Projeto de Subwoofer - A construção

isinho

Administrator
Moderador
Olá amigos, recentemente, fiz uma odisséia atrás de um projeto de sub de baixo custo; e fui muito ajudado por vocês. A seguir, a descrição do feitio e montagens do sub.

Lembrando que haverão muitos erros, porque estou apenas começando.
hehe

***

Vou começando descrevendo os materiais e ferramentas usados neste projeto.

Primeiro, os materiais e componentes do sub:

Placa de MDF de 18mm (em um local improvisado para corte):
DSC03955.jpg


Alça plástica:
DSC03972.jpg


DSC03973.jpg


Divisor passivo da JC Divisores (farei um tópico só sobre eles):
DSC03980.jpg


Como o valor de corte pretendido por mim não era um valor comercial deles, eles fizeram um projeto para mim. Foi dimensionado para até 350 watts em 4 ohms, e possui corte em 120 hz (12 db por oitava)
DSC03982.jpg


Conectores Speakon Santo Ângelo:
DSC03977.jpg


Falante Snake - ESV 615.
Potência de 350 watts RMS e 4 ohms de impedância:
DSC03988.jpg


DSC03984.jpg


DSC03987.jpg


Par de dutos de 4" (tamanho indicado pela Snake)
DSC03989.jpg


***

Vou aproveitar e postar sobre as lojas também:

O falante e os dutos, comprei na LeoSound. Loja boa, tem muita coisa, porém uma logística meio ruim. Mas deu tudo ok.
E possui nota.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.leosound.com.br/loja/">http://www.leosound.com.br/loja/</a><!-- m -->

Os conectores e as alças, comprei na Musical Grellmann.
Ótima loja, possuem muita coisa, e uma ótima lojística. Mesmo pedindo para entregar por PAC, chegou rápido.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musicalgrellmann.com.br/">http://www.musicalgrellmann.com.br/</a><!-- m -->

O divisor, liguei na própria JC Divisores e comprei direto.
Atendimento nota 10, muito bom mesmo, o preço também é bom. Espero que o divisor também seja.
(11) 5078-8027

Já o MDF, comprei em uma madeireida da cidade mesmo...

(**Esse é só o primeiro post, continua...)
 
Agora, vou fazer uma lista das ferramentas usadas (agora, ou em breve):

Serra tico-tico Black and Decker:
DSC03959.jpg


Furadeira Ultrafarma (genérica)
DSC03990.jpg


Furadeira de bancada Schulz FSP 13P
DSC03991.jpg


Tem também uma serra circular e uma tupia, porém, não estão comigo...

Agora, meus comentários sobre a "serragem" das madeiras.
Como a serra circular não estava comigo, fiz tudo com a tico-tico, porém, ficou bem ruim. Terei de gastar muito na lixadeira... Mas; acontece né...
Pensei também que a lâmina que havia vindo com a serra seria muito grosseira e poderia dificultar o acabamento, então comprei outro jogo, e fiz a maior parte dos cortes com essa lâmina:

DSC03966.jpg


Reparem como os dentes são pequenos...

Porém, ontem resolvi colocar a outra e testar:

DSC03960.jpg


Resultado???

Muito melhor! Corta beeeem mais facilmente, e deixa um acabamento bem superior.
Porém, esse é o resultado com MDF, que não lasca porque é feito com pó de madeira, compensado já não sei.
 
Demorou mas saiu as fotos....

Essa é a vantagem do MDF, acabamento bem melhor que o compensado. É mais caro mas vale a pena.
 
Considerações diversas:

Preciso de um sub que complemente as Staner PS100, portanto escolhi um corte razoavelmente alto. 120 hertz. Estou usando um falante de 4 ohms porque é onde obtenho meu melhor rendimento. usarei 250 watts de potência, e tenho certeza que se muito for usado, será apenas 100 watts.

O engenheiro da Snake me orientou a fazer uma caixa com 99 litros e dois dutos de 4 polegadas e 20 cm de comprimento.
Essa caixa terá de dimensões internas:
50 cm de altura
50 cm de largura
44,4 cm de profundidade

Resultando em 111 litros de volume interno.

(Talvez as medidas diminuam por conta de erros de corte... :D )

O que acham do projeto?

Abraços

isinho
 
Rapaz vc é corajoso, por que creio que a parti de acabamento não é facil... é você mesmo que vai fazer? No mais até aqui achei tudo bem elaborado e você não esta indo a cegas, esta se valendo de suporte profissional isso é muito importante para o resultado final, um cuidado especial será com a colagem das partes da caixa, não pode haver vazamentos.


Abraços

Cassiano Ricardo
 
Cassiano disse:
Rapaz vc é corajoso, por que creio que a parti de acabamento não é facil... é você mesmo que vai fazer? No mais até aqui achei tudo bem elaborado e você não esta indo a cegas, esta se valendo de suporte profissional isso é muito importante para o resultado final, um cuidado especial será com a colagem das partes da caixa, não pode haver vazamentos.


Abraços

Cassiano Ricardo
Detalhe bem lembrado, além de parafusos (nada de pregos) tem que colar as junções das caixas.
 
Então, espero que o acabamento fique ao menos razoável...
hehe
Pretendo pintar com tinta batida de pedra, e depois, pintar tudo de preto. Até pensei em cobrir com carpete, mas fico receoso do acabamento ficar ainda mais feio.
Para fixar, já comprei parafusos com rosca soberba de 40mm, e cola branca Cascorez. Conforme for usando, vou postando novas fotos...
 
o isinho....oq eu vi mto o pessoal ultilizado foi aquela massa p carro....ai depois pinta.....fica legal..a caixa fica brilhando....
 
guilhermeiav disse:
o isinho....oq eu vi mto o pessoal ultilizado foi aquela massa p carro....ai depois pinta.....fica legal..a caixa fica brilhando....

Já fiz isso uma vez, nem imaginam o TRABALHÃO que dá!!!
 
Usar massa plástica?
hummmm

Vou fazer uma enquete... hehe
Pinto com tinta batida de pedra + tinta preta; cubro com carpete ou uso massa plástica (é difícil de achar/caro)???
 
Massa plástica é muito barato, quando tava no Brasil custava cerca de R$3,50 a lata, o problema é que é dificil trabalhar com massa, a não ser que voce seja um lanterneiro. :D
 
Não sou um nem de longe!
hehe
O carpete não afeta a isolação?
Como poderia fazer o acabamento?
Do jeito que sou chegado ao modo lusitano, capaz de querer tentar essa da massa plástica...

:D
 
isinho disse:
Não sou um nem de longe!
hehe
O carpete não afeta a isolação?
Como poderia fazer o acabamento?
Do jeito que sou chegado ao modo lusitano, capaz de querer tentar essa da massa plástica...

:D

Nas junções internas da caixa voce deve usar silicone ou a propria massa plastica pra selar, o "vazamento" só deve existir pelo duto, responsável pela sintonia da caixa.
O carpete pode ser colado usando cola de sapateiro.
 
Esqueci de colocar acima, já ia celar com silicone mesmo...
Quanto ao carpete atrapalhar, é porque pensava em colocar as sobras do tecido "pra dentro" da caixa. Mas pelo jeito, o esquema é cortar e colar mesmo...

Quanto a conector Speakon, achei muito legal - parece coisa de gente do interior (e sou mesmo) falar assim... - minhas caixas passivas ainda usam P10, e estamos passando tudo pra ativas... Mas é show, e trava muito bem, isso porque comprei conectores Santo Ângelo, e o pessoal tem falado que eles estão caindo em qualidade...
Gostei!
hehehe
 
isinho disse:
Esqueci de colocar acima, já ia celar com silicone mesmo...
Quanto ao carpete atrapalhar, é porque pensava em colocar as sobras do tecido "pra dentro" da caixa. Mas pelo jeito, o esquema é cortar e colar mesmo...

Quanto a conector Speakon, achei muito legal - parece coisa de gente do interior (e sou mesmo) falar assim... - minhas caixas passivas ainda usam P10, e estamos passando tudo pra ativas... Mas é show, e trava muito bem, isso porque comprei conectores Santo Ângelo, e o pessoal tem falado que eles estão caindo em qualidade...
Gostei!
hehehe

A galera que conheço que monta as propias caixas, baitas geladeiras diga-se de passagem kkkkkkkkkkkk usam cola branca com o pó da madeira, fica muito bom, muito resistente e é barato também!
 
como o amigo ai em cima falou, ja vi o pessoal usando o pó da madeira misturado com cola branca, vira uma massa que veda mesmo .. não sei se funciona com mdf, pois quando eu vi foi com compensado .....
já que vai pintar pq vc não usa massa pra madeira ? vende em qualquer loja de tintas ou madereira, é bem facil de usar e de lixar, é como uma massa corrida que se usa em paredes, só que é pra madeira.
só uma dúvida, pq comprou o falante de 4ohms ?
 
Olá

Porque a unica potência na igreja é uma Ciclotron DBS2000 - que fornece 125 watts por canal em 8 ohms, ou 250 watts em 4 ohms. Aí, para um melhor aproveitamento optei por falante de 4 ohms...
 
Back
Topo