multicabo. Esta "mixhouse" que me refiro é apenas um local para a mesa de som e periféricos, para que o irmão que estiver pilotando o som possa fazê-lo ouvindo o som que a igreja ouve. Detalhe se o intuito da "mixhouse'' é fazer com que o piloto ouça o som do PA NÃO TEM LÓGICA COLOCAR UM VIDRO NA FRETE DA "MIXHOUSE". Digo isso pois infelizmente vejo muito isso por aí. Muitos confundem "mixhouse" ou "mixhome", como preferir, com "homestudio" que é um local isolado e tratado acusticamente usado em estúdios de gravação.
Espero que tenha ajudado. APDSJ...
 
APDSJ irmão. Desculpe eu não consegui visualizar direito, aquilo são duas caixas de som no fundo da igreja "jogando" o som de trás para frente????????????? Se forem é a primeira coisa a ser corrigida.
Pelo pouco que pude ver na foto e pelas medidas que vc passou acredito que um PA LR (esquerda e direita) em Fly (penduradas e devidamente inclinadas), mais uma sub seja mais que suficiente pra vc. Tudo isto na frente apontando o máximo possível para o corpo da igreja, ou nave. Creio que 2 caixas 2 vias (woofer + drive titânio) de 12'' e um subwoofer de 15'' (no máximo).
Se vc's puderem colocar estas 3 ativas e comprarem uma mesa com faders LR e saída mono, vc's terão controle independente do estéreo do PA e da sub, o que seria excelente.
Quanto a mesa de som, não sei quanto vc's podem gastar, mas já que vc's querem realmente dar um "UP" no som, eu pesquisaria uma Yamaha ou Mackie ou algo assim.
Vc só comentou sobre o PA, mas nada sobre os monitores. Sinceramente eu sou a favor da implantação de fones de ouvidos para os instrumentista, ainda mais em locais menores e com acústica ruim como estes. Mas isso depende muito do orçamento de cada um.
Outra consideração a ser feita é a de montar uma "mixhouse" no fundo da igreja comunicando com o altar através de um multicabo. Esta "mixhouse" que me refiro é apenas um local para a mesa de som e periféricos, para que o irmão que estiver pilotando o som possa fazê-lo ouvindo o som que a igreja ouve. Detalhe se o intuito da "mixhouse'' é fazer com que o piloto ouça o som do PA NÃO TEM LÓGICA COLOCAR UM VIDRO NA FRETE DA "MIXHOUSE". Digo isso pois infelizmente vejo muito isso por aí. Muitos confundem "mixhouse" ou "mixhome", como preferir, com "homestudio" que é um local isolado e tratado acusticamente usado em estúdios de gravação.
Espero que tenha ajudado. APDSJ...
Graça e paz!
Primeiramente obrigado pela minunciosa atenção aos mínimos detalhes. Aquelas caixas lá atrás, foi o antigo "menino do som" que as implantou. Não sei com qual intuito. Acredito que falta de conhecimento mesmo... elas vão ser retiradas,mas vamos ao que interessa...
Já tinha pensado nesse PA fly e até agora, junto com a ideia do pa nas laterais, foram as mais cabíveis, segundo meu pequeno conhecimento. O PA fly sairia por menos custo, mas o benefício seria bom? É que imagino que o PA lateral, teria uma dispersão sonora bacana. O problema é que sairia mais caro. Pelo orçamento que fiz, só de PA uns R$ 10.000,00. Vou considerar o PA fly, me parece atender e ser "menos custoso". Você tem ideia de marcas, modelo ou referência? Neste caso, penso fazer o que você me sugere: CAIXAS FLY, SUB, 2 monitores e uma mesa de som. Todo esse material é ativo não é? Mais uma vez, obrigado. Espero contar com sua resposta, pois não confio em vendedores, eles só querem vender. Estou começando no "som" agora. Agradeço mesmo pela sua ajuda. Que nosso Deus abençoe você!
 
@SamuelSilvaADBE ;

Receba tb minhas boas vindas ao SAV! Reeceeebaaa...
Desculpe, a empolgação.
Contribuindo com sua solicitação, acredito que para um ambiente como o seu um cluster central cairia muito bem, e teria uma dispersão melhor. Sugiro que vc avalie bem a necessidade de um sub agora, vc não usa agora não é mesmo?! Sente tanta falta assim?
Digo isso porque dificilmente vamos conseguir chegar a um orçamento que feche com o valor que vc tem disponível mantendo um padrão de qualidade bom. Se o sub puder ser adquirido mais tarde, se chegarem a conclusão de que vão precisar, minha sugestão seria 2 Staner SR315a para o PA, 2 Staner SR212a para o retorno, sendo que se vcs estavam cogitando caixas de 8 para PA talvez possa ser interessante usar as SR212a para o PA e ver se um par de SR110a atenderiam o seu retorno. Caso a segunda opção atenda terá a vantagem de sair mais barata e de que geralmente caixas de 12" casam melhor com sub ( que seria adquirido mais tarde ). A primeira opção abre a possibilidade de vcs chegarem a conclusão de que o grave das caixas de 15" são suficientes para o seu estilo musical o que o sub pode ser dispensado, tb vai dar mais pegada no som do retorno privilegiando baixo, teclado e bateria ( embora a sua não deva ser microfonada né? ).
Com relação a mesa acho que vai faltar um pouco pra conseguir comprar uma boa, mas eu indico de Yamaha pra cima, uma RCF talvez cairia bem. Por falar em RCF não se assuste se eu te disser que talvez possa ser interessante para vc, a depender da quantidade de canais que vc vai precisar, comprar uma digital como a M18 por exemplo. Faça contas, vc vai gastar um pouco mais com a mesa mas vai economizar em multicabo e periféricos.
 
@SamuelSilvaADBE ;

Receba tb minhas boas vindas ao SAV! Reeceeebaaa...
Desculpe, a empolgação.
Contribuindo com sua solicitação, acredito que para um ambiente como o seu um cluster central cairia muito bem, e teria uma dispersão melhor. Sugiro que vc avalie bem a necessidade de um sub agora, vc não usa agora não é mesmo?! Sente tanta falta assim?
Digo isso porque dificilmente vamos conseguir chegar a um orçamento que feche com o valor que vc tem disponível mantendo um padrão de qualidade bom. Se o sub puder ser adquirido mais tarde, se chegarem a conclusão de que vão precisar, minha sugestão seria 2 Staner SR315a para o PA, 2 Staner SR212a para o retorno, sendo que se vcs estavam cogitando caixas de 8 para PA talvez possa ser interessante usar as SR212a para o PA e ver se um par de SR110a atenderiam o seu retorno. Caso a segunda opção atenda terá a vantagem de sair mais barata e de que geralmente caixas de 12" casam melhor com sub ( que seria adquirido mais tarde ). A primeira opção abre a possibilidade de vcs chegarem a conclusão de que o grave das caixas de 15" são suficientes para o seu estilo musical o que o sub pode ser dispensado, tb vai dar mais pegada no som do retorno privilegiando baixo, teclado e bateria ( embora a sua não deva ser microfonada né? ).
Com relação a mesa acho que vai faltar um pouco pra conseguir comprar uma boa, mas eu indico de Yamaha pra cima, uma RCF talvez cairia bem. Por falar em RCF não se assuste se eu te disser que talvez possa ser interessante para vc, a depender da quantidade de canais que vc vai precisar, comprar uma digital como a M18 por exemplo. Faça contas, vc vai gastar um pouco mais com a mesa mas vai economizar em multicabo e periféricos.

Obrigado!
O cluster teria as duas caixas juntas ou dispersas nas laterais do "altar"?
Você acha que o modelo das caixas de 15' me atenderá na questão de substituir o sub? e pq não usar dois monitores ao invés de usar PA como retorno? desculpe qualquer "leiguisse" estou começando agora.
 
E que PA como retorno vira monitor. Pense bem. A igreja de meu irmão adquiriu 2 subs, e eles ficam ligados sem reproduzir nada, virou porta objetos.
 
Este é o meu amigo @Ronaldo1! Quando eu crescer vou querer ser que nem que ele!

E que PA como retorno vira monitor. Pense bem. A igreja de meu irmão adquiriu 2 subs, e eles ficam ligados sem reproduzir nada, virou porta objetos.
Acho que isso acontece com mais frequência do que imaginamos e por este motivo sugeri que o @SamuelSilvaADBE avalie bem esta necessidade. É um dinheiro que poderia ser melhor aproveitado na compra de uma boa mesa já que o orçamento está apertado.
E não é que a caixa de 15" substitui o sub, porque não substitui, mas dependendo de sua resposta pode ser que o torne dispensável. E pelo que o @Ronaldo1 nos relata das Staner acho que é exatamente isso que ocorrerá com vcs.
Por falar em Staner, que sempre me lembra vc @Ronaldo1, estive na Catedral das Assembléias de Deus Madureira em Volta Redonda e imagine que som eu encontrei lá?
Retornos e side do palco, reforços nas galerias, e acredito que tb 2 Lines e 2 subs, tudo Staner.
 
Se minha igreja não tivesse comprado seu som a pouco tempo, e ainda não o acertou, eu ia sugerir trocar por um sistema daqueles. Som muito bom, atende a nave e as três galerias de lá. Não demostra ter aquela sobra de agudos que não consegui ainda definir se é culpa das Attack ou da Yamaha MG32.
Só não achei melhor porque a Bléis tem a mania de não colocar tudo, instrumentos e voz no PA, costuma por voz no PA e instrumentos nos cubos. Aí dá aquela sensação estranha, tipo quando vc está no primeiro banco da igreja e percebe a diferença de fase entre o som do PA e o do retorno que vem invertido, tipo um desacoplamento, algo assim. Mas quando o cara colocava tudo no PA aí sim, sistema muito bom.
 
APDSJ... olha estava querendo mudar o som de minha igreja, mas não fui autorizado, então na tentativa de melhorar mudei tudo, tirei os retorno, porque dava microfonia pra caramba. Agora to usando mesa oneal 8 canais + equalizador 15 bandas da voxman e duas caixas passivas 15''+TI de 300 w com uma potencia MA1000 da attack essas caixas coloquei uma de cada lado voltando para o pulpito como retorno, ao pé do pulpito, usando a saída retorn da mesa em um dos lados do Eq e dai pra potência. A saída L da mesa mando pro Eq e pra caixa ativa e dessa mando pra outra ativa sendo que uso uma de cada lado como PA. o som fico super legal não tem falta de graves e a igreja é 9x15 praticamente o mesmo tamanho da sua só que forada com pvc. Obs: odeio caixa ativa.

Te do uma idéia, já que você ta sem grana faz o Seguinte: troca as caixas, usa caixas da attack e potência da attack e tenta manter a mesa e ai futuramente você troca a mesa. vai melhorando aos poucos.
 
Última edição:
Josué, quando pensamos em um novo som, procuramos ofertar o que tem de melhor, dentro do orçamento proposto. Não estou dizendo que ativo é melhor que passivo, isso depende de muitas variáveis e aplicações. Mas me parece muito razoável as opções descritas pelo AltVan13 e pelo Ronaldo1. Só um adendo, retorno com a sobra do PA é ruim, mas suportável. Minha igreja tem dimensões muito próximas e apesar de ter caixa de retorno, sempre que eu estou de plantão no hospital o pessoal esquece de ligar e fica assim mesmo.
 
Galera, esqueci de mencionar que temos um grupo de louvor: 1 violão, teclado e contrabaixo. Vocês acham que duas caixas attack de 15 polegadas e 500w cada seria suficiente pra "rodar" o som do grupo de louvor?
 
APDSJ irmãos. Desculpa a demora pra responder eu estava meio enrolado com algumas instalações. Ainda sou a favor das caixas ativas de 12'' com uma sub de 15'' pro PA, claro que com um processador fazendo o corte, ou um crossover ativo mesmo, uma vez que vc tem contra baixo e teclado indo pro PA. Fones de ouvido pros instrumentistas (aí a mesa digital pra vc seria de grande valia, pois vc poderia montar as vias de retorno nos fones via buses e dependendo do modelo da mesa dá pra liberar o acesso do próprio instrumentista pro buss dele. Ou seja ele controla o próprio fone) e retornos de chão pro pregador. Isso deixaria teu PA mais limpo eliminando cubos e retornos diminuindo o "SPL de palco". Mas como dito anteriormente por nossos colegas, o PA com duas ativas de 15'' também é uma alternativa dependendo da grana. Só acho que caixas de 12'' responderiam um pouco melhor, principalmente pras vozes. E considerando que a igreja onde o irmão congrega é um local simétrico de ângulos retos com paredes emassadas e pintadas com teto de gesso acredito que a acústica seja um probleminha a ser considerado. Por isso não sei se elementos de dispersão esféricas em cluster central de 15'' seria a mais adequada.
De qualquer forma faça um planejamento, tenha em mente aonde vc's querem chegar e estabeleça metas. Fazendo isso vc pode reformar o som por etapas. É assim que tenho feito na minha igreja, fiz um projeto e o dividi em etapas.
 
APDSJ irmãos. Desculpa a demora pra responder eu estava meio enrolado com algumas instalações. Ainda sou a favor das caixas ativas de 12'' com uma sub de 15'' pro PA, claro que com um processador fazendo o corte, ou um crossover ativo mesmo, uma vez que vc tem contra baixo e teclado indo pro PA. Fones de ouvido pros instrumentistas (aí a mesa digital pra vc seria de grande valia, pois vc poderia montar as vias de retorno nos fones via buses e dependendo do modelo da mesa dá pra liberar o acesso do próprio instrumentista pro buss dele. Ou seja ele controla o próprio fone) e retornos de chão pro pregador. Isso deixaria teu PA mais limpo eliminando cubos e retornos diminuindo o "SPL de palco". Mas como dito anteriormente por nossos colegas, o PA com duas ativas de 15'' também é uma alternativa dependendo da grana. Só acho que caixas de 12'' responderiam um pouco melhor, principalmente pras vozes. E considerando que a igreja onde o irmão congrega é um local simétrico de ângulos retos com paredes emassadas e pintadas com teto de gesso acredito que a acústica seja um probleminha a ser considerado. Por isso não sei se elementos de dispersão esféricas em cluster central de 15'' seria a mais adequada.
De qualquer forma faça um planejamento, tenha em mente aonde vc's querem chegar e estabeleça metas. Fazendo isso vc pode reformar o som por etapas. É assim que tenho feito na minha igreja, fiz um projeto e o dividi em etapas.
A respeito da acústica fiz um teste: Quando coloco o grave, tem eco, quando reduzo um pouquinho do grave, ele some e fica inaudivel.
Vou fazer isso mesmo, reforma aos poucos. Fico com medo e adquirir as caixas de 12' e ela não dar conta. Não que extrapolemos, mas é pq no momento estamos sem sistema de som, estamos fazendo os cultos numa caixinha e 15' da Sea Audio e tem hora que quando o playback ou violão estão tocando junto com o vocal, a caixa fica oscilando, deixa o microfone super baixo e o violão mais alto. Por isso tenho receio da caixa de 12', mas estou errado? As duas de 2 vias me atenderiam bem? Eu não teria mais esse problema?
 
@SamuelSilvaADBE ;

Percebo que vc, como está ficando frequente acontecer, está começando a perder seu foco. Já te foi sugerido e explicado vantagens e desvantagens tanto de um sistema de 12" quanto de um sistema de 15". O fato de vc ter caixas de retorno não impede que vc implemente fones para quem vc quiser posteriormente, vai precisar de uma mesa com o máximo de auxiliares possível e quanto mais auxiliares mais caras elas ficam em se tratando de analógicas. Lembre que seu pastor tb precisa se ouvir e ainda não vi pastores pregando com fones.
No mais vc precisa agora fazer a sua parte. Avalie muito cuidadosamente o que já foi sugerido e comece a esboçar o seu sistema, aí a gente vai comentando e sugerindo mais coisas. Se vc não fizer isso vamos cair num círculo vicioso de opiniões e inseguranças sem fim, algo que, infelizmente, tb está se tornando frequente.
 
Irmão, isso acontece se vc misturar muitos sons numa caixa só, ela vai embolar mesmo. Se vc dividir em LR e sub vai melhorar. Dependendo da mesa de som dá pra dar definição de cada coisa na equalização.
Aconselho que antes de comprar verifique com o vendedor se vc pode fazer um teste. Teste as caixas de 15'' e teste as de 12'' com sub. Dependendo da loja ou do vendedor vc consegue fazer isso. O mais importante agora é definir um projeto, estabeleça prioridades e vá fazendo conforme pode. Não desespere, nem tenha pressa, vá com calma e compre bem comprando certo.
 
Irmão, isso acontece se vc misturar muitos sons numa caixa só, ela vai embolar mesmo. Se vc dividir em LR e sub vai melhorar. Dependendo da mesa de som dá pra dar definição de cada coisa na equalização

Gostaria de comentar isso. Geralmente mesmo as CSR da vida quando reproduzem som mecânico não se saem tão mal quanto quando reproduzem som ao vivo. Porquê será que isso acontece?
Embora eu esteja longe de ter conhecimento suficiente para emitir pareceres definitivos a respeito, vou me valer de minha experiência pessoal para embasar minha opinião a respeito. Na igreja da qual fazia parte até pouco tempo os retornos eram O`Neal e embolava muito, então troquei por RCF Art315a e ... continuou embolando. Comecei a analisar o que estava ocorrendo e percebi que a embolação ocorria em certos momentos, curiosamente quando a guitarrista ( que sempre enfiava um solo pelo meio da música, usando a região dos médios e socando distorção ) ou quando o tecladista pegava uma linha muito grave. Embolava guitarra, violão, teclado e baixo. Por mais que eu tentasse equalizar o bendito instrumento, seja a guitarra seja o teclado, não conseguia um resultado satisfatório. Percebi que o mesmo ocorria esporadicamente com o violão e nunca com o baixo. Fui conversar com o baixista que tb era o dirigente do louvor e o músico ( realmente ) mais experiente do grupo e ele me explicou e me mostrou que, no nosso caso, isso se devia a problema de execução ( não, não é que tínhamos que matar os músicos ). Isso ficou bem claro quando ele pediu para cada um dos músicos tocar e depois ele mesmo foi tocando os instrumentos um por um. O problema sumiu.
Voltando a som mecânico nas caixas o que ocorre é que os produtores e engenheiros de áudio tem um imenso trabalho colocando "cada instrumento no seu lugar" e encontrando espaço na mix para que um não se sobreponha ao outro. Mesmo eles dizem ter muito menos trabalho quando a banda toca direito. No nosso caso isso fica na nossa mão, só que não temos como corrigir algo que está sendo executado errado na fonte, ou captado ruim na fonte e neste caso qualquer caixa que for usada vai tocar o som embolado "como ele está sendo executado".
Some à isso que sua igreja, como muitas igrejas pequenas inclusive a da qual fiz parte, parece ter problemas com graves.
Se o que estou dizendo for verdade uma caixa melhor vai proporcionar que vc ouça a embolação com maior definição.
 
Última edição:
Aconselho que antes de comprar verifique com o vendedor se vc pode fazer um teste. Teste as caixas de 15'' e teste as de 12'' com sub. Dependendo da loja ou do vendedor vc consegue fazer isso. O mais importante agora é definir um projeto, estabeleça prioridades e vá fazendo conforme pode. Não desespere, nem tenha pressa, vá com calma e compre bem comprando certo.

Com isso concordo plenamente e reforço a sugestão.
 
Back
Topo